Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Badlagirl 12/09/2023

Terra das mulheres mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres.
Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores — Van, o narrador; o doce Jeff; e Terry, o machão — e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.
Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los.

eterna 26/08/2023

Acho que é uma leitura obrigatória
A premissa é exelente, começou de uma forma muito boa, mas dps ficou uma leitura, mt arrastada, aí acabei não gostando tanto

Mari 20/08/2023

Chatinho
Chato demais, tu é doido. Distopia chatinha, não valeu a pena pra mim. As reflexões também nada demais
waleska 22/08/2023minha estante
exaaaato, parece que a autora nunca leu um livro.

Ju Maju 14/08/2023

"Terra das Mulheres" é uma utopia que trás reflexões feministas muito interessantes...
Uma sociedade habitada só por mulheres, onde tudo é "perfeito", inclusive esse livro que inspirou o filme "Mulher Maravilha"?

Alan kleber 09/08/2023

Adentrando o mundo das possibilidades
Uma aventura emocionante e provocativa

Em 'Terra das Mulheres' de Charlotte Perkins Gilman, somos convidados a mergulhar em um cenário utópico onde os papéis de gênero são completamente transformados. Através da perspectiva do personagem Van, somos apresentados a uma sociedade onde as mulheres detêm o poder e a autoridade, enquanto os homens são relegados a papéis secundários. Essa inversão radical nos desafia a questionar nossas próprias noções preestabelecidas sobre gênero e hierarquia.

Conforme Van explora essa nova realidade, somos apresentados a um mundo onde a maternidade é valorizada acima de tudo, e as mulheres desempenham papéis-chave na política, na economia e nas tomadas de decisão. A solidariedade feminina é uma força motriz poderosa, substituindo a competição e a rivalidade masculina que conhecemos. Gilman cria uma paisagem rica e vívida, repleta de detalhes que estimulam a imaginação do leitor e desafiam nossas noções tradicionais de sociedade.

No entanto, à medida que Van se integra a essa nova cultura, surgem questionamentos sobre os extremos do idealismo. A autora habilmente explora as complexidades das relações humanas e os desafios inerentes à criação de uma sociedade verdadeiramente igualitária. Enquanto os homens enfrentam suas próprias formas de opressão e restrições, somos confrontados com a noção de que qualquer sistema, mesmo bem-intencionado, pode cair em suas próprias armadilhas.

A trama se desenrola com reviravoltas intrigantes à medida que Van se vê envolvido em uma série de eventos que testam seus valores e convicções. A narrativa habilmente tecida por Gilman nos envolve, levando-nos a questionar o que realmente significa ser livre e igual em uma sociedade complexa e em constante evolução.

À medida que a narrativa atinge seu clímax, somos lembrados de que mesmo nas utopias, há desafios inesperados. A busca pela igualdade genuína exige não apenas mudanças estruturais, mas também uma compreensão profunda da natureza humana. 'Terra das Mulheres' nos deixa com um convite duradouro para questionar e imaginar, desafiando-nos a explorar as fronteiras da nossa própria compreensão sobre gênero, poder e sociedade.

'Terra das Mulheres' é uma exploração audaciosa das dinâmicas de gênero, do poder e das complexidades sociais. Através das experiências de Van, somos desafiados a reconsiderar nossas próprias percepções e a refletir sobre como a estrutura de nossa própria sociedade pode influenciar nossas vidas e interações diárias.

Adriana Scarpin 30/07/2023

Esse livro está há tanto tempo na minha estante que vieram e foram novas traduções dele e ainda não tinha o lido, finalmente o peguei por conta do fenômeno Barbie e um texto que li relacionando esse livro ao filme.
É um livro excepcional na construção utópica de um mundo sem homens, um matriarcado puro, tão utópico que soa irreal demais (exatamente como a Barbieland), várias vezes me peguei pensando que daria meu dedinho para que Freud o tivesse lido e escrito as maiores bobagens sobre ele só para que eu pudesse rir, hahaha.
O livro acaba quando essa mulher da sociedade perfeita sem homens finalmente vai conhecer o patriarcado e se depara com as monstruosidades cometidas pelos homens, o que só veremos na continuação 'With Her in Our Land', notou a semelhança com o filme da Gerwig?
Só não dou 5 estrelas para esse livro porque Gilman comete alguns pecadilhos de sua época como mencionar arianismo e frenologia, para uma mulher tão inteligente não escapar dessas bobagens é desabonador.

