Lugares escuros

Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Tarsilla.Alvarenga 08/05/2020

Um suspense característico da autora, com personagens "quebrados" e um plot que eu não consegui prever. Gostei bastante mas eu não consegui me apegar aos personagens.
Lari 06/06/2020minha estante
Comecei ele ontem, achei que fosse a única que não conseguisse me apegar aos personagens

Tarsilla.Alvarenga 07/06/2020minha estante
Ele é muito bom mesmo, se tu conseguir aguentar o início vai gostar

Kamylla.Lemos 20/01/2021

Gosto muito da escrita da autora e como ela te prende para descobrir o que aconteceu. Ao contrário de outros livros dela, achei esse um pouco mais arrastado e não fiquei tão feliz com o final. Mas, obviamente, o fim continua surpreendente como todas as obras dela!
@blogcoisasdepaloma 20/01/2021minha estante
Também achei mais arrastado do que os outros, alguns capítulos me prendiam e outros não

K.G | @kennedy guedes 18/03/2018

Flynn e mais uma familia totalmente desequilibrada!
ENTAO EU LI LUGARES ESCUROS E PACEIRAASS.... NAO RECOMENDO LEVAR ESSE LIVRO PRA LER NA IGREJA

Os livros da Flynn sempre chamam a minha atenção, sempre leio, E NUNCA SAO TUDO O QUE PODERIAM SER, foi assim com objetos cortantes e garota exemplar, lugares escuros nao fugiu a regra mas por motivos diferentes.

Em lugares escuros nos conhecemos a Liby, uma mulher que tem a maldade dentro dela. Quando criança foi sobrevivente de uma chacina HORRIVEL, onde SEU PROPRIO IRMAO, assassinou sua familia a machadadas em um ritual satanico. VOCES QUEREM HISTORIA PESADA AMORES? pesadíssimo!
E a Liby cresceu E VIVE, EM TORNO DESSA TRAGÉDIA, e do dinheiro que isso trouxe, mas com o passar dos anos outras tragédias aconteceram, ela saiu da mídia, e o dinheiro foi acabando.
Ela começa a dar palestras e em uma dessas palestras, tudo o que ela acreditava ser verdade, é questionado.

SE TORCER ESSE LIVRO ESCORRE BIZARRICE, é um enredo EXTREMAMENTE PESADO, obscuro, banhado em sangue, bem adorador do diabo, um livro que se voce for tentar entrar com ele na igreja ele pega fogo. E EU AMEEEI, É DE LONGE O MELHOR ENREDO DA FLYN!
A narrativa desse livro É MUITO FLUIDA, nao é chato como os outros, apesar de pesada, nao é denso, É UMA LEITURA INTERESSANTE, QUE PRENDE.

A narrativa e um misto de terceira e primeira pessoa, O QUE É O IDEAL, alternando entre presente e passado, voltando ali ao dia do massacre, pra mim É A MELHOR CONSTRUÇÃO DE HISTORIA entre os tres livros da autora..
Eu amei a ambientação
Eu amei o enredo
Amei o processo de leitura desse livro...
mas parece que a Flyn TEM POR OBRIGAÇÃO DAR UMA PISADA NA JACA.

e o final É O PIOR ENTRE OS TRES, não que ele seja ruim ou sem sentido, SÓ NAO E AQUELE FINAL ARREBATADOR, DESTRUIDOR dos outros livro... Se comparar com o final de garota exemplar e objetos cortantes, QUE SAO SENSACIONAIS.... é um final CONFUSO, e difícil de entender, eu tive que ler uma duas vezes, é decepcionante, porem aceitável.

Geralmente a flyn tem Personagens INCRÍVEIS, FINAIS DESTRUIDORES, E ENREDOS FRACOS.
Aqui foi o contrario. ENREDO FORTE, PERSONAGENS SEM NENHUM DESTAQUE E FINAL ABAIXO DO ESPERADO.
Ela melhora na escrita, melhora no enredo, mas fica pior na construção de personagem, e nao tem aquele final de surtar.

FLYYN AMIGA, EU TENTO TE DEFENDER MAS VC NAO COLABORA! kkkkk
Nunca acho perfeitos os livro dela mas ainda assim com certeza lerei todos que forem lançados Aquele misto de amor e odio.

3 estrelas.

agora mantenho as dicas, e converso mais sobre livros la no meu IG literario tbm! Em breve vou fazer um especial sobre todos os livros dela lá.

skamskin 20/07/2018minha estante
undefined

André 31/03/2018minha estante
Eu estava gostando do livro, até a "reviravolta sem pé nem cabeça com o único objetivo de não deixar o leitor descobrir o assassino". Poxa!? Parece que chegou no final e a autora não tinha resolvido quem era o assassino, aí tira uma espécie de "Deus Ex-Machina" e pronto. Você fica formulando o tempo todo quem é o assassino e no final descobre que não era ninguém envolvido na história. Só tem uma passagem ,se não me engano, jogada na primeira parte da historia que se relaciona ao assassino, mesmo assim é bem superficial. Como você disse, não deixa o leitor descobrir quem é.

rorolovespizza 06/05/2021minha estante
o título dessa resenha poderia facilmente ser "EU TO INDIGNADA"

livis0 30/03/2021

Adorei mas
Confesso que me decepcionei um pouquinho pq esperava um super plot twist, quando na verdade eu já tinha em mente quem tinha cometido o crime. A leitura é um pouco maçante e demora pra engajar, começando a ficar mais eletrizante nas últimas 50 páginas. Apesar de tudo, aproveitei muito essa leitura, a escrita da Gillian impecável como sempre.
obs: coloquei 4 estrelas, mas na verdade dou 3,8.
livis0 30/03/2021minha estante
Acrescentando algumas coisas:
-O livro possui gatilhos fortes de violência contra animais, pedofilia e assassinato
-Leiam os agradecimentos no final do livro ?

Hellen @Sobreumlivro 29/12/2015

Há algo de errado com Flynn
Lugares Escuros tem o poder de nos levar por caminhos improváveis e surreais. É como estar no oceano. Quando chegamos fundo demais, e nossos pulmões estão implorando por ar, mais nos esforçamos para voltar. É um oceano escuro e sem saída. Quanto mais desejamos emergir, mais submersos ficamos.

Libby Day é a única sobrevivente do massacre brutal na fazenda da família. Entre Machadadas, tiros e palavras satânicas escritas nas paredes com o sangue das vítimas, o caso tornou-se popular na época. Seu irmão de 15 anos, Ben Day, foi condenado pelos assassinatos.

Vinte e quatro anos depois, Libby Day é uma mulher sem pretensões, amigos, trabalho ou amor-próprio. Vive as custas de pessoas que ainda se sensibilizam com a sua história. Mas quando é procurada por grupo de obcecados por crimes violentos em busca de respostas, Libby começa a repensar e questionar os segredos por trás do massacre.

Gillian Flynn cria um quebra-cabeça. Cada capítulo nos cedendo uma peça importante. E mais uma vez, a autora põe em jogo as relações familiares. O que senti durante a leitura foi uma menina que parou no tempo. É um passarinho que saiu do ninho cedo demais. E não tem ideia do que fazer fora dele.
"Tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele."
Num thriller fluído, ágil e macabro, os capítulos são intercalados entre o dia do assassinato, na visão da sua mãe e irmão e a busca incessante de Libby em tentar desvendar o crime.

Dentre as histórias de Gillian Flynn, essa é a mais forte, sem dúvidas. Tinha tudo para ser incrível, mas o final ficou tão mirabolante que beirou ao falso. Lugares Escuros foi de Favorito à coerente! (Nota 4, pelo final. Mas, é um livro que recomendo para quem gosta de suspense.) Encerro comentando o que a autora escreveu nos agradecimentos sobre seu marido saber como ela pensa e ainda assim dormir ao seu lado com as luzes apagadas.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/
Ana Lícia 26/03/2016minha estante
Amo essa mulher.

Filipe.Santos 09/05/2020

Não indico
Até que enfim terminei esse livro que há quase um ano e meio venho empurrando com a barriga, lendo um/dois capítulos a cada quinze dias. Ainda não acredito que seja da mesma autora de Garota exemplar (esse sim, um ótimo livro da autora). Esse livro foi um tédio total. As primeiras páginas me prenderam. O restante do livro foi pura encheção de linguiça, mais de 200 massacrantes páginas, e aí no final, beeeem no final, lá estava a história ficou "razoavelmente boa". Foi difícil, mas depois de muito me forçar a ler, eu terminei.
Little Liz 09/05/2020minha estante
Adorei a sua resenha...
E concordo q tenha umas partes boa ,mas tem uns capítulos que só jesus na causa kkkk
Nem parece a autora dos outros livros mesmos.

lasthours 28/07/2021

O Dia Day
Acho que o maior efeito desse livro é indignação. Não é um choque como em Objetos Cortantes que você fica sem acreditar, mas uma indignação de não querer acreditar.

A todo momento no desenrolar da estória você sabe que o culpado não é culpado, mas ele tem sim sua parcela de culpa, pois quem cala consente, e eu não consigo acreditar em quanto ele foi inútil, a inércia, ele não ter feito nada pra defender a família, proteger a irmã (além de mandar que ela ficasse congelando no frio) se sentir bem porque não a levou para uma psicopata???

Ao mesmo tempo ficamos presos nessa de que ele era muito jovem, a Libby era criança, mas se passam 24 anos e tudo fica como está, é de enlouquecer apenas pensar sobre isso.

O enredo é muito bem montado, chega a ser triste como tudo aconteceu para que ele fosse culpado, e me deixou realmente mal a decisão que a Patty tomou, no final eu ficava pensando que ela não faria isso, mas fez, e é de partir o coração pensar em como uma mãe toma tal decisão achando que é a única possível.

Começo a pensar que eu teria ficado ensandecida se não tivesse assistido Objetos Cortantes antes de ler.
A Gillian é perfeita, os livros te prendem até a última palavra, basta ler um para querer ler todos.
DAbora311 24/06/2022minha estante
Não consegui gostar desse :(

Morgana 11/07/2020

Segundo livro da Gillian Flynn que leio, e mais uma vez uma leitura incrível. Ela consegue prender a atenção do leitor fazendo com que a gente queira descobrir a qualquer custo o que aconteceu.
Libby é uma mulher de 31 anos, que aos 7 teve sua mãe e suas duas irmãs assassinadas pelo irmão de 15. Ou será que foi outra pessoa?
Ao longo do livro é possível perceber como confiar em nossas "memórias" pode não ser tão bom assim.
5 estrelas, zero defeitos.
Bru 12/07/2020minha estante
Você leu esse super rápido tbm! Inclusive, me interessei dada a sua resenha ?

Cris 07/09/2015

Pesado e totalmente negativo
"Os Day eram um clã que poderia viver à beça, mas Ben Day perdeu a cabeça.
O poder de Satanás o garoto queria. E matou a família em meio a uma gritaria.
Da pequena Michelle torceu o pescocinho, depois de Debby fez picadinho. A mãe, Patty, guardou para o final. E, sem piedade, em sua cabeça deu um tiro fatal.
A bebê Libby conseguiu viva permanecer, mas passar por aquilo de modo algum é viver.

- CANTIGA DE RODA, CIRCA 1985"

A assustadora premissa do livro é apenas a ponta do iceberg mediante a tantas descrições encontradas no decorrer dos capítulos, novamente Gillian Flynn me surpreendeu e assustou. Na época em que li 'Garota Exemplar', me vi absorta e muito envolvida com o cenário apresentado pela autora, não me restaram dúvidas acerca de seu embasamento e inteligência ao narrar um fato sem deixar pontas soltas. Contudo, ao finalizar 'Lugares Escuros', fiquei a ver navios a respeito de um personagem bastante presente na história desde o início, claro que não darei nome aos bois - melhor dizendo, às vacas -, deixarei por sua conta sentir ou não a falta de um desfecho mais completo.

A contar do princípio, Libby Day é a única sobrevivente do famoso e assombroso massacre da Casa da Fazenda de Kinnakee. Há pouco mais de sete anos, Libby aparentemente presenciou a morte de sua mãe e irmãs mais velhas e, embora não tivesse certeza sobre quem seria o verdadeiro assassino, julgou certo acusar aquele que mais parecia culpado, seu irmão Ben. E desde a macabra noite, sua vida nunca mais fora a mesma, as inconsistências nas informações em acréscimo ao seu falho julgamento encadearam uma caça às bruxas. Afinal, quem e quantas pessoas foram responsáveis pelo assassinato na madrugada do dia 2 de janeiro de 1985?

'Lugares Escuros' é um livro pesado e recheado de suspense, porém seus deprimentes personagens apenas me confundiram, no fim terminei minha leitura sem me apegar a ninguém. Ao longo da leitura só encontrei pontos negativos no que se refere a eles, só para avisar, essa fatídica impressão não desfavoreceu o livro, para mim a autora apenas usou de sua maldade, intencionalmente ela criou personagens fracos e extremamente egoístas. Gillian Flynn, você é má e dona de uma mente psicopata rs!

A narrativa do livro nos leva a dois opostos, passado e presente, e por meio de flashbacks de seus personagens, podemos especular e chutar alguns culpados, os capítulos propositalmente desconexos e até falhos dão ao leitor a liberdade de supor o que de fato aconteceu naquela noite. A ambiguidade de pensamentos e suposições acerca de tudo nos impulsiona a terminar o livro, e, quando isso acontece nos sentimos enganados, de fato a autora brinca com o nosso intelecto.

Enfim, terminei 'Lugares Escuros' contente, certamente a escrita de Gillian Flynn força meu cérebro a trabalhar incansavelmente, a sensação de uma vantajosa leitura é mera consequência. Não foi melhor que 'Garota Exemplar', mas se você busca uma leitura madura, macabra e curiosa, taí uma boa pedida. Eu indico!
Jossi 19/09/2017minha estante
Senti o mesmo, quando li 'O ADULTO', nem me dei ao trabalho de ler aquele absurdo ridículo de 'Garota Exemplar'. Essa mulher tem parte com... o capeta, rss... E sim, eu não falo isso apenas como ironia, a autora é RUIM na escolha dos temas! O mundo de hoje é tão malvado mesmo, as pessoas são tão egoístas, tão materialistas, tão apegadas ao sujo, ou imoral, e ainda me vem essa tal Gillian-Psicopata-Flynn com esse tipo de livros? É muito baixo astral... é pior do que filmes de terror trash.
Gostei da sua resenha. ;)

Raquel Rodrigues 12/05/2021

que final foi esse????? ?
Foi minha primeira experiência com a autora e eu já estou louca para ler os outros livros. Uma história que te prende do começo ao fim e que o final te deixa com uma mistura de sentimentos, chocante e emocionante.
Luiza.Dutra 12/05/2021minha estante
MULHEEER leia Garota exemplar, é dessa autora e é perfeitoo

Sáh Brito 17/10/2020

Aos sete anos de idade Libby Day se torna a única sobrevivente e testemunha de um crime brutal contra sua família que foi cometido pelo próprio irmão Ben.
Mais de vinte anos depois e com dificuldades financeiras Libby conhece um clube kill um grupo de pessoas que investigam de forma amadora casos de crimes famosos inclusive o caso da sua família. Essas pessoas acreditam na inocência de Ben já que o caso foi concluído cheio de furos. Com a intenção de resolver seus problemas financeiros vendendo informações sobre sua família e o crime para o clube e também com a intenção de provar a si mesma que não cometeu um erro ao testemunhar contra o irmão Libby começa investigar o seu passado e o que realmente aconteceu naquela noite.
Confesso que não me surpreendi tanto com a história e esperava um pouco mais, porém gostei bastante e recomendo a leitura. Gostei bastante da personagem Libby Day e também do irmão Ben. Ambos são personagens cinzas e esse tipo de protagonista cheio de defeitos, erros e acertos aproxima o leitor da história. Se você gosta de histórias de investigação, mistério e com protagonistas reais (sem essa de fada sensata e zero defeitos) esse livro é para você.
Ellen256 17/10/2020minha estante
Essa escritora cria uns personagens muito loucos.

victor 20/04/2020

MUITO BOM!
esse foi o meu primeiro contato com os livros da Gillian Flynn e foi uma leitura extremamente prazeroza, apesar de você pensar que você sabe a verdade, ela não é a verdade absoluta. Não consegui solta-lo até o concluir
Alê 21/04/2020minha estante
Caramba. Foi o livro dela que menos gostei...acabei de fazer minha resenha sobre ele rsrs. Então você irá surtar com os demais. São bem melhores!!!! (pelo menos na minha opinião) rsrs