O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Kevin.Dissenha 03/02/2022

Emocionante e cativante
Ora, me fez pensar em como a infância pode ser aos olhos de quem vivência, tive uma vida muito melhor do que as crianças desse livro, mas eu era mais feliz por isso? Fico muito em cima do muro pra responder. Este livro é fenomenal, se houvesse um botão de aplaudir de pé, eu apertaria para poucos livros, e esse com certeza seria uma deles.

Nany 02/02/2022

Viciante e incrível.
Um dos melhores livros que já li até hoje uma história inacreditável que mostra a força de vontade de uma pessoa, onde ela pode chegar independente de suas raízes e criação, eu fiquei chocada com os acontecimentos desse livro da história dessa mulher os sacrifícios que ela passou para chegar onde chegou, faz uns 8 anos que li e fiquei impactada com a força dela, vcs vão adorar.

Cristall.Hannah 17/01/2022

Fascinante, sufocante e incrivelmente valiosa!
Essa é uma história de verdade para gente de verdade, sobre heróis de si mesmos com bagagens mais pesadas do que muitos podem suportar.
É uma narrativa pesada mas que te carrega com ela como a correnteza de um rio turbulento, você entra na água e, se tiver braços para nadar, provavelmente vai chegar até a cacjoeira e cair junto com as infinitas gotas de água que estiveram se afogando contigo por todo o trajeto. Na margem você poderá respirar com alívio mas não antes disso.
De fato, uma leitura fantástica, apesar de toda a realidade.

Fernanda 13/01/2022

Algumas histórias são contadas por merecimento, outras porque precisam ser contadas. O castelo de vidro é o livro autobiográfico da jornalista Jeannette Walls, em que ela narra a sua infância numa família disfuncional.

Já adulta e bem sucedida, a jornalista passa de carro a caminho de uma festa e vê a mãe revirando uma caçamba de lixo. Ela não para. A história, então, retrocede em duas décadas e mostra uma Jeannette de três anos de idade sendo internada por causa de queimaduras graves, sofridas enquanto tentava cozinhar, porque não havia ninguém para fazer isso por ela. Esse é só o início de uma história de abuso infantil, exposição a situações de perigo e todo tipo de negligência.

Jeannette, Lori, Maureen e Brian viviam com os pais, Rex e Rose Mary, uma vida de nômades. Muitas vezes passavam fome ou precisavam dormir ao relento. Não havia tempo para construir laços na comunidade ou na escola, pois estavam sempre de mudança, porque os pais estavam cansados do lugar ou para fugir de dívidas e problemas.

Rex e Rose, pais extremamente egocêntricos e tóxicos, submetiam os filhos a situações extremas justificando que isso os tornaria mais fortes e independentes, o que na verdade era a desculpa perfeita para deixaram as crianças por conta própria praticamente desde o nascimento. Ou talvez, em sua mente distorcida, realmente acreditassem no que pregavam.

Toda essa negligência, sob a pureza da ótica infantil, muitas vezes parecia uma grande aventura em família. O título do livro, por exemplo, é uma alusão a um plano nunca concretizado de Rex, de construir uma casa de vidro onde pudessem apreciar as estrelas à noite. Em outras situações, conforme iam crescendo, a fome e as privações quebravam qualquer resquício de inocência que restasse a essas crianças. Não há como romantizar esse tipo de "demonstração de amor"; podemos, no máximo, creditar tudo o que é descrito como a ação de pessoas que não tinham condições emocionais de serem pai e mãe.

É um livro difícil de ler, principalmente porque consegue encaixar alguma beleza e afeto onde só vemos desamparo e dor. Mas vale muito a pena ser lido.

*O livro foi adaptado para as telas e ganhou novas edições.
CPF1964 14/01/2022minha estante
Um dia (num futuro distante) terei capacidade de fazer uma resenha assim. ???

Fernanda 16/01/2022minha estante
???
E eu lerei a quantidade de livros que você lê...

Fernanda 16/01/2022minha estante
Cassius, já leu esse?

CPF1964 16/01/2022minha estante
Fernanda, eu tenho no Kindle mas não li. Ano passado me indicaram a leitura deste livro.

CPF1964 16/01/2022minha estante
Que resenha.... Maravilhosa.

Luiza.Rocha 05/12/2021

Meu livro preferido.
Li assim que lançou, mas sou nova nesse app.
Autobiografia é meu gênero de leitura favorito, e esse mostra uma história de superação impressionante. Já foi lançado o filme e fiquei surpresa como ele foi fiel ao livro. Sempre recomendo essa leitura para meus amigos.

