Freakonomics

Freakonomics Steven D. Levitt

Resenhas - Freakonomics

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amauri 29/08/2020

Interessante mas um pouco cansativo
Este livro começa de uma forma genial e que faz o leitor a se questionar de muitas coisas que simplesmente existem, mas que nunca paramos para pensar o que há por trás, mas ao longo do livro isso começa a ficar um pouco cansativo e nao desperta tanta curiosidade como no início.

Ramon Cristian 28/08/2020

Resenha Freakonomics e Superfreakonomics
A sociedade é um organismo muito complexo. A ciência tenta mostra a essência das coisas e assim entender mais os fenômenos que estão a nossa volta.

A Economia é uma área que possui várias interpretações do mundo, cada teoria mostra uma visão. Há uma busca de espaço e de reconhecimento.

Sobre os livros

Esses livros são bem interessantes pois mostram elementos que em um primeiro momento pensamos que não têm nenhuma conexão, mas que de fato são conectados. Ou supostamente conectados, fiz Economia e alguns professores criticam a abordagem dos livros, se bem que maioria são conversadores nos costumes, talvez por isso.

Uma mudança em um fator um pode afetar muito o outro. Esta pesquisa deu uma amplitude em conceitos econômicos e o que chamamos de extra-econômicos.

Os autores me ensinaram a ter uma visão mais ampla dos problemas, dos governos, das instituições e do próprio indivíduo, não devemos nos prender ao conceitual e é interessante explorar todas as formas de resolver um problema.

Algumas vezes a solução de algo pode ser mais simples do que se imagina.

Lições do livro

Uma lição interessante de Freakonomics e Superfreakonomics é saber que as pessoas são movidas por incentivos. Que qualquer lei, política ou regra deve ser pensada em saber como que os afetados por tais medidas podem reagir.

Os livros têm exemplos polêmicos que podem chocar os mais conservadores, é preciso ter a mente aberta para conseguir realizar a leitura desse conteúdo.

Há certas coisas que acreditamos que podem não ser verdade. O censo comum cristaliza muitos fatos e eventos, percebi que devemos ter curiosidade para indagar e não aceitar tudo o que ouvimos, principalmente o que é mostrado na mídia.

Recomendo muito a leitura de Freakonomics e Superfreakonomics, os autores possuem mais livros, quando for possível, quero ter acesso a essas publicações, pois o trabalho deles é freak. É algo que vale a pena conferir.

site: https://projetoautodidata.com/freakonomics-e-superfreakonomics-de-stephen-dubner-e-steven-levitt/

Cris 25/05/2020

Freakonomics
O livro traz muitas reflexões interessantes.
Os autores explicam eventos do nosso cotidiano, por meio de uma perspectiva econômica e com um olhar irônico, explorando diversos acontecimentos. Por meio do estudo dos incentivos, os autores mostram como a economia influencia a maneira como as pessoas conseguem o que querem. Eles ainda exploram o lado secreto das coisas e questionam a validade de diversas sabedorias populares. Recomendo.

AnaMB 11/04/2020

Achei bem ok
Nada demais

Vorspier 08/04/2020

Gostei do livro porque ele sai do senso comum e faz ligações entre coisas que muita gente acha que não tem nada a ver ou que seria algo polêmico de se revelar, como no caso da ligação entre a legalização do aborto e a queda nas taxas de criminalidade.

Luiz 09/11/2019

Inteligente
O livro aborda assuntos que nunca imaginei um economista fazer, é mais uma análise inteligente de dados, e essa análise de fatos curiosos é muito interessante.
Porém, achei que o livro "enche linguiça" ao incluir posts do blog dos autores, poderia terminar bem sendo um livro curto.

Diego 21/07/2019

Saia da caixinha do senso comum
Ao final da leitura deste livro sensacional fica uma importante lição: se quiser mesmo perceber a realidade à sua volta, fuja do senso comum. Faça as perguntas que ninguém faz.

