A Cruz de Fogo

Editora: Arqueiro

Gênero: Ficção Histórica/ Ficção Americana

Número de Páginas: 588

Tradução: The Fiery Cross

Em um primeiro momento é importante destacar que voltei a ler os livros de Outlander depois de uma grande pausa por conta da finalização de meu curso de graduação, assim tive que revisar muitas anotações dos livros anteriores para me situar no tempo – espaço da história.
Uma história sobre lealdade.

Não há mais como escapar: a guerra está diante de Jamie, Claire e sua família. Quando as tensões entre o governo e os rebeldes se acirram, a milícia é convocada mais uma vez e o conflito chega ao clímax na Batalha de Alamance.
De volta ao vilarejo onde moram, os Frasers e os MacKenzies ainda terão que enfrentar diversas tribulações, que acabarão aproximando Jamie e seu genro, Roger. Os dois tramam um plano para acabar com Stephen Bonnet, o sórdido capitão que violentara Brianna, pondo em dúvida a paternidade de seu filho, Jemmy.
Em meio a várias revelações, o mais surpreendente é o retorno inesperado de um conhecido, que traz uma pista capaz de desvendar os mistérios que cercam os viajantes do tempo.
Grandiosa, envolvente e inesquecível, a segunda parte de A cruz de fogo é uma vibrante mistura de fatos históricos e dramas humanos.
Para resumir todas as minhas compreensões dessa segunda parte do livro cinco, achei o livro muito bom já que diferentemente dos demais livros, neste visualizamos mais situações cotidianas da Cordilheira Fraser além das conhecidas aventuras que os protagonistas atuam; O que é muito bom, já que tive/tenho muita curiosidade sobre todo o funcionamento doméstico dos personagens.

Também nos é apresentado um ritmo de narrativa diferente, em vários pontos do livro consegui me concentrar em uma leitura acelerada e fluida, o que foi muito bom já que a parte I do livro cinco eu classifiquei como um livro de transição uma vez que o ritmo da narrativa era mais lento e nos apresentava a muitas coisas, o que não ocorreu na segunda parte.

Em diversas passagens fiquei com muita pena do Roger – que em minha opinião foi o personagem que mais sofreu de todo esse livro – temos também a aproximação entre Jamie e Roger como partes de uma mesma família, assim como temos a retirada de uma imagem de semi-deus que envolve o Jamie (foi a primeira vez que eu vi – e que me lembro – de vê-lo sofrendo com a possível chegada da morte). Claire e Brianna também estiveram muito presentes em todo o desenvolvimento da história, em especial ao fato de que nem tudo estava em seus poderes de decisão. A volta de um personagem – dois na verdade – muito querido e que traz respostas ao mistério dos viajantes do tempo foi uma ótima parte, embora o personagem retorne muito diferente e cheio de mistério.

Senti falta de mais interação por parte do Fergus, que quase não aparece neste livro e que é um dos meus personagens favoritos. Fez falta e muita maiores aparições do francês – Marsali aparece até mais do que ele. Outra coisa que me incomodou bastante foi a batalha, não senti como se fosse uma grande batalha – a própria autora não descreve como algo grandioso – mas em vários pontos do livro teve/vai ter importância para as revoluções que vão vir a acontecer no próximo livro. Não considerei como o clímax de todo o livro como é descrito na sinopse, até porque foi uma batalha sem muitas perdas e com pouco a ser feito pelos personagens.

Foi uma leitura muito boa e que me fez voltar ao ritmo de leitura que mantinha antes de 2018. Com toda a certeza defendeu o título de uma de minhas séries preferidas e manteve o ritmo acelerado que a autora teve em todos os livros até agora.

Julguei o livro como um 5 estrelas.

site: https://relendodireito.wordpress.com/2019/02/07/outlander-a-cruz-de-fogo-parte-ii/

Marcia Pimentel 14/12/2009

Otimoooooo....!!!!
Eu gostei muito do quinto livro... é muito amor que une esse casal...fiquei desesperada na parte que a cobra pica o Jamie na perna e ele quase morre... aparte que ele sente que é a ultima vez que faz amor com a Claire é muito emocinante...esse homem é tudo...mas tbm fiquei p...da vida com ele...quando ele sentiu ciumes da laoghaire e sonhou com ela...a Claire aceitou isso muito facil pro meu gosto.
Elizabeth Gondim 16/01/2017minha estante
Não foi ciúmes. Apenas o ego masculino ferido. A Laoghaire não gostava de fazer amor com ele e agora lá estava ela com outro! Ele pensou que o problema fosse ele. E era! Na verdade, ela não gostava de ir pra cama com ele porque ela achava que ele ia pensando na Claire, já que ele chamava por ela durante o sono.

Erick Santos 06/05/2021

Pouco sabe o homem que vive na terra
Sobre a vida do homem que vive no mar.

