O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls




Resenhas - O Castelo de Vidro


329 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Marcelo 29/10/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Este foi um livro tocante para mim, muito porque a historia da autora, em alguns trechos, se aproxima da minha.

Nesse relato autobiográfico a autora começa relatando que aos 3 anos de idade sofre uma queimadura em seu corpo por estar no fogão preparando salsicha para fazer um cachorro quente e, ao se virar para oferecer ao cachorro, o vestido começa a pegar fogo.

A partir daí a autora relata a vida de sua família, com pais que escolheram um estilo de vida alternativo, morando em diversas cidades e com o mínimo de recursos possíveis, onde as crianças sequer tem o que comer, vestir, morar.... Mas digo que os pais escolheram pois no decorrer do texto vai ficando claro que de fato foi uma escolha, ao ponto de, na vida adulta dos filhos, os pais optarem por morar nas ruas ou em imóveis invadidos, acumularem lixos, etc...

Trata-se de um relato forte, que mostra como as crianças passaram uma série de dificuldades, incluindo abusos sexuais, os problemas com álcool que o pai convivia, uma mae artista alienada, etc... mas ainda assim as crianças se apoiaram e conseguiram mudar de vida quando adultos.

Um relato tocante, que super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Pri 24/10/2022

Sensível
Eu quase não leio autobiografia e acho que está explicado o motivo. Esse livro partiu meu coração em vários pedaços. Ao mesmo tempo que eu curti as aventuras da família, eu fiquei triste por eles não terem o que comer e por passarem dificuldades. O que mais me deixava triste é que por irresponsabilidade dos pais. A mãe tinha condições financeiras que poderiam dar um conforto para todos, mas devido às crenças dos pais e um pouco de maluquice deixou os filhos sem ter o que comer. Pra mim não existe nada que justifique isso. Os pais devem cuidar e zelar dos filhos. Fora os abusos sofridos pelos parentes e terceiros debaixo dos olhos da mãe e do pai, como se isso fossem fazer às crianças crescerem, mas pelo contrário apenas geram traumas na vida da pessoa. A relação da autora com o pai também me deixou sensível, pois ao mesmo tempo que eu admirava e achava legal em outro momento eu ficava com raiva dele. Sei que o ser humano é falho, mas quando você é responsável por uma criança você deve ter cuidados com eles e não o contrário. Espero que a autora e todos seus irmãos tenham conseguido passar bons ensinamentos para os seu filhos. Espero que Mareen tenha se reencontrado. Acredito que ela foi a que mais sentiu esse descaso. Visto que os outros ainda conseguiram seguir em frente. Desculpa por vocês terem que passar por uma infância tão difícil.
comentários(0)comente



Beatryz 13/10/2022

FODA
Eu amo esse livro, foi ele que me aproximou novamente eu com a leitura após a pandemia (fiquei sem ler pq rolou muitas coisas ). Enfim, uma biografia que não quer te fazer entender a protagonista mas se colocar no lugar de todos os personagens, incrível como a autora consegue ter uma análise muito ampla de toda sua vida de uma forma até leve quando comparado as situações aterrorizantes que ela passou, em nenhum momento há melancolia e mesmo se estivesse estaria no seu direito mas é isso que o torna interessante
comentários(0)comente



Angela.Aline 30/08/2022

Um livro que achei que não me surpreenderia, que seria somente triste e monótono... Ao ler este livro a sensação que aquilo não podia ser real, como pais podem ser tão egoístas de não se importar com a alimentação, saúde, segurança dos filhos, parece que é uma ficção, me surpreendeu muito pois quando vi já estava presa na leitura
comentários(0)comente



H 28/08/2022

É incrível ver tudo acontecer do ponto de vista de uma criança, ver ela perder um pouco do encantamento que tinha pelo pai é dolorido. Passei o livro inteiro querendo arrancar as crianças dali. É um realidade tão dura, e fica ainda mais sabendo que tantas situações ali são o dia a dia de brasileiros.

Apesar de momentos tensos e de angústia e raiva, ainda tem a leveza da vida vista por uma criança.
comentários(0)comente



Nina Pina 21/08/2022

Família
O que você faria se encontrasse sua mãe, remexendo lixo no centro de Nova York, morreria de vergonha ou pararia para ajudá-la?
Então, Jeannette ficou envergonhada com essa situação.