Nai Lima 07/07/2023

Um livro até interessante, mas q não foi lá essas coisas toda. Talvez por começar com alta expectativa ou por na haver uma trama. Todavia, fo escrito em 1915 e quem sabe até seria um clássico mas q comigo nao funcionou direito

Elisa.Lorena 25/06/2023

Terra das Mulheres
Livro escrito em 1915, então, bem no início sobre ideias feministas. Livro bem interessante, gostei de ter lido. Recomendo.

Cla Motta 22/06/2023

Sociedade utópica
Sim, um livro que conta a história de uma sociedade utópica construída e gerida por mulheres fortes e independentes. E o que acontece quando 3 homens com pensamentos e atitudes totalmente diferentes descobrem esse lugar. No mínimo, interessante!

Larissa Evelyn 31/05/2023

Uma distopia muito mais doida doq todas que já li haha uma sociedade utópica constituída apenas por mulheres! Um lugar seguro, desenvolvido intelectualmente e emocionalmente, comida para todas, natureza preservada e o principal objetivo é uma criação afetuosa e efetiva das crianças sem as mazelas da sociedade convencional. Perfeito? Com certeza. Monótona? Talvez! Interessante? Demais. Amei como a autora escancara a construção social da feminilidade e de todo esse universo que nos cerca, como ela desenvolveu os detalhes mais básicos e como os homens envolvidos simplesmente colapsam ao viver e conhecer um mundo livre da toxidade masculina. Sem falar no show quando o tema é educação positiva e autônoma. Eu amei muito. Vale super a pena.

Lív 22/05/2023

A partir desse livro me despertou algumas curiosidades para pesquisar alguns assuntos referentes a temática do patriarcado, índice de homicídios na qual os homens predomim e afins...
Porém eu não posso negar que fiquei um pouco incomodada com o fato de NÃO HAVER UM ÚNICO DEFEITO NA TERRA DAS MULHERES KKKK
A temática do patriarcado ou matriarcado é muito ampla, se fragmenta em vários subtopicos, e a respeito do patriarcado o livro trata sobre alguns desses subtopicos, sobre a questão da propriedade, e não só a propriedade de território, mas também sobre relações....

tokkiyeon1 16/05/2023

É muito interessante saber como o feminismo funcionava la pra 1915, admito que quase morro de raiva do terry e do proprio van. Os homens não mudaram nada em seculos.

Laura 07/05/2023

É um ótimo livro, mas deve ser lido sempre lembrando que ele foi escrito em 1915. Há coisas muito atuais e infelizmente ainda presentes, mas algumas um pouco diferentes do que esperávamos (como a questão do aborto). A autora escreve muito bem as comparações e o narrador é muito bem construído na medida em que o livro parece mais uma análise sociológica de uma perspectiva masculina misturada com ficção. Gostei bastante, apesar de ser uma leitura enrolada.

Loba Literária 06/05/2023

Tenho que agradecer aos céus pela introdução no começo do livro; senão, teria desgostado bem mais da história.

Primeiro, já digo que acho que outros livros trataram do tema de uma maneira melhor: A Rainha do Ignoto e Terra Papagalli. A hq Woman World também é uma boa alternativa.

O livro (que, pelo que vi, na verdade é uma novela) é escrito de maneira expositora, e na verdade é um grande info-dump. Isso foi um grande problema para mim, porque ele simplesmente não tem uma trama. Nada acontece, além dos homens aprendendo sobre a Terra das Mulheres. Muitas vezes, fiquei entediada e gostaria de poder fazer outra coisa enquanto lia - talvez uma alternativa fosse ler um capítulo por dia ou algo do tipo.

O problema sério mesmo foi o narrador. O livro é extremamente datado com suas ideias do que é ser mulher (mas aí preferi ver a Terra das Mulheres como um povo que não representa a Mulher Ideal Quando É Permitida Existir Sem Uma Homem, como talvez a escritora tenha querido retratar). Mas esses homens são todos horríveis e, enquanto nosso narrador tenta se colocar acima de seus acompanhantes, ele com certeza não é. É meio nojento ter que viver na cabeça de um cara desses (considerando que o livro foi escrito no começo do século XX), principalmente ter que ver esse povo tratado como selvagens criaturas a serem estudadas (não muito diferente de como sempre pensaram exploradores, estadunidenses, então...). Essa história se beneficiaria muito mais com uma narradora mulher, que combate os ensinamentos do patriarcado dentro dela mesma e cresce (queria ver a personagem principal de A Natural History of Dragons aqui).

Um livro datado e preconceituoso, ainda que revolucionário na época.