Clímax

Clímax Chuck Palahniuk

Resenhas - Clímax

Bru 03/04/2023

Nem sei o que falar, livro surtado com certeza. Fazia tempo que eu não lia um livro que me fizesse ficar pensando nele quando não o estava lendo. Fiz questão de não saber nada sobre a história, não li nem a resenha. Logo na primeira linha já me despertou a curiosidade, se você é uma pessoa sensível a cenas de abuso não leia a primeira parte.
Eu sei que o autor é conhecido por crítico e irônico, mas as vezes não se sabe o que ele está criticando ou no que ele está sendo irônico.

Bruna 21/03/2023

Olha, pasma estou!
Não sei nem por onde começar a comentar sobre esse livro. Chuck Palahniuk me surpreendeu ao colocar diversos temas e associa-los sem perder o sentido da leitura. Associações essas que em nenhum momento de minha singela vida passou pelos meus mais criativos pensamentos.

Ele conseguiu me tirar risadas por pensar o quão absurdo é aquilo que está escrito, divagando se um dia pode mesmo se tornar realidade.

De modo geral, não é uma leitura que pretendo repetir, mas deixo como dica para aqueles que buscam histórias fora do comum.

Gabriel.Favalessa 14/03/2023

Uma ideia interessante, mas a escrita não me cativou tanto
Gostei da ideia e da premissa do livro. Acho que foi muito legal ir descobrindo aos poucos o que estava acontecendo e o objetivo por trás das ações dos personagens sob a perspectiva da Penny. Entretanto, dois pontos não me agradaram muito. Primeiro, é a escrita, que achei meio corrida em diversas momentos, passando informações como dadas sendo que, até então, não haviam sido trazidas ou mesmo tinha sido trazidas de forma oposta. Segundo, é a forma como fica bem evidente que o livro, apesar de contar com muitas personagens femininas, foi escrito por um homem e carrega muito sua visão sobre as mulheres.

Crislayne 10/03/2023

Perda de tempo
Mal acredito que li esse livro inteiro, foi só para poder falar mal com propriedade. Desnecessário em tantos níveis. A crítica sobre consumismo, capitalismo e manipulação de massas é incrivelmente válida, mas a execução da crítica por outro lado... Quanto mais eu lia, mas eu duvidava da minha sanidade por ler. Só não dei 0,5 estrela porque algumas frases me tiraram uma risada gostosa, de tão absurdas. Achei perda do meu tempo. Mas se você estiver na procura de um livro sem pé nem cabeça, com críticas ridículas, um homem feministo (péssimo) e Crepúsculo toda hora sendo ofendido, talvez o livro seja pra ti.

Ps. Achei terrível a maneira que o autor esteriotipou as amigas da Penny como forma de ridicularizar autores que fazem isso, porque saiu mais ofensivo, do que como crítica. E, acima de tudo, a maneira RIDÍCULA e desumanizada que pessoas PCD são tratadas nele, isso conseguiu me ofender mais que todas as coisas absurdas que li.

Helen Dreher 23/02/2023

Completamente insano!
No começo eu estava me sentindo um pouco estranha, confesso.
Principalmente com a sexualização da obra e lendo logo de início já fiquei altamente obcecada por cada detalhe do autor
Narrativa ótima, não é das melhores que já li mas me senti super confiante por ser uma leitura fácil.

Julia 31/01/2023

Uma viagem!
Esse livro é uma mistura de ?o que está acontecendo aqui?? com ?meu Deus que viagem?. Não é para qualquer um, afinal, estamos falando do Chuck Palahniuk. Envolve momentos absurdos, obscenidades, erotismo, realidade paralela? são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Em alguns momentos você realmente precisa usar a imaginação para entrar na história. Eu curti. Para quem gosta do Chuck eu super recomendo! ?

Eduardo Mendes 30/12/2022

Bizarro
Pode não ter sido uma boa ideia começar a ler a obra de Chuck Palahniuk por Clímax. Ele é autor do clássico Clube da Luta, tem ideias bastante inventivas e toca em temas importantes durante a obra, mas confesso que terminei o livro apenas pra saber onde ele ia chegar com toda essa loucura.

Clímax é um livro ousado, que acerta nas críticas ao consumismo, satiriza obras como 50 tons de cinza, e mostra como os homens de forma geral não tem muito jeito pra lidar com a sexualidade feminina; ao mesmo tempo, o texto é grotesco, com passagens de pura violência física e psicológica. Minha leitura foi angustiante e apesar de entender a mensagem do autor, eu não via a hora de terminar logo a história. Sinceramente não consegui entender se o autor está criticando ou exaltando o feminismo.

Acompanhamos a história de Penny Harrington, uma jovem recém formada em direito, virgem e ingênua, que entra num conturbado relacionamento com o bilionário excêntrico Cornelius Linus Maxwell (C LI MAX), que já viveu diversas experiências sexuais, e se torna um guru sexual da garota.

