O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

bela91 09/05/2023

"O homem está condenado a ser livre. Condenado, pois ele não se criou a si mesmo, e, por outro lado, contudo, é livre, já que, uma vez lançado no mundo, é o responsável por tudo que faz."
livro ÓTIMO e é uma boa introdução para quem quer começar a estudar sobre existencialismo.

emanuelppolar 05/05/2023

Condenados a ser livres
Um texto extremamente introdutório, adorei os pensamentos e argumentos em prol do existencialismo, embora discorde de uma coisa aqui e outra ali, concordo plenamente com sermos condenados a ser livres

isso alugou um triplex na minha mente

"mas, já que eliminamos Deus Nosso Senhor, alguém terá de inventar os valores. Temos que encarar as coisas como elas são. E, aliás, dizer que nós inventamos os valores não significa outra coisa senão que a vida não tem sentido a priori"

excelente livro pra uma tarde de domingo
Titi 13/10/2023minha estante
Sartre apresenta argumentos razos ao meu ver, ele sustenta ao longo do livro a tese de que é possível não haver um moral e que o ser humano não possui um fim. Isto é um absurdo, a qual os filósofos escolásticos, e meso antes deles, desde os tempos de Aristóteles e Platão já denunciavam que deve haver um princípio para qual o ser humano é levado a seguir. E isto se dá porque tudo o que é, na medida em que é, só pode ser porque proveio de uma causa, ora toda causa só age em vista de um fim, não sendo possível a auto-causação, devemos retroagir a um primeiro princípio primeiro que guie todas as coisas, ou que todas as coisas estejam direcionadas, disto se segue que há um fim. Se você não entendeu direito o argumento, recomendo ler os livros: Iniciação a filosofia de Santo Tomás de Aquino volume I e II do Gardeil, breve introducción al tomismo do Cornelio Fabro, Elementos de filosofia (os 4 volumes) do Sinibaldi. A partir dessas leituras seu pensamento se tornará mais crítico e será possível reconhecer os erros que o Sartre e outros escritora existencialistas cometem.

emanuelppolar 13/10/2023minha estante
fala amigo, meu mais recente post foi praticamente sobre a mesma coisa, eu como mero entusiasta na questão da filosofia estava dando meus primeiros passos ai, a cinco meses atrás, seria de certa maneira um apontamento da minha falha como entusiasta se ainda concordasse com essa minha resenha, provaria que não entendi nada dos livros que li a seguir deste.
Sem dúvidas os argumentos usados por Sartre são razos, diria que até vazios de certo modo, é sem dúvidas uma leitura que farei novamente, com uma bagagem filosófica um pouco mais abrangente e refarei minha resenha, obg pela cutucada

Titi 14/10/2023minha estante
Ah sim, é muito bom ver o amadurecimento intelectual ao longo do tempo, mas mesmo assim mantenho as recomendações dos livros que disse. Como você pretende estudar mais e mais, esses livros serão uma mina de ouro!

emanuelppolar 14/10/2023minha estante
agradeço as indicações, mas teólogos não são pra mim amigo

Titi 14/10/2023minha estante
Eles não são teólogos, são filósofos, creio que se pesquisar no Google aparece as obras deles e a ocupação enquanto filósofos, alguns escreveram sobre teologia, mas eles não são teólogos propriamente. Talvez tenha pensado isso por causa de "São Tomás", mas isto é porquê o autor preferiu deixar o adjetivo "santo", em respeito à memória do filósofo.

beatrwzzlacerda 29/04/2023

Apesar de não ter entendido tudo do livro, achei uma leitura tranquila. É o primeiro livro que eu leio sobre existencialismo, um bom livro pra começar nesse assunto, gosto da forma que o Sartre fala sobre.
?O homem está condenado a ser livre.?
Noany0 30/04/2023minha estante
lê ?memórias do subsolo?

beatrwzzlacerda 30/04/2023minha estante
lerei amiga

AndersonCosmo 13/04/2023

Bom, é meio difícil escrever muita coisa sobre um livro de 64 páginas, apesar de ele trazer mais conteúdo do que se espera. Livro bom, bem claro e direto com relação ao que o existencialismo propõe e a leitura, apesar de se tratar de um conteúdo filosófico, é simples e fluida. Acho que seria uma boa porta de entrada pra quem gostaria de conhecer essa filosofia.

ajpiva 12/04/2023

Primeiro contato com Sartre!!!
Minha professora me recomendou este livro, não sou acostumada a livros assim, mas mesmo assim foi uma leitura bem prazerosa e fluída! pensei que eu não fosse conseguir entender quase nada kkkkkkkk
enfim, adorei muito e foi uma leitura tranquila; só pega no embalo e vai porque vale muito a pena!

