O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Ligiane 28/01/2022

Minha primeira leitura sobre Sartre e sobre o existencialismo.
O livro é breve. nós trás uma leitura clara e sintetiza pontos importantes sobre a filosofia do existencialismo.

No começo do livro Sartre nos indaga da pergunta: A existência procede a essência?

O homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo é só posteriormente se define.

Pedro Matias 08/01/2022

Uma resposta de Sartre a marxistas e católicos
Sartre, ansioso para se engajar mais em movimentos de esquerda e ser mais bem aceito, faz essa palestra transformada em livro para rebater as principais críticas ao seu Existencialismo. É um livro curto e ótimo para quem quer começar a entender algumas categorias e conceitos de Sartre, pois é uma simplificação de muito do que ele desenvolve enquanto pensamento

Cristina.Amaral 08/12/2021

O existencialismo é um tipo de humanismo
"o homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais do que sua vida".
O Existencialismo é, ao meu ver, a percepção de que temos liberdade, mas que essa liberdade nos cobra um alto valor- a responsabilidade.
A melhor definição dessa responsabilidade é apresentada no livro na citação: "Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entando, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo que faz".

Julia Oneda 26/10/2021

Este livro originou-se a partir de uma conferência que Sartre proferiu em Paris, em 1945, afim de explicar como o humanismo está presente no existencialismo. Aqui, Sartre irá abordar os principais pilares de sua filosofia existencialista. Já mostrado aqui no Blog em post anteriores, a filosofia da Sartre diz que a existência (do homem) precede a essência, ou seja, não há natureza humana ou qualquer outra coisa que possa definir o homem, além dele mesmo. O homem é responsável por criar sua própria essência (o homem será o que ele tiver projetado ser). A partir desse pensamento, Sartre diz que o homem é responsável pela sua existência e está condenado à ser livre. Essa liberdade dá ao homem a opção de escolha de ser o que quiser ser, e por isso, Sartre diz que não há nada mais humano e otimista do que isso: ser livre para ser o que é. Porém, toda essa liberdade, traz o peso da responsabilidade e consequentemente a angústia. Uma existência autêntica é uma existência com angústia, pois traz a consciência de si. O livro traz alguns exemplos bem cotidianos dessa filosofia na prática, o que se torna muito fácil de entender. Além disso, achei que foi ótimo ter essa leitura como a leitura inicial de Sartre e como uma diretriz para compreensão de outras obras do autor.

Luciano 30/08/2021

Então?
O livro é ok. passa todas as páginas praticamente falando a mesma coisa de forma diferente e sem aprofundar nada sobre o tema de verdade. Sei q é o livro do jovem sartre e sua fase madura deve ser melhor que isso, não descarto o autor, contudo a parte mais interessante aqui foi na última sessão do livro que é separado para perguntas e respostas de uma palestra que ele deu, lá fica bem mais interessante a conversa mas também não muito. Em geral imagino q seja razoável de primeira leitura caso alguém queira ler e nunca tenha lido filosofia, mas se você já tem alguma bagagem com isso não se preocupe com esse livro aqui não, não lhe acrescentará muito.

hirna 27/08/2021

FRITEI MEU CÉREBRO
É isso. Não entendia nada de filosofia e continuo sem entender. Só li porque era texto do grupo de estudos, não significa que é ruim, eu que não tava no momento mesmo. Enfim foi legal pra eu poder me interessar por outras coisas, ao menos pra isso tenho certeza que serviu.

Lari 24/08/2021

Acabei de reler e com td certeza vou ler de novo, é o tipo de livro curto, porém exatamente denso e sempre tem algo novo p aprender. Leitura indispensável aos estudantes de psicologia ?

Homem Sério 22/08/2021

Respiro
Obrigado Sartre, Cabrera, Heidegger, Alice, Rubinger, Arendt, Gilson, Vinícius, Henrique, Luiza. Aquela noite no estacionamento da estação Arniqueiras dando voltas e levantando areia nas estrelas. Aquilo era viver.

Robson.Vilar 15/07/2021

O existencialismo é um humanismo
Texto de uma conferência proferida por Sartre em Paris (1945). Uma defesa da sua filosofia existencialista humanista.

Gustavo 12/07/2021

Existencialismo não é das percepções mais fascinantes pra mim, mas o livro demonstra bem a visão do autor.

Daniel.Nery 21/05/2021

Estamos sempre a nos construir!
Sim, estamos sempre a nos construir! Não estamos prontos, pois ?o existencialista nunca tornará como fim, pois ele sempre está por fazer? E esse fazer, que é constante são as nossas escolhas diárias que moldam o nosso universo e o universo dos outros!

SamuellVilarr 07/05/2021

O Existencialismo é um Humanismo, Jean-Paul Sartre.
Aqui temos um livro que se parece muito com um ensaio do filósofo francês Sartre. Ele explica alguns conceitos e suas devidas importâncias se tratando do existencialismo e expõe a sua filosfia, cujo pensamento também é existencialista. Mas, principalmente, ele demonstra algumas ideias e más interpretações se tratando do uso da palavra existencialismo e sua significação, tanto que no começo do livro ele indica que o termo está se tornando até moda. Contudo, de maneira geral, os assuntos que mais são tratados são justamente algumas acusações, como ele mesmo situa, referenciando o pensamento existencialista, as ideias constantemente citadas, essas que são sobre a natureza humana e a condição humana, e também, a questão do humanismo e principalmente começo, da ideia de a existência precede a essência e suas características. Demonstra alguns pontos importantes no existencialismo e explica de maneira concisa, de caráter filosófico e literal se tratando e referenciando os seus assuntos e as ideias constituídas de alguns filósofos e escritores. Como, por exemplo, cita o tema da angústia e do percursor do pensamento existencialista e também dessa palavra, Søren Kierkegaard, cita Heidegger, alguns conceitos de Descartes e sua famosa citação: Penso, logo existo. E reverência o tal como indispensável se tratando de questões da realidade e da natureza humana, e também, conceitos e citações envolvendo, não frases, mas, sobre externamente, o pensamento de Kant e principalmente seus conceitos, esses como posteriori e priori se tratando e recorrendo alguns assuntos.

Kemi 16/04/2021

Obrigada professor de filosofia por me recomendar esse livro
Não manjo muito de existencialismo quem dirá humanismo, mas esse livro foi ótimo para eu entrar um pouco mais pra esse lado da filosofia.

Brenda.Tomaz 16/03/2021

Simples
As palavras de Sartre expostas de uma maneira bem simples para quem quer entender o existencialismo