Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Nick 14/03/2021

Psicose
O começo do livro é bem turbulento, não sei se é um padrão para esse gênero, matando a coitada da mulher logo nos primeiros capítulos. O livro tem seu leves altos e baixos, alguns capítulos bem chatos, outros de explodir a cabeça.

Cih 17/03/2021

Clássico
Confesso que não faz parte de meu estilo de leitura, mas foi uma surpresa boa, além de ser um clássico.

Nany Sousa. 20/06/2021

Gostei da leitura. Bem envolvente, lhe prende pq vc quer entender e saber oq aconteceu. E tipo, não foi nada do q eu imaginei. Kkkkk vc fica tipo ? wtf!?
Mas achei a história bem feita, rápida também, um livro pequeno mas bem legal. Super indico também.

Rafittha 10/04/2024

Psicose
Um clássico, sem dúvidas!
Comecei a leitura sem nenhuma pretensão e, após o relato de um amigo sobre o final, não consegui parar a leitura. Com uma narrativa que prende do começo ao fim, Psicose de Robert Bloch nos leva a um delírio literário. Um livro imersivo e magnético, com uma escrita fluida e simples.

O livro inicia-se com a história de Mary Crane, uma mulher que, ao roubar 40 mil dólares, foge para se encontrar e surpreende seu noivo Sam Loomis, que mora distante. Sam é dono de uma loja de ferragem e que possui algumas dívidas. Contudo, ao pegar um caminho errado e se vê em uma noite chuvosa na estrada, Mary encontra o Bates Motel, em uma estrada secundária e pouco movimentada, onde decide passar a noite.

O motel é gerenciado por Norman Bates, um homem gordo e esquisitão que sofreu ao ser criado por uma mãe narcisista e dominadora. O decorrer da narrativa nos leva a clássica “cena do chuveiro”, tão conhecida da cultura pop, a qual Mary é brutalmente assassinada. Após uma semana, sua irmã Lila, chega até a cidade para procurar Sam, e tentar solucionar o desaparecimento da irmã. Juntos, eles irão buscar respostas para o que aconteceu com Mary.

O livro tem uma narrativa incrível que tece uma rede de acontecimentos levando a um final de tirar o fôlego. A leitura gera ansiedade e leva o leitor a ler de forma compulsiva para descobrir o que acontece. Narrativa com poucos personagens, porém todos com papéis bem definidos e essenciais. Norman Bates é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais bem escritos e desenvolvidos que tive a oportunidade de ler. Sua complexidade psicológica nos leva a acreditar em seus relatos, tão vivida é sua crença na veracidade dos seus atos. Contudo, a construção dos personagens secundários se mostra ínfima e rasa. Lila possui um grande potencial para ser uma personagem empoderada e relevante para a trama, porém torna-se apaga. Sua falta de atitude e iniciativa torna Lila apenas uma figurante. O mesmo se aplica a Sam, facilmente substituível por uma porta de um cômodo qualquer.

Sobretudo, afirmo que o desenrolar e revelação presente no final do livro me fez de fato apreciar a obra e ver Norman Bates como o grande protagonista da sua própria loucura. Um final que, particularmente, vejo como aberto. Norman, Norma, Normal… A criança, a mãe e o adulto. A maldita trindade. Quem é o verdadeiro monstro?
Rafael Furlan 10/04/2024minha estante
eu sabiaaaaa! ??

Rafittha 10/04/2024minha estante
sabia nada kkk e não me venha defender Sam e Lila aqui não....

Marcos.Detanico 28/07/2023

Os clássicos nunca decepcionam
Psicose é aquele suspense tradicional em que o leitor é facilmente enganado pela engenhosidade do autor. Através de uma escrita leve e de linguagem bastante objetiva. Mesmo já sabendo do plot do livro, me surpreendi com o livro, pois o autor constrói de maneira brilhante os seus personagens e usa um elenco pequeno de forma a explorar cada um de forma aprofundada.

iammoremylrds 04/04/2021

mano esse livro é simplesmente incrível, me prendeu do início ao fim, além de ser um livro muito bem escrito, já tinha assistido ao filme e a série, mas mesmo já conhecendo a história, surpreendeu, sensacional

João Rosa 13/08/2023

Àos psicopatas literários de plantão:
Psicose é um livro muito bem escrito! Uma construção de ideias muito bem elaboradas e apresentadas em um timming assertivo.

É um livro que explora minuciosamente a mente de um psicopata, detalhando desde a tentativa deste de se portar como uma pessoa normal até os acessos de esquizofrenia sofridos ao longo dos episódios do livro.

Para quem procura uma boa leitura sobre psicopatia, crime e suspense, recomendo demais!

