Antologia Poética

Thay 15/12/2019

Poema de Sete Faces

"[...] Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração [...]"

José

se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José! [...]"

Os Últimos Dias

"[...] E cada instante é diferente, e cada
homem é diferente, e somos todos
iguais.
No mesmo ventre o escuro inicial, na
mesma terra
o silêncio global, mas não seja logo [...]"

Romaria

"[...] Os romeiros pedem com os olhos,
pedem com a boca, pedem com as mãos.
Jesus já está cansado de tanto pedido
dorme sonhando com outra humanidade."

Cantar de Amigos

"Esse incessante morrer
que nos teus versos encontro
é tua vida, poeta,
e por ele te comunicas
com o mundo em que te esvais [...]"

Coração Numeroso

"[...] Meus paralíticos sonhos desgosto de
viver
(a vida para mim é vontade de morrer) [...]"

Elegia 1938

"[...] Coração orgulhoso, tens pressa de
confessar tua derrota
e adiar para outro século a felicidade
coletiva.
Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e
a injusta distribuição
porque não podes, sozinho, dinamitar a
ilha de Manhattan."

Nosso Tempo

"[...] Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos.
As leis não bastam. Os lírios não nascem
da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se
na pedra. [...]"

"[...] É tempo de meio silêncio,
de boca gelada e murmúrio,
palavra indireta, aviso
na esquina. Tempo de cinco sentidos
num só. O espião janta conosco. [...]"

Os Ombros Suportam o Mundo

"Chega um tempo em que não se diz mais:
meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu
amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão as mulheres batem à porta, não
abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem
enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada espera de teus amigos. [...]"

O Amor Bate na Aorta

"[...] Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que escorre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem,
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã. [...]"

Necrológio dos Desiludidos do Amor

"[...] Os médicos estão fazendo a autópsia
dos desiludidos que se mataram.
Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais
e um estômago cheio de poesia...

Agora vamos para o cemitério
levar os corpos dos desiludidos
encaixotados competentemente
(paixões de primeira e de segunda classe).

Os desiludidos seguem iludidos,
sem coração, sem tripas, sem amor.
Única fortuna, os seus dentes de ouro
não servirão de lastro financeiro
e cobertos de terra perderão o brilho

enquanto as amadas dançarão um samba
bravo, violento, sobre a tumba deles."

Não Se Mate

"Carