O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Eduardo Mendes 30/12/2022

Se deus não existisse, tudo seria permitido
O Existencialismo é um humanismo é uma das coisas mais incríveis que eu li em toda minha vida. O texto escrito em 1946 pelo filósofo Jean Paul Sartre visa esclarecer o pensamento existencialista. Sua tese é que a existência precede a essência. Vem comigo!

O ponto de partida dessa jornada é uma frase de Dostoievski: “Se deus não existisse, tudo seria permitido”. Sartre defende que na inexistência de deus o homem torna-se desamparado, pois não encontra algo em que acreditar. Por outro lado, ele pode assim definir os valores que deseja seguir de acordo com seus próprios princípios. Livre das imposições e valores ditados pelas religiões.

Sartre afirma que o existencialismo é uma doutrina que torna a vida humana possível e que, por outro lado, declara que toda a verdade e toda a ação implicam um meio e uma subjetividade humana, afinal o ser humano é bastante complexo. Fica mais claro nas palavras do autor:

“Que significa, aqui, que a existência precede a essência? Significa que o homem existe primeiro, se encontra, surge no mundo, e se define em seguida. Se o homem, na concepção do existencialismo, não é definível, é porque ele não é, inicialmente, nada. Ele apenas será alguma coisa posteriormente, e será aquilo que ele se tornar. Assim, não há natureza humana, pois não há um deus para concebê-la”.

Ele finaliza falando sobre o humanismo e fazendo relação deste com o existencialismo. Sobre o humanismo, Sartre destaca dois tipos, um humanismo que toma o homem como meta e como valor superior, este totalmente rejeitado por ele, e outro em que o homem está constantemente fora de si mesmo; é projetando-se e perdendo-se para fora de si que faz com que o homem EXISTA. Humanismo porque não há outro legislador além do próprio homem, que decidirá por si mesmo.

Pra fechar, Segundo Sartre, o existencialismo não é um ateísmo no sentido de que se esforça para demonstrar que deus não existe. Ele afirma que o problema não está em sua existência, mas que o homem deve se reencontrar e se convencer que nada pode salvá-lo de si mesmo. É lindo demais!

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-existencialismo-e-um-humanismo/

Jean Silva 19/12/2022

O desenvolvimento desse livro é muito bom, é praticamente um artigo sobre o existencialismo. As principais ideias da filosofia do Sartre são debatidas pelo próprio autor de maneira sintética e objetiva neste livro. Ele tem um certo foco em explicitar suas concepções e explicar melhor o que é o existencialismo, pois no contexto da escrita elas eram interpretadas de forma destoante ao que de fato era o existencialismo de Sartre. Muito interessante, considero um ótimo livro para quem caiu de paraquedas e deseja entender um pouco mais a filosofia sartreriana.

Piovsss 08/12/2022

CONDENADOS A LIBERDADE
Sou sem dúvida a maior fã da filosofia sartreriana, e nesse "artigo" Sartre rebate as diversas críticas feitas à sua filosofia. Vale a leitura

Gabriel.Bavaresco 01/11/2022

Me aprofundando na filosofia da abordagem humanista, ainda conhecendo aos poucos, mas gostando cada vez mais do olhar.

Erica 30/10/2022

Um manifesto sartriano
Li esse texto três vezes. A primeira em audiolivro quando estava lavando a louça. As outras duas, em texto normal. Uma síntese excelente dos pontos principais do existencialismo

Fernandrmx 29/10/2022

Não sabia nada sobre existencialismo e o livro é ótimo para ter uma ideia geral sobre o assunto. Muito interessante e rápido de ler!

Heitor 15/10/2022

Um ótimo resumo das ideias de Sartre
Comprei este livro por 8 reais na Amazon, um preço ótimo para um livro com 64 páginas
Porém mesmo curto ele consgue explicar muito bem as ideias do Existencialismo de Sartre e o comparando com outras correntes filosóficas como o humanismo, o niilismo e até a fenomenologia
Visto isso para quem deseja começar, ou apenas ter uma visão geral, do existencialismo eu recomendo muito este livro

sscorpiuskingg 08/10/2022

Minha cabeça está completamente explodida depois desse livro. É ótimo. Agora entendo minha colega do ensino médio completamente surtada enquanto lia. LEIAM ESSE COMUNISTA MARAVILHOSO BEIJOOOOSSS

Paula 19/09/2022

esse livro chegou ontem à tarde e um pouquinho antes da 00h eu já tinha terminado ? mas ele é um livro curto tb, até pq é um discurso/conferência de Sartre que ele deu em Paris em 1945 pra refutar as críticas q faziam ao existencialismo na época.

bom, foi um livro que me deixou muito agoniada p falar a vdd kk eu parei de ler umas horas pq eu ficava meio assim ??? das ideias.
Sartre é ateu e defende o existencialismo assim: a vida só existe em ação, na medida em que nós- e apenas nós- somos responsáveis por nossos atos. só que pra isso ele tem como princípio que a existência precede a essência, e isso quer dizer que o ser humano primeiro existe, se encontra e depois se define (segundo ele e essa filosofia). o ser humano não tem uma essência pré - concebida.

mas aí é que tá o ngc kkk isso é totalmente contra ao existencialismo cristão (obviamente, pois como eu falei o cara era ateuzao e na época ele foi muito criticado pelos cristãos). e foi nessa hora q eu como cristã discordei mt kk
no existencialismo cristã, a gente sabe que a existência tem como Deus responsável por essa natureza humana, e no de Sartre essa presença divina n existe. a subjetividade da existência tá na possibilidade de escolha do ser humano.

(tem mais da minha resenha mas eu postei no insta e tô com muita preguiça de passar pra cá, mas quem quiser só seguir @anapreeis)

Maumau 09/09/2022

Interessante
O Existencialismo é um Humanismo foi um discurso dado pelo filósofo Jean-Paul Sartre em resposta às críticas que eram dadas contra o existencialismo, corrente filosófica que defendia que "a existência precede a essência" (citando o próprio Sartre), opondo-se ao essencialismo.
Questões sobre a liberdade, o quietismo e o otimismo rondam esse discurso. Mas o que mais me interessou, de fato, foi a discussão de Sartre com Naville, sobre a causalidade e a objetividade das coisas. Em geral, eu achei um livro bom, bem-feito, bem escrito, e com uma ideia deveras revolucionária e avassaladora para os ideais essencialistas da época. Sartre diz que as massas estavam criticando o existencialismo porque é mais confortável o covarde nascer e achar que vai ser sempre covarde, e o herói nascer e achar que vai ser sempre herói. Mas o existencialismo quebra essa ideia, e isso enfurece os de má-fé (tudo isso, é claro, segundo o Sartre).
Eu achei um bom livro, instigante, que consegue convencer muito bem o leitor e causar um incentivo meio revolucionário.

Katy 30/07/2022

Uma experiência única
"O valor da vida não é outra coisa senão este sentido que escolhemos."
Acho que por ser o primeiro livro assim que peguei para ler, essa foi uma experiência única. Ler o existencialismo é um humanismo me deixou com muitas interrogações, mas todo o pensamento é bem explicado e fechado.
Apesar da crise existencial eu amei a leitura!

Rodrigo Leão 30/05/2022

Bom argumento
Sartre é único ,linguagem afiada , pensamentos bem formulados , é tudo que um estudante precisa pra começar a entender o existencialismo.

Heitor.Hissao 13/05/2022

Achei um bom começo para a filosofia do Sartre, mais do que eu esperava. Em poucas páginas, ele consegue resumir bem o existencialismo, não perfeitamente, mas de forma muito proveitosa. Dando até um contexto da discussão da época em torno do filósofo.

Não posso negar que acho o Sartre uma figura chata e repugnante, porém me identifico muito com sua filosofia. É bom demais ler coisas que dêem repertório a mais para seus pensamentos.

Alex 25/03/2022

Uma vida de escolhas.
Jean-Paul Sartre, nesta fala que viera a se tornar livro, defende e explica de forma criteriosa mas também acessível, a sua maneira de pensar a condição humana, chamada de 'Existencialismo'. É uma experiência imersiva na oratória de Sartre, rebatendo os críticos e sempre exemplificando de maneira clara a perspectiva que segue. Ainda que discorde da sua abordagem, vale a leitura para fins de reflexão e conhecimento.