A infância e adolescência das crianças não foi nada fácil, seus pais eram extremamente irresponsáveis, o pai era divertido, carismático, mas, ele bebia tanto quanto jogava, e passava dias sem aparecer em casa, não era muito de trabalhar.
Sua mãe uma artista, pintava quadros o dia todo, sem se incomodar em cuidar dos filhos,
vivia em seu mundo de delírios.
Jeannette sofreu um acidente aos três anos, por pura negligência, cozinhando salsichas, que lhe renderam algumas cicatrizes, arrastavam as crianças para todo o lugar, vivendo praticamente como nômades, dormiam em qualquer lugar, suas vidas infantis se resumiam em passar fome, frio intenso, em meio a insetos, moscas, baratas, e ratazanas.
Rex tinha um sonho encontrar ouro, ficar rico, construir um castelo de vidro no deserto.
Isso nunca saiu do papel.
comentários(0)comente



13/08/2022

me surpreendeu!!
li esse livro sem saber nada sobre ele e não tava com muitas expectativas pra ele, mas eu amei!! um dos melhores livros que já li.
comentários(0)comente



Fabi 01/08/2022

Impressionante. Meu olhar sobre pessoas que vivem como os pais da Jeanette e cia certamente vai ser menos julgador. Embora a gente saiba que nossa realidade atualmente não dá muita margem para entender que o que passamos em nosso país não é uma escolha, infelizmente.
Leitura que incomoda, te faz pensar, se revoltar.
Interessada em assistir ao filme e saber como está a vida deles atualmente.
Fabrício Lôbo 02/08/2022minha estante
Olha, até agora, estou na página 70, e tô achando bem repetitivo só mostrando eles se mudando entre as cidades. Fica melhor?


Fabi 02/08/2022minha estante
Logo mais a toada muda um pouco?




Carla Sarmento 15/07/2022

Faz bem ao coração
O Castelo de Vidro foi publicado em 2004 e ficou dois anos na lista dos mais vendidos dos EUA. Jeannette é uma sobrevivente!

Nesse livro, a autora, uma jornalista americana, relata como foi sua infância, adolescência e a saída de casa para tentar levar uma vida decente e digna.

Ela e seus irmãos viveram em uma família completamente diferente de tudo que conhecemos. A capítulo eu pensava: como os pais criaram essas crianças assim? Faltou amor? Acho que não! Mas faltou apoio e a estrutura mínima para criar filhos.

Algumas memórias são tristes mas os relatos conseguem ser suaves e fortes ao mesmo tempo. Apesar de tanto sofrimento, fruto da maneira como foi criada, Jeannette não guarda rancor no seu coração.

Eu li na época do lançamento mas aproveitei para reler agora. Um livro que faz bem ao coração.

comentários(0)comente



Juh 04/06/2022

Incrível
Sabe aqueles livros velhos na estante que a gente só olha e ainda assim, eles se parecem invisíveis? aconteceu com esse livro.
Walls ultrapassa a barreira de todos os sentidos de um leitor com essa biografia linda, sensível e real. A leveza com que ela e a família lidam com as adversidades é admirável.
comentários(0)comente



Juni 28/05/2022

Surreal.
A leitura desse livro é instigante, quanto mais você lê, mais fica com vontade de saber o que vem em seguida.

Precisei ir devagar em alguns momentos pela quantidade de absurdos em sequência. Só que chega uma hora que você não consegue parar de ler e fica vidrado com o Castelo de vidro haha.

Uma autobiografia cativante que traz várias reflexões.
comentários(0)comente



Vogel 24/05/2022

Que livro meus amigos, que baita livro!
É sem dúvidas uma história sobre pais negligentes, onde é desesperador ver crianças passando fome, frio sofrendo bullyng por conta dos trapos que tinham que usar e ainda assim conseguirem sair da miséria, arrumar bons empregos e acima de tudo, continuarem amando seus pais! Esse livro é a história de vida da autora, e me fez refletir que a mudança realmente está em nós, e tudo depende única e exclusivamente dos nossos esforços, em nenhum momento essas crianças tiveram sorte, tido foi conseguido através de muito esforço e dedicação. Obrigada Jeannette, por compartilhar tua vida com nós leitores e mostrar que é possível e que o esforço é recompensador!
comentários(0)comente



Gab 23/05/2022

Pesado
Nao chorei durante toda a leitura pra no fim lacrimejar com os agradecimentos e dormir com ansiedade. Foram muitos gatilhos. Esse livro é excelente na forma como a Jeannette contou sua história, na forma em como ela e os irmãos superaram suas adversidades, mas é duro demais acreditar na realidade do que estamos lendo. Isso fica pior quando a gente se identifica, foi uma carga pesada pra mim, que bom que no fim fica "tudo" bem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daynna Kate 24/03/2022

Eu te entendo, Jeannette.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para avaliar este livro, tenho um envolvimento pessoal com seu enredo. Minha identificação com a autora é incrível. E com sua história, com sua família. É como flashes exagerados (bem exagerados) da minha vida. Se fosse uma historia inventada, poderia ser entediante a um leitor comum. Porém, é inspirador, aterrorizante, saber que tudo isso aconteceu de fato. Parece contraditório amar e respeitar seus pais, mas saber que precisa ir, não poder cuidar, não saber cuidar, quando cuidar atrapalha... Entendo Jeannette quando não conta sua história a todos e chega a mentir ou omitir. Apenas um livro de muitas páginas seria suficiente para explicar. Qualquer um escutando superficialmente julgaria seus motivos, suas atitudes. Mas um livro, um livro é a única forma de passar o máximo de contrariedade e controvérsia dessa história. Eu te entendo, Jeannette.
comentários(0)comente



329 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR