Adeus às armas Ernest Hemingway

Resenhas - Adeus às armas

Cris 24/01/2023

Finalmente conheci a escrita de Ernest Hemingway!
Publicado em 1929, 'Adeus às Armas' de Ernest Hemingway narra a história de amor entre o tenente Frédéric Henry, um americano que trabalha no front italiano cuidando e supervisionando as ambulâncias durante a Primeira Guerra Mundial e de Catherine Backley, uma sonhadora e alegre enfermeira que traz cor à vida cinzenta e solitária de Henry.

A intensa relação entre os dois não poderia ter nascido em um ambiente pior pois o pano de fundo escolhido por Hemingway entrega dor e muita crueldade em todas as suas páginas. O relacionamento amoroso acaba se afunilando após Henry sofrer um acidente e ser levado em estado grave a um hospital. Conforme ia se curando, Catherine preenchia o vazio que a Guerra deixou em seu peito e em seu ventre trazia, quem sabe, a certeza de dias melhores, no entanto, o avançar da leitura mostra mais mais uma vez que na Guerra não há sobreviventes, todos perdem de uma forma ou de outra...

"Escute... Não há nada pior do que a guerra. Nós aqui, nas ambulâncias, não temos como perceber o horror que é isso. E ninguém consegue acabar com a guerra, porque todos já enlouqueceram. Há pessoas que nunca se dão conta disso."

Finalmente li Hemingway e agora posso dizer com total liberdade que sua escrita é trágica embora brilhante e de fácil entendimento. E claro, nem vou mencionar a atemporalidade da história porque ela de fato pode ser lida em qualquer momento quando se há a vontade de ler uma obra de qualidade com todos aqueles elementos que constituem um bom clássico universal.

Antes de iniciar a leitura, li em algumas resenhas que 'Adeus às Armas' é um romance auto-biográfico e que Hemingway modificou alguns fatos melhorando então o seu desfecho, a mim muito impressiona pois as últimas cenas entre o casal do livro emocionam de tão tristes que são. Penso eu como tudo foi trágico para o autor já que houve essa vontade e/ou necessidade de remontar sua história que de alegre não teve absolutamente nada.

Com uma narrativa permeada pelos escombros da Guerra, pude conhecer personagens bem construídos e com muita humanidade e prosa para contar. Assumo ter demorado um bocado para ler o livro, mas acho que a leitura pede exatamente isso... tempo. Não há a necessidade de apressar ou atropelar nada, é devida a atenção e o empenho lidos a cada capítulo.

Se eu tivesse algum incômodo a levantar acerca da construção da trama, elucidaria quem sabe a rapidez do romance. Em um outro livro e com uma outra temática, talvez, eu achasse tudo adrupto demais e sem química, entretanto, estou falando sobre a Guerra e a total incerteza de um novo dia, creio que as emoções se potencializam ao extremo e a vã sensação de viver um inesquecível amor ganhe uma ótica completamente diferente da usual e praticada diariamente quando não se espera a morte na próxima esquina, sendo assim, um respeitoso viva ao intenso e avalassador romance bélico.

Indico a leitura a todos, em especial aos acostumados consumidores de livros clássicos. Ernest Hemingway fez seu nome e desde então é figurinha comentada em clubes do livro etc, com toda a certeza ele foi e ainda é indispensável para a Literatura. Já escolhi minha próxima obra a ser lida e pelo andar da carruagem 'Por quem os sinos Dobram' manterá o mesmo nível e me fará sofrer igual a uma condenada, do jeitinho que eu, a dona Cris adora sofrer ao escolher mais um livrinho a ser lido rs. Lá vamos nós.

" Mas sempre matam você, no final das contas. Pode confiar nisso. Fique um pouco neste mundo, e acabará morto, sempre."
Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Excelente resenha.?????. Animado pra ler!

Cris 24/01/2023minha estante
Obrigada, João Alexandre. É meio difícil não gostar do livro. Depois me conte o que achou. ?

Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Sim. Depois te dou o feedback. ?

Ray- 15/05/2020

Decepção
Comecei este livro com grande animação; pensei: vou ler um grande romance romântico. Não esperava nada meloso por causa do autor, mas ainda esperava um grande clássico. Entretanto, o o que foi descrito no livro poderia ter sido feito em menos páginas. Alguns momentos da trajetória do personagem principal se arrastam, o romance é raso e não passa verdade, e o que nos resta é um fim decepcionante. Não é totalmente é ruim, mas a história poderia ter sido contada mais dinâmicamente; a não ser que a intenção de Hemingway fosse mostrar o quão monótona uma guerra pode ser.

Felipe 28/02/2022

Acho que por eu já ter lido alguns livros do Hemingway, dei uma saturada das narrativas dele. Apesar disso, é inegável a capacidade que ele tem de construir boas histórias ambientadas no front de batalha. Essas páginas valeram bem mais pra mim do que o romance entre Catherine e Henry, que na maior parte do tempo, achei maçante de acompanhar.

O final do livro, valeu para mim, por conta da surpresa.

