Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

@otiobacca 19/04/2021

Um thriller espetacular! Não à toa inspirou Hitchcock ao não diferentemente espetacular filme de 1960.

Embora já conhecesse o enredo através do filme, o livro foi psicoticamente agradável. Uma leitura rápida que se divide em capítulos apresentados por diferentes "narradores", tendo apenas uma impressão do que se passa na mente de cada personagem, seus medos e angústias, em especial a decadência, dependência e insanidade da mente de Norman Bates e a angústia e urgência de Lila Crane em busca de sua irmã.

Sem dúvidas Bloch deve ser tão aclamado quanto foi Hitchcock ao transcrever sua história para o cinema. Um livro fluido, fácil de devorar, difícil de largar - teria lido em penas um dia se não precisasse acordar cedo para o trabalho.

Jef 22/11/2021

QUE FINAL!
Agora entendi porque Hitchcock comprou todos os exemplares desse livro para que ninguém soubesse o desfecho da história ante de assistir ao filme! É uma boa leitura, super fluida, linguagem simples e história que nos prende. Além de lê-lo por ser super comentado, também o li para assistir à adaptação de Hitchcock e à série Bates Motel. Normal Bates que enganou direitinho.

Tami 12/03/2021

Perfeição
Livro maravilho, tanto pela trama , como personagens e o desenrolar da história. Não é à toa que é um clássico.
Fora a edição que é espetacular. Darkside mandando sempre bem.
Iza 12/03/2021minha estante
não vejo a hora de ler aaa

Tami 12/03/2021minha estante
Não vai se arrepender. É aquele livro que mesmo você já tendo visto filme, série ou simplesmente já saber da história, te prende . Fora que é aquele livro que dá orgulho de ter na estante

Guilherme.Oliveira 08/05/2023

Ótimo Thriller de suspense.
Te prende bastante.
Como eu li o livro já sabendo do desenrolar do filme, confesso que, ainda sim, pude ver como o livro é bem amarrado e a narrativa te pede atenção!
Valeu bastante!

Letícia Vincenzi 22/10/2020

Um ótimo complemento para quem, assim como eu, é fã do filme e da série bates motel. Traz uma visão bem mais explicativa dos problemas psicológicos do Norman.

Yuri Hollanda 10/09/2013

Psicose - Robert Bloch
É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido falar no clássico cinematográfica Psicose, dirigido pelo (por muitos considerados) pai do cinema, Hitchcock.
O que é raro encontrar são pessoas que já leram a obra original, um livro extremamente bem escrito e criativo que deu vida ao clássico do terror, e desencadeou muitas, mas muitas famosas histórias de terror que podem ser vistas hoje em dia.

Escrito por Robert Bloch em 1959, Psicose narra os acontecimentos do pacato Motel Bates, onde um homem de 40 anos chamado Norman Bates (sim, no livro ele tem 40 anos) é atormentado pela sua mãe (se é que se pode dizer atormentado).
Para os que não sabem, esse livro tem um final tão chocante que após Hitchcock resolver fazer a adaptação para o cinema, ele comprou todos os exemplares disponíveis da obra e trancafiou-lhes para que ninguém soubesse do final e a surpresa do filme não fosse estragada. Talvez por isso, a autonomia de Bloch tenha se esvaído, deixando assim a impressão de que Hitchcock criou Psicose.

Pois bem, falando do livro, na nova tradução e edição (incrível) da Darkside Books, é extremamente delicioso de se ler, contando fato após fato numa narrativa que parece não ter cortes, e quando você percebe já está lendo mais da metade do livro num só fôlego.
Ritmo rapido, e como todo bom conto de terror, continua te dando medo mesmo após você já saber a história.

A forma como Robert Bloch puxa o leitor para dentro da mente perturbada de Norman Bates é incrível! Em meio a todos esses enigmas, o leitor vai descobrindo e desvendando os mistérios que rondam a família Bates, e ainda passa um nervoso daqueles!

Finalizando, a escrita de Robert Bloch me encantou muito, não sei se é por causa da tradução mais atual, mas garanto que a tradução não interfere, porque o trabalho de um tradutor é justamente fazer outros públicos lerem ser tirar a essência da escrita original. E partindo desse raciocínio, confesso que fiquei realmente satisfeito com a escrita de Bloch. Com simplicidade, ele descreve e nos leva pelos caminhos sinuosos e sombrios da mente de Norman Bates, até que chegamos ao desfecho mais incrível de um livro de terror que qualquer um pode ler na vida.

Sombrio, aterrorizante e perturbador. Tudo que uma pessoa procura num livro de terror, tem em Psicose.

PS 1: Desculpem Hitchcock, e produção, mas o livro continua melhor que o filme.
PS 2: sinto-me na obrigação de parabenizar a editora Darkside pelas incríveis edições, inclusive essa de Psicose.

Para mais resenhas, visite:

site: www.estantenerd.wordpress.com

idfklena 26/02/2022

Clássico
Sempre assisti o filme, mas foi a primeira vez que parei para pegar o livro.

Honestamente estava com um leve preconceito, com medo de ser uma leitura cansativa e arrastada, mas não, flui muito!

A história sou suspeita para falar, pois é um dos meus filmes favoritos (e agora livro também), não é atoa que é um clássico

@joaozinhomarcos 20/01/2021

Um clássico...
Psicose sem dúvida é um clássico, tanto o livro quanto o filme, eu conheci a história por causa da série Bates Motel e as interpretações do Fred e da Vera foram impecáveis. Depois me aventurei em assistir o filme e toda aquela fotografia e principalmente por ser preto e branco me fez ainda gostar mais do enredo.
Peguei essa edição de 1964 pra ler por ser mais próximo do original, e confesso que tive um pouco dificuldade por conta do português mais antigo, mas nada que não me fizesse entender ou que tirasse o brilho da história.

