Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

vinialmanegra 23/08/2023

O Pior dos Demônios
Esse é o segundo livro que leio do Gabriel e me encanta muito a forma como ele escreve e descreve seus personagens, sempre sob suas próprias retinas. Cada um dos protagonistas tem uma forma de agir e pensar, que te fazem querer conhecer ainda mais deles, o que vão fazer em seguida, mas essa proximidade faz você se perguntar: onde eles acabam?

Essa última pergunta me pegou desde quando conheci a marquesinha. Como essa menina vai acabar do jeito que acabou? Triste por ser da forma que foi.

A história as vezes é meio atulhada de informações, tive que voltar para ler mais de uma vez porque fiquei em dúvida se falávamos do presente ou do passado em diversos momentos quando explicado sobre a história dos personagens.

Os métodos contraditórios da igreja para tratar do que acreditavam ser uma possessão e as dúvidas do padre Delaura são a melhor parte dessa história. "Vocês têm uma religião da morte que lhes infunde coragem e felicidade para enfrentá-la."

Grande leitura.

Paula 18/08/2023

A cada livro de Gabriel García Márquez eu fico mais apaixonada pela sua escrita.
Louca para ter os outros volumes

Tathy 10/08/2023

Uma sequência de negligências
A menina negligenciada e repelida pela própria mãe, renegada pelo pai. Cuidada pelos escravos, de quem aprendeu a cantar em três idiomas africanos, espanhol só falava para fizer mentiras. Quem poderia culpá-la? Ao ser mordida por um cão raivoso, foi negligenciada pelo médico, que disse isso era uma fatalidade. Cuidada pelos conhecimentos dos escravos, não contraiu raiva. Outra negligência: o médico disse que era uma questão de dias, o bispo que era una questão de possessão demoníaca. As monjas negligenciaram, o exorcista também, pobre marquesinha.

Emanuela 09/08/2023

Um ótimo livro pra começar a ler Gabo
Fazia tempo que não lia Gabo, e mergulhar nas páginas de 'Do Amor e Outros Demônios' foi como voltar a um lugar conhecido e encantador. Esta obra, mesmo sendo uma leitura curta, carrega todo o encanto e a magia do realismo mágico característico do autor.
A história se passa no século XVIII e gira em torno de Sierva María, uma jovem de 12 anos que, por um acaso do destino, é mordida por um cachorro raivoso. A partir desse evento, acompanhamos a jornada de Sierva e sua relação com a fé, a sociedade e o amor.
Uma das características marcantes de Gabriel García Márquez é sua habilidade em criar atmosferas envolventes. Em 'Do Amor e Outros Demônios', não é diferente. Através de sua escrita rica em detalhes e imagens poéticas, somos transportados para um mundo onde o real e o mágico se entrelaçam de forma sutil e fascinante.
Embora o caminho tomado pela narrativa tenha sido previsível para mim, isso não diminuiu o prazer da jornada de leitura. Cada página foi uma oportunidade de me deleitar com as descrições vívidas, os diálogos profundos e as reflexões sutis sobre a natureza humana e suas paixões.
'Do Amor e Outros Demônios' é uma excelente porta de entrada para o universo do realismo mágico de Gabriel García Márquez.
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha, Emanuela!

Marcia 04/08/2023

O livro aborda misticismo, amor, paixões, superstições, crenças africanas, exorcismo e o poder da igreja sobre o povo.
O escritor faz crítica, de forma leve, ao controle forte da igreja sobre o povo, onde a maioria vivia muito pobre.
Nessa história a protagonista , uma adolescente , filha de um marquês, é mordida por um cachorro. O marquês e a mulher nao ligam pra ela. Lendo o livro entenderemos o relacionamento conturbado dos dois e como ela era uma mãe tóxica, além de problemas psicológicos sérios. A menina é criada meio largada, fica sempre junto dos escravos onde aprendeu as crenças deles e as diversas línguas. No dia que ela é mordida pelo cachorro o medo dela ter contraído raiva faz todos ficarem alvoroçados. Ninguém sabe se o cachorro era raivoso mas havia um surto na região e o marquês foi atrás de tratar da menina, buscar formas de salva-la, mesmo sem ter certeza da contaminação.
As diversas pessoas, entre médicos e curandeiros que por la passaram, aplicaram métodos de nos arrepiar. É horrivel conhecer  o quanto a medicina era precária. Mais horrível e triste ver os métodos dos curandeiros.
Por fim o marquês resolve pedir ajuda ao bispo e decidem interna-la no convento. La chegam a conclusão que ela estava possessa e deveria ser exorcizada. Muita coisa acontece nessa fase e a cada página queremos seguir mais pra saber o desfecho de tudo alem de ter acontecimentos que nos incomodam. Ha "um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento.( promessa feita no seu nascimento)
Um livro curto, intenso e muito interessante.
Valeu

francelps 01/08/2023

Comecei gostando muito da história, tava super curiosa e com vontade de ler, mas tá todo mundo fingindo que não tem abuso de uma criança de 12 anos??? só eu li um livro diferente de todo mundo???? ?

ferngeov 31/07/2023

A existência humana e o sobrenatural
Um livro para mostrar a necessidade humana de sempre querer explicar o motivo das coisas, muitas vezes, usando à religião.
O livro retrata sobre a inquisição e também o preconceito que infelizmente ainda existe com as religiões de matriz africana.
Foi meu primeiro livro do García Márquez, e eu não posso dizer que amei. Mas a história é realmente muito interessante.

Lermetransforma 21/07/2023

A prosa de Gabo é inconfundível e você viaja no tempo nessa leitura tão fluida e envolvente.
O livro tem uma introdução contada por ele que vale a pena pra você entender de onde surgiu a narrativa explanada nesse romance.

