Freakonomics

Freakonomics Steven D. Levitt

Resenhas - Freakonomics

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Filino 24/05/2017

Um olhar diferente sobre os aspectos mais pitorescos do dia-a-dia
O livro propõe questionamentos e investigações sobre assuntos polêmicos e outros não tanto assim - mas tudo isso temperado com argutas observações. Um verdadeiro convite para que pensemos, numa relação de causa e efeito, sobre temas como aborto e violência, corrupção e lutadores de sumô, nome de crianças e sucesso na vida, Ku-Klux-Klan e corretores de imóveis... e por aí vai...

Uma obra curiosa e instigante!

Rodrigo 19/05/2017

Super Freakonomics
Fantástico! O Livro é simplesmente maravilhoso, surpreendente, interessante e revelador. Todas as Pessoas que querem adquirir conhecimento devem ler esse livro.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Escrito por um economista e um jornalista, o Freakonomics é uma coleção de respostas a perguntas que dificilmente paramos pra pensar, mas que fazem todo o sentido. Através de informações comprovadas, eles falam sobre o por quê dos traficantes continuarem morando com suas mães; por quê os homens-bomba devem adquirir seguro de vida; em que a Ku Klus Klan se parece com um grupo de corretores de imóveis; e muito mais. Pode parecer estranho, mas é muuuito interessante. Eles também citam dados que provam que a legalização do aborto pode ser a solução para a diminuição da criminalidade. Utilizam a economia pra tratar de dilemas da vida, com uma linguagem agradável e irreverente, que vão te fazer pensar e quem sabe até mudar alguns conceitos.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Alex Souza 26/02/2017

Recomendo!
Outro livro (O Cisne Negro, de Nassin Nicholas Taleb, foi o primeiro) que me deixe feliz usar meu tempo livro para ler ao invés de fazer qualquer outra coisa. Que livro revelador!

É daqueles livros que você começa a ler e não quer parar até chegar ao fim. Sem contar o seguinte: as revelações que ele traz sobre "verdades" que para nós são tão "óbvias".

Enfim, recomendo, leia este livro!

Abraço.

Daniel.Simoes 25/04/2016

Fala de diversos assuntos abordando uma análise econômica e estatística dos fatos, tirando conclusões que muitas vezes não são óbvias para o senso comum. Muito interessante a análise sobre as causas da queda da criminalidade. Mas o livro decepciona com algumas análises sem pé nem cabeça, como a relacionada aos nomes de crianças.

Rodolpho 28/02/2016

Péssimo
Começa a 100km/h e na metade morre. Autor se perde nas próprias teorias.

Rui Alencar 24/04/2014

A economia é, acima de tudo, uma ciência feita para medir...NO final, a economia é isso: uma variedade de informações sobre empregos, imóveis, finanças e investimentos.

A SABEDORIA CONVENCIONAL em geral está equivocada...costuma ser mal fundamentada e muitíssimo difícil de investigar, mas isso não é impossível.

A SABEDORIA CONVENCIONAL deve ser simples, conveniente, cômoda e confortadora - embora não necessariamente verdadeira;

Os Jornalistas precisam tanto dos especialistas quanto os especialistas precisam dos jornalistas. Todo dia há jornais impressos e telejornais exigindo notícias, e um especialista capaz de produzir uma informação de impacto é sempre bem-vindo. Trabalhando em conjunto os especialistas e os jornalistas são os arquitetos da sabedoria convencional.

Os riscos que assustam as pessoas e os riscos que causam suas mortes são muito diferentes.

RISCO = PERIGO + INDIGNAÇÃO (Peter Sandman)

Alex 19/02/2014

Um ótimo livro, e um dos primeiros que li desse formato. Adorei!

Kizzy 20/01/2013

Dando férias ao raciocínio comum
Apesar de no início se mostrar demasiadamente parcial e exagerado, com o avançar da leitura você percebe que Freaknomics é uma leitura que vale muito a pena.
Um exercício interessantisímo para sair do censo comum que, mesmo sem perceber, nós estamos treinados a exercitar todo dia. Altamente recomendado para mudar a lógica, ter novas idéias e inovar em todas as áreas da vida!
Vale a pena.

fsamanta (@sam_leitora) 03/06/2012

O livro começa tão bem, explicando de forma simples e muito boa a distinção entre correlação e causalidade e defendendo um exemplo particularmente espinhoso dessa correlação - a legalização do aborto no início dos anos 70 nos EUA e o declínio da criminalidade no início dos anos 90. No entanto, depois o livro descamba para uma série de exemplos descabidos, praticamente esquecendo o que se disse no começo da distinção entre correlação e causalidade. Acho que o economista precisava de um parceiro antropólogo ou sociólogo para conseguir entender melhor os seus próprios levantamentos.

Kat Munster 26/08/2011

O lado divertido da economia
Pra quem pensa que economia está restrita à um determinado público e não consegue ver como ela afeta as nossas vidas, este livro é fundamental. Através de números e dados, os Freakonomics conseguem colocar abaixo o senso comum e com perguntas inusitadas, responder as dúvidas que acabam fazendo parte vida em sociedade. Sensacional.

Rodolfo 25/03/2011

Microeconometria para leigos.
Até onde eu sei, foi o primeiro livro que conseguiu traduzir em palavras o "estatistiques", e o fez muito bem. Os autores são um economista foda de uma universidade foda (o cara que vai saber trabalhar com os números) e um jornalista (o que conseguiu traduzir em palavras).

