Misery Stephen King
Stephen King

Resenhas - Angústia

Fernanda1653 28/03/2024

Misery
O livro fala sobre Paul Sheldon um escritor famoso que tem uma série de livros com a protagonista que se chama MISERY. Ele sofreu um acidente e foi achado por sua fã número um, Ela cuida dele mais tbm o mantém em prisioneiro em sua casa isolada. E sua fã número um quer que ele escreve a sua obra prima, O Livro e angustiante mais você não vai conseguir parar de ler.
Nunca tinha lido muito do Stephen King e gostei demais e super indico.

pipocareads 26/03/2024

SUFOCANTE
É o que esse livro foi em alguns momentos.
Deu agonia, deu raiva, deu ansiedade? Ele te cria esperanças só pra te fazer ficar chocado em seguida quando tudo dá errado.
A história do livro dentro de livro é algo que me agradou muito também.
É interessante ver as várias reflexões do King sobre o processo criativo, sobre a cobrança dos fãs com os autores, sobre a nossa relação com os personagens que lemos (nossa, o que ele fala sobre o luto de ler seu personagem preferido morrendo é muito real).
Em determinados momentos e com as devidas ressalvas pensei em como muitas vezes a cobrança que a gente faz com nossos autores preferidos pra finalizar as séries de livros que amamos (oi george martin) pode ser uma tortura tb. Claro que guardadas as devidas proporções.
Tirando as partes em que fiquei frustrada e tiver vontade de jogar o livro na parede (ou talvez justamente por causa delas) foi uma boa leitura.

HortAncia.Helena 25/03/2024

Foi meu primeiro livro do Stephen King e do gênero terror também, não gosto de terror, então já fui com um pé atrás, mas o livro é muito bom. Tiveram umas partes que eu fiquei com muita agonia, ele consegue descrever bem as situações mais explícitas. Porém, tiveram partes que eu fiquei meio perdida, não sei se eu que não peguei as referências direito, isso complicou um pouco alguns entendimentos. No geral, o livro é muito bom, mas não faz parte do meu gosto pessoal vou ter que ler algumas coisinhas mais leves agora para equilibrar.

doraaas 25/03/2024

Aaaa
É o meu primeiro livro do Stephen King, (confesso que já quis começar logo pelo biggie, o querido 'It a coisa' ?).

Eu vi umas resenhas falando que o livro é lento e um pouco demorado, ou que faltou mais adrenalina ou ação no livro, porque a ausência de ambas o faz ás vezes "entediante".

Eu gostei do livro assim que comecei a ler, me adaptei à escrita do autor rápidamente e tudo fluiu super bem! Eu me sentia na história do livro, então toda vez que eu parava de ler era como se eu tivesse realmente assistindo a um filme e colocasse pausa.

Eu adorei o livro e a história, e sinceramente não achei o livro parado e não senti necessidade de algo mais, é terror psicológico, é normal que seja lento mesmo. A instabilidade da personagem já dava adrenalina o suficiente porque a cada página poderia vir uma reação que a gente não esperava, mudando a história com umas doses de adrenalina sutis e suspenses nos momentos certos.

Recomendo a leitura! (talvez não seja a praia de pessoas que não gostam de suspense ou terror psicológico).

Frases que eu marquei:
(Tentei escolher as que menos haviam spoilers!)

? "Ela sorriu para ele. Havia loucura naquele sorriso, mas Paul viu outra coisa ali também, algo que o assustou para valer. Ele viu mal consciente ali; um demônio saracoteando por trás dos olhos dela".

? "Você é como um homem que adora um bom bife, mas que não suportaria passar uma hora no abatedouro".

? "No ponto de vista de Annie, as pessoas do mundo se dividiam em três grupos: pestinhas, pobrezinhos... e Annie".

? "E ela era muito, muito inteligente. Parecia quase tão inteligente quanto o próprio satã".

? "Aqui ontem nós tomamos jeito, e planejamos tomar jeito amanhã, mas hoje nunca tomamos jeito".

? "Mas se você precisava TER UMA IDEIA, o tédio atacava o bloqueio criativo com a quimioterapia ataca o câncer".

