O Livro dos Negros

Resenhas - O Livro dos Negros

1 | 2 | 3 | 4

dani 21/10/2021

Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali
Já bem idosa e morando em Londres, Aminata começa a contar sua história a partir da infância na aldeia de Bayo, passando pelo sequestro brutal, os horrores do navio negreiro, a vida nos Estados Unidos. Infelizmente é uma história conhecida, mas ao mesmo tempo incomum, por ser relatada pelo ponto de vista da própria sobrevivente de tais atrocidades.

Até certo ponto da minha vida, cheguei a acreditar, como fui ensinada, que a escravidão é algo que ficou no passado, que não tem mais nenhuma influência, que não precisamos falar sobre racismo. Hoje vejo como a herança maldita daqueles tempos perdura até hoje. Como não se revoltar ao ver tantas pessoas despidas de seu nome, seu povo, sua cultura, sua dignidade, sua vida. Isso não volta atrás, não há perdão. Mas o silêncio e o esquecimento também não trazem reparação.

Um livro absolutamente necessário para o momento que vivemos. Foi um prazer conhecer Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali. Uma história que precisa ser ouvida, representante de muitas vozes que não serão silenciadas.
Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Que bom que você gostou desse livro que tantas vezes te importunei para ler kkkk. Eu realmente amo esse livro : )
Agora você precisa assistir a minisserie

dani 30/12/2021minha estante
Não sabia que tem minissérie ?

Lê Golz 24/06/2015

Enriquecedor!
"Hoje, você vive, criança. Amanhã, você sonha." (p. 97)

Uau! Que livro! Essa leitura veio em um momento que eu ainda estou digerindo as emoções que senti lendo 12 anos de escravidão. Mas neste livro, Aminata Diallo é uma personagem fictícia, porém seu sofrimento é reflexo de todos os negros que sofreram com o início da escravidão. O livro dos negros, lançamento da Primavera Editorial é fascinante de todas as maneiras.

Aos 11 anos, Aminata vivia tranquilamente em sua pequena aldeia, Bayo, na África, até ser sequestrada e enviada a um navio negreiro. Até então Aminata somente conhecia os cuidados dos pais, sua comunidade e sua terra. Mas ao ser acorrentada e submetida as vontades dos toubabus - como eram chamados os homens brancos pelos negros - sua realidade mudara, e agora ela precisava amadurecer e ser forte para sobreviver. Ela fez a travessia rumo às Américas, onde foi vendida nos Estados Unidos. Sua trajetória foi marcada por muitas humilhações, mas ela não era uma africana comum. Dotada de uma grande inteligência, Aminata aprende a ler e escrever, e se virar como pode com aquilo que aprendeu com a mãe, amparar bebês.

O livro é narrado pela própria protagonista, que em 1802, em sua velhice se encontrava na Inglaterra ao lado de um grupo de abolicionistas que reivindicavam mudanças e dignidade aos negros. A escrita do autor é clara e fluida e nos remete a um momento histórico marcante que trouxe tanto sofrimento aos africanos e seus descendentes. Sem dúvidas, as cenas no navio negreiro foram as piores. Não tenho como descrever tamanha crueldade, e acho que todos deviam ler o livro para conhecer esse lado da história da escravidão.

"Ela me perguntou por que eu era tão negra. Eu lhe perguntei por que ela era tão branca." (p. 13)

A diagramação está ótima, o que tornou a leitura muito confortável, com folhas amareladas e fonte em tamanho ideal. A capa é maravilhosa e me agradou bastante. Os capítulos são grandes, mas a história é tão impactante que isso não me atrapalhou. Apesar de fluida, não vou dizer que é uma leitura rápida, pois há mais narrativa do que diálogos, além do conteúdo histórico.

Mas afinal, o que é o Livro dos negros? Assim era chamado o único e maior documento, contendo os nomes e os detalhes de 3 mil homens, mulheres e crianças negras, que após servir às linhas britânicas seriam considerados livres e viajariam para colônias britânicas, a chamada "terra prometida". Mas nem tudo foi bem assim...