Não tenho palavras para expressar o amor que tenho por Outlander, mesmo depois de ler inúmeros livros Outlander segue sendo meu grande amor, amo tudo oque se passa, amo cada detalhe desse passo que Claire Vive, amo amar todos personagens, amo odiar todos vilões! Amo amo amo! Posso chamar o livro de chato as vezes, mas o meu amor ainda vai tá lá, é uma verdadeira obra de arte!!

Para quem acha que as aventuras de Claire e Jamie iriam esfriar, elas estão mais quentes que nunca! A cada novo passo para a felicidade dos dois surge um novo inimigo. Vamo q vamo !! Confesso que a Parte 1 foi paradinha mas essa part 2 foi bem melhor ! 5/5

Bruna.Lima 16/08/2020

Uma viagem no tempo
Livro dois da série Outlander não me prendeu tanto quando o primeiro mas sem dúvida está repleto de acontecimentos importantes e momentos marcantes... Não dá nem para acreditar que taaaanta coisa aconteceu em um único livro.
Ele começa mostrando Clair com sua filha Brianna no futuro deixando bastante claro que por algum motivo Clair deixou Jaime e voltou para seu tempo e criou a filha deles como se fosse filha de Frank.
Confesso que durante a maior parte do livro achei que a leitura foi arrastada, principalmente quando Clair e Jaime estão em Paris (apesar de que os acontecimentos de Paris tenham sido fundamentais para todo o desenrolar da história.
Acredito que o ínicio do livro que mostra Claire tentando descobrir se Jaime morreu na batalha de Culloden tenha me deixado ansiosa para descobrir o motivo pela qual ela deixou seu grande amor e voltou para seu tempo criando Brianna como filha de Frank.
Esse livro é um eterno amor e ódio a Claire, as vezes nos dá vontade de gritar “larga de ser besta mulher”, porque quando tudo está indo bem, ela vai lá, se intromete criando grandes problemas. Mas isso também nos faz pensar, se tudo o que aconteceu, a batalha de Culloden não foi apenas devido as interferências de Jaime e Clair.
Uma das melhores coisas do livro 2 é a chegada de Fergus, criança encantadora e travessa que Jaime passa a cuidar e que se torna bastante leal aos seus senhores, prestem atenção nele, será responsável por grandes coisas no futuro.
E para não variar, o livro torna a nos mostrar como abusos e estupros eram comum naquela época e em como a culpa sempre caia sobre a vítima e a mulher se torna um nada após sofrer tal violência.
Vale destacar que todas as descrições da autora são tão detalhadas que realmente nos sentimos como se estivemos ali, vendo tudo acontecer, então realmente sentimos a tristeza e a alegria de cada personagem.

Beca 20/01/2010

Maravilhoso
Todos os livros surpreendem, mesmo sendo uma sequencia cada livro disperta um sentimento diferente no leitor, me apaixonei pelo roger, achei o maximo a parte do urso branco e é mto bom ter o Ian de volta. A única parte que me despertou RAIVA rs foi a que a q Jamie sente ciumes da ex, e a Claire encara isso numa boa... Se tratando dela acho que a Diana exagerou no espirito de "compreensão"!
O livro é lindo, o segundo volume cheio de ação! Agora é esperar pelo próximo =D
Cris 21/05/2020minha estante
Mas Jamie não tem ex! A única mulher que ele teve, amou e casou e verdade e por vontade foi Claire. Uma ele pegou por caridade e teve um filho w a outra foi armação da irmã! logo, que ex? Não entendi!

Rose 08/06/2017

Uma coisa eu tenho que dizer sobre os homens desta série, é incrível como tem coisa que só acontece com eles!!! Mais incrível ainda é a forma como eles nos fazem suspirar através de suas atitudes em relação aqueles que amam.
Se na parte um deste quinto volume eu disse que as coisas estavam mais calmas, Diana aproveitou este volume para balançar com as emoções dos leitores. Tudo bem que não é nada se compararmos aos livros um e dois, mesmo assim deixa o leitor tenso.
Depois da batalha de Alamance, todos voltam para a Cordilheira, sendo que Roger precisa passar por uma grande e difícil recuperação, não apenas física, como também psicológica. Nesta parte, houve alguns momentos em que fiquei um pouco brava com Brianna, por conta de algumas de suas reações.
Uma de suas preocupações é seu filho Jemmy, e sua origem indefinida. O problema mesmo nem seria tanto em relação a verdadeira paternidade do menino, mas sim se o possível pai Stephen Bonnet poderia um dia vim atrás deles.
Pensando nisso, e principalmente na agressão sofrida por Brianna, Jamie e Roger elaboram um plano de vingança contra Bonnet, onde apenas a morte dele seria aceitável. Claire está ciente dos perigos desta procura, mas sabe que mais perigoso é não saber nada sobre Bonnet.
Mas não é apenas esta emoção que temos pela frente, pois a procura por Bonnet acaba sendo uma armadilha e são exatamente as mulheres que terão que defender suas vidas. Será que Brianna conseguirá manter-se firme diante do perigo ou a sombra do estupro será um facilitador para seu algoz?
No enredo ainda acompanhamos a descoberta de outros viajantes do tempo e de suas possíveis descobertas em relação a esta viagem. Descobertas que a própria Claire já tinha desconfiança, e que vê seus pensamentos tomarem força diante das anotações encontradas.
Estas anotações abrem as portas para que Roger e Brianna, assim como o pequeno Jimmy, possam um dia, se necessário, voltarem para o futuro. Aliás esta volta pode está ainda mais perto diante do estado de saúde de Roger. Este aliás, é um dos momentos bonitos que encontramos no livro. Justamente o momento em que Roger diz se fica no passado com sua família, ou se vai para o futuro.
Nesta recuperação de Roger, vemos um outro momento tenso, onde Jamie fica a beira da morte. Ele que sempre teve Claire a seu lado para lhe remendar e medicar, precisará acreditar nos parcos conhecimentos de seu genro e principalmente em sua própria força para não sucumbir e deixar a morte vencer.
Não pensem que é apenas isso. Lembram da odiosa Laoghaire? Pois é, mesmo longe ela perturba Jamie e Claire. Eu adoro o Jamie, de verdade, mas tem coisas que não consigo entender, e ele achar que deve sustentar esta mocrenta é uma delas. Assim como acha necessário dar um dote para cada filha dela, sendo que nem dele são. Sorte dele que Claire é mais centrada do que eu... Aliás, se não fosse assim, acho que neste exato momento estaria chorando por uma castração de nosso lindo mocinho... Ok, até eu percebi que era orgulho o problema dele, mas como Claire bem disse, ciúme é um sentimento que não precisa de razão nenhuma...
Gostei de ver Roger e Jamie se entendo melhor, aliás, bem melhor mesmo. Não que eles ficassem brigando ou coisa parecida, é algo mais profundo, de confiança e companheirismo, de pai e filho. Por falar em filho, Roger continua mostrando que Jimmy é seu filho sim, independente de qualquer coisa
Jamie e Claire continuam firmes e apaixonados, e Jamie mais uma vez me fez suspirar com suas declarações. É difícil concorrer com este homem neste quesito! Neste livro temos um destaque maior para o Roger, que chegou a roubar a cena e nossos corações em vários momentos.
Ah, já ia esquecendo, tem um personagem muito importante para Jamie que volta para sua vida, e não, não é a mocrenta, mas alguém muito querido por todos, e que estava fazendo falta.
Como é um livro que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e tudo é interligado, não posso falar muito, mas espero ter dado uma imagem geral do que você vai encontrar neste livro, que continua cheio de aventura, amor, lutas e intrigas.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Fernanda 16/06/2017

A Cruz de Fogo - Parte 2
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/06/resenha-cruz-de-fogo-parte-2-diana.html

Biblioteca Álvaro Guerra 08/05/2018

Grandiosa, envolvente e inesquecível, a segunda parte de A Cruz de Fogo é uma vibrante mistura de fatos históricos e dramas humanos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580416862

Vanessa Vieira 22/09/2018

A Cruz de Fogo Parte 2 - Diana Gabaldon
Em A Cruz de Fogo Parte 2, segunda parte do quinto volume da série Outlander, vislumbramos as aventuras de Claire e de Jamie, agora acompanhados de Brianna e Roger. Confesso que estou me familiarizando um pouco mais com a filha do casal e com o seu esposo, Roger, e achei esse enredo um verdadeiro divisor de águas na participação da dupla dentro da trama.

Por mais que tentassem escapar de todas as formas possíveis, a guerra se tornou uma realidade na vida de Jamie e de sua família. Quando as tensões entre os rebeldes e o governo se acirram ainda mais, a milícia é convocada, fazendo com que o conflito exploda com força total na Batalha de Alamance.

De volta ao vilarejo em que moram, os laços de afeto e amizade entre os Frasers e os Mackenzies se estreitam ainda mais, devido as inúmeras tribulações que Jamie e Roger precisam enfrentar juntos. Cada vez mais unidos, sogro e genro armam um plano para capturar Stephen Bonnet, o sórdido pirata que estuprou Brianna, colocando em dúvida a paternidade do pequeno Jemmy.

Em meio a tanta adrenalina e um cenário de profundas revelações, uma pista sobre Dente-de-Lontra - um suposto Viajante do Tempo, que veio do século XX para o século XVIII, disposto a mudar o futuro dos indígenas americanos - torna a trama ainda mais misteriosa e convidativa.

A Cruz de Fogo Parte 2 consegue manter duas características marcantes da escrita de Diana Gabaldon, ou seja, aquela profunda paixão que pauta cada um dos livros da série e aquele gostinho por mais que fica no coração do leitor, ao término de cada um dos volumes da saga. Como era de se supor, aqui os perigos se intensificam ainda mais, à medida que o amor dos personagens continua puro, forte e cada vez mais ardente e apaixonado. Narrado em primeira e terceira pessoa, de forma rica e emocionante, o livro conseguiu me envolver, além de nos apresentar uma história belíssima de amor, lealdade e coragem.

Claire é uma mulher sábia, corajosa e incrivelmente devotada à família. Cada vez que a história se adensa, essas características da personagem adquirem maiores proporções, firmando o seu lugar na trama. Brianna, que antes me pareceu bastante antipática e mimada, está amadurecendo pouco a pouco e mostrando que herdou a inteligência e também a temperança de seus pais.

Jamie continua cada vez mais maravilhoso e os anos que decorrem na história parecem contribuir ainda mais para o seu charme, desprendimento e inteligência. Mesmo não sendo o viajante do tempo da trama, ele consegue enxergar lá na frente coisas que estão por acontecer, tomando, na maioria das vezes, as escolhas mais acertadas. Roger foi um personagem que se destacou bastante no enredo e confesso que sofri junto com ele neste volume. Ele passa por um verdadeiro calvário na história, que coloca em xeque sua lealdade, amor e sobretudo, a sua honra como homem e ser humano.

"Quando chegar o dia em que tivermos que nos separar, se minhas últimas palavras não forem 'eu amo você', saiba que isso não aconteceu porque não tive tempo."

Resumidamente, A Cruz de Fogo Parte 2 serviu para firmar os novos personagens na história, além de mostrar toda a lealdade, coragem e paixão de cada um deles. Roger foi um dos que mais se destacaram no enredo e as mazelas pelas quais ele passa, serviram para emoldurar ainda mais o seu caráter, amor e personalidade na saga. O final do livro também nos reserva uma surpresa muito agradável, além de nos deixar um gancho e tanto para o próximo volume, Um Sopro de Neve e Cinzas. A capa segue o mesmo padrão das anteriores e nos traz um campo repleto de cruzes de pedra e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/09/resenha-cruz-de-fogo-parte-2-diana.html

Lanny 18/05/2019

Em inglês.
Fiz minha resenha na edição em inglês do livro.

Tamara 05/07/2019

Desde o dia no qual conheci Outlander, eu me tornei uma completa viciada por essa imensa série de livros, e fui arrebatada pelos personagens, ao ponto de eu conseguir sentir que conheço eles como se fossem pessoas reais, e muitas vezes me pego pensando em quais as próximas aventuras de Jamie e Claire, do mesmo modo como penso em pessoas que conheço. Então, após há um mês atrás ter lido A cruz de fogo parte 1, resolvi dar uma pausa e ler outros livros para voltar mais tarde ao próximo da série, porém, após ter passado por várias leituras medianas que não me prenderam de verdade nesse intervalo de tempo, resolvi voltar a Outlander, o que foi uma escolha certeira, pois devorei cada página arrebatada e apaixonada, como ocorreu na leitura dos outros livros da série.
Preciso admitir que algo que me chama atenção nessa leitura, é o fato de eu já estar no quinto livro, todos com quase ou mais de mil páginas e até mesmo há alguns divididos em dois volumes devido ao tamanho, mas mesmo com isso, continuo tão encantada como no primeiro dia, mesmo não sendo uma pessoa com paciência para séries, e na maioria das vezes quando chego ao terceiro ou quarto livro já estou querendo deixar de lado, mas Outlander é diferente, pois é uma série que não tem tanto espaço para monotonia, embora os não adeptos de tantas descrições não concordem comigo, porque Gabaldon ama descrever tudo nos mínimos detalhes, o que eu particularmente amo, mas a cada novo capítulo, lá tem uma nova aventura, uma nova história, uma nova batalha, interna ou externa a ser travada, o que nos impulsiona a querer saber cada vez mais, e apesar de esse livro não ter nenhum destaque especial dentre todos os já lançados, ele conseguiu me emocionar, mexer comigo e ao mesmo tempo me levou a matar a saudade dos personagens, além de ter deixado um enorme gostinho de quero mais, e embora eu tenha disponível o sexto livro para ler, não sei se quero fazê-lo no momento, porque isso vai significar ficar sem nenhuma história de Jamie e Claire para ler, e terei de esperar ansiosa o lançamento do sétimo livro.
Elaine 05/07/2019minha estante
Perfeita a sua resenha! E exatamente como me sinto lendo Outlander!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6