Adeus às armas

Resenhas - Adeus às armas

thais.moore 24/03/2018minha estante
quote perfeito

Carol Nery 24/03/2018minha estante
Nossa, muito profunda e verdadeira!

Aline 23/11/2023

O realismo de Hemingway é surreal
O autor, que brinca entre movimentos literários, nesta obra utiliza o realismo como principal característica. É uma novela que mostra o quanto Hemingway mereceu seu Nobel de Literatura. É um gênio! Recomendo a leitura, porém adverto que não dá para esperar uma leitura muito alegre quando se trata de Hemingway. Recomendo também que não pulem a apresentação, é de suma importância que seja feita uma leitura dessa obra por completo.

Peleteiro 28/07/2018

Um grandioso romance
Hemingway nos presenteou com um majestoso romance. Embora descreva bem cada lugar e sensação, de modo algum é prolixo ou cansativo. Sua narrativa flui e condi o leitor de modo que as páginas se findam sem que ele perceba. A sensibilidade ao tratar da guerra, o realismo cru e o romantismo das pessoas que não tinham medo de se arriscar a migrar mostrar bem o contexto da guerra. Este livro é um patrimônio cultural.
Laura Migliorini 28/07/2018minha estante
quero muito ler esse :)

Peleteiro 28/07/2018minha estante
Vale muito a pena, Laura! Os capítulos são curtos e é cheio de diálogos, você lê que nem sente as páginas se passando, rs.

Laura Migliorini 10/08/2018minha estante
Ahhh que demais! Adoro a escrita fluida dele :)

Rogers.Silva 14/06/2023

Um livro estranho!
Eu simplesmente amo "O Velho e o Mar", primeiro livro que li do Ernest Hemingway. Essa obra é incrivelmente bela, enriquecidora e atemporal.

Minha expectativa para "Adeus às Armas" era grande. Mas, o livro acabou se mostrando uma narrativa um pouco estranha, diálogos muito cotidianos e que não levam de fato a lugar algum e uma trama que acompanha Henry, um jovem americano que está participando da Primeira Guerra Mundial, do lado dos italianos, dirigindo ambulância e levando soldados feridos para os hospitais improvisados.

No decorrer da história Henry acaba se envolvendo amorosamente com a enfermeira inglesa Catherine e sinto que a partir do momento que o relacionamento deles ganha força, o livro decai. Toda a parte de Henry na guerra, sofrendo junto aos amigos e tentando a todo custo sobreviver aos ataques dos austríacos e alemães, é muito interessante e angustiante de ler. É uma visão da guerra pelo olhar dos soldados de front e ainda mais potente é o discurso deles de não quererem estar ali, de terem suas vidas interrompidas para lutar em prol de interesses de pessoas que não ligam para a vida deles.

Mas, toda essa tensão da guerra perde força com as cenas infinitas de declarações amorosas, diálogos rasos e uma incomoda dependência afetiva que chega a ser tóxica entre o casal protagonista. Por toda essa parte melosa, a obra perdeu alguns pontos comigo.

A experiência foi interessante, mas fica aquele gostinho de que poderia ter sido um livro bem melhor.

Ps: O final seco e abrupto me deixou com um gosto amargo na boca.

Matheuzices 05/05/2023

"Adeus às Armas", de Ernest Hemingway, é uma obra-prima da literatura americana do século XX. O livro narra a história de Frederic Henry, um jovem americano que se alista no exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial. Lá, ele se apaixona por uma enfermeira inglesa chamada Catherine Barkley. Juntos, eles tentam escapar da guerra e começam um relacionamento intenso e apaixonado.

A narrativa de Hemingway é intensa e emotiva, capturando perfeitamente a atmosfera caótica da guerra e a tensão do relacionamento entre Frederic e Catherine. A linguagem é simples e direta, sem excessos, mas rica em detalhes e imagens vívidas. Hemingway evoca a beleza da paisagem italiana, a brutalidade da guerra e os sentimentos complexos de seus personagens com habilidade e sensibilidade.

Embora seja uma obra de ficção, "Adeus às Armas" é baseado em grande parte na experiência pessoal de Hemingway como motorista de ambulância na Itália durante a Primeira Guerra Mundial. A história é um testemunho poderoso da brutalidade da guerra e dos efeitos duradouros que ela tem sobre aqueles que a vivenciaram.

"Adeus às Armas" é um romance emocionante e comovente, que explora temas universais como amor, perda, sacrifício e sobrevivência. É uma leitura obrigatória para os amantes da literatura clássica e para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda da natureza humana.

Mari 24/04/2023

Embora a leitura seja fácil e fluida, achei a história muito chata. O romance acontece bem do nada e tem uns diálogos tão melosos e infantis, que parecem dois adolescentes.

É como se depois de terem se falado umas duas vezes, de repente percebessem que estavam completamente apaixonados.