"Como ele veio a se tornar meu dono, e de todos os outros? Perguntei-me se ele seria meu dono o tempo todo, ou apenas quando eu trabalhava para ele. Seria ele meu dono enquanto eu dormia? Ou sonhava?" (p. 121)

Com a leitura desse livro tomei conhecimento de fatos históricos até então desconhecidos por mim. Em nota no final do livro, o autor conta o que de fato foi ficção, e o que não foi. Apesar de Aminata ter existido apenas na cabeça do escritor, ela representa as inúmeras humilhações, açoitamentos, períodos de fome e sede, e incontáveis formas de desrespeito aos negros. Desde o início, a leitura é impactante, e eu só conseguia me perguntar com que direito uma pessoa tira diversos seres humanos de suas aldeias e casas, crianças dos braços de seus pais, e separam famílias afim de escravizá-los em outro continente? A diferença de cor lhes davam esse direito? Como Aminata mesmo se perguntou: quem havia tido essa "brilhante" ideia e iniciado tudo isso?

O livro dos negros é mais que um relato comum da escravidão. Conhecemos não apenas o período em que os negros tiveram com seus senhores, mas toda a trajetória que os trouxeram às Américas, e o desejo íntimo de voltarem para sua terra-mãe. Não é exagero dizer que este livro é perfeito. Ele tem um teor histórico muito bem escrito, e uma personagem forte, inteligente e inesquecível. Ao mesmo tempo que nos causa indignação e tristeza, nos traz admiração e encantamento pela luta de uma escrava pela liberdade.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-livro-dos-negros.html
Mi 24/06/2015minha estante
Assisti a serie de tv e na época quando soube ser baseado em livro fiquei chateada por ainda não ser publicado aqui e agora ao saber desse lançamento estou muito ansiosa pra ler o livro. Ótima resenha.

Lê Golz 04/07/2015minha estante
Oi Michelli...o livro vale muito a pena. Bom demais!!

Bellesbooks 04/02/2023

Djeli, uma contadora de histórias.
Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali, nascida na aldeia de Bayo.

Nossa livro ótimo a forma como o narrador descreveu a história em forma de biografia foi excelente realmente pareceu que a Aminata existiu, desde de seu sequestro, as vivências durante os anos até as tentativas de retorno pra sua terra natal.

Apesar de que já havia assistido a minissérie não deixou de causar impacto pois os ocorridos são bem descritivos e " mais pesados" enfim recomendo muito a leitura, um dos meus favoritos.

Eric Luiz 27/10/2019

Leitura concluída com uma sensação de saudade...
Demorei quase 3 meses para concluir este livro (intercalando com outras leituras), não porque fosse uma leitura arrastada ou difícil, pelo contrário, era fluida, prazerosa e cheira de ensinamentos que nos faz nutrir maior admiração pela personagem principal. A demora em finalizar a leitura era para não me despedir com rapidez de Aminata Diallo, uma das personagens mais fortes e marcantes da literatura contemporânea. Apesar de ser uma personagem de ficção, Aminata Diallo simboliza a vivência real de milhões de mulheres negras escravizadas, abusadas e estupradas durante séculos de escravidão.
Me despeço do livro com tristeza, mas acima de tudo com a gratidão de tê-lo lido.

Obrigado a Aminata Diallo, pois nesses quase 3 meses de contato aprendi muito com a sua luta.
Jacque 27/10/2019minha estante
quero muito ler esse!

Eric Luiz 28/10/2019minha estante
Leitura excepcional! Recomendo demais!

NatyNatalia 23/03/2021

Necessário
É um livro pesado, cheio de sofrimento, porém importante para a gente ver que não pode reclamar de nada. Somos muito privilegiados.

Mgab.s 01/09/2020

O livro dos negros é uma obra muito bem escrita, que permite o leitor a se deleitar com a história, a se incomodar e compreender os processos coloniais, os afetos de forma sensível e as angústias psíquicas, vivenciadas pelos personagens negros nessa jornada dolorosa que se perpetua em diversos níveis até os dias atuais.

