Antologia Poética

Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Gabriella.Davet 11/08/2021

Li para o vestibular da UEM e não gostei muito, achei de difícil entendimento. Mesmo assim pretendo ler novamente daquilo algum tempo para tentar entender melhor.

Carol Bazanini 15/05/2022

Uma coletânea dos melhores poemas do que, na minha opinião, é um dos maiores poetas brasileiros.
Amo drummond e é sempre um prazer ler seus textos, depois de ter um contato maior com outros autores fica impossível não reconhecer a potência inigualável que sua obra carrega.
Meu poeta favorito!!

Raquel1299 04/12/2022

É muito poema
É surpreendente a quantidade de poemas que tem nesse livro, nunca imaginei que alguém fosse capaz de escrever tanto sobre os assuntos mais importantes e de forma tão bela..
A maioria dos poemas tem críticas veladas e não conseguimos dizer exatamente o assunto em questão, mas em outros é extremamente escancarado e nos faz pensar sobre algumas coisas da vida..

Tiago.Cecconello 21/09/2022

Um livro para ser lido e relido por décadas
Você pode ler 100 vezes seguidas um poema de Drummond, mas nunca conseguirá decifrá-lo por completo. Sempre vai imaginar um novo significado. Às vezes, não vai entender quase nada do que ele escreveu, depois vai achar que entendeu, mas depois vai achar que não entendeu direito. E assim vai indo.

É um poeta complexo e desafiador. Esse livro precisa ser relido muitas vezes , com várias idades, em vários momentos da vida.

Aos que começam a ler um livro de poesia e desistem por causa de dificuldade, saibam que a poesia não foi feita para ser compreendida, mas para ser sentida. Mesmo que o sentimento seja de estranhamento.

Lorena 16/01/2024

Meu poeta preferido
Drummond é meu poeta brasileiro preferido. Ler suas antologias são um passeio por sua mente muito afiada para observar o mundo exterior, mas também para perceber os detalhes do mundo interior.

O posfácio de Zélia Duncan nessa edição reflete tudo que sinto ao ler algo de Carlos Drummond. Também foi mantida a organização do próprio autor de suas poesias nessa antologia. Muito bom.

Bia 04/02/2021

Poucos poetas brasileiros conseguem falar sobre tantos assuntos diferentes, como Drummond. Eu sou apaixonada pelo seu modo de escrever, muita sensibilidade e inteligência em cada poesia.

Thay 07/09/2020

"[...] eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.[...]"

Segunda vez que li um livro de poesias. Confesso que fiquei confusa em muitos trechos específicos, mas que amei muitos outros.

Carlos Drummonde de Andrade é um clássico da literatura brasileira e foi alguém que soube bem como usar as palavras.

Leitura mais que recomendada para quem gosta do gênero.

Laurinha. 13/10/2020

Instante
Achei interessante os poemas mas alguns eu vou reler pq não entendi ?

Augusto Bogo 24/01/2021

Drummond é um dos meus favoritos e esse livro é fascinante.
Aqui vemos a genealidade do escritor em seus poemas e ensaios, mas não é um livro fácil e querido de todos.

paulapereirar 16/09/2021

gostei muito das posias, porém, o estilo do Drummond não é o meu preferido e saiu um pouco da minha zona de conforto então foi uma leitura desafiadora que eu aproveitei do início ao fim.

Rafaella 10/04/2023

E um estômago cheio de poesia.
Achei o livro bom, mas a leitura é pesada, não é tão fluida como normalmente são poesias, mas não é por isso que deixa de ser uma ótima leitura.
Confesso que não sou a maior fã de poesias grandes, pois quanto maior, mais confuso fica de interpretar, por isso não consegui me envolver tanto com o livro, mas é algo pessoal meu.

Andressa.Silvino 07/06/2020

Valorizem a literatura nacional!
Estou em uma divisão interna sobre o que penso a respeito desse livro: parte de mim é pura confusão e a outra parte dá saltinhos empolgados e sente o coração quentinho.

Ler as poesias de Drummond é como voltar para as aulas de literatura do ensino médio e isso é algo ótimo porque eram minhas aulas favoritas!

Minha opinião, no geral, é muito positiva. Teve alguns poemas que não compreendi? Óbvio, estranho seria se eu entendesse tudo, mas isso não faz deles menos belos.

Valorizem a literatura nacional!

Sara 16/08/2010

Gosto de Drummond... muito! lembro do nome dele desde os meus livros escolares do primário quando lia os trechos de poemas e contos que traziam... não lembro o enredo integralmente, mas lembro fortemente o prazer que me deram! e isso eu ponho em conta, sim!

Paty 15/01/2023

Tive uma boa experiência com esse livro. Nunca li nada do autor antes, e resolvi começar com esse, não me decepcionei.

U.F. 24601 23/01/2011

"Drummond repousa não apenas na sua contemporaneidade, mas na sua instantaneidade (tanto em 2001 como em 2100)"
Realmente uma grande antologia, nela encontramos uma poesia para cada momento da vida, cada emoção, sentimento, enfim, recorremos a está obra, que certamente uma poesia, ou até mais, encaixará como peça de um quebra-cabeça que falta, e nela nos consolamos.

A obra é dividida em 10 seções (nove + uma incorporada na 5ª edição) no meu histórico de leitura anotei as melhores (em minha opinião) de cada seção.

Minh'alma chove
frio, tristinho.
Não te comove
este versinho?

(do poema "Lira Romantiquinha")