Steven Levitt, nosso herói economista (excêntrico e genial) de "Freakonomics" é justamente este cara. Ele vê relações entre professores e lutadores de sumô para entender como respondemos a estímulos. Ele pergunta o que há em comum entre corretores de imóveis e a Klu Klux Klan, para depois lhe mostrar o poder da informação concentrada em poucas mãos (e o que acontece quando alguém rompe esta lógica e a dissemina).

É de pirar o cabeção, no ótimo sentido.

eriksonsr 05/12/2018

Fazia tempo que estava afim de ler esse livro e cheio de expectativas. Hoje, terminada a leitura, posso dizer que o livro atendeu todas as expectativas que tinha! É uma leitura inteligente, interessante e marcante.

O livro apresenta várias pesquisas/análises e conclusões bem polémicos sobre alguns assuntos cotidianos, como por que muitos traficantes são pobres? Aborto impede que futuros criminosos venham a nascer? Professores e lutadores são trapaceiros? Nomes mais "brancos" ou "negros" fazem alguma diferença no futuro de alguém?

O economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner conseguem trazer de forma simples e imparcial inúmeras constatações a respeitos de diversos temas polêmicos, tudo sem moralismo e julgamento.

Leitura super recomendada para se enxergar as coisas de forma mais analítica e abandonar o senso comum.

Franco 28/10/2018

Tipo revista de consultório médico
O livro, ao menos, é sincero: admite não ter propriamente um eixo integrador. Daí que seus capítulos são desconexos e sem um único caminho, parecendo bastante uma revista - dessas de consultório médico.

Não é propriamente superficial na sua abordagem, mas também não chega a ser profundo. Fica, mais ou menos, como uma publicação científica voltada ao público (bastante) leigo.

Sim, o livro é interessante, mas nada fascinante. De notável, mesmo, e algo que você acaba aprendendo com os capítulos, é o modo como as explicações para certos fenômenos podem se dar com causas bem improváveis - é interessante o modo como o autor desenha a linha de argumentação.

Contudo, ao final de cada capítulo, e principalmente ao final do livro, a sensação é de algo que veio e passou, sem deixar muito para trás.

Bom livro para distrair, e não muito além disso.

Gustavo Simas 29/08/2018

O que professores e lutadores de sumô tem em comum?
A resposta para tudo já existe. Douglas Adams já sabia disso quando escreveu Guia do Mochileiro das Galáxias. 42.
O difícil é saber a pergunta certa.

Steven Levitt tem as perguntas certas e encontra a correlação entre variáveis aleatórias que ninguém pensava em correlacionar antes. O que professores e lutadores de sumô tem em comum? Em que a Ku Klux Klan se parece com corretores de imóveis? Por que criminosos continuam morando com suas mães?

Os dados não mentem. Levitt, economista excêntrico (daí o nome "Freak") se juntou com seu quase xará Stephen (Dubner) para compendiar e organizar ideias de diversos trabalhos de Levitt (e mais outros tantos autores) e desenvolver, em linguagem simples, essa obra.

Freakonomics é uma leitura/jornada sobre crime, aborto, racismo, educação, honra (em grande parte voltado à cultura norte-americana) com o olhar econômico-social politicamente incorreto, mas necessário. E de um jeito totalmente diferente do comum.

Boa leitura e tome cuidado com a "Sabedoria Convencional".

(e Don't Panic)

pdrrms 24/03/2018

Economia aplicada de uma maneira nada convencional.
Steven Levitt não é considerado atoa um dos mais brilhantes jovens economistas do mundo, soube como poucos mostrar aplicabilidade não convencionais a temas fundamentais da ciência econômico, como custo de oportunidade e isentivos, além de que o livro possui uma leitura bem leve e agradável.