Taiane Coelho 14/09/2020

Por se tratar da história de uma criança negra raptada do continente africano eu tive um pouco de receio ao iniciar a leitura. É sim muito detalhista, por mais que seja uma ficção ela tem um embasamento histórico que o autor apresenta ao final. No livro a trajetória de Aminata é cheia de detalhes, tudo o que ela passou e perdeu, a personagem é tão forte que em alguns monentos é dificil pensar que ela não foi real. Recomendo a leitura.

gabivbritto 24/05/2020

Leitura essencial
É um livro perfeito. Me envolvi do início ao fim e admirei cada gesto da aminata diallo. Uma das melhores protagonistas da literatura

Paula Santos 06/11/2021

O livro dos negros é uma ficção histórica que conta a trajetória de Aminata Diallo, uma mulher negra que foi arrancada do seio de sua pátria e família aos 11 anos de idade. Aminata é uma personagem ficcional, mas a forma como o autor a trouxe me fez questionar inúmeras vezes se realmente essa mulher não existiu realmente.
O autor nos brinda com uma leitura lenta e densa, mas carregada de emoções. Não é uma leitura fácil porque conhecemos a história e sabemos tudo que o povo negro sofreu, mas é uma leitura necessária.

Rond 13/07/2020

Ficção histórica
Se você valoriza uma boa história com alto grau de verossimilhança com o ocorrido na vida real, este livro, bem escrito, fluido, vai te transportar para o século XVIII e te fazer compreender o quanto o comércio de africanos causou um dano irreparável na história da humanidade.

Taty está lendo 07/10/2020

PESADO DO INÍCIO AO FIM!
Aminata Dialo é uma das personagens femininas mais fortes que eu já li. em meio a tantas desgraças, fome, mortes, perdas, torturas... ela manteve o pé no chão, e nos ensinou que é importante amar, ter esperanças e acima de tudo ter fé em momentos felizes e difíceis da vida. livro engraçado em alguns momentos, triste em outros. com certeza se tornou um dos livros mais marcantes que já li.

Mari 24/03/2021

É uma leitura importante, porque mesmo sendo ficção, trás muitas e muitas verdades. A história nem sempre é bonita e nem todo mundo é ruim.

Recomendo

Julia 18/01/2022

um livro pra furar a bolha!
Esse foi o primeiro livro que li pelo app Kindle. Eu comecei sem absolutamente nenhuma pretensão, inclusive não me atentei a sinopse e havia imaginado uma fantasia ou romance, mas fui completamente surpreendida!

A história conta a trajetória de Aminata Diallo, sequestrada e escravizada ainda criança, e é extremamente detalhista. Durante todo o desenvolvimento da personagem, Lawrence Hill, o autor, consegue chocar e trazer sentimentos muito intensos no leitor, inclusive quando mistura emoções felizes em meio a tanto sofrimento (a primeira paixão, a maternidade, a amizade).

É óbvio que o grande choque é a realidade da escravidão, crua como é contada aqui. Mas o que surpreende nesse livro é maneira como Aminata, uma das poucas a ter essa oportunidade, conseguiu superar todas as adversidades de uma vida através da cultura, da leitura e da escrita; o local onde esse conhecimento a colocou e a manteve "a salvo", isso é incrível.

E particularmente, algo que me tocou muito, foi o apagamento das raízes africanas. Uma das questões que mais me dilacerou nesse livro foi a volta pra casa, e a dificuldade da personagem em se reconectar, física e mentalmente com seu local de origem, simplesmente por não ter informações, não ter memórias, não ter registro algum sobre seu local de nascimento e infância.

Apesar de uma ficção, o livro parece muito uma biografia, uma história real. Tendo muitos fatos históricos confirmados, é uma leitura intensa e de muito crescimento, ideal pra quem quer sair da bolha, da zona de conforto.

Thef 13/04/2020

Livro incrível, apesar de ser uma ficção é baseado em fatos reais, rico em detalhes, a trajetória de Aminata é viciosa.

Liria3 22/09/2020

A esperança nos olhos de quem sofreu.
O ?livro dos negros? é um livro pesado, do começo ao fim. Ele conta a trajetória de Aminata, ou Meena, é uma história de superação e esperança, apesar de todo sofrimento que fica claro nos olhares que ela encontra pelo caminho. Meena passa por tanta coisa, por tantas perdas e desilusões e mesmo assim continua firme, com esperanças de que as coisas irão se ajustar e melhorar. Aprendi que às vezes, tudo o que precisamos é um abraço aconchegante, que o carinho de um querido é acalento para um coração cansado e o sorriso de uma criança é cola para uma alma despedaçada.

1 | 2 | 3 | 4