Paty 16/08/2021

O Castelo de Vidro
É uma autobiografia da escritora Jannette Walls. Ela conta a história de como ela e os irmãos cresceram diante de tantas dificuldades em uma família completamente disfuncional. É um livro que nos faz refletir sobre nossa vida e nossas relações familiares. Me marcou bastante.

Evandro.Parussolo 09/08/2021

Que raiva que dá desses pais!
Boa parte do livro é só perrengue, os pais são muito irresponsáveis, você fica com ódio o tempo todo, não sei se gostei.

MariaAntuness 09/07/2021

Castelo de vidro
Esse livro é incrível!
Jeannete Walls foi brilhante ao escrever sua história de maneira tão original.
A família Walls é completamente incomum, maravilhosa em alguns aspectos e terrível em outros. Eles vivem como nômades, do mais simples possível, mas são todos inteligentíssimos.
Esse livro me fisgou mais e mais a cada capítulo. Recomendo esse livro, com a plena certeza de quem o lê-lo tirará grandes lições de vida dele.

Michele 09/07/2021

Os cacos que restaram do castelo
Eu fiquei muito indignada vendo toda a negligência e o descaso desses pais pra com seus filhos. Uma coisa é não concordar com a forma que a sociedade se organiza e querer educá-los conforme seus ideais, ou ainda precisar driblar dificuldades e carências que insistem em permanecer mesmo após se esforçarem para supri-las, por terem consciência de suas responsabilidades enquanto pais; outra coisa é permitir que os próprios filhos passem necessidades humanas básicas enquanto há meios de prover isso a eles e apenas escolhem não o fazer.

O livro é bem escrito, as frases que encerram os capítulos são a prova disso, e é um alívio ver que as crianças conseguem um futuro diferente daquilo que lhes foi apresentado durante toda a vida, mas considero essa uma história mais triste do que bela.

Mari.Vasconcelos 30/06/2021

Surreal
Apesar de Jeannette Walls escrachar com a verdade, ainda achei que ela foi benevolente quando falava do amor dos pais, talvez o amor entorpece ou de fato, enobrece... porque na função de mero leitor, não enxerguei nada além de descaso, pra não dizer desamor.
As vezes não acreditava que o livro era uma biografia, as cenas eram absurdas demais.

Rose Mary e Rex Walls ganhariam fácil o título de piores pais do mundo.

Jules 24/06/2021

Eu super recomendo
Eu não dei uma nota maior por não ser exatamente meu tipo de livro, e ser o primeiro mais "pesado" que já li. Ele é leve com cenas muito bonitas mais tbm é pesado no sentido de acontecimentos que te dá vontade de entrar no livro e esmurrar certas pessoas. É impossível vc ler e não sentir empatia pela protagonista, já perdi a conta de vezes em que quis abraçar ela e a confortar.

Mas, ainda sim recomendo muito!

Marcos.Rodrigues 18/06/2021

A família Walls composta por um pai viciado em bebidas alcoólicas e que possui um caráter selvagem, uma mãe artista e conformada, três irmãos que lutam para sobreviver em plena miséria e fome e um gato jogado pela janela ? (detalhe) ?

Jeannette Walls a narradora dessa incrível história, conta sua vida e de sua família de maneira simples e bastante humilde?

Cresceu mudando de casa em casa, como andarilha, vivendo em cenários mais diversificados e inimagináveis que alguém queira viver... Pra ser mais exato... Em um deserto ?????

Seu sonho e de seu pai era construir o castelo de vidro ?, algo simbólico mas que juntaria toda a família para viverem em uma casa decente e digna da presença deles ?

E foi o que eles buscaram durante todo o livro, eles aventuraram-se em passar a mão na cabeça de guepardos no zoo, ir á caça ao demônio, presentear com as estrelas do céu... Enfim... Era uma família que era livre, sem apego a nada ??

Pensa em uma miséria! Pois eh, eles viviam assim, mesmo sendo livres e desapegados, sempre passavam necessidade a ponto de comer o que ver pela frente (manteiga com açúcar, restos de sanduíche jogado na lata de lixo da cantina, enfim), mas tudo vai mudando a medida que eles vão crescendo. As coisas vão se transformando para todos dessa família e é ai que entra o sentido desse livro ??

Eu classifico esse livro com ???? pois achei que no final do livro, a autora enrolou demais e não ia direto ao ponto, mas a maneira que ela terminou o livro não me desapontou totalmente. O livro traz uma reflexão ? de como devemos ser gratos por tudo o que temos ou que conseguimos até então, pois ficou explícito no livro as necessidades que essa família teve e que nós nunca paramos para refletir sobre nossas atitudes ? temos muita coisa mas mesmo assim ainda reclamamos ????

Pam 08/06/2021

Jeannette Walls conta um pouco sobre a sua vida de forma simples e tocante.
Suas experiência me emocionou de uma forma incrível.