Jessica 04/04/2023

O que é o existencialismo, afinal?
Livrinho de bolso com apenas 60 páginas e uma leitura bem agradável. Nele, Sartre explica o que é o existencialismo, corrente filosófica a qual ele defende.

"Dostoiévski escrevera: «Se Deus não existisse, tudo seria permitido». É este o ponto de partida do existencialismo. Com efeito, tudo é permitido se Deus não existe, consequentemente, o homem encontra-se desamparado, pois não encontra nem dentro nem fora de si mesmo uma possibilidade de agarrar-se a algo.
[?]
Nós estamos sós, sem escusas. É o que exprimirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, pois ele não se criou a si mesmo e, por outro lado, contudo, é livre, já que, uma vez lançado no mundo, é responsável por tudo que faz."

Rebeca_Moledo 24/03/2023

Li pro meu tcc e amei cada palavra. eu tenho que estudar mais Sartre e aplicar mais certos conhecimentos teóricos

Bruna 22/03/2023

?O homem não é nada mais que seu projeto, ele não existe senão na medida em que se realiza e, portanto, não é outra coisa senão o conjunto de seus atos, nada mais além de sua vida.?

Sartre escreve este livro com o objetivo de esclarecer algumas questões sobre o existencialismo. De forma clara e acessível, e aborda o que é o existencialismo e sua forma prática de viver a vida.

Mary 21/03/2023

Livrinho curto, lê-se em meia tarde. Se trata de um discurso onde Sartre esclarece e tira algumas dúvidas sobre a corrente existencialista. É muito claro, fácil e objetivo ao ser lido. Adorei

Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O existencialismo é um humanismo" foi escrito por Jean-Paul Sartre e publicado originalmente em 1946. A obra é um resumo da filosofia existencialista e apresenta os principais conceitos da corrente, como a liberdade, a responsabilidade, a angústia e a existência.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, Sartre explica o que é o existencialismo e suas principais características. Ele afirma que o existencialismo é uma filosofia que se preocupa com a existência humana e suas particularidades. Para Sartre, o homem é livre e responsável por suas escolhas, e é essa liberdade que o faz existir.

Na segunda parte, Sartre responde às críticas feitas ao existencialismo, especialmente a ideia de que a filosofia é pessimista e individualista. Ele argumenta que o existencialismo não é pessimista, mas sim realista, pois reconhece as dificuldades e limitações da existência humana. Além disso, ele defende que o existencialismo não é individualista, pois considera que a existência humana é sempre contextualizada e que o homem está sempre em relação com o mundo e com os outros.

Sartre também faz uma crítica à religião, afirmando que ela é uma forma de alienação e que o homem deve assumir a responsabilidade por sua própria vida. Ele defende que a existência humana é marcada pela angústia, mas que é possível encontrar sentido e propósito na vida por meio das escolhas livres e conscientes.

Em suma, "O existencialismo é um humanismo" é uma obra fundamental para compreender o existencialismo e suas implicações na vida humana. O livro apresenta os principais conceitos da corrente de forma clara e acessível, além de responder às críticas feitas ao existencialismo. É uma leitura recomendada para aqueles que desejam compreender a filosofia existencialista e sua importância na história da filosofia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Emilly1245 07/03/2023

Chato
Era pra mim ter lido semestre passado para a materia de Psicologia Humanista II mas foi impossivel, entao li agr, mas é extremamente chato

thaysnix 19/02/2023

O existencialismo é um humanismo
Muito bom, virei praticamente fã da filosofia do Sartre. As ideias foram expostas de uma maneira muito compreensível, tornando a leitura muito mais leve.

Pedro Medeiros 19/02/2023

Uma versão escrita de uma brilhante conferência de Sartre.
Obra concisa e direta, por ser a versão escrita de uma conferência. O livro aborda o ponto de vista de Sartre, o qual tenta provar que não é contra os comunistas. Apesar de uma obra concisa, o livro praticamente expõe Marx como um deus. Apesar disso, os conceitos sobre o existencialismo foram bem debatidos.

site: https://amzn.to/3El2tiA

Geovanny 11/02/2023

Viva o existencialismo!
Sartre nesse livro retrata de maneira resumida a filosofia existencialista esclarecendo seu pensar e retratando aos males do público que o interpretou de maneira errada.
O existencialismo causa tormento por colocar o homem como responsável por suas escolhas, uma vez que diversas áreas como o behavarismo que trata o ser humano como objeto condicionado ou a psicanálise que justifica as questões pela infância não fazem o mesmo.
O existencialismo é belíssimo, claro que quanto as escolhas não podemos deixar de fora o lado social e econômico por exemplo, mas acredito que Sartre também estava ciente disso uma vez que era extremamente politizado. Sartre é um dos maiores filósofos que já existiram e sua escola é brilhante.

Obika 07/02/2023

Instigante
A leitura desta palestra trás à luz as perspectivas do autor quanto a seu pensamento, suas influências e decorrências.