? "Nem bruxaria nem galho de arruda, Deus ampara a quem se ajuda".

Beatriz2029 25/03/2024

King não decepciona!
Comecei a leitura com a expectativa lá em cima e não me arrependi nadinha!

O livro conta a história de Annie Wilkes, enfermeira ?aposentada? e Paul Sheldon, um escritor famoso muito conhecido pela sua série de romances Misery. Quando Paul se acidenta durante uma nevasca, Annie o sequestra.
Annie se diz fã número de Paul e idolatra a personagem Misery, ela não sabia que no último romance da série sua amada personagem morre e Paul não contava com a obsessão e loucura de Annie, que através de tortura o obriga a escrever um último romance trazendo Misery de volta a vida.

Os personagens são muito bem construídos e em alguns momentos King te faz pensar que vai começar uma síndrome de Estocolmo, porém, na próxima página Paul já está xingando Annie mentalmente novamente, fui feita de palhaça varias vezes hahaha

Como outros livros do autor que li, as cenas são contadas em muitos detalhes (mas sem enrolação) e você se sente presente no cômodo, sente a agonia e loucura dos personagens. A história da uma arrastadinha em alguns momentos mas nada que de vontade de parar de ler o livro, pelo contrário, você começa e brincar de ?Sai dessa!? com Paul e fica desesperado pra saber como ele vai sair da situação. O final do livro foi desesperador, assustador e cheio de ação, eu não conseguiria largar o livro nem se o mundo tivesse desabando ao meu lado, foi um final sensacional e digno de cinema mesmo!

Enfim, livro excelente, te prende, te desespera, te dá agonia, te dá dó, te dá nojo e medo também? Recomendo de olhos fechados!

FAbio569 25/03/2024

Misery
É incrível como essa historia me deixou preso, a forma como king trabalha o desenvolvimento dos personagens e a loucura de Annie beira a perfeição, uns dos melhores livros do mestre que tive o prazer de ler. Recomendo a todos.

Erica.Barone 24/03/2024

Sem questionar a genialidade e criatividade do SK, não gosto do gênero literário do qual ele é mestre. Nunca gostei de terror, para mim é aflitivo e as vezes tedioso, mas para quem aprecia, com certeza Misery é um ótimo livro.

ekdoky 24/03/2024

Sua fã número um.
Que loucura de livro. Que doideira de história.

Achei simplesmente sensacional a escrita e todo o enredo. Por vezes fiquei extremamente agoniada, horrorizada e desconfortável imaginando as cenas tão bem descritas. A pegada da consciência do Paul conversando com ele totalmente drogado e inebriado era genial, além de que, nas partes da história da Misery, cheguei achar bem interessante (duas histórias em um livro só).

lamLiz 24/03/2024

Misery
Paul Sheldon é um escritor famoso, que é gravemente ferido em um acidente de carro, e acaba sendo resgatado por uma enfermeira, Annie Wilkes. Porém, Sheldon acha algumas coisas erradas e descobre que sua salvadora é uma fã obsessiva, e sua gentileza se transforma em uma prisão.

O livro é um suspense psicológico muito angustiante. Durante a leitura fiquei me perguntando o quanto a mente de Paul poderia enganá-lo em diversos aspectos, e imaginar coisas terríveis e tão vividas. E o quanto Annie era problemática, e o quanto seu humor oscilava.

Esse livro para mim foi o melhor do Stephen que já li, eu realmente fiquei impactada com o enredo, e o final, foi simplesmente impressionante e ao mesmo tempo inquietante e arrebatador.

Paula.Biava 24/03/2024

Misery é uma leitura envolvente, que te deixa conectada com a história do início ao fim! Livro deixa o leitor com as emoções a flor da pele, acompanhando o escritor Paul Sheldon, que é sequestrado por sua fã número um. Tensão, desespero, aflição? sao alguns dos sentimentos aflorados pela leitura!
Super recomendo!

