O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Heitor.Hissao 13/05/2022

Achei um bom começo para a filosofia do Sartre, mais do que eu esperava. Em poucas páginas, ele consegue resumir bem o existencialismo, não perfeitamente, mas de forma muito proveitosa. Dando até um contexto da discussão da época em torno do filósofo.

Não posso negar que acho o Sartre uma figura chata e repugnante, porém me identifico muito com sua filosofia. É bom demais ler coisas que dêem repertório a mais para seus pensamentos.

Alex 25/03/2022

Uma vida de escolhas.
Jean-Paul Sartre, nesta fala que viera a se tornar livro, defende e explica de forma criteriosa mas também acessível, a sua maneira de pensar a condição humana, chamada de 'Existencialismo'. É uma experiência imersiva na oratória de Sartre, rebatendo os críticos e sempre exemplificando de maneira clara a perspectiva que segue. Ainda que discorde da sua abordagem, vale a leitura para fins de reflexão e conhecimento.

Ligiane 28/01/2022

Minha primeira leitura sobre Sartre e sobre o existencialismo.
O livro é breve. nós trás uma leitura clara e sintetiza pontos importantes sobre a filosofia do existencialismo.

No começo do livro Sartre nos indaga da pergunta: A existência procede a essência?

O homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo é só posteriormente se define.

Pedro Matias 08/01/2022

Uma resposta de Sartre a marxistas e católicos
Sartre, ansioso para se engajar mais em movimentos de esquerda e ser mais bem aceito, faz essa palestra transformada em livro para rebater as principais críticas ao seu Existencialismo. É um livro curto e ótimo para quem quer começar a entender algumas categorias e conceitos de Sartre, pois é uma simplificação de muito do que ele desenvolve enquanto pensamento

Cristina.Amaral 08/12/2021

O existencialismo é um tipo de humanismo
"o homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais do que sua vida".
O Existencialismo é, ao meu ver, a percepção de que temos liberdade, mas que essa liberdade nos cobra um alto valor- a responsabilidade.
A melhor definição dessa responsabilidade é apresentada no livro na citação: "Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entando, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo que faz".

Julia Oneda 26/10/2021

Este livro originou-se a partir de uma conferência que Sartre proferiu em Paris, em 1945, afim de explicar como o humanismo está presente no existencialismo. Aqui, Sartre irá abordar os principais pilares de sua filosofia existencialista. Já mostrado aqui no Blog em post anteriores, a filosofia da Sartre diz que a existência (do homem) precede a essência, ou seja, não há natureza humana ou qualquer outra coisa que possa definir o homem, além dele mesmo. O homem é responsável por criar sua própria essência (o homem será o que ele tiver projetado ser). A partir desse pensamento, Sartre diz que o homem é responsável pela sua existência e está condenado à ser livre. Essa liberdade dá ao homem a opção de escolha de ser o que quiser ser, e por isso, Sartre diz que não há nada mais humano e otimista do que isso: ser livre para ser o que é. Porém, toda essa liberdade, traz o peso da responsabilidade e consequentemente a angústia. Uma existência autêntica é uma existência com angústia, pois traz a consciência de si. O livro traz alguns exemplos bem cotidianos dessa filosofia na prática, o que se torna muito fácil de entender. Além disso, achei que foi ótimo ter essa leitura como a leitura inicial de Sartre e como uma diretriz para compreensão de outras obras do autor.

Luciano 30/08/2021

Então?
O livro é ok. passa todas as páginas praticamente falando a mesma coisa de forma diferente e sem aprofundar nada sobre o tema de verdade. Sei q é o livro do jovem sartre e sua fase madura deve ser melhor que isso, não descarto o autor, contudo a parte mais interessante aqui foi na última sessão do livro que é separado para perguntas e respostas de uma palestra que ele deu, lá fica bem mais interessante a conversa mas também não muito. Em geral imagino q seja razoável de primeira leitura caso alguém queira ler e nunca tenha lido filosofia, mas se você já tem alguma bagagem com isso não se preocupe com esse livro aqui não, não lhe acrescentará muito.

hirna 27/08/2021

FRITEI MEU CÉREBRO
É isso. Não entendia nada de filosofia e continuo sem entender. Só li porque era texto do grupo de estudos, não significa que é ruim, eu que não tava no momento mesmo. Enfim foi legal pra eu poder me interessar por outras coisas, ao menos pra isso tenho certeza que serviu.

Lari 24/08/2021

Acabei de reler e com td certeza vou ler de novo, é o tipo de livro curto, porém exatamente denso e sempre tem algo novo p aprender. Leitura indispensável aos estudantes de psicologia ?

Homem Sério 22/08/2021

Respiro
Obrigado Sartre, Cabrera, Heidegger, Alice, Rubinger, Arendt, Gilson, Vinícius, Henrique, Luiza. Aquela noite no estacionamento da estação Arniqueiras dando voltas e levantando areia nas estrelas. Aquilo era viver.

Robson.Vilar 15/07/2021

O existencialismo é um humanismo
Texto de uma conferência proferida por Sartre em Paris (1945). Uma defesa da sua filosofia existencialista humanista.

Gustavo 12/07/2021

Existencialismo não é das percepções mais fascinantes pra mim, mas o livro demonstra bem a visão do autor.

Daniel.Nery 21/05/2021

Estamos sempre a nos construir!
Sim, estamos sempre a nos construir! Não estamos prontos, pois ?o existencialista nunca tornará como fim, pois ele sempre está por fazer? E esse fazer, que é constante são as nossas escolhas diárias que moldam o nosso universo e o universo dos outros!

SamuellVilarr 07/05/2021

O Existencialismo é um Humanismo, Jean-Paul Sartre.
Aqui temos um livro que se parece muito com um ensaio do filósofo francês Sartre. Ele explica alguns conceitos e suas devidas importâncias se tratando do existencialismo e expõe a sua filosfia, cujo pensamento também é existencialista. Mas, principalmente, ele demonstra algumas ideias e más interpretações se tratando do uso da palavra existencialismo e sua significação, tanto que no começo do livro ele indica que o termo está se tornando até moda. Contudo, de maneira geral, os assuntos que mais são tratados são justamente algumas acusações, como ele mesmo situa, referenciando o pensamento existencialista, as ideias constantemente citadas, essas que são sobre a natureza humana e a condição humana, e também, a questão do humanismo e principalmente começo, da ideia de a existência precede a essência e suas características. Demonstra alguns pontos importantes no existencialismo e explica de maneira concisa, de caráter filosófico e literal se tratando e referenciando os seus assuntos e as ideias constituídas de alguns filósofos e escritores. Como, por exemplo, cita o tema da angústia e do percursor do pensamento existencialista e também dessa palavra, Søren Kierkegaard, cita Heidegger, alguns conceitos de Descartes e sua famosa citação: Penso, logo existo. E reverência o tal como indispensável se tratando de questões da realidade e da natureza humana, e também, conceitos e citações envolvendo, não frases, mas, sobre externamente, o pensamento de Kant e principalmente seus conceitos, esses como posteriori e priori se tratando e recorrendo alguns assuntos.