Lugares escuros Gillian Flynn

Resenhas - Lugares Escuros

Clarisse 27/04/2017

nem tudo é o que parece
Mais um livro surpreendente de Gillian Flynn. Bem elaborado e cheio de tramas que nos prendem do início ao fim. Esta história gira em torno do mistério da chacina da Família Day. Em janeiro de 1985, a mãe, Patty (32), Michelle (10) e Debby (9) foram brutalmente assassinadas. A polícia apontou como principal suspeito o filho mais velho Ben (15), que não tinha um álibi para a noite do crime. A outra sobrevivente foi Libby (7), ela conseguiu fugir e se escondeu na neve. E testemunhou contra o irmão, pois acreditava que ele estava em casa e foi procurá-la na neve. Mais de 20 anos após os crimes, um grupo de aficionados por mistérios acredita não ter sido Ben o autor das mortes. Tal grupo propõe pagar Libby em troca de mais informações sobre os assassinatos. Libby começa, então, a se questionar sobre as lembranças que tinha daquela noite.
O livro é dividido em capítulos que apresentam o itinerário de Patty e Ben no dia do assassinato, separadamente, e o de Libby no tempo presente. A autora distribui as informações de forma tão atraente que fica difícil parar entre um capítulo e outro. Conforme estes personagens são apresentados nos faz questionar até que ponto uns são vítimas e outros são culpados. Ao longo do livro, diferentes personagens apresentam potencial de ser o assassino, mas a falta de motivo faz com que Libby descarte um a um. Após entrar em contato com o pai e conhecidos de Ben da época ela parece estar perto da verdade. Porém, não se dá conta o quão próxima chega do assassino e põe sua vida em risco novamente.
Mesmo após o criminoso ser revelado a autora não se apressa em encerrar a história. Além de apresentar o que realmente ocorreu, faz questão de juntar todas as pontas soltas. Ao final dá a impressão de se ter montado um grande quebra-cabeças. A chacina da família Day não representava apenas um mistério, mas foi o resultado da guarda de um segredo, de um auto sacrifício e de um erro de cálculo.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

Tatiana.Bianque 15/06/2017

Não chega a ser ruim mas...
Por ter gostado tanto de "Garota Exemplar" eu esperava mais dessa leitura, foi lenta e cansativa, poderia ter umas 100 páginas a menos, só de coisas desnecessárias, na minha opinião. O fato da protagonista ser uma vaca nem me encomodou, achei difetente e a história em si é interessante, mas a historia fica indo e voltando de um para o outro com intervalos de minutos, a história não anda. Nem o final me animou o suficiente, é claro que fiquei curiosa pra saber como foi e quem foi o responsável pela chacina da família Day, queria saber como ia terminar mas já não aguentava mais tanta enrolação. Pra mim não funcionou.... Por incrível que pareça eu gostei mais do Filme do que do livro!

Joca 18/06/2017

Libby é mais uma ótima anti-heroína da Flynn, porém os flashbacks são muito chatos e de pouco interesse.

Marselle Urman 22/06/2017

Um pequeno tesouro do crime sórdido
Difícil de largar - se pudesse, teria devorado ele inteiro de uma só tacada. Não podendo, lia em todo e qualquer intervalo comercial, preterindo atividades mais importantes. Sensação muito boa, e rara pra mim hoje em dia.

Personagens fundos. Reais. Até mesmo os secundários - como Magda, a senhora uber defensora de Ben Day - cheios de características especiais, vivos. Reabrindo o livro para continuar, ávida, e em três ou quatro palavras, já mergulhada de novo naquele mundo.
Cheio de segredos. De tanta coisa não dita, não descoberta. Tenho lá uma quedinha pela investigação de crimes antigos Cold Case, como o primeiro da trilogia Millennium ou Os Cinco Porquinhos de Dame Agatha. O último livro partilha algo com esse. Aprecio tanto a sutileza de Lady Agatha quanto as portas escancaradas de Flynn.
Como de hábito, Libby Day integra a parada das protagonistas desagradáveis. Vítima vitimada, ela é intragável até ser arrastada a enfrentar seu passado. No fim quase se sente simpatia por sua pessoa pincher.
E Patty. Patty é quase um livro à parte.

Aliás, o cuidado na elaboração de cada personagem faz com que seja justo dizer que ninguém é bom ou ruim per se - coisa que aprecio, a abolição do maniqueísmo - mas sim que cada um faz o seu melhor, dentro de sua visão de mundo.

A atmosfera geral ( rituais satânicos, death metal) não é muito mais que fumaça e espelhos, mas acrescenta. E tantos mal entendidos... Tantos segredos. O final, apesar de improvável de um ponto de vista racional, convence. Aliás, nenhuma ponta solta nesse roteiro.

Muito bom.

SP, 22/06/2017

Monique 10/07/2017

Lugares escuros
Talvez, eu esperasse um outro final, por isso 3 estrelas.
O decorrer dos fatos são lentos e nem sempre os capítulos terminam com um suspense digno de se ficar curioso para o que vem depois.
A história cria várias pontas soltas que você precisa continuar lendo para perceber onde elas se ligam. Mas, tudo se responde.
Acho que é tudo. 250 a 300 páginas no máximo seriam suficientes para contar essa história.