As coisas que a Catherine fala então são de tamanha tolice que ela parece totalmente devota, com medo de desagradar de alguma forma. Totalmente submissa.

Tirando esses momentos dos dois, o resto se passa na guerra e algumas situações são até tensas e prendem a atenção, bem descritas, maaaas não é muito a minha praia.

O final é bem triste, mas não me emocionou porque eu não gostei desse casal e toda a forma que foi mostrado o relacionamento deles.

Foi meu primeiro contato com o autor e achei bem decepcionante. Esperava mais, mas pode ser que eu goste de outras histórias.

Jéssica (@simboraler) 22/10/2023

Devo deixar claro, antes de tudo, que esse enredo é baseado em uma história real que aconteceu com o próprio autor. Na realidade, é uma releitura do que ele viveu, porém aqui, ele nos conta como ele realmente gostaria que a história fosse.
Acompanhamos uma história de amor entre Frederic Henry e Catherine Barkley que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial.
Henry é norte-americano e está ajudando o exército italiano na guerra, comandando as ambulâncias que socorrem os feridos italianos e Cath é uma enfermeira inglesa que ajuda nos hospitais de guerra. O amigo de Henry conhece Cath e tem intenções românticas com ela e em um encontro marcado, ele acaba chamando Henry para ir junto com ele, e dali há uma pequena reviravolta, pois Henry e Cath se aproximam e nutrem interesses um pelo o outro.
Em uma dessas levas de ambulâncias, Henry acaba se ferindo gravemente e é levado para um hospital, faz uma cirurgia e tira um licença de longo tempo no hospital. Cath é transferida para o hospital que ele está, passando a cuidar dele e durante esse tempo, um filho é gerado dessa relação. Depois de recuperado, Henry volta ao seus trabalhos e Cath também, e a partir daí acompanhamos a vida deles, o avanço da gravidez e a conclusão dessa história.
Eu posso estar equivocada e também pode ter sido uma falha minha durante a leitura do livro, mas eu não consigo determinar se eu gostei dele ou não. As partes que o narrador reflete sobre a guerra é incrível, mas o romance não me pegou. Sinceramente, eu não consigo enxergar até agora, em que momento os dois realmente se apaixonaram. Foi tudo muito fantasioso, apressado e explosivo. O final me deixou sem reação, fiquei muito tempo digerindo aquilo. O amor deles não me tocou ou eu posso não ter entendido a real intenção do autor, é um livro que creio que precisarei fazer uma releitura

Juju Pobeda 18/05/2009

Muitooo chatoo !!!
O que eu tenho é de 1 tia minha que ganhou do namorado em 1972... deve ser a 1a edição já que a tradução está em português coloquial tornando a leitura bem cansativa e ainda os dialógos de dar sono do tipo:
_ Òh minha querida, tenho algo a lhe dizer.
_ Òh diga-me.
_ Amo-te
_ Amo-te também, meu adorado.

Uahhh sono, sono e + sono.
Altamente recomendado a quem tem insônia.
Fábio Pinho 11/07/2013minha estante
Concordo plenamente!

ricardo 01/10/2017minha estante
então

@PinkLemonade 22/05/2020

Um amor na primeira guerra mundial
A trama segue um amor se desenvolvendo paralelamente a guerra.
É interessante ver o lado italiano, descrito pelo protagonista, da batalha.
É uma das obras iniciais de Hemingway. Talvez seja por isso que senti os diálogos pouco desenvolvidos, estáticos e pouco convincentes. Também senti pouca profundidade nos personagens.
Estou com esperança de ler obras do autor em um período mais maduro, creio que assim poderei fazer uma análise mais ampla.
Recomendo para quem: gosta de ler viva descrição de paisagem(nisso ele se sobressai), deseja conhecer outro ponto de vista da primeira guerra ou simplesmente pretende se familiarizar com a fase inicial do autor.

Bruna 02/08/2020

Inesperado
É a definição desse livro. Você até consegue adivinhar algumas coisas ou algum sentimento dos personagens. Mas no final eles acabam nem importando mais!

Manu 17/11/2020

Durante a Primeira Guerra Mundial, Henry (um americano que se alistou no exército italiano) se apaixona pela enfermeira Catherine. E, mesmo em meio à guerra, ambos conseguem viver uma história de amor.

Karina 13/12/2015

Um romance de encher a alma
Com uma habilidade invejável, Hemingway constrói uma narrativa fluída e repleta de bons e profundos diálogos, contando a romântica história do motorista de ambulância do exército Frederic Henry e da enfermeira Catherine Barkley. Entre idas e vindas, eles procuram sempre manter contato. O destaque fica por conta da excelente construção dos personagens, do bom ritmo e, claro, do final surpreendente. É um livro triste e belo.

Douglas Oliveira 24/03/2021

Livro ótimo.
Ele te faz sentir tudo. Alegria, raiva e por fim uma tristeza enorme. Sensacional.