Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Ricc 01/06/2023

Psicose conta a história de Mary Crane, que foge logo após roubar o dinheiro de seu patrão para fugir com seu namorado. Porém, ela acaba se perdendo e vai parar no Bates Motel, propriedade de Normal Bates, um homem perturbado por sua mãe manipuladora.

***CONTÉM SPOILERS***

Um clássico do suspense e terror escrito com maestria. Uma leitura rápida e fluida com personagens interessantes e uma trama intrigante com reviravoltas incríveis.

Eu já havia assistido a série Bates Motel há anos atrás, então muita coisa aqui não chegou a ser novidade pra mim. Ainda assim, a experiência não foi prejudicada em nada. Pelo contrário, foi interessante fazer as comparações livro x série e, melhor ainda, notar que a adaptação foi bem fiel ao livro. Algumas diferenças aqui, outras ali, mas nada que atrapalhasse a experiência.

Fato interessante: na série, Norman Bates é um jovem de pouco mais de 20 anos, enquanto no livro, ele é um homem de 40 anos.

A revelação final em que a mãe de Norman está, na verdade, morta há anos é chocante e inesperada. Um baita plot-twist!

Valeu demais conhecer essa obra clássica.

(e recomendo muito a série Bates Motel!)

minha5 01/02/2021

Motel bates- Há vagas
Adorei o livro e li muito rápido.
A leitura é muito agradável. Já tinha visto o filme e a série derivados dele mas nada interferiu a experiência.

Will 04/10/2021

Bem vindo ao motel Bates
O livro é uma obra prima, Robert block provou se realmente, um grande contador de historias e merece todo reconhecimento. É agoniante e frenético do início ao fim, sem enrolação e frescura. Em nenhum momento me senti cansado lendo, muito pelo contrário, a cada página eu só queria ler mais e mais. Super recomendo, todos fãs do gênero deveriam ler.

@descobrinaspaginas 13/08/2020

uma imersão na mente de um dos maníacos mais famosos da literatura e do cinema
Publicado em 1959, a estória de Psicose conta sobre Norman Bates, um solteirão de meia-idade que administra um motel (Bates Motel) à beira da falência e que vive sub o julgamento de uma mãe dominadora e inválida, chamada Norma. Quando a jovem Mary Crane, uma jovem em fuga após ter roubado quarenta mil dólares da empresa imobiliária onde trabalha se hospeda no Bates Motel, uma onda de morte e violência se inicia, revelando a verdade sobre o relacionamento doentio entre Norman e a mãe.

A cena clássica do assassinato de Mary acontece logo no início da trama – narrada de forma bruta, fria e distante. A morte de Mary não pode ser considerada um spoiler, já que é o gatilho inicial da estória.

O ‘suspense’ começa quando a irmã de Mary e seu “noivo” se unem para encontrá-la. Essa união e pistas que apontam para Bates Motel são o pontapé para o desenvolvimento dos principais mistérios da trama.

Psicose fala sobre o poder que a mente pode ter sobre nós, principalmente quando ela se torna nossa principal inimiga.

O autor nos coloca na mente de Norman, enxergando o ódio que carrega dentro de si, dos traumas de infância e como o relacionamento abusivo entre ele e sua mãe o afetaram.

A história é mais que conhecida, devido ao famoso filme dirigido por Alfred Hitchcock, o que de certa forma deixa as revelações do livro menos impactantes, porém o livro atende as expectativas. É uma leitura rápida e longe de ser cansativa, proporcionando uma imersão na mente de um dos maníacos mais famosos da literatura.

Thiago548 18/06/2023

Um clássico.
Achei um livro bom, infelizmente já sabia do plot, mas mesmo assim me prendeu, a história até causa uns arrepios. Mas é uma leitura arrastada e muitas partes até cansa mas vale a pena pois é um clássico e tem motivos para isso.

Guilherme.Maia 08/02/2021

Um clássico surpreendente.
Que livro perfeito, um clássico, que nos dias atuais ainda surpreende bastante, o livro simplesmente me conquistou, do começo ao fim me deixou vidrado.
Pelo fato de ter assistido o filme e a série, pensei que o livro não ia me surpreender, o que foi um grande erro da minha parte, o livro me deixou com muito medo, foi uma grande surpresa, em alguns momentos senti um frio na barriga.
O livro é bem a frente do seu tempo, o que me deixou bem surpreso, Normam é simplesmente um homem que tem que ser estudado.
Guilherme.Maia 08/02/2021minha estante
Você que é meu orgulho!!!
????

Guilherme.Maia 09/02/2021minha estante
??

Jack 08/08/2020

Incrível
Um clássico que faz jus ao nome. A maneira como as ações do Norman, os porquês de suas atitudes são impecáveis. O final é surpreendente como todo o livro, do início ao fim.

Danny 06/05/2023

Fantástico
Por mais que eu já conhecesse a história através do filme, o livro continuou sensacional, a narrativa e forma que a mente do Norman é revelada é incrível
O autor foi um gênio na escrita, um livro rápido e objetivo, que deixa com aquela vontade de mais, aquela sensação de quando você para de ler mas está pensando no livro. Eu gostei muito dessa leitura e indico pra quem gosta de livros policiais com plots.

Santos81 13/02/2022

Lembro vagamente do filme, algumas cenas, mais impactantes. Mas a experiência de ler o livro foi infinitamente melhor. Que grata surpresa.
Leitura muito fluida, bem escrito, apesar do tema pesado, leitura leve e rápida.
A edição da Darkside está linda, como sempre.

nicole21 08/09/2021

PUTA MERDAA amei dms kkk
amei os pequenos plot twists em quase tds os capítulos e no final do livro, tô em choque ainda com o que o livro era no começo e o que ele se tornou no final, vale muito a pena. Agora tô assistindo os filmes.

Thalita.Almeida 15/12/2020

Bom livro.
Certamente já sei porque se tornou um clássico e inspirou outras obras. Psicose é um suspense com um plot twist que me deixou surpresa. Amei o livro do início ao fim. O cuidado do autor com detalhes e a trama. É um livro que recomendo para qualquer um que ama um Thriller.

Gabriela Paulino 27/05/2021

Fiquei impressionada com o quão facilmente essa leitura fluiu! Não esperava uma narrativa tão fácil de se acompanhar. Nunca assisti o filme, e apesar de saber por alto o plot do final, não deixei de me surpreender com os detalhes do desfecho. É possível concluir a leitura em menos de um dia. Indico bastante para quem busca a qualidade de um clássico com uma história fechada e bem construída em seus pormenores, mas não deseja pesar a leitura com uma linguagem densa e complexa. É uma boa opção para curar ressacas literárias ou para fazer uma pausa entre dois calhamaços.

Rafael Kerr 10/02/2022minha estante