Misery

Misery Stephen King
Stephen King

Resenhas - Angústia

Thaisinha 21/02/2024

Fazia anos que eu queria ler esse livro e finalmente consegui! (ganhei num bingo do meu amigo kkk)
já tinha visto o filme uns anos atrás, então sabia o que ia acontecer, mas mesmo assim foi legal de ler, e como quase sempre, o livro é melhor, e nesse caso mais assustador tbm. adorei

Debora 21/02/2024

Misery
Que livro assustador!

Tem uma premissa que é muito específica e difícil de acontecer, mas não li pela sorte de Paul.

O livro desde o começo é interessante, deixa o leitor com sede de acontecimentos; a medida que se avança, surge a dúvida se Annie realmente poderia ser mais fora da casinha, e ela supera todas as expectativas.

Torci por Paul, tive esperança e percebi que nesse gênero isso não basta.

Um livro muito bom.

lilly 19/02/2024

Quando se vive no parque de diversões, a festa nunca termina.
De todos os livros do Stephen que li até agora, esse foi o de longe que mais me deixou agoniada e ansiosa para terminar.

O livro vai abordar muito sobre a sobrevivência frente à um cárcere privado. Para mim, o King soube expor de maneira excepcional como a sanidade vai se perdendo e a instabilidade mental vai se instalando na vítima frente ao medo, angústia e a agressão física e verbal.

O Paul com certeza é um personagem que eu não teria simpatizado em outras circunstâncias, mas aqui foi diferente, com a vida em cheque, torci muito para ele escapar.

Já a Annie me surpreendeu, algumas das crueldades que ela cometeu me fez passar mal (literalmente). Em determinados momentos não me surpreendia com suas atitudes e a dificuldade em assumir a culpa de seus atos. Mas não só isso, fiquei intrigado com o quão perspicaz ela era em escapar impune dos seus crimes.

Um ponto que me não me agradou nesse livro foram as analogias que o King fez. Estas analogias estão presentes em todas suas histórias, sempre terá uma ou mais que vão acompanhar o personagem principal até o final do livro. Só que desta vez eu não entendi essas referências e a constante menção delas me cansou.

E por fim, o que realmente não deu para mim foi uma frase específica que o Paul tem no final na parte do clímax. Não consigo passar pano, nem para o meu autor favorito. Foi outro momento que me fez passar mal.

“No escuro, a racionalidade parecia burra, e a lógica, um sonho.”

“A crueldade, afinal, era inteligível. Mas era impossível argumentar com a insanidade.”

Gabriella 18/02/2024

Miserycórdia
Já tinha lido outras obras do Stephen King antes mas, com certeza, essa foi a que mais me assombrou. Eu ficava aflita todas as vezes que as coisas não davam certo pro Paul, sentia um frio na barriga a cada momento de tensão, sentia agonia genuína a cada maldade que a Annie fazia com o Paul e, principalmente, sentia medo da fã número um.
O livro é extremamente bem escrito, dividido em quatro partes que terminam em momentos decisivos, tornando a leitura envolvente e indispensável. A forma como Stephen convida o leitor a se apegar ao livro dentro do livro é genial! Sem dúvidas, um livro que me alegra por tê-lo físico em minha estante.

FabricioSC 18/02/2024

SK não é só mestre do terror
Com toda certeza o melhor livro de terror não-sobrenatural que já li. Logo nas primeiras páginas a gente já percebe um alto nível de loucura e maldade da pessoa-personagem, mas a gente se surpreende mais ainda com isso de acordo com o avanço da história. A escrita é excelente e bastante fluida, sem ficar preso em detalhes excessivos, deixando a história ser bem dinâmica sem perder o aprofundamento nos personagens. No fim das contas, após ler, percebemos que o Stephen King não é só Mestre do Terror. É Doutor do Terror.

Cameater 18/02/2024

Angústia.
Primeira leitura do Stephen King e a pressão já chegou a cair.
Agonizante e passa bem a sensação de angústia, desespero e desprezo a cada segundo dentro daquele quarto de hospedes.
Não fui muito com o estilo em si do livro, mas em si a escrita é realmente boa, desenvolvida e bem escrita.

Kyony 18/02/2024

Angústia sem fim
Agora eu entendo por que um dos primeiros nomes do livro foi Angústia, porque é exatamente esse sentimento que você vai sentir em boa parte do livro.
Anne Wilkes é uma personagem completamente insana e vai levar até as ultimas consequências pra ter o que ela deseja. Paul Sheldon é submetido a todo tipo de tortura durante o livro afim de ceder as loucuras da mulher e escrever um novo livro de Misery especialmente pra ela.
Prepare o coração pra ver a agonia que esse homem vai passar a cada página, enquanto tanto ele como nós, os leitores não conseguimos sequer vislumbrar uma maneira dele sair dali vivo.

Isabella1741 18/02/2024

O livro mais agonizante que já li. Senti a tensão do começo ao fim, quis vomitar lendo algumas partes de tão detalhista que o Stephen King foi.

larissa santiago 17/02/2024

Stephen Rei
Gente, não sei nem o que dizer sobre esse livro. Foi o primeiro do Stephen King que eu li, e certamente vai ser o primeiro de vários. Amei a escrita desse autor, essa pegada de horror e suspense, que mexe com a cabeça da gente! Literal um terror psicológico.
E eu amei.
Logo no começo eu já tava com cagasso. Capítulos curtos. Uma criação de mundo que MEUDEUS.
Você consegue sentir exatamente o que o Paul sente, e você vai sentindo junto com ele tudo aquilo, e vai emocionando, chorando, enlouquecendo, ficando com raiva, fechando o livro com um baque pra respirar e raciocinar (fiz isso várias vezes, principalmente na reta final do livro). E você também fica com medo dos personagens, se perguntando "será que existe alguém assim na vida real, ao ponto de alguém conseguir escrevê-la em páginas de um livro?".
Acho que não tem UM aspecto negativo nese livro. Posso estar me precipitando, mas não tive experiência ruim. Na verdade, achei a história MUITO BOA e tô louca pra ver o filme.
Mas temos que concordar, Misery não é para os fracos de estômago. Sério, o que se passou na cabeça do Stephen pra escrever ESSE TERROR PSICOLÓGICO. Se você é sensível com estômago, não recomendo a leitura. O livro começa a ficar MUITO PESADO na reta final, muita cena pesada com sangue e etc etc, aquilo que o suspense adora. Nesses capítulos eu só fechava o livro, respirava tentando não pensar em como aquilo tudo era pesado, nojento e quanto me dava vontade de vomitar. Mas enfim, Stephen King né (esse cara é gigante).
Adorei de verdade. A reta final foi me deixando cada vez mais apreensiva. Na verdade, eu fiquei apreensiva do começo ao fim. Excelenteeee! Stephen King sabe o que faz! Um rei mesmo!
(E agora estou com cagasso de fazer qualquer coisa, valeu aí).

Larissa1729 16/02/2024

Sua fã número um. Annie Wilkes
Que livro! Uma leitura muito rápida, o livro desde o início nos prende, ansiando por um novo capítulo. Misery é uma leitura profunda e pesada que nos faz só querer saber se Paul vai conseguir ou não escapar da sua fã número um.

Daia Manfre 16/02/2024

Para estomâgos fortes
Paul Sheldon é um escritor famoso pela sua série de Best-Sellers chamada Misery, porém já está cansado dela e resolve mata-la em último livro da série.

Anos depois ele escreve um livro diferente e sai dirigindo bêbado para comemorar, o que causa um acidente .

O pesadelo de Paul tem início quando Annie Wilkes o resgata da estrada. Ela é sua ?fã número um?.

Paul desperta e percebe que foi sequestrado.

A exigência: escreva outro livro e faça Misery voltar a vida!
A barganha: eu te resgatei e você me deve isso.

Paul se encontra indefeso, preso à cama, pois o acidente praticamente esmagou suas pernas.

Ele está à mercê dos caprichos de Annie e dos comprimidos de analgésicos que são administrados por ela, se ele se comportar bem.

