A Invenção de Morel

A Invenção de Morel Adolfo Bioy Casares

Resenhas - A Invenção de Morel

lfcardoso 23/05/2009

Sátira à condição humana
“Discuti com o autor os pormenores da trama e a reli; não me parece uma precisão ou uma hipérbole qualificá-la de perfeita.” Essa afirmação é de Jorge Luis Borges sobre o livro A invenção de Morel e faz parte do prólogo da obra. Além do texto de Borges, a edição brasileira tem como posfácio a crítica de Otto Maria Carpeaux, publicada originalmente no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, de 26 de março de 1966. A presença dos textos de dois grandes nomes da literatura reforça a qualidade do livro de Bioy Casares. É com esta fantástica obra que a editora Cosac Naify iniciou a coleção Prosa do Observatório, coordenada pelo crítico e escritor Davi Arrigucci Jr., que reúne textos de ficção e ensaios de escritores hispano-americanos e brasileiros.

E qual seria a trama desse fantástico romance? Escrita em forma de diário, é contada a história de um fugitivo político venezuelano que se abriga no arquipélago Ellice, no oceano Pacífico, foco de uma terrível doença que “mata de fora para dentro”. Lá em meio a casas abandonadas e máquinas misteriosas, o fugitivo encontra um grupo de turistas que nada em piscinas cheia de sapos e cobras e, principalmente, ignora a sua presença. Mas o isolamento e a insegurança não impedem que o venezuelano se apaixonem por uma das mulheres do grupo, Francine.

Com o decorrer da história, o protagonista descobre a razão pela qual a sua existência é ignorada. Isso está ligado à uma espécie de supervitrola, inventada por Morel (homenagem do autor ao doutor Moreau, personagem de H.G. Wells). O cientista é fascinado pela idéia de imortalidade e seu invento está ligado à essa fascinação. Movido pela paixão, o fugitivo resolve estudar o funcionamento da prodigiosa máquina, mesmo ciente dos riscos a que ficará exposto.

A invenção de Morel é um livro atual, mesmo sendo escrito na década de 1940, pois aborda temas que estão presentes ainda hoje: a fé cega na tecnologia e o desejo do homem de se igualar e superar Deus. Carpeaux encerra o posfácio com a seguinte frase: “A invenção de Morel é uma sátira. Mas o objeto da sátira não é a técnica e, sim, a condição humana. Pois assim como o fugitivo de Bioy Casares temos todos nós a escolha, apenas, entre a morte pela peste e a prisão na vida - até a morte.”

Veja outras resenhas em http://www.literatsi.com/

Denise Alves 11/05/2009

Fantástico
Um livro surpreendente, com uma leitura encantadora, desafia os limites do possível e nos faz pensar sobre o que realmente a tecnologia já nos proporciona e como a nossa relação com os meios é simbótica.

Recomendo para aqueles que não tem medo de rever conceitos.

­­­­­­, t 14/03/2009

de escrita sedutora, bioy casares escreveu uma novela de leitura obrigatória para quem se interessa pelo fantástico platino.

Mik 24/01/2009

Genial
Para ser lido de mente aberta, pois muito do enredo parece absurdo, mas depois de ver o que o mundo nos trouxe nos últimos 100 anos, é uma realidade aceitável. Mostra uma faceta interessante do ser humano na escolha de entre a vida e morte.

Mariana Young 13/01/2009

Gosto peculiar
Esse é um livro super bem escrito,, de uma autor argentino comtemporaneo e excelente, porém é um livro com um cunho no surrealismo.
as imagens trazidas pela história são bem interessantes.
No começo o livro é um pouco confuso, depois fica mais claro do que se trata