Abimael 25/01/2018

Para curiosos
Após ler Freakonomic e Super Freakonomics percebi que a ciência chamada Economia não trata-se apenas de dinheiro, como muitos leigos imaginam. Dinheiro é apenas uma das áreas e especializações desta ciência fascinante.

Esses dois livros tratam de Microeconomia e respondem muitas perguntas intrigantes sobre as motivações do comportamento humano assim como seus incentivos e o poder que exercem sobre as pessoas!

LEITURA IMPERDÍVEL, AGRADÁVEL, PARA CURIOSOS!

Fernando 24/08/2017

Mandatório
Este livro é a melhor forma para abrir a mente para o lado B de tudo. O autor explora assuntos complexos com uma visão inovadora e deliciosa. Ele é cativante. Recomendo muito a leitura.

marcelgianni 15/08/2017

Questione o Senso comum!
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Possui 188 páginas em sua edição normal, mas na que li, revista e ampliada, existem mais 78 páginas em um apêndice de extras, totalizando 266 páginas de uma leitura que se inicia fácil e envolvente, mas que termina maçante e tediosa.

Em resumo, é um livro em que um microeconomista extremamente curioso faz a si mesmo um monte de perguntas sobre os mais curiosos, estranhos ou irrelevantes fatos e, utilizando-se dos mais diversos dados, chega a respostas surpreendentes, mas bastante lógicas.

Em sua introdução, os autores atacam o que se conhece por “sabedoria convencional”: alguma teoria, aparentemente óbvia, formulada por algum(ns) especialista(s) e propagada pela mídia, que se torna amplamente aceita pela população sem mais questionamentos.

Levitt, nadando contra a corrente, procura “mergulhar” nas questões já consagradas pela sabedoria convencional e, utilizando-se dos mais diversos dados, em inovadoras e ousadas análises, obtém as suas respostas, que geralmente contrariam o senso comum.

O livro tem seis capítulos que vão se tornando menos interessantes à medida que a leitura começa a perder a sua peculiaridade: a maneira fácil de falar de economia, de uma forma que o leitor não acha que está lendo sobre economia. Além disso, os temas das pesquisas vão ficando cada vez menos atraentes com o decorrer da leitura.

Como os autores explicam no livro, esta é uma obra que não possui um tema unificador, mas diversos assuntos dos mais variados aspectos de nossa vida. Como vamos percebendo, os capítulos são escritos na forma de uma coluna de revista ou jornal.

Não há um tema unificador, é verdade, mas sua mais famosa (e polêmica) teoria é constantemente citada no livro, em diversos momentos, de uma forma até descomunal. Trata-se da relação direta que Levitt descobriu entre a legalização do aborto e a diminuição da criminalidade. Ele explica que as “crianças impedidas de nascer” pelo aborto seriam as mais propensas a se tornarem criminosas quando atingissem a adolescência, e que sua legalização foi a principal causa da redução da criminalidade em diversos pontos dos EUA (ele detalha as outras causas envolvidas nessa diminuição), num momento em que os especialistas e o senso comum esperavam um boom da violência, motivado pelas drogas.

Além deste tema recorrente, no livro há algumas outras conclusões de Levitt; sobre como ele descobriu trapaças realizadas por professores e lutadores de sumô, ou sobre o modo como alguns grupos, como a Ku Klux Klan ou os corretores de imóveis usam e/ou manipulam a informação. Também explica “porque os traficantes continuam morando com as mães”: em resumo, porque a sua grande maioria lucra muito pouco; apenas algumas pessoas no topo enriquecem.

Por isso tudo, o livro me surpreendeu negativamente, já que eu havia criado muita expectativa devido aos diversos elogios e críticas positivas, mas tiro como proveito, além de muitas informações inovadoras – embora algumas nem um pouco relevantes – o fato de o autor estimular o leitor a questionar mais o senso comum, pesquisando e examinando dados, sempre em busca de uma ideia nova.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2017/08/14/freakonomics-steven-d-levitt-stephen-j-dubner/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6