A definição de Annie por bom comportamento está além de nossa compreensão, ela é totalmente instável psicologicamente mas muito ardilosa e percebe quando Paul consegue se movimentar na cadeira de rodas sozinho e sair do quarto.

Paul encontra fotos e recortes de jornais sobre bebês e pessoas que morriam na UTI misteriosamente, enquanto ela era chefe das enfermeiras, além de obituários de pessoas relacionadas a ela de alguma forma.
Paul tem a certeza que está diante de uma assassina cruel.

Durante a leitura você sente o medo e angústias de Paul.

O teor de tortura aumenta conforme a convivência deles se solidifica.

Existem trechos muito violentos e sanguinários, que confesso, me deram aflição e me deixaram chocada.

Annie é mesmo uma psicopata.

Meses se passam e Paul segue escrevendo Misery e sofrendo sob os cuidados da enfermeira louca.

Um livro para estômagos fortes.

E você tem coragem de embarcar nesse pesadelo?
Será que ele vai se libertar?

? Trecho marcante:
O acesso louco de alacridade cessou quando ele olhou para o corpo mutilado do rato no canto do quarto.
Um pensamento lhe ocorreu.
- Olha, no fim ela deixou mesmo algo para comer!

Franciele269 16/02/2024

Stephen king não é pra mim
Segundo livro do autor que leio e não consigo sentir tudo o que os fãs do autor sentem, achei o livro muito bem construído, personagens bem marcantes e estruturados, mas a história em si, pra mim não deu certo, achei muito maçante, tudo dava muito certo para a vilã o tempo todo, ter outro livro dentro deste tb me cansou, isso acabou me desmotivando e me deixou mais de 1 mês com essa leitura empacada.

vaciolona 16/02/2024

Sensacional mas a tradução tava péssima
A história é muito boa e tem momentos que você sente terror, o final encaixa perfeitamente com a história. pra mim a experiência só não foi perfeita pela tradução.

eu acho que li a tradução da primeira edição desse livro, do 1987, tinha expressões e gírias muito antiquadas que tornavam os díalogos meio ridículos e difíceis de serem levados a sério principalmente quando eles são o moto da história como num terror psicológico desse.

.GABI. 16/02/2024

Stephen King, me ensina a ser você
Primeiro do Mestre, esse ano.
Não gosto de fazer sinopse, então, vamos direto para as minhas considerações:

Um início de muitas perguntas, sentimentos inexplicáveis, a vontade de entrar em uma das páginas e tirar Paul daquele pesadelo era avassaladora.

Que Annie era louca todos nós sabemos, até achei por poucas páginas que ela só era um fã mesmo, mas, depois de "Doces Memórias", ela tornou-se uma das minhas vilãs favoritas.
Wilkes tinha um temperamento visivelmente explosivo, a bipolaridade dela tirava-me do sério(mas os "palavrões" fechavam a minha a cara na hora em que lia), nunca tinha como prever o seu próximo passo, King meu amigo, como diabos você escreveu esse livro??

Já Paul, me fascinou pelo seu humor sarcástico, diante da desgraça, a sua inteligência(sem os remédios)era absurda, a forma que ele manipulava o gênio de Annie era invejável. (quando funcionava)

E o final?? Incrível, os melhores livros para mim, são aqueles que há várias possibilidades para o fim e raramente você acerta, o coração acelera e você não para até ler o último ponto. Assim foi Misery!

Enfim, leiam para saber mais, adorei a leitura super-rápida, não acreditem em quem fala mal, essa pessoa não leu direito.
Misery, um livro aterrorizante, incrivelmente real e de uma tensão desesperadora.

*BÔNUS*

A minha mãe teve uma teoria para o final, que cogitei estar correta.
Segundo ela, Paul sofreu o acidente e foi para o hospital, ele realmente era diariamente drogado e tinha uma enfermeira, só que a tortura, a loucura e até mesmo a personalidade de Annie, era tudo fruto da sua imaginação.
Creio que esse seria um final para outro escritor, não para o tio King.