Tô até pensando em reasssitir a série, porque a pipoca já tá pronta pra rever o filme hoje a noite.

Rafittha 10/04/2024

Psicose
Um clássico, sem dúvidas!
Comecei a leitura sem nenhuma pretensão e, após o relato de um amigo sobre o final, não consegui parar a leitura. Com uma narrativa que prende do começo ao fim, Psicose de Robert Bloch nos leva a um delírio literário. Um livro imersivo e magnético, com uma escrita fluida e simples.

O livro inicia-se com a história de Mary Crane, uma mulher que, ao roubar 40 mil dólares, foge para se encontrar e surpreende seu noivo Sam Loomis, que mora distante. Sam é dono de uma loja de ferragem e que possui algumas dívidas. Contudo, ao pegar um caminho errado e se vê em uma noite chuvosa na estrada, Mary encontra o Bates Motel, em uma estrada secundária e pouco movimentada, onde decide passar a noite.

O motel é gerenciado por Norman Bates, um homem gordo e esquisitão que sofreu ao ser criado por uma mãe narcisista e dominadora. O decorrer da narrativa nos leva a clássica “cena do chuveiro”, tão conhecida da cultura pop, a qual Mary é brutalmente assassinada. Após uma semana, sua irmã Lila, chega até a cidade para procurar Sam, e tentar solucionar o desaparecimento da irmã. Juntos, eles irão buscar respostas para o que aconteceu com Mary.

O livro tem uma narrativa incrível que tece uma rede de acontecimentos levando a um final de tirar o fôlego. A leitura gera ansiedade e leva o leitor a ler de forma compulsiva para descobrir o que acontece. Narrativa com poucos personagens, porém todos com papéis bem definidos e essenciais. Norman Bates é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais bem escritos e desenvolvidos que tive a oportunidade de ler. Sua complexidade psicológica nos leva a acreditar em seus relatos, tão vivida é sua crença na veracidade dos seus atos. Contudo, a construção dos personagens secundários se mostra ínfima e rasa. Lila possui um grande potencial para ser uma personagem empoderada e relevante para a trama, porém torna-se apaga. Sua falta de atitude e iniciativa torna Lila apenas uma figurante. O mesmo se aplica a Sam, facilmente substituível por uma porta de um cômodo qualquer.

Sobretudo, afirmo que o desenrolar e revelação presente no final do livro me fez de fato apreciar a obra e ver Norman Bates como o grande protagonista da sua própria loucura. Um final que, particularmente, vejo como aberto. Norman, Norma, Normal… A criança, a mãe e o adulto. A maldita trindade. Quem é o verdadeiro monstro?
Rafael Furlan 10/04/2024minha estante
eu sabiaaaaa! ??

Rafittha 10/04/2024minha estante
sabia nada kkk e não me venha defender Sam e Lila aqui não....

Mairton.Rodrigues 17/10/2021

Bates Motel
Em Psicose temos uma história cheia de mistério e reviravoltas, mergulhada em uma ambientação claustrofóbica.

Robert Bloch entrega um começo e fim sem iguais os cenários propostos durante a narrativa são únicos. Personagens bem desenvolvidos, história praticamente sem furos. Escrita fluída e aprazível.

Faz justiça a alcunha de clássico. Destaque ao capítulo 15 que possui uma narração fantástica.

Fonte de inspiração para o longa metragem de Hitchcock e outras discussões em todos os ambientes acerca dos Bates.

Polliana.Alexandra 24/11/2023

Assustadoramente fascinante
O livro é incrível pra caramba! Teve algumas partes logo no início que de certa forma me impactou, quando entendemos mais da relação de Norman com a mãe, fiquei angustiada e parei de ler... quando voltei não consegui mais parar de ler! É muito interessante toda a construção do enredo, que tem um ritmo e tempo muito bons, não há capítulos lentos e jogados nesse livro, cada detalhe é importante para a construção da história, que é fascinante.
Psicose é ótimo e vale a pena ler, ver a série e assistir o clássico filme de Hitchcock.

Ri :) 28/04/2021

Até aqui, melhor livro do ano. Um suspense psicológico surpreendente. Que prazer ter finalizado e ficar de queixo caído!
Denise Barros 28/04/2021minha estante
Realmente. Adorei o livro quando li. É um classico

Ri :) 28/04/2021minha estante
Muito bem estruturado. Fiquei de queixo caído.

Denise Barros 28/04/2021minha estante
sim, o enredo começa brando e vai te prendendo ate o final

Cih 17/03/2021

Clássico
Confesso que não faz parte de meu estilo de leitura, mas foi uma surpresa boa, além de ser um clássico.

Jessica 03/06/2021

Surpreendente
Confesso que não tinha muitas expectativas com o livro, por ser uma daquelas histórias que até quem nunca leu o livro e/ou viu o filme, já conhece mais ou menos a história.
Mas o livro é escrito e desenvolvido de uma forma brilhante, que não dá vontade de parar de ler!
Super atual! Não parece que foi escrito há mais de 60 anos, e a tradução, diagramação e projeto gráfico da darkside está de parabéns!
thisismalutrying 03/06/2021minha estante
quero muito ler esse??

iammoremylrds 04/04/2021

mano esse livro é simplesmente incrível, me prendeu do início ao fim, além de ser um livro muito bem escrito, já tinha assistido ao filme e a série, mas mesmo já conhecendo a história, surpreendeu, sensacional