Apesar de ser filha de Marqueses, Sierva Maria era por eles negligenciados, com uma relação bem turbulenta, eles sempre ignoraram a menina.
Ah, ao nascer, o pai fez a promessas de somente cortar os seus cabelos quando ela se casasse.

Sierva Maria, diante desse negligência dos pais, foram criadas pelas escravas da casa, o que a fez conhecer a fundo a religião praticada por eles, assim como línguas e dialetos específicos. Por isso, a menina se comunicava facilmente em iorubá e outras línguas africanas. Assim, Sierva não se sentia a vontade dentro das regras de comportamento dos marqueses, porque fora criada em outra realidade.
E isso é bem importante pra história, sobretudo após a mordida do cachorro que ela sofrera.
A raiva, temerosa a época, ficou assombrando os pais e todos que convivem com Sierva, pois ninguém sabia ao certo se o cachorro teria ou não a doença.

Com esse acontecimento, o pai da menina finalmente fica preocupado com a situação, sobretudo pelos possíveis efeitos da raiva na sanidade mental de Sierva. O que fez submetê-la a várias sessões de todo tipo de tratamento - ou seja lá o que era aquilo, a fim de curá-la. E a ferida do cachorro que já estava curada, e notoriamente não a tinha transmitido raiva, deu espaço a outras lesões por causa dos tratamentos mais loucos que ela teve que passar.
E, claro, com tudo isso ela reagiu de maneira agresssiva e impaciente. E tinha outra forma?
Acontece que essa hostilidade fez todo mundo se convencer que ela estava possuída por demônios.
Com isso, Sierva Maria, com apenas 12 anos, é internada no convento de Santa Clara para ser exorcizada.

Apesar de tudo, o destino ainda reservou a Sierva uma história de amor improvável.

Eu amei demais. Li com prazer e super envolvida.

Favoritado com sucesso!

Nêssa 20/07/2023

Inicia com um surto e acaba em morte
Vou tentar resumir a história
Em uma época colonial, estava acontecendo um surto de raiva nos cachorros e muitas pessoas doentes com consequência das mordidas do bicho.
A filha de um marquês é mordida, mas não contrai a doença e sim acreditam que a menina está possuída por um demônio e é aí que a história fica mais maluca.
O bispo recomenda ao marquês que que mande a menina para um convento para que as medidas necessárias sejam tomadas. O padre responsável pelo exorcismo se apaixona por ela, ele tem mais de 20 anos de diferença e essa parte pedófila começou a deixar a história mais bizarra. O padre tarado quer provar que a menina não está possuída e fica nessa resenha até o fim.A menina tem esse ar meio que encantado, algo sobrenatural nela, a garota é perturbadora do início ao fim e o leitor fica sem saber se realmente estava possuída, ou o livro trás critica aos exorcismos da igreja católica que acabam em morte.
No final, o exorcismo não é finalizado, a menina morre literalmente de saudade e o padre apaixonado é um pervertido que foi obrigado a prestar serviços num hospital pq descobrem as resenhas dele.
E é isso. Gente. Sinceramente esse livro não agregou algo na minha vida de leitora e ele é bizarro. Sinceramente.

Bárbara 13/07/2023

Gabriel Garcia Márquez
Nem sei o que dizer dessa leitura. Será que comecei mal com Gabo? Só sei que até o momento não quero ler outra obra dele. Não rolou pra mim.

felipefrancica 02/07/2023

Leitura rápida e prazerosa
O realismo mágico de Gabriel García Marquez continua sendo explorado de maneira incrível nesse livro. Recomendo a leitura a todos aqueles que querem conhecer o autor além de suas principais obras.
Do amor e outros demônios é uma leitura rápida e prazerosa. Os temas da religião, colonização e principalmente o amor são magistralmente explorados.

Anderson 02/07/2023

Revisitar Gabo é sempre prazeroso. Sua forma de contar histórias é como uma arquitetura barroca: incrustada de detalhes que em grande parte não conseguimos reter na memória, mas a lembrança da grandiosidade de sua escrita e da totalidade da obra permanece viva. Neste livro, entre tantas coisas maravilhosas do universo literário de García Márquez, vemos uma história que nos faz recordar o horror e a estupidez da Inquisição.

carlanagy 20/06/2023

Diferente
Já li outras 2 obras do autor e percebi que tenho dificuldade com a escrita dele, mas curiosamente achei esse livro mais fácil. A história é peculiar e começa de forma interessante, as personagens são bem construídas e a ambientação é bem desenvolvida. Entretanto achei a parte final do livro meio perturbadora. Mas foi uma experiência interessante.

Camila 15/06/2023

Do amor e outros demônios
Decidi ser iniciada no mundo de Gabriel Garcia Marquez por esse livro, na verdade, pelo título.

Não li nada a respeito, zero expectativa, então fui surpreendida. Que espertinho esse Gabo! Me fisgou e prendeu na leitura direitinho!

Acho que comecei a entender melhor o realismo mágico, e ficou bem claro por quê Gabriel tem tantos devotos. Não é qualquer livro que devoro 20 páginas por vez.

Recomendo ?

Kaire 13/06/2023

Foi mal, Gabo
Essa foi uma leitura que eu terminei agradecendo aos céus por ter acabado.

Apesar de entender a parte da inquisição e a crítica à tudo que a igreja católica via como "do satanás" (principalmente se tratando da religião e cultura africana) não consegui me apegar à santidade da sierva maría e as loucuras da parte do convento, ainda mais envolvendo o clérigo escolhido para realizar o exorcismo.

Enfim, foi cansativo demais.