O Existencialismo é um Humanismo

O Existencialismo é um Humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Ingrid.Pardinho 13/03/2021

Um livro bem rápido de ser lido pela linguagem ser simples e o autor fornecer vários exemplos.

Roberth 11/03/2021

O existencialismo de Sartre explicado em poucas páginas...
O autor se propõe a lidar com as principais críticas ao seu pensamento. Ele assim o faz de maneira muito clara e concisa, o que é maravilhoso para um leitor de primeira viagem como eu. Recomendo como leitura de entrada para facilitar uma maior e progressiva imersão nas ideias de Sartre.

@PinkLemonade 28/02/2021

Fiquei confusa
Não sei se o motivo da minha confusão na leitura do livro é o fato de ainda não ter sido exposta o suficiente ao existencialismo (só li 1 livro de kieerkgard até agr).
Assim, talvez precise reler para tirar uma conclusão mais acertada....
Phillip Pereira 06/04/2021minha estante
O livro Filosofia da Existência dk Karl Jaspers pode ajudar. Tem alguns poucos exemplares na Estante Virtual.

@PinkLemonade 07/04/2021minha estante
Poxa, não conhecia esse livro do jaspers. Muito obrigada. A versão que vc mencionou é em língua portuguesa?

Phillip Pereira 08/04/2021minha estante
É sim, tradução dos anos 60 ou 70, não lembro bem. Não é um livro denso, vai que dá uma visão ampla do existencialismo.

Nathan Oak 16/02/2021

O futuro do homem é o homem
O livro é a transcrição de uma conferência proferida pelo filósofo Jean Paul Sartre sobre seu pensamento existencialista. O texto traz uma espécie de introdução à investigação filosófica do autor, que procura aqui elencar as críticas à sua obra que serão tratadas em livros posteriores. Leitura fácil e fluida, mas que exige dedicação pois traz termos e conceitos já estabelecidos pelo autor em outros momentos e que não há definição nesse. Para o homem não há projeto, não há nada que o determine: o próprio homem cria seu destino. "Não há outro legislador senão ele mesmo, e que é no desamparo que ele decidirá por si mesmo".

marcosandrade.e 15/02/2021

Uma ótima leitura para fazer pensar sobre liberdade, escolha, existência, essência e condição humanas; despertando curiosidades, indagações e fricções entre pensamentos.

Senhorita_morland 14/02/2021

Gostei, gosto de alguns conceitos apresentados, mas a parte final do livro me deixou bem confusa.

Nat 25/01/2021

É um livro com muito conteúdo tanto é que demorei muito pra terminar. Marquei muitas passagens e escrevi reflexões sobre outras. Não se engane com o tamanho ele é pq em tamanho e grande em questões abordadas nele.

Dara 31/12/2020

Livro de base
Se trata de um escrito elucidativo muito importante para se compreender a obra sartreana.
Depois escrevo mais.

Carol.fstein 11/12/2020

É...
Serviu para conhecer mais sobre o existencialismo, só. Não gostei da escrita, achei prolixa em vários trechos, achei o Sartre de uma falta de polidez muito grande (não que ele precise ser gentil ou sla, mas isso me incomodou). E ao tratar de pessoas que pensam diferente dele, ele se coloca em um patamar elevado, onde somente ele está certo, foi uma arrogância muito grande, isso fez com que a cada página eu revirasse os olhos kkkkk. Tive que ler em doses homeopáticas.

Conclusão pessoal: o existencialismo vai contra tudo que prego e acredito, e a maneira do Sartre colocar as coisas não ajudou. Serviu para eu conhecer mais dessa vertente e poder debater sobre ela com mais propriedade, afinal de contas é importante conhecermos aquilo que não concordamos.

Gabms 21/10/2020

Legal
Nesse livro temos a transcrição de um discurso de Sartre apresentando motivos do existencialismo ser um humanismo, fazendo algumas pontuações e respondendo criticas.

Izzy 28/08/2020

Mudança sobre o olhar que lançamos ao mundo
Se você, assim como eu nessa fase da vida, procura uma leitura que modifique a forma como você observa e lida com o mundo a sua volta, esse texto de Sartre é sensacional. Formando uma forma de defesa contra os ataques que vinha recebendo sobre sua obra ?O Ser e o Nada?, Sartre percorre o caminho do esclarecimento sobre o que quisera apontar, o que acreditava ter sido mau interpretado e, por isso, era necessário uma explicação. E a explicação dada é didática e reflexiva. Leitura sensacional que demorei cerca de uns 5 anos para me render e realmente ler, e não podia ter sido em melhor momento.

Jessica 20/08/2020

Existencialismo
O existencialismo é um humanismo é baseado em uma palestra na qual Sartre apresentou o pensamento da filosofia existencialista, debatendo críticas e suposições acerca da corrente filosófica.

Tendo como premissa: "O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo". O existencialismo nos deixa como protagonistas e responsável por nós mesmo.

Acrescentando que as nossas escolhas implicam nos outros, sendo assim, quando escolho também estou escolhendo pelo outro.

É um livro curto, um pouco difícil de entender mas vale a pena ler, pode não se compreender tudo mas a base do Existencialismo é esclarecida.

Brenda 30/07/2020

Eu adoro a filosofia existencialista.
São conceitos que hoje achamos básicos, mas na verdade nunca paramos pra pensar na sua prática.
Para quem faz terapia na linha da fenomenologia existencialista, é muito interessante reparar como os preceitos desse livro são aplicados nas sessões.
Sim, filosofia faz sentido!

Costumo usar a seguinte frase; como dizia Sartre: assume seus bo

João Cruz 25/07/2020

Agradável
Ótima leitura introdutória ao existencialismo, importante para quem deseja se aprofundar nas obras mais densas do Sartre ou aproveitar melhor os romances/contos dele (que é o meu caso). A parte da entrevista é meio complicada de entender para quem não tem um certo conhecimento prévio sobre marxismo, mas mesmo assim dá para tirar algumas reflexões
Marcelo Marques 25/07/2020minha estante
A Náusea também é outro livro dele que trata muito bem sobre isso, de maneira bem prosaica. Vale a leitura.