Evellyn.Gemelli 16/03/2021

Uma surpresa!
Não estou acostumada a ler livros desse gênero, mas posso dizer que essa história foi uma (boa) surpresa. Estava esperando cenas aterrorizantes mas encontrei uma história de suspense, bem construída, com início, meio e um ótimo fechamento. Espero que você também se surpreenda.

Gi Gutierrez 14/05/2020

Psicose
Para quem ama o filme, como eu, o livro é indispensável! Norman Bates se prova um dos melhores psicopatas da história do cinema e tbm da literatura. Perfeito!

Sophia.Campos 03/02/2022

Um clássico horripilante!
Eu não tinha a menor intenção de ler esse livro mas acabei ganhando e comecei a ler sem ter a menor noção da história e do filme, apenas conhecia pelas cenas icônicas e tudo mais.

??Esse livro é classificado como 18+ então antes de ler eu recomendo que deem uma olhada nos gatilhos, só pra ter um garantia antes de entrar nessa experiência

É uma história clássica que influenciou muito, tem até um comentário do Stephen King atrás!
Gosto muito de filmes e histórias de terror mas esse livro foi diferente de tudo que eu já vi!

Sobre os plots twists, olha, eu sou uma pessoa que nunca pega essas coisas então me surpreendi em todos, porém isso varia de pessoa para pessoa

Mas, eu diria que esse livro vale muito a pena, tem capítulos curtos e não tem nem 300 páginas! Se você quer dar uma chance em livros de terror eu recomendo esse totalmente

Quero assistir o filme agora para ter a experiência completa! Ah, descobri que a história é baseada na de um serial killer real dos Estados Unidos e a Jaqueline Guerreiro tem um vídeo sobre ele, legal né?

Obs: Que final gente? não tinha a menor ideia do que ia acontece e fui pega de surpresa! Tô até agora pensando sobre, revendo detalhes que agora fazem sentido, muito bom mesmo!

Kaylane 23/11/2022

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"
Psicose é um livro que te desperta muitos sentimentos durante a leitura, especialmente aflição. Com um protagonista bem peculiar e que a cada capítulo se torna mais intrigante.

Durante a leitura temos vários questionamentos sobre o que está acontecendo realmente, já que não podemos confiar de imediato na mente psicótica de Norman Bates, o que nos prende cada vez mais para entender o desfecho da história. Além disso, foi bem interessante por mostrar o quão doentio é o mundo de uma pessoa que possui várias identidades, apesar de também ser assustador!!

O plot foi surpreendente por eu ter lido sem saber nada a respeito da história, e acredito que a sua fama é merecedora por ser uma leitura curtinha, mas ao mesmo tempo tão completa. Portanto, leiam psicose!!! De preferência, sabendo o menos possível da história para se surpreenderem da mesma forma.
juliana 23/11/2022minha estante
Que resenha ótima! Fiquei interessada, adicionei na lista ????

Kaylane 23/11/2022minha estante
Obrigada! Garanto que não vai se arrepender ?

Erika 18/10/2020

PSICOSE
Dei 4 estrelas, o livro é bom é bem curtinho , rápido de ler só que eu já tinha assistido a série MOTEL BATES, então não fiquei impressionada que é realmente o intuito do livro, mas se vc não assistiu com certeza vai gostar mais.

Marquim 30/12/2022

Psicose
Igualzinho ao livro! Que obra espetacular! Tanto é assim que a li em apenas um dia. Além disso, esta edição está muito bem elaborada.

Super recomendo!

Vamos ler, galera!

theo 07/04/2022

10/10
não sei nem por onde começar... esse livro foi sensacional, a leitura foi meio entediante no começo, mas quando estava chegando no final as coisas começaram a andar mais. Acho que o fato de o livro ser curto ajudou muito na história, não teve uma enrolação desnecessária, parece que tudo foi perfeito.
os personagens são muito interessantes, tem uma história que instiga você a ler cada vez mais, você se sente o próprio detetive. recomendo muito essa leitura.

Manuela222 08/04/2021

Muito além da obra de arte cinematográfica
Eu amei a leitura, amei cada palavra escrita e toda a forma que é construído o mistério da trama.
Até mesmo para quem já olhou as diversas adaptações dessa obra esta leitura é super indicada, mesmo conhecendo cada elemento da trama ainda é possível se surpreender com a escrita de Robert Bloch. Pois a forma com que é narrada a história, proporciona uma visão tão profunda dos personagens que chega a nos enganar, fazendo que acreditemos saber o que realmente se passa em suas mentes e assim prever seus próximos passos, mas não podemos.

A leitura é fluída, sem nenhuma dificuldade na linguagem e fascinante, impossível não se chocar com todas as revelações, já conhecidas.
Não poderia dar apenas cinco estrelas, mas sim uma constelação inteira, para mostrar o quanto esse romance me encantou.