A caricatura das mulheres incomoda o leitor, elas são tratadas como fúteis, o sexo é banalizado e a protagonista se vê numa posição de cobaia de dispositivos sexuais que tornam as mulheres viciadas em orgasmos. A história vai escalando e fica cada vez mais bizarra. A partir daí o que temos é uma distopia, um mundo que está prestes a ruir por conta destes aparelhos sexuais desenvolvidos por CLIMAX.

Apesar do enredo tortuoso, a escrita do autor é clara e facilita a leitura. Apesar de não ter gostado do tema e do tom da obra, a trama tem tons de comédia, e muitas passagens são recheadas do mais puro humor ácido. Portanto, quero ler mais obras de Chuck Palahniuk. Qual você me recomenda?

site: https://jornadaliteraria.com.br/climax/

Maria 23/12/2022

Não sei bem o que pensar
Simplesmente o livro mais estranho que já li.Elementos inusitados introduzidos de maneira inesperada,uma protagonista que toma decisões meio inverossímeis e personagens secundários minimamente esquisitos.Em alguns momentos tive nojo,em outros sorri genuinamente mas o tempo todo pairava uma atmosfera de "que diabos eu estou lendo?".O final eu não esperava.Acredito que o desenrolar da história vai surpreender quem não é acostumado com leituras bizarras,assim como eu.

Gi Santos 20/12/2022

Honestamente, foi um dos livros com enredo mais louco que já li, e olha que normalmente coisas loucas me atraem bastante. É uma distopia que explora a tecnologia e o prazer, especialmente o feminino, de uma forma muito singular. É uma leitura interessante.

Fernanda.Navarro 09/11/2022

O que dizer?
Não é uma leitura para qualquer um. Tem que ter a mente bem aberta, pois é bem explícita e faz um paralelo da busca pelo prazer sem limites até perder o controle. Trata-se da procura pelo orgasmo através de acessórios de sex shop criados por Cornelius Linus Maxwell, vulgo Climax, que através de muitas pesquisas em diferentes mulheres por 136 semanas lança a incrível loja de fachada espelhada rosa chamada Beautiful You cujo slogan é ?vamos desbancar um bilhão de maridos?. Neste livro podemos fazer um paralelo com tudo o que vicia, como drogas, álcool, pornografia, jogos, internet, compras, exercícios físico e/ou procedimentos cirúrgicos em busca de um corpo perfeito, comida e qualquer tipo de hábito cujo consumo desenfreado pode ser catastrófico. É uma bela sátira do mundo moderno, do capitalismo e do uso das tecnologias para benefício próprio. É possível extrair muitas reflexões desta obra, basta não se apegar somente nos trechos que falam sobre sexo, afinal o livro vai muito além disso.

Beatriz 29/10/2022

Maior viagem da vida
Totalmente sem sentido. Livro baixo, com um mundo mau construído e confuso. Nada que se aproveite. Tinha horas que dava até vergonha de estar lendo.

mafe 19/09/2022

esse livro foi tão???????????? do começo ao fim. não gostei nem um tiquinho e quase larguei várias vezes

Laishvenvs 14/09/2022

Primeira decepção com Palahniuk
?Vamos desbancar um bilhão de maridos?

?Clímax?(2015)
Chuck Palahniuk

Um livro carregado de erotismo e experimentos.

1. A abordagem erótica já é algo que dificilmente (e seletivamente) me agrada nas expressões artísticas.
2. ?Clímax? é minha palavra favorita. Paguei pra ver.

Infelizmente, me decepcionei.
Pessoalmente: potencial pouco trabalhado e muita ?enrolação? pra pouca mensagem. Esse último, pouco me importaria se fosse melhor desenvolvido.

(Mas, quem sou eu pra julgar?! rs)

RayLima 14/09/2022

Clímax- Chuck Palahniuk
Comprei esse livro sem nenhuma informação do que seria a história, apenas vi o nome do autor e por ter gostado bastante de Clube da Luta achei que valia a pena conferir. Sutileza não é bem o forte de Chuck Palahniuk, e isso fica bem claro em Clímax. As duras críticas ao capitalismo, consumismo desenfreado e ao machismo são escancaradas. Também senti uma pegada de crítica ao feminismo liberal, mas talvez seja só uma percepção pessoal minha. Acho que em alguns momentos chega a ser explícito demais, mas o que esperar de um livro que fala abertamente de sexo e escrito por um homem? A intenção foi boa e isso é o que importa. Tem partes bem divertidas também. No geral, não é um livro que eu indicaria pra ninguém. Não me impactou e nem me cativou, mas valeu a experiência.

julyeleventh 13/07/2022

maluquice
chocante e LOUCO. nunca li nada assim. mas no estilo crítico do chuck q eu gosto mto. bizarro, mesmo.