Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Larissavmelo 26/04/2023

Como minha primeira leitura do autor não achei tão fácil acompanhar o vocabulário e os detalhes descritivos, mas impossível não se impactar com a personagem e com a história.

Eliza198 25/05/2023

Do amor e outros demônios
"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus."

Do amor e outros demônios e um livro de leitura rápida, mas que pode ser um pouco densa para pessoas que não estão acostumadas com o tipo de escrita do G
abo.

Gostei bastante do jeito que o livro retratada a forma como religiões de matrizes africanas são demonizadas e do jeito que tentamos sempre condenar aquilo que não conhecemos por pura ignorância. E que mesmo sendo um livro escrito em 1994 ainda possui temas que precisam se discutidos atualmente.

tabatatucat 04/06/2023

Que livro sensacional do Gabo! É uma obra que vai muito além do que se espera pelo título, e de uma complexidade de sentidos ao lê-la de cair o queixo. Fenomenal!

Re! 06/10/2020

Para sair da zona de conforto
"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus"

Nessa história iremos conhecer Sierva Maria, uma criança de 12 anos que contraiu Raiva de uma mordida de um cachorro na época da Colômbia Colonial.

Filha de um marquês, mas rejeitada pela mãe, Sierva foi criada pelos escravos e cresceu com todos os seus costumes. Quando é contaminada pela doença Raiva, o seu pai finalmente acorda para a vida e resolve tratar a menina, buscando médicos, curandeiros e tudo que havia ao seu alcance.

Em um período em que a Igreja Católica tomava conta, o Marquês resolveu buscar a sua fé para salvar a sua filha. Para o bispo, a criança já estava com o Demônio no corpo e só com um exorcismo seria possível salva-lá. Só que depois que o padre designado para fazer o ritual, Delaura, conhece Sierva algo muda...e ele começa a se questionar se essa opção é a certa.

Nesse livro, iremos vivenciar como era a realidade dos que viviam nesse período e como tudo que era desconhecido aos olhos da Igreja era considerado pecado, sendo assim, os escravos além de sofrerem nas mãos de seus "donos", eram proibidos de exerceram a sua própria cultura e qualquer que fosse a doença, era necessário apenas rezar.

É uma leitura interessante. Conseguimos perceber todas as críticas do escritor ao regime da época e a maneira que ele descreve os acontecimentos da história, fazem com que não consiga largar o livro.

Foi minha primeira experiência com o autor e gostei bastante, minha nota foi essa por causa de alguns ocorridos na história que achei meio....bizarro.

Enfim, super recomendo! É uma ótima leitura para te tirar da zona de conforto e de quebra, ter um conhecimento histórico!

Rodrigo.Loureiro 29/03/2021

Cuidado ao ler e interpretar esse livro
Um livro muito bom, não poderia esperar algo diferente de um autor tão renomado como Gabo. Leitura um pouco densa mas não cansativa. O autor trabalha com vários personagens onde é preciso prestar atenção.
Acredito que se esse livro fosse escrito na atualidade ele seria criticado devido a demonização do candomblé. Mas como se trata de um livro antigo, onde existia essa demonização, então infelizmente é de se entender.
Mas quem for ler ele não leve ao pé da letra ok? Pois o candomblé não é o que ele retrata e fora que é uma literatura e não uma história real.

Larissa 02/04/2021

Linda história..
Até que ponto você tem coragem para enfrentar o mundo em busca de amor?
O livro narra a história de um marquês.. ao qual faltava coragem para a vida.
O marquês abriu mão do "amor da sua vida" para não contrariar o pai. E pelo mesmo motivo casou-se com uma pessoa que não amava. Depois de viúvo, descobriu o amor.
Com a viuvez, casou-se com Bernarda e teve Sierva Maria.
A partir de então, a história gira em torno da menina da cabeleira ruiva.

Aletheia (@almaletrada) 04/04/2021

Exorcismo do amor?
Em 1949 Gabriel Garcia Márquez, um jovem jornalista, é chamado para fazer a reportagem na Colômbia sobre o convento de Santa Clara que vai ser demolido para a construção de um hotel.

Foi dessa maneira que o autor recordou uma das estórias que sua avó contava na sua infância, sobre uma menina que tinha os cabelos que pareciam um véu e era tão comprido que arrastava no chão.

Utilizando essas duas perspectivas Gabo cria um enredo brilhante e perspicaz sobre as artimanhas do amor e como ele pode sim, ser visto como um demônio.

Na Colômbia colonial escravocrata do final do séc. XVIII, passamos a conhecer a estória de Sierva Maria, uma marquesinha indesejada pelos pais. Assim ela cresce no meio dos escravos, acolhida e orientada por eles, adquirindo assim todos os seus ensinamentos, costumes, religião e adota o nome de Maria Mandinga.

Tudo muda quando a pequena Sierva é mordida por cachorro raivoso. A partir daí conhecemos as curas usadas pelos negros e o preconceito e interferência da igreja católica no que acreditava ser possessão.

As discussões versam entorno de mistério e feitiçaria, culminando em um processo na santa inquisição. Temas importantes como: relações familiares, religiões (católica e africana), o papel da igreja e as relações dos sentimentos humanos.

O livro tem um narrativa instigante com descrições de costumes, tradições, superstições e percepções de uma época, tudo isso misturado ao realismo fantástico que é uma característica do autor.

O resenheiro 05/06/2021

O amor inocente e o demonio à espreita
Uma história repleta de magia envolvendo a casta religiosa e suas atitudes, em um ambiente onde os escravos são tratados como inumanos, os descendentes de nobres exercem seus privilégios ou pelo menos tentam.

Uma história onde o amor e o demônio se confunde na filha do marquês, que após ser mordida por um cão dominado pela raiva, espera-se que tenha o mesmo destino.

Mas quando o bispo e o padre entram na história e tentam salvar a menina desta suposta possessão, muitas vezes confundida com os sintomas da raiva, não se esperava que o padre fosse tomado por outras emoções que não o amor.

Com muitas descrições deste ambiente de época, dá pra sentir a imundície sempre presente, tanto nas ruas e dentro das casas, como nos monumentos eclesiásticos. De conventos e igrejas, freiras e abadessa, a narrativa vai do amor aos demônios, temática impregnante e que dá nome ao livro.

Ligia 08/01/2023

Fantástico !!
Um livro fantástico !
Uma incrível experiência de leitura!
Maria Sierva nos encanta do início ao fim, por sua energia, coragem, carência, loucura?
Metaforicamente Maria Sierva se confunde com a própria Colômbia ( ou qualquer país que foi explorado) sem assistência, sem atenção, sem reconhecimento, sem valor?
Melhor que lhe arranquem a alma ( ou os seus tesouros ) !
Ahhh? o amor ?! É o maior demônio de todos.

Arthur Sanches 07/07/2021

Recomendo muito a leitura deste livro, iniciei Gabo com ele e já quero ler outros livros do autor.

Lays 08/07/2021

Gabriel García
Foi o meu primeiro contato com o autor, e francamente, essa agora está entre uma das escritas mais bonitas que eu ja vi.
Esse livro vai contar uma historia real que Gabriel encontrou ao longo da sua profissão como jornalista e resolveu trabalha-la em cima de um livro, que bom pra gente, gostei bastante da historia mesmo sabendo como ela iria terminar, toda história antiga que aborda bispos e padres que gostam de bibliotecas me lembra O nome da Rosa.