Ariela 31/01/2021

Emocionante em vários aspectos.
Acho que não consigo resenhar Adeus às Armas sem falar o quanto essa leitura foi emocionante para mim em vários sentidos.
Adeus às Armas não teve para mim um enredo forte, é uma história simples de um americano que participa da Primeira Guerra Mundial e se apaixona. Mas é nessa simplicidade de enredo que Hemingway mostra seu alto nível como escritor e torna essa história simples em algo emocionante, especialmente pelo livro ser ser em primeira pessoa e tornar a visão de estar na guerra muito mais realística.
Se não bastasse, as batalhas e "aventuras" de Henry se passam no território que hoje é a Eslovênia e sua fronteira com a Áustria e a Itália, região que tem um significado muito importante para mim, por morar na Áustria e ter um namorado esloveno. Assim, até o plano de fundo da história deixou tudo ainda mais emocionante para mim.
Por fim, a leitura é rápida e fluída e duvido que também não vá te emocionar.

none 22/08/2021

O primeiro de Hemingway
É um livro de leitura rápida. Repleto de diálogos significativos e coerentes. Portanto a narrativa não cansa. Achava que pelo fato de o tradutor ser Monteiro Lobato encontraria vários termos fora de uso ou técnicos ultrapassados, mas o autor felizmente não permitiu isso. Um inconveniente da trama é o sexismo vulgar da caserna. Diálogos entre militares. O protagonista americano, um tenente ingressa no exército italiano para combater a Áustria no extremo norte, entre as fronteiras. Apaixona-se por uma enfermeira inglesa chamada Catherine e juntos quebram a rotina e fazem o impossível para ficar juntos e em paz. O texto é bem escrito, bem traduzido. Mas gostaria que a editora se desse ao trabalho de buscar um tradutor e não usar esse recurso tão batido de reedição pela fama de Lobato. São poucos romances que retratam a primeira guerra mundial (me recordo de Contra o dia de Thomas Pynchon). Começar por esse livro é recomendável.

Anjos 07/06/2020

Maravilhoso
Hemingway tem uma narrativa fácil e ao mesmo tempo profunda, a tradução tirou muito do brilho da obra, quem puder leia em inglês.

Agui.Alves 07/11/2020

Adeus às armas ou ao amor?
Hemingway tinha uma forma única de escrever. Super indico para quem gosta de descrições minuciosas como eu, onde você realmente tende a se imaginar dentro de uma cenário construído por palavras.
Ademais, por vezes me peguei imaginando se certos acontecimentos foram verdadeiros ou não, o que deixou pensativa. Eu amei. Um dos meus favoritos.

alicemariapm 27/03/2022

Intenso
Hemingway é intenso, ele tem o poder de destruir você quando menos espera, e deixa um final parecido com a vida, inesperado, e você fica parado pensando em como alguém pode fazer isso por meio de palavras, mas ele consegue.
Não dei 5 estrelas porquê apesar de tudo alguns momentos foram massivos, mas vale muito a pena.

notindy 26/01/2023

Adeus às armas
No começo foi um pouco difícil de me adaptar com a escrita do autor. A edição que li é antiga então claro que a tradução também não ajudou muito. A forma dele de escrever diálogos é um tanto confusa e as vezes eu não sabia quem estava conversando e me perdia nas falas. As descrições de locais são ótimas, não são rápidas a ponto de me fazer incapaz de imaginar o lugar e nem demoradas a ponto de deixar cansativo. Na minha opinião, Hemingway escreveu sem emoção, frio, mas ao mesmo tempo totalmente emotivo. A guerra foi retratada como ela é, ruim e fria, mas ao mesmo tempo a importância e intensidade que ele deu pro relacionamento da Catherine e Henry polarizou tudo. Pretendo ler mais do autor pra conhecer melhor. O final, do jeito que foi escrito, tornou tudo melhor. Me transmitiu brevidade.

Ana Ruppenthal 17/01/2022

...
"Viu o que você fez, menino? Morreu. Não chegou a saber de nada. Lançam você aqui, e no primeiro instante em que te pegam, desprevenido ainda, matam você. Matam você gratuitamente, como mataram Aymo. Ou então lhe passam sífilis, como Rinaldi. Mas sempre matam você, no final das contas. Pode confiar nisso. Fique um pouco neste mundo, e acabará morto, sempre".

Monica.Fusco 07/09/2020

Adeus às armas
Um livro sensível que conta uma história de amor em plena primeira guerra mundial! Gostei bastante da escrita do autor.

Bianca 26/03/2023minha estante
??????????

Cris @cristinadaitx 11/02/2020

Não há, em minha opinião, um autor que entenda e descreva melhor o comportamento humano. Aqui, esse grande autor nos descreve os horrores de uma guerra e a luta que um homen trava para livrar-se dela. Na sua concepção, as guerras não têm sentido se não provocar a morte de muitos para o proveito de poucos.

Carol Nery 24/03/2018minha estante
Também selecionei esse trecho como uma das quotes essenciais dessa leitura! Minha traução:
No entanto, muitos deles tornam-se mais fortes, justamente no ponto onde foram quebrados. Mas aos que não se deixam quebrar, o mundo os mata. Mata os muito bons, os muito meigos, os muito bravos - indiferentemente. Se vocês não etão em nenhuma dessas categorias, o mundo vai matar vocês, do mesmo modo. Apenas não terá pressa em fazer isso.

thelondonriver 24/06/2022

Ave Maria que sofrimento... É o terceiro livro que eu leio do Hemingway, e acredito que só com esse eu peguei realmente qual é a da escrita dele, e não é algo com que eu esteja muito acostumada, o que acaba sendo um pouco difícil às vezes, pelo fato de que acaba sendo uma coisa meio linear, sem um só grande acontecimento. É meio como a vida né. Eu acabei gostando desse livro bem mais do que eu esperava, e acredito que essa melancolia toda dá uma beleza muito única a tudo isso.