Nós

Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

Mauricio 28/07/2019

Nós e não apenas eu
Amei este livro. Só devo agradecer ao personagens Douglas aos momentos de risadas e tristeza que passei. Não é uma comédia romântica e não aguarde reviravoltas do tipo. Um romance da vida real. As angustias de um homem na busca da salvação do casamento e da dificuldade em lidar com seu filho com 17 anos.

O livro inicia com a conversa entre Douglas e Conie sobre se separarem. O autor vai alternando entre os capítulos momentos atuais e do passado. Assim conseguimos entender como os personagens chegaram ao ponto inicial. Em determinados momentos pode parecer irritante a visão de Douglas, mas é isto que constrói todo o personagem.

Biancacarpesc 06/03/2019

Cansativo
O livro é cansativo e enrolado, não recomendaria.

Nnine @virgulasdobradas 07/01/2019

Obrigada por me contar sua história.
"Se foi o dia mais feliz das nossas vidas? Provavelmente não, até mesmo porque os dias verdadeiramente felizes tendem a não envolver tanta organização, e raras vezes são tão públicos e tão caros. Os dias felizes ocorrem de forma inesperada".

"Nós" é um livro no qual a leitura não é impulsionada pela trama, mas pela empatia. Nicholls alterna magistralmente sua narrativa entre presente e passado em capítulos curtos, sem perder o ritmo, permitindo que o leitor acompanhe pelo ponto de vista de Douglas um retrato realista do curso dos relacionamentos, com todos seus altos e baixos.

A premissa é simples. Connie acorda Douglas no meio da noite e fala que quer se divorciar. Estão casados há 25 anos e ele sempre achou que era um bom casamento, por isso, a declaração o surpreende. Mas nada está decidido ainda. Eles haviam planejado um Grand Tour pela Europa para mostrar a Albie, seu filho, um pouco da história do mundo, sua arte e arquitetura. Então, convencido que ainda pode reverte a situação, Douglas decide transformar as últimas férias em família na grande viagem de suas vidas, em uma tentativa de se reaproximar de seu filho e fazer Connie se apaixonar de novo por ele.

"Tudo continuava o mesmo, no entanto, não era o mesmo e, pouco antes de dormir, senti a mesma ansiedade que ainda sinto na véspera de uma viagem longa e complicada".

Devido a realidade dos personagens, tive a sensação que teria encontrado Douglas em alguma galeria de arte européia ou durante o café da manhã em algum hostel. Ele me contaria como um cientista se apaixonou e conquistou uma artista. Como as diferenças são atrativas e encantadoras, ao mesmo tempo que podem te levar a colapso nervoso.

A leitura me proporcionou risadas devido a identificação com as reações do Douglas (já passei por isso, pensava). Mas o riso não conseguiu excluir o dramatismo do momento. Da mesma forma que a empatia facilitou sorrisos, ela também motivou uma melancólica nostalgia. Chorei.

Desejei que Douglas pudesse ouvir minhas palavras ao fechar o livro: Obrigada por me contar sua história. Foi um prazer te conhecer.

site: https://www.instagram.com/virgulasdobradas/

Celso 07/03/2018

Apresentando uma abordagem semelhante à Um Dia, David Nicholls faz flashs da história do personagem principal na tentativa de explicar os acontecimentos que culminaram na trama proposta. Ao meu ver, o livro requer um nível de comprometimento (lê-se paciência) do leitor. Achei que ele demora um pouco pra envolver o leitor na história, mas uma vez envolvido, você se identifica muito com todos os personagens. Eles são categoricamente humanos com erros e acertos como todos, o que faz por vezes você detestar um personagem e logo depois se identificar com ele.

Diane 04/03/2018

Um Grand Tour
Muito divertido, o Douglas passa por cada situação a fim de salvar a sua família. Gostei muito do roteiro da Grand Tour, me permitiu viajar junto com eles, conhecer as belezas da Europa.

Mariana 23/02/2018

Um dos piores protagonistas
"Nós", de David Nicholls conta a história de Douglas Petersen, um cientista, que organiza uma viagem com sua família para um tour na Europa, com o intuito de passar nas principais galerias de arte, já que ele queria salvar seu casamento com Connie e mostrar a seu filho, Albert, ou Albie, as principais obras de arte, uma vez que ele iria entrar para a faculdade de Fotografia.
Esse livro me agradou em alguns pontos e na maioria, me desagradou. Por exemplo, o tour pelas galerias é bem interessante, assim como as excursões pelas cidades em que eles passavam. Por outro lado, o personagem principal me irritava muito! Seja quando ele achava que a ciência é mais importante que as artes, e ter um filho artista é inconcebível (mesmo tendo casado com uma artista); ou quando ele acha que o papel do pai é só prover financeiramente uma casa (plmdds). Às vezes ele ainda era contraditório no que falava. Ainda, ele tinha medo de ser igual o pai, mas tinha as mesmas opiniões dele.
Enfim, se ele tivesse tentado ter uma conversa franca com o filho bem antes, teria evitado todo o conflito desnecessário que ocorreu no livro.