O grande mérito desse livro foi conseguir juntar temas diversos, de cotidianos a questões políticas e religiosas, e olhar cada um deles sob um ângulo diferente, focado em entender o que os números nos dizem além de uma simples análise descritiva.

Um exemplo bobo que o livro vai mais a fundo: será que ler para os filhos antes de dormir ou ter uma grande biblioteca em casa o ajudará a ter boas notas na escola? Se olharmos os números, a primeira impressão é que a resposta é sim, já que os resultados de questionários mostram que pais que contam histórias e que tem bibliotecas em casa estão correlacionados com filhos com notas mais altas. Mas se pegarmos duas crianças com pais com renda e nível de educação dos pais parecidos, sendo que a única diferença entre eles é a leitura dos pais e os livros em casa, a resposta é que eles não fazem a menor diferença, e que se a criança é mais pobre, ela tem mais chances de ter notas menores independente desses hábitos dos pais. A explicação é que a renda dá tantas facilidades à criança aprender (alimentação, conforto, espaço, etc) que torna a relevância de outros aspectos mínima.

Além desse, o livro trata também de outros temas polêmicos, como relação aborto/violência e a KKK, mas também de coisas mais triviais, como a escolha de nomes dos filhos pelos pais.

É um livro que ajudará a ter uma outra visão dos números que a televisão e os políticos nos bombardeiam todos os dias, mostrando que é fácil jogar um monte de médias alí e falar um monte de asneira, quando um trabalho mais minucioso chegaria em conclusões totalmente diferentes.

Notem que apesar do título do livro fazer referência a economia, ele não fala nada dos temas normais como inflação, desemprego, pib, essas coisas. O ponto de encontro é na metodologia de análise que os economistas usam mas agora olhando temas inusitados. Até por isso disse que ele traduz o "estatistiquês" e não o "economês".

Veredicto: um livro que recomendo a todos.

ps. quem tiver algum interesse, os autores tem um blog e até podcast aqui http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
Lineu 24/06/2018minha estante
Voce disse que adorou mas de nota 0/5...

Lineu 24/06/2018minha estante
Você disse que adorou mas deu nota 0/5

Heurj 03/03/2011

Muito bom .

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Freakonomics mexe logo de início quando Levitt tenta provar por meio de números e estatísticas que a criminalidade nos EUA diminuiu não pelo aumento de policiais nas ruas ou rigidez da lei mas por causa de uma mulher que resolveu ir a justiça exigir seu direito de fazer um aborto espontâneo. E assim é durante todo o livro. Levitt usa a estatística para comprovar, coisa que ele faz muito bem, algumas teorias bem interessantes. São estudos como porque os bandidos ainda moram com suas mães ou se a escolha do nome da criança influência seu futuro ou ainda porque devemos ter mais medo de uma piscina do que deuma arma. Freakonomics vira o senso comum de cabeça pra baixo e prova por A+B coisas que nunca imaginaríamos daquela forma. Você nunca mais vai encarar a estatística e a pesquisa da mesma maneira.

site: randomicidades.wordpress.com/

Varga 25/10/2010

Surpreendente!
Escrito em 2005 e depois revisado e ampliando em 2007, Freakonomics (algo como "Economia Excêntrica") traz uma receita de sucesso para um livro sobre atualidades e assuntos controversos: temas cativantes do dia-a-dia e narrativa bem feita.

Os autores - Steven Levitt e Stephen Dubner, juntos, conseguiram esse intento. Levitt, jovem economista premiado teve as idéias, o conteúdo. Dubner, escritor e jornalista, ajudou a coletar evidências e pôs tudo no papel. Resultado: um livro que prende a atenção e torna superagradável a leitura de explicações surpreendentes como, porque:

. a criminalidade em NY despencou na década de 90 *.
. não se deve comprar ou vender imóveis usando um corretor.
. é mais seguro ter uma arma de fogo do que uma piscina em casa, se você tiver filhos pequenos.
. o tráfego de drogas funciona como um negócio de franquias.
. os nomes que damos aos nossos filhos determinam o seu sucesso profissional.

Os autores se amparam em diversas evidências numéricas e estatísticas para demonstrar que muitas vezes o senso comum está errado e que as causas de muitas coisas na vida cotidiana são outras, mas que a macroeconômia não se interessa em estudar e demonstrar/divulgar.

* Essa eu explico só para incentivar a leitura do livro, as outras você vai ter de lê-lo para descobrir. :)
Ao contrário do senso comum do alardeado "Tolerância Zero" do prefeito Rudolf Giuliani, a Nova Iorque dos anos 90 teve uma queda brusca no índice de criminalidade, não pela atuação diligente da polícia local, ou não tendo isso como causa principal, mas pela legalização duas décadas antes, do aborto naquele País. Menos potenciais marginais nascendo = menos violência.

Excelente livro!

Dado o sucesso inicial do livro, os autores acabaram montando um blog para discutir os assuntos, que os levou a revisar o livro em 2006/7 e mais recentemente, em 2009, lançar um segundo livro - Superfreakonomics - com conteúdo todo inédito. Os dois valem muito a pena.

Mais informações no site do livro: http://freakonomicsbook.com/
e no blog: http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
(ambos em inglês)