Freakonomics

Resenhas - Freakonomics

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MEMMELO 15/11/2021

Interpretação de dados
Texto incrível e humarado analisando dados e estatísticas sobre assuntos diversos por diferentes óticas. Muito interessante, daquele tipo que a gebte não consegue parar de ler!

fanny.Dyatlov 26/07/2021

Eu gostei bastante desse livro, embora que o título é um pouco enganador. Não se trata realmente de economia. Na verdade, ele está mostrando coisas interessantes que você pode descobrir ao aplicar a análise estatística a problemas onde normalmente não pensaria em usá-la... ???3.5

Lucas Burgos 22/07/2021

Uma nova perspectiva para a economia e sociedade
As visões do autor para como trabalhar com a sociedade e economia misturando conceitos aprendidos para entender melhor o mundo ao nosso redor e compreender melhor a economia e suas regras.

JoAo.Padilha 17/07/2021

Um livro sem tema
Bem, achei super estranho já no inicio do livro, no prefacio, o autor afirmar que não tem um tema central. Porém, com o passar das páginas, ficou muito claro que isso não era problema algum. A visão diferente e as perguntas capciosas que aparecem no livro, abre a nossa mente para coisas simples que nós muitas vezes não percebemos.

Luiza 22/05/2021

Como estudante de economia, gosto quando identifico algumas citações e estudiosos importantes para a formação de um economista como ?O anel de Gyges? e o próprio Adam Smith. O conteúdo do livro é bem diverso, cada capítulo começa com uma pergunta inusitada a qual é desenvolvida posteriormente. É como se o autor fizesse uma indagação para iniciar o desenvolvimento de um trabalho de faculdade para identificar causas e/ou consequências. Na minha opinião o publico alvo do livro são os Estadunidenses/Norte americanos porque todos os exemplos são de instituições ou contextos americanos. Eu gostei do livro pois senti que aprendi e revi alguns assuntos dos quais eu não tinha tanto conhecimento como a violência e organizações criminosas nos EUA, o KKK, lutadores de Sumô, a escolha de nomes dos filhos, entre outros.

Patti Vieira 29/04/2021

Interessante, apenas!
Ouvi tanta gente falar desse livro há muitos anos atrás. Comprei e antestréia ler pegaram emprestado e só voltou para minha estante quase 6 anos depois.

Achei interessante, mas nada fantástico.
A forma como os assuntos são abordados e os argumentos usados para explicar os fatos, têm fluidez.

Um bom livro, mas não atingiu as minhas expectativas por tudo que já ouvi de outros leitores.

Arthur 29/03/2021

Qual a relação entre meias de nylon e o tráfico de cocaína?
Se lida essa pergunta em uma manchete qualquer, certamente qualquer cidadão médio responderia, sem pensar duas vezes: "Nenhuma. Não há relação".

Levitt discorda. E, sem usar de uma linguagem acadêmica, consegue implicar casualidade a fatores que, a princípio, parecem estar totalmente distantes uns dos outros, apenas por meio da análise de dados.

A obra promete não ter um tema unificador, mas apresenta sim algo comum em todos os capítulos: o combate ao que se chama no livro de "sabedoria convencional".

O autor é genial ao abordar questões polêmicas como o aborto e a discriminação racial nos Estados Unidos sem atribuir juízo de valor ou vincular sua opinião ao tema.

Freakonomics não é um livro sobre política ou sobre economia. Muito menos sobre estatística. É sobre uma diferente e provocante maneira de pensar e de olhar o mundo.

Aialla 15/03/2021

Irônico e provocador
Um dos meus livros favoritos, sem dúvidas.
Acho que nunca aprendi tantas coisas novas em um livro só, ou pelo menos nunca tinha pensado em vários dos assuntos abordados da forma corajosa e genial com que Levitt faz.
Mais do que recomendado pra todos!

Maria Fernanda Greiner 08/03/2021

Sagaz
Sou da opinião de quem se decepciona com esse livro pois pegou o mesmo esperando ler uma dissertação sobre grandes conceitos econômicos bem elaborados e com milhões de referências só tem a si mesmo para culpar. Freakonomics foi elaborado por um economista e um escritor e desenvolve questionamentos inesperados a partir de uma matemática muito simples, que não requer conhecimento algum do leitor.

Com análises de dados estatísticos, Steven Levitt responde perguntas como "o que é mais perigoso, uma arma ou uma piscina" ou então "o que os professores e os lutadores de sumô têm em comum?" e mesmo "por que os traficantes de drogas moram com as mães?". É um livro muito interessante com conclusões surpreendentes, de fácil compreensão e capaz de instigar qualquer leitor.

Bruno 07/02/2021

Ácido
Levitt é uma espécie em extinção. Não se entrega ao senso comum nem se curva ao politicamente correto. Não é ofensivo, é apenas realista.
Levitt parece aquele tipo de pessoa que confere o relógio toda vez que recebe um "boa noite" para ver se é noite mesmo. E o que é noite? Levitt não aceita lugares comuns.
Encontrou Dubner em uma daquelas sortes que nem sua matemática sabe explicar. O resultado é Freakonomics - o lado oculto e inesperado de tudo que nos cerca.
Este não é um livro sobre economia. Não sei explicar o que é, é apenas Freakonomics...

Raquel 01/02/2021

Leia com a mente aberta
Li esse livro há mais de uma década. Lembro que na época foi revolucionário, um livro de economia completamente diferente de qualquer outro que você conhecesse. Como ele foi escrito numa parceria de um economista e um escritor, além de muito informativo, é de leitura fácil e totalmente compreensível.

Mas calma! Esse não é um livro acadêmico! Qualquer pessoa que saiba ler e somar "2+2" pode entender tudo tranquilamente.

Um dos autores, Levitt, é um economista como todos deveriam ser. Ele não trata os dados como apenas números, mas busca atrás deles suas causas e prováveis e possíveis conseqüências, quebrando muitas vezes o senso comum. Aliás, números não são nada sem uma história pra contar. O único pecado é que como os autores são americanos, todos os contextos se passam lá.

Enfim, totalmente recomendável pra quem gostaria de ver o lado social da economia e não o apenas numérico, e está disposto a mudar algumas opiniões.

C.Arruda 23/11/2020

Visão Leve
Sem dúvida uma abordagem com uma visão leve, divertida e interessante de uma perspectiva da economia simplificada do dia a dia. Leitura cativante pra quem não gosta do tema como eu.

Joel.Lopes 18/11/2020

Freakonomics
Livre sensacional, com perguntas inusitadas e respostas mais inusitadas e polemicas ainda. Excelente livro para sairmos do nosso quadrado e começar a ver o mundo com um novo prisma e procurar por perguntas que não são feitas convencionalmentes.

ferkw 15/11/2020

Outro enfoque para a Economia
Interessante ao abordar aspectos da Economia diferentes dos triviais, trabalhando relações de causa e efeito que te surpreendem a cada capítulo. Também não possui nenhum receio em tratar temas polêmicos ou de não tentar a agradar a todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6