Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda

Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda Howard Pyle

Resenhas -

thexanny 18/09/2023

Não era o que eu esperava
Fazia muito tempo que eu queria ler algum livro sobre a lenda do Rei Arthur, tanto que o livro já estava nos meus desejados há um bom tempo. Acabei ganhando essa edição de presente, e não tinha percebido que o autor era diferente de outros autores que eu já tinha visto falando sobre essa lenda.
Acontece que eu não achei que o livro seria tão simples e superficial, até infantil, mas não de um jeito bom e sim ruim. Há cenas, como as de cavalaria, que além de repetitivas eram sem emoção. Não era contado em detalhes, o que deixava as cenas sem graça.
Parte da minha decepção com o livro foi culpa minha, até porque eu não havia pesquisado sobre ele e achei que a história seria de um jeito quando, na verdade, era de outro.
Mesmo assim, a leitura valeu a pena, só não me agradou por completo.

cind 12/09/2023

O livro é divido em duas partes: a primeira conta a história de como Arthur se torna rei e conquista grande reputação; a segunda parte conta a história de 3 grandes cavaleiros da távola redonda.
A primeira parte foi minha favorita. Conhecia muito pouco sobre a história de rei Arthur e achei muito interessante conhecer um pouco mais e ter contato com uma literatura que não costumo consumir muito.
No entanto, a segunda parte foi bem maçante por ser muito repetitiva, além de ter descrições muito detalhadas dos cenários, mas as descrições dos embates eram muito rasas e rápidas. A monotonia desse bloco fez com que eu levasse quase 4 meses para conseguir concluir a leitura.
Considerando esses pontos, concluo que minha experiência foi mediana e teria sido muito mais agradável se tivesse lido apenas a parte dedicada ao rei Arthur.

Rodrigo719 19/08/2023

É a mesma história
Comecei a pouco a entrar no mundo Arturiano com Merlin de Robert Baron e O rei do inverno de Bernard Cornell. Segui então com Howard Pyle, mas sinceramente me frustrei um pouco com mais da metade do livro sobre aventuras repetitivas de cavaleiros negros e lanças quebradas.

O começo é excelente, o conto do teste do rei é um pouco emocionante, pois vemos a humildade e essência do Rei Arthur desde cedo. No entanto, avançamos para os cavaleiros da távola redonda que não são mais do que pomposos senhores orgulhosos. Um aspecto interessante é que essa fama vai sendo desconstruída durante o decorrer dos contos, pois vemos a falha dos cavaleiros ao tomar decisões, ao serem confundidos e mesmo assim enlaçadas em seus próprios desejos, e traindo seus colegas. Mas há também a redenção e o perdão dentro da obra.

As personagens femininas são meramente damas que dançam com seus vestidos e que na verdade se tornam armadilha no final. Vemos um pouco de personalidade na rainha Guinerviere, Morgana e Vivian, porém essas duas últimas são malignas, mas tornam a história interessante da metade para o final. Nimuy e as Damas do lago possuem um caráter duvidoso que você não consegue identificar claramente.

Os cavaleiros da távola redonda são homens que buscam aventuras, mas que acabam se tornando repetitivas, tenho sempre que enfrentar um cavaleiro robusto de armadura Negra, que torna a história enfadonha e maçante.

No mais, é um livro básico do ciclo arrturiano, porém não tão engajado no tocante a história quanto O rei do inverno, que mesmo sem misticismo tão evidente consegue prender você numa trama bem construída.

Makelly.Milena 13/08/2023

Conto de fadas
Como o título já diz, o livro se trata de um conto de fadas, mais popular entre as crianças, mas esse livro de fato, mesmo sendo um conto de fadas, nos mostra varios valores e a importância de tê-los, como por exemplo a coragem que precisamos ter em algumas situações e a força de vontade que precisamos ter para fazer grandes conquistas, além de nos apresentar ensinamentos e cuidados que devemos ter durante a vida, como por exemplo, não julgar um livro pela capa.

Nina Senra 09/08/2023

A lenda (?) de Arthur
"...Porém deve ter em mente que não é um cavaleiro andante qualquer, mas sim um Rei, e sua vida não lhe pertence, mas sim ao seu povo..."

Não me pergunte porque, mas já tinha um tempinho que eu tava a fim de conhecer melhor a história do Rei Arthur, esse lendário nobre que defendeu e uniu a Bretanha há muitos e muitos anos. Pesquisando, topei com esse livro do americano Howard Pyle e, olha, que baita livro legal, viu?!

Neste livrinho, temos histórias rápidas que cobrem parte da lenda do Rei Arthur. Lemos sobre como ele tirou a espada que estava na pedra (momento sensacional), sobre suas andanças com o mago Merlin, sobre Excalibur (outro momento sensacional), e o autor também dedica várias páginas para as aventuras dos cavaleiros que faziam parte da Távola Redonda! Tudo isso em capítulos curtos e parágrafos que começam com "Pois bem", dando a impressão de que ele está sentado do nosso lado contando as peripécias de Arthur e seus fiéis companheiros. Assim, não temos aqui uma história detalhada do Rei Arthur, mas recortes dos momentos que parecem ter sido mais importantes em sua vida (ou lenda!).

Para quem curte histórias de cavalaria, "Rei Arthur" é a pedida certa! É de perder a conta quantos registros o autor faz de cavaleiros se metendo em lutas para defender a honra de suas damas ou de sua própria reputação (é inacreditável o tanto que esses cavaleiros brigavam por nada, meu Deus!), mas, a escrita leve e em tom de aventura de Howard Pyle deixa o livro super dinâmico e, vale a pena dizer, ideal para a faixa infanto-juvenil!

Amei de verdade conhecer mais das lendas arturianas, especialmente por meio de um livrinho tão legal quanto esse! Agora, se Rei Arthur existiu mesmo ou não, bom, a discussão segue...

Luis217 23/07/2023

Legalzinho
Não posso negar que gostei do livro, em alguns momentos as história pegavam ritmo e ficavam interessante, mas não me prendeu tanto quanto imaginava. É um livro simples, com uma escrita descomplicada e que me lembrou fábulas, pois ao final das histórias o autor fazia uma reflexão sobre a conduta dos personagens e como o resultado de suas ações se refletiu positivamente ou negativamente.

Camila de Almeida 15/07/2023

Sinopse da editora:
"O ilustrador e escritor Howard Pyle revive, em palavras e imagens, a saga do Rei Arthur e seus cavaleiros, desde o momento em que Arthur estabelece seu direito ao trono, ao retirar de uma bigorna a espada nela cravada.

O livro relata as batalhas de Arthur com o Cavaleiro Negro e com o Duque da Nortúmbria, e seus esforços para manter consigo a mágica Excalibur; seu amor por Lady Guinevere e as origens da Távola Redonda; Merlin, traído pela feiticeira Vivien, além de Morgana e a Dama do Lago; Sir Pellias, Sir Gawaine e tantos outros nobres cavaleiros. E, ao fim, vê-se formulado o enigma de cuja resposta depende a vida de Arthur...

Essa edição comentada e ilustrada inclui todas as 41 ilustrações e o texto integral do primeiro livro de Pyle sobre a saga de Arthur, rei da Bretanha. A linguagem e a diagramação do livro são inspiradas nos textos medievais, com resumos da história em pequenos destaques ao longo do texto. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo."

Bruna Nekel 30/05/2023

Expectativas frustradas com sucesso kkkkk
As referências que tenho dessa história tão famosa é a série de livro As Brumas de Avalon e a série de tv As Aventuras de Merlin, que são bem diferentes entre si inclusive.
O livro conta principalmente a história de como Arthur se tornou rei, que foi minha parte preferida, e também conta aventuras dele e de seus cavaleiros.
Não se aprofunda muito nos personagens nem no ambiente em que a história se passa, com pouca ou quase nenhuma descrição dos castelos e paisagens.
Avalon fica praticamente de fora desse livro, e as senhoras do lago que aparecem também foram decepcionantes.
Mas claro, isso tudo por conta das minhas próprias expectativas, o livro em si é bom, escrita muito fluída o que faz a leitura render muito rápido.
Essa edição em especial por ser pequena, juntamente com as artes contidas dão a sensação de estar lendo um livro durante o século passado.
Adorei.

Crystal5 28/05/2023

10/1000
LIVRO BOM mas BOM MESMO, e ler ele ouvindo músicas como Sound of War e War of Hearts foi uma experiência incrível
Crystal5 30/06/2023minha estante
1000/10*

Caroline 20/05/2023

Não é a toa que as histórias do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda são tão famosas, as histórias são muito legais, cheias de acontecimentos fantásticos, tradições de honra e duelos, enfim, muito interessante conhecer melhor essas histórias tão famosas.

Gisela.Biacchi 19/04/2023

Estou lendo e amando. Como não havia lido essa obra antes? Amando saber como é a história original criada por Pyle. REcomendo.

Lucio 18/04/2023

Parecia quente, mas é morno.
Fui com tanta expectativa neste livro, mas fiquei um pouco frustrado. É ruim? Não. Mas também não é empolgante. Achei os diálogos muito infantis e nas páginas existem pequenos resumos do que vai acontecer, isso achei muito ruim, porque você já sabia o que ia acontecer, ou parece que a editora pensou que os leitores não são capazes de entender o texto, porque esses resumos eram coisas muito obvias, exemplo é como se na história da chapeuzinho vermelho, tive um trecho dizendo "chapeuzinho atravessa a floresta em direção a casa da vozinha".

Se você pegar o livro e ler só esses mini trechos, você sabe tudo o que acontece na história.

Ponto positivo do livro é a edição em capa dura e as ilustrações.

LiteraLucas 08/04/2023

O Código de Cavalaria
Muito legal poder ter esse vislumbre das histórias arthurianas. Howard Pyle teve o cuidado de emular a estética das crônicas medievais, o que deixa os relatos bem interessantes. Aqui não há tramas complexas e nem personagens muito profundos, pois não é a intenção dessa obra. Temos aqui um livro cheio de alegorias, que mais dizem respeito sobre a nossa vida cotidiana, do que propriamente das tramas aqui colocadas. Ao leitor pode parecer estranho a postura dos cavaleiros, mas recomendo a leitura do livro Guilherme Marechal do historiador medievalista Georges Duby, onde é possível perceber que os Cavaleiros da Távola Redonda não eram muito diferentes dos cavaleiros reais ingleses do século XIII.

Raiane166 30/03/2023

MUITO BOM
Amo livros de cavalaria, com reis, castelos e fadas. Rei Arthur é cheio de aventuras e histórias bem interessantes, super recomendo.