Isabela.Lopes 31/12/2017

Na minha opinião este livro é uma mistura de Um Dia do mesmo autor e Ligações da Rainbow Rowell. Assim como em Um Dia, o autor descreve todo o decorrer de uma grande parte da vida dos protagonistas, rico em detalhes e acontecimentos. E como em Ligações, o casal protagonista está passando por dificuldades no casamento.
Esta foi uma leitura arrastada pra mim, a partir de um momento eu comecei a ficar cansada e devido a isso demorei quase um mês para finalizar a leitura. Não sei se não estava no clima, mas no início estava empolgada e depois...não muito.

Nanda 19/10/2017

Nós - David Nicholls / Insta:between_mybooks
"Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer divórcio.
O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho."

O livro é narrado por Douglas, intercalando o presente com o passado.
É um livro meio parado de ler, porém é bastante realista.
A viagem é voltada a descobertas sobre si mesmo e mostra como a comunicação é realmente importante em qualquer tipo de relacionamento.
Confesso que estava esperando mais do livro. Douglas me irritou um pouco em determinadas partes do livro, porém, no geral, achei a história bastante interessante.

Nota: 3,5.

site: https://www.instagram.com/p/BabwOKbAQzT/?taken-by=between_mybooks

Mariély 08/07/2017

Nós é aquele livro sincerão que você precisa ler uma vez ou outra. A escrita do David fez com que eu me sentisse em uma conversa, como se alguém estivesse me contando sobre sua vida, e nesse caso eu tive o prazer (e desprazer) de conhecer mais sobre a vida do Douglas. Justamente por ser um livro muito pé no chão, eu odeio e amei os personagens com intensidade semelhante e de uma hora pra outra, como acontece na vida real.
Ouvir o Douglas contar a experiência de vida dele foi incrível porque ele não poupa palavras e os acontecimentos são 100% relacionáveis e é isso que eu amo na escrita deste autor. Fico muito satisfeita por ter completado essa leitura, foi um livro muito maravilhoso e muito ruim, assim como a vida é, com seus altos e baixos.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Nós
"Tenho noção de que isso soa mórbido, mas parecia ser o caminho certo, a maneira sensata, porque, bem, minha mulher me trouxe tudo o que eu sempre quis, tudo de bom e que valia a pena, e tínhamos passado por muita coisa juntos. Eu achava inconcebível imaginar a vida sem ela. Literalmente assim. Eu não era capaz de conceber. Então, decidi que não podia permitir que aquilo acontecesse."
Douglas entende que a esposa, Connie, queira se redescobrir agora que o filho do casal está saindo de casa para a faculdade. Mas ele tinha pensado que os dois se redescobririam juntos. Por isso, quando ela pede o divórcio, ele decide transformar as últimas férias em família na grande viagem de suas vidas. Um evento marcante, que vai aproximar os três, ajudá-lo a ganhar o respeito do filho e, principalmente, fazer Connie se apaixonar de novo. Os hotéis estão reservados, os ingressos, comprados, o roteiro, definido. O que pode dar errado?
Gente, o senso de humor do Douglas é o ponto alto do livro. É tão contagiante que contra todos os prognósticos e concorrência pesada, foi capaz de convencer a bela Connie a aceitar um convite para saírem juntos e, mais tarde, a se casar com ele. Num é atoa que eu amo essa característica.♥
Narrado do ponto de vista honesto, ligeiramente ácido e algumas vezes dolorosamente otimista de Douglas, Nós conta a história de um homem tentando resgatar sua relação com a mulher que ele ama e aprendendo a se aproximar do filho que parece quase um estranho. Uma reflexão sensível e divertida sobre família, meia-idade e o que aprendemos sobre nós mesmos quando tudo ameaça desmoronar.
Leitura leve, fácil, permeada das intensidades do viver. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BAmS4Q0Gvxc/?taken-by=pomarliterario