Walisson 23/03/2024

Gostei?
Confesso que o livro me prendeu aos poucos, as 100 primeiras páginas eu tava achando a história muito confusa, mas o desenrolar da trama engata e te prende até o final. É uma leitura pesada, que te faz sentir o pânico do protagonista Paul Sheldon vivendo em cárcere por sua fã Annie Wilkes. O modo como Annie o tortura, sua obsessão, como a história escrita por Paul se alinha com a sua realidade, e as características de Annie e de seu passado que são revelados aos pouco faz você torcer por um final que alivie seus
medos durante a leitura.
Até agora, esse se tornou um dos meus livros preferidos do autor. Recomendo!

Dandara 23/03/2024

Misery - Louca obsessão
Terceiro livro Stephen em menos de 3 meses, acho que não posso mais dizer que não curto muito o gênero terror na leitura. A forma da escrita do autor é extremamente envolvente e bem construída, ainda mais nesse livro, cujo um dos protagonista é, justamente, um escritor. Durante toda a trama você se agonia junto com Paul, por vezes junto a Misery e vive um misto de sentimentos por Annie.

Jo Stein 22/03/2024

Após um grave e terrível acidente, Paul Sheldon acaba sendo resgatado por Annie Wilkes, uma enfermeira e, coincidentemente, sua fã número 1. O que Paul não poderia esperar é que esse seria o início de seu pior pesadelo.
Paul está debilitado e com ambas as pernas quebradas, ou seja, totalmente dependente de Annie, a qual usa seus conhecimentos enquanto enfermeira para cuidar de Paul. Após certa melhora, sua fã número 1 questiona o final de sua série favorita, deixando claro sua inconformidade com o que ele escreveu, e exigindo que ele escreva um novo livro e "conserte" tal desfecho.

O que faz de "Misery" tão especial é, antes de tudo, a capacidade de King de construir uma uma atmosfera do mais absoluto terror psicológico sem apelar para o sobrenatural, e com isso ele nos mantém com o ar preso na garganta e em permanente estado de choque.

A obsessão (levada às últimas consequências) é o elemento central. E é justamente por se tratar de algo real, caracteristico e intrinseco a todo ser humano, o que torna o enredo tão convincente e assustador.

E ainda somos apresentados a Annie Wilkes: uma das personagens mais extraordinárias, psicóticas e sádicas da ficção moderna.
Ela, melhor do que ninguém, comprova que lucidez e loucura estão separadas por uma linha tênue.

Certamente entrou pra lista de favoritos do mestre!

peregrinaverso 22/03/2024

?Agora minha história foi contada.?
Quantas emoções e sentimentos lendo esse livro. Fiquei completamente abismada com o quão fundo King foi nesse aqui.

Antes de tudo, o que mais me pegou nessa história foi a inspiração dela. Li ?Sobre a escrita? do King ano passado e lembro de passagens dele contando no vício em cocaína e que Misery inteira é uma analogia a esse período. Então, lendo Misery finalmente, senti que estava muito próxima do sofrimento dos dois autores, Stephen King e Paul Sheldon, sentindo seu desespero duplamente.

A narrativa é intensa e brutal e mesmo sendo um livro curto, as páginas se entendem em um sofrimento horrível, que causa as mais diversas sensações. Aqui, King sempre cria paralelos e cita diversas vezes, até mesmo usa diretamente um trecho de O Colecionador do John Fowles, e achei isso muito apropriado. Senti exatamente as mesmas coisas quando li O Colecionador, foi como revisitar aquela história. E tal qual esse livro, Misery me encantou na mesma proporção que me deixou agoniada.

Gostei muito de como King trouxe conscritos psiquiátricos, como, mesmo Annie sendo apresentada como psicologicamente instável logo de cara, aos poucos ele foi colocando peso e ampliando seu quadro clínico e mais e mais Annie me surpreendeu em sua psicopatia. Quando achei que ela não poderia ir mais longe em sua crueldade, fui contrariada e uma nova faceta da maldade surgia nas páginas.

O clímax é frenético e angustiante, ao mesmo tempo que mantém o tom do livro na medida, as proporções sobem muito e você se vê completamente tenso, querendo gritar, querendo que acabe logo tanto quanto Paul.

São sensações vívidas e intensas em casa nova página, um livro cheio de nunces, que traz vários pontos sobre criatividade, processo de escrita e, principalmente, da crueldade humana em sua forma mais crua. Favoritado, com certeza!