O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Noany0 18/08/2023

?O homem nada é além do que ele de faz?
Ótima introdução para entender um pouco mais de um dos grandes autores do existencialismo, entender um pouco o eixo fundamental dessa linha de pensamento e algumas de suas diferenças para com outras correntes filosóficas.
Sartre explica de maneira clara sua discussão principal na primeira parte do livro, uma boa discussão e de rápida leitura!

lolô 11/08/2023

Primeiro contato com a filosofia contemporânea
Bem, para ser sincera não é algo que voltaria ler - não sei se é o livro em especifico ou o gênero que não me agradou muito?. Alguns pontos achei bem interessante e concordo super, que me fizeram refletir e tirar a prova de pensamentos que que já tinha antes, porém, certas falas achei bem desconexas e não concordo, o que afinal está tudo bem, porquê isso é a filosofia. É um livro complicado, mas que faz você refletir bastante!

Ray 09/08/2023

Um bom vinho pra este livro
A defesa da liberdade que sartre prega neste livro me parece mais metafisico do que a liberdade social em si.

Esta leitura faz a gente refletir diversos debates sobre a liberdade do comportamento humano, a liberdade de escolha religiosa e tomadas de decisão. De uma maneira mais supérfluo parece ser bem simples os pragmatismo que ele prega.

Ao meu ver nem todas as decisoes que tomamos são tao simples. Mas nao posso discordar que antes de ser algo existimos. Mas nem toda essência garante a longo prazo esta existência.

Leonardo1263 30/07/2023

Exista
Sartre apresenta as principais ideias do existencialismo, uma corrente filosófica que busca a liberdade individual e a responsabilidade pessoal na construção do significado da existência. O autor argumenta que o homem está condenado à liberdade, pois é totalmente responsável por suas escolhas e ações, não podendo culpar circunstâncias externas.

Para Sartre ao refutar o humanismo tradicional, ele propõe uma perspectiva mais autêntica, em que cada indivíduo cria seus próprios valores e sentido para a vida, assumindo assim a responsabilidade por existência plena.

Com clareza e profundidade, o livro instiga o leitor a refletir sobre a natureza humana e a busca de sentido em um mundo aparentemente absurdo e desprovido de significado intrínseco.

Maria 20/07/2023

Maneiro. resume o existencialismo de um jeito mais didático e fácil de entender, com exemplos práticos bem legais. me fez pensar muito na minha vida. go go jean-paul sartre

Maria.Iohara 17/07/2023

??????
Primeiro livro de Sartre que li e achei ótimo! Comecei a enveredar pelos caminhos do existencialismo pela indicação da minha irmã e do Ludo Viajante rsrsrsr e não me arrependo em nada. Esse livro me ajudou muito a pensar sobre a forma como lido com o meu sofrimento e está me ajudando a reconstruir o jeito que vejo e encaro o mundo. O existencialismo tem sido de grande ajuda para deixar meu dia a dia mais feliz. Me sinto mais leve e livre por entender melhor o peso da vida.

Felipe 17/07/2023

"Só existe realidade na ação."
Jean-Paul Sartre consegue, em poucas palavras, definir uma forte base de todo seu existencialismo, que é considerado por muitos o mais completo. Seu conceito de liberdade -embora eu, particularmente, não concorde completamente- é, de fato, muito interessante de se analisar, tendo em vista que, para Sartre, o homem é condenado a ser livre, pois é obrigado a arcar com as consequências de suas escolhas.
Sobre a questão do marxismo, não posso deixar de comentar, não passa de um mero fio em sua teoria. Ademais, mesmo sua teoria tendo algumas pontas de marxismo, ela não se desenvolve por completo e acaba ficando por isso mesmo. Porém, como o próprio Sartre reconhece, o marxismo é a filosofia contemporânea, pois ela, através do materialismo histórico dialético, descreve a realidade como ela é, através das bases materiais de nossa sociedade.
Gostei muito da leitura desse pequeno livro, acho que é uma ótima introdução à filosofia sartriana.

Caique Henry 07/07/2023

A liberdade tende a ser angustiante
Sartre comenta sobre a visão errônea que a sociedade tem dos existencialistas, é muito interessante como ele escreve de uma maneira simples para que todos entendam o seu ponto.

Ele fala de uma angústia que é gerada pela nossa liberdade. Somos tão livres que ao escolhermos por nós escolhermos pelos outros. Angustiante, né? Somos livres, tão livres que somos presos por nossas próprias decisões. Até quando não escolhermos algo, estamos escolhendo. Agoniante, né?

Baita livro.

Miquéias :) 08/06/2023

Uma ótima Introdução ao Existencialismo de Sartre.
Existencialismo é um humanismo não é o primeiro livro sobre existencialismo que leio, e não desejaria que fosse, mas é o livro que recomendaria para qualquer um que deseja engressar no existencialismo.

O livro é pequeno, simples, direto, e introduz a filosofia de Sartre pelas próprias palavras de Sartre, que responde questões importantes para a consolidação e desenvolvimento da filosofia, sua função ética, justificativa da liberdade e posicionamento político.

O livro encerra com um debate, que logo se torna uma provação destemida das funções politicas do existencialismo e seu choque com o marxismo.

Leticia.Alves 05/06/2023

Existencialismo é um humanismo
Sempre tive muita curiosidade em relação a filosofia, mas senti que não era o momento ainda pra ler esse, achei a escrita um pouco começa pra mim, talvez em uma futura releitura eu consiga absorver melhor os conceitos

Henrico.Iturriet 01/06/2023

Pouco elucidativo
No livro, contém uma entrevista que, apesar dos seus aspectos positivistas em sentido científico, se torna exposto uma falta de coerência com o sartre. Não gostei não

Lucas Burgos 27/05/2023

Mudou minha visão de mundo
Sartre em poucas palavras representa muito bem uma visão libertadora da condição humana. Gosto como ele se coloca contra a limitadora questão se o homem é naturalmente bom ou mal: o homem simplesmente é o que quiser ser. O homem se faz, e escolhe o que quer ser pensando nele e na humanidade, e define sua moral baseada nisso. A responsabilidade da liberdade, e a inevitável necessidade de escolher fazem parte do dis de todos, mas as pessoas de má fé escolhem não ver. Excelente livro e uma leitura obrigatória para todo amante de filosofia.

Milena 21/05/2023

O homem é impotente, porque não é nem ele, nem fora dele a possibilidade de pendurar. Ele não inicialmente localizado desculpas. Se, de facto, a existência precede a essência, não pode ser explicada por referência a uma natureza humana fixo e determinado; ou seja, não há determinismo, o homem é livre, o homem é a liberdade, o homem está condenado a ser livre. Condenado porque ele não criou a si mesmo, e também gratuito, no entanto, porque uma vez jogado no mundo, ele é responsável pelo que faz.

Daileon 18/05/2023

Uma breve explicação do que de fato é o existencialismo
Trata-se de uma leitura importantissima para eliminar o estigma de que o existencialismo é uma filosofia da passividade ou da contenplação. Entretanto, nao entendo o motivo da não citação de Kierkegaard como existencialista cristão, achei um pouco estranho. Sinto também pelo fato do proprio Sartre ter se arrependido dessa conferência, isso mes entristece.