Fernanda 22/04/2017

"Cavalos estranhos em nossos quartos salgados"
Douglas é acordado no meio da noite por sua esposa, Connie, dizendo que acha que o casamento deles esta chegando ao fim, mas na visão de Douglas não há nada de errado na relação.
Quando se conheceram, eles não podiam ser mais diferentes, ela aventureira, viajara pela Europa, drogas, transas casuais, festas, ele estudioso, introvertido, filho de pais rigorosos.
Albie, filho do casal, é um adolescente difícil, mimado pela mãe e que acredita que estaria melhor sem o pai, eles mal conversam e o pouco diálogo que existe são sempre provocações.
A família havia planejado um grande tour pela Europa, onde Albie, que esta querendo cursar fotografia, poderá conhecer mais sobre arte. Após Connie dizer que pensa em divórcio, Douglas acha que a viagem não fazia mais sentido, mas Connie insiste que façam e que deixem para resolver isso depois que retornarem.
Douglas decide que durante a viagem tentará reconquistar a esposa e o filho e com todas as incertezas, medos e mágoas que os rodeiam, eles iniciam O Grand Tour.

Nós, é a primeira obra que leio de David Nicholls, e é contado a partir da visão de Douglas, a relação dele com o filho é tocante, ele sempre tentou não ser como seu pai era, porém costumava comparar sua adolescência com a de Albie e talvez esse fosse seu erro. Já Connie é super protetora e para todos os deslises de Albie, coloca a culpa na adolescência ("deixe ele fazer o quiser, ele é adolescente).
Essa história não tem ação e aventura, as vezes parece até um pouco parado, mas isso era de se esperar, é um daqueles livros para relaxar, nos faz refletir sobre relacionamentos, marido e mulher, pais e filhos, amizades, sobre consequências de fatos do passado, medos do futuro, medos de mudanças. Não cheguei a chorar lendo, apesar de ter achado emocionante, mas ri bastante já que Douglas é um pouco atrapalhado e melodramático.
Mais um autor que virei fã.

Algumas das frases favoritas:
""Solitário" é uma palavra preocupante que não deve ser pronunciada de modo relevante. A palavra deixa as pessoas desconfortáveis, suscitando todo tipo de adjetivos mais severos, como "triste" ou "estranho".Sempre fui muito querido, creio, sempre fui benquisto e respeitado, mas ter poucos inimigos não é o meso que ter muitos amigos, e não havia como negar que eu era, se não "solitário", ao menos mais solitário do que eu esperava ser naquele momento."
"... o problema de dizer para as pessoas que elas podem fazer qualquer coisa que quiserem é que isso é, objetivamente, factualmente, impreciso."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/

Laila @entrelivros 31/03/2017

Nós
Quando comprei esse livro, comprei achando que iria me apaixonar por Douglas e Connie assim como foi com Dexter e Emma. Mas para minha decepção, isso não aconteceu.

Eu gosto muito das narrativas do David e esperava me envolver e acabar o livro no máximo em dois dias. Porém, achei o livro tão chato que levei uma semana para acabar e só acabei porque estava participando de uma leitura coletiva e todos eram só elogios, então achei que estava "lendo errado" e continuei. Mas não, a leitura não fluiu nada.

Na minha opinião Douglas é um personagem super carente de auto estima e vive das sobras do amor de sua mulher. Quanto ao seu filho, ele tem uma ligação tão direta e exclusiva com a mãe que passou a não ver o pai que tinha. Okay, o Douglas teve muitas falhas em relação ao filho, mas isso não que dizer que Albie deveria trata-lo com tanto desprezo assim.

O fato do personagem querer manter o casamento sozinho mostra que ele não deveria querer fazer isso. Uma vez que sua mulher já decretou que quer se divorciar, ele tenta a todo custo mostra-la o que isso não vale a pena, quando na verdade é seu próprio esforço que não vale. Connie já está decidida!
Aproveitando a situação dos pais, Albie foge durante o Grand Tour por achar que o pai o humilhou publicamente, o que só mostra o quanto ele ainda é um adolescente irritante e irresponsável.

Particularmente eu não gostei da história. fiquei todo o tempo esperando que Douglas se desse conta da situação de sua vida e deixasse de ser melancólico e passasse a viver de verdade. O até mesmo que arrumasse um novo amor,

A única parte que eu achei realmente boa, foi o itinerário relatado durante o Tour, me deu ate uma vontadezinha de arrumar uma mochila e sair pela Europa...

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br/2017/02/nos-autor-david-nicholls-editora.html
Amanda 27/11/2019minha estante
Sua resenha é perfeita e honestamente a mais madura que já li. É exatamente isso. Esperei durante o livro inteiro que ele tivesse um pouco de amor próprio.