Álefe 21/07/2017

O melhor livro da Gillian Flynn!
Finalmente um livro da Gillian que eu realmente adorei do começo ao fim. Não consegui largar esse livro! Já tinha perdido as esperanças com ela, já que não tinha gostado tanto de nenhum outro, mas esse me prendeu. Por sorte, pois só faltava ler esse. Enfim tenho meu favorito dela!

Pri de La Forge 26/07/2017

Extremamente viciante
Apesar de não ter gostado muito do final, Gillian nos envolve numa trama da mesma qualidade de Garota Exemplar, truncada, viciante e pouco obvia, com destaque para a protagonista Libby que é uma especie de anti heroina, cheia de defeitos e de carater no minimo duvidoso, trazendo uma roupagem diferente para uma vitima sobrevivente de um grande trauma.

Paty Diniz 28/07/2017

Lugares escuros
Até onde nossas "dolorosas" lembranças de infância são reais?? Até onde essas lembranças não nos foram impostas?? Libby Day vai descobrir tudo isso em uma de uma maneira que ela nunca imaginava.

Renata.Firpo 31/07/2017

Muito fraco
História fraca, previsível, não gostei! Pior livro que li dessa autora. Decepção.

Gio 17/08/2017

em gillian flynn eu confio

Alediane 08/09/2017

Lugares escuros
Até que a história é boa, mas foi bem difícil ler.. história muito arrastada!!

Carol 07/11/2017

"Meus ouvidos começaram a zumbir com os sons daquela noite: um resmungo masculino alto, um gemido crescente de garganta seca. Os gritos assustadores da minha mãe. Lugar escuro."

Em uma pacata cidade do Kansas um massacre acontece chocando a cidade inteira. Uma mãe e suas duas filhas são mortas e Libby Day, a irmã que sobreviveu escapando pela janela, acusa seu irmão mais velho, Ben Day, pelo horrível assassinato.
O menino é introvertido, conversa com poucas pessoas, já recebeu algumas acusações suspeitas na escola, escuta músicas estranhas e supostamente participa de uma seita satânica. É claro que se torna o principal suspeito, é declarado culpado, já está há anos na cadeia e Ben nunca disse ser inocente.
Mas com tantos pontos estranhos e incompletos no caso, mesmo após tanto tempo, algumas pessoas ainda acreditam na inocência de Ben e iniciam uma caça às bruxas. Porque Libby Day, agora uma adulta cheia de traumas, mente há anos? Quem foi o verdadeiro responsável por esse massacre? Como alguém pode ser tão cruel?

O livro “Lugares escuros” foi uma leitura densa e pesada, não tenham dúvidas, mas isso só eleva a escrita brilhante de Gillian Flyn, que vai te conduzindo por caminhos obscuros, cheios de culpa, suspense e segredos, fazendo com que se torne impossível largar o livro.
A obra é narrada no passado e no presente, com o ponto de vista de três personagens, Libby Day, seu irmão Ben e de sua mãe, Paty Day. A escrita também possui flashbacks confusos e desconexos que vão te fazer duvidar de tudo, criar várias teorias e não confiar em ninguém.
É o segundo livro que leio da autora e fica nítido quão incrível Gillian Flyn é, com certeza essa mulher tem uma mente psicopata para narrar com tantos detalhes e sem deixar pontas em seus finais que sempre são dignos de aplausos. “Garota Exemplar” é o melhor thriller psicológico que já li e “Lugares Escuros” com certeza alcança um bom lugar nesse ranking, se você gosta desse gênero leia os livros dessa autora, são mais do que recomendados.
Por favor, Gillian, continue sendo psicótica!

site: www.instagram.com/nossaressacaliteraria

Cris 13/11/2017

Dark!
“Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas.”

Em 1985, 3 membros de uma família (a mãe e 2 filhas crianças) foram brutalmente assassinadas em sua casa na fazenda, sobrevivendo apenas a caçula da família - Libby.

Ben, o irmão mais velho, na época com 15 anos, foi o acusado de cometer o crime inspirado em rituais satânicos.

Após 24 anos, Libby Day é confrontada por um grupo de pessoas que acredita na inocência de Ben e se envolve em uma busca para descobrir o que realmente aconteceu naquela noite obscura.

Eu comecei a ler este livro muito empolgada, porque já tinha lido “Garota Exemplar” da mesma autora e adorei.

Eu adoro a escrita da Gillian, eu me senti presa à história, e só consegui desgrudar do livro quando a história acabou. Achei incrível a construção de personagens, principalmente as femininas.

O livro alterna os capítulos entre o presente de Libby, e o passado de Ben e o da mãe deles, Patty. É aquele tipo de livro que a cada capítulo você se sente mais confuso e não sabe o que esperar do final...

A Libby é uma personagem que me causou diversos sentimentos durante a leitura. Algumas vezes eu tinha dó, outras vezes eu ficava com raiva dela… Ela é traumatizada, arredia e mal humorada o tempo todo.

Uma coisa interessante sobre a escrita da Gillian também, é como eu fico sempre fico impressionada com o final dos livros. Este aqui me deixou chocada, e fiz papel de trouxa novamente, porque eu nunca poderia imaginar o que realmente aconteceu naquela noite fatídica…

Eu recomendo o livro pra quem gosta de suspense e thriller, e estou curiosa pra ler outros livros da autora.

“Mas era o que eu fazia, tinha conversas raivosas e defensivas comigo mesma, ficava furiosa com coisas que nem haviam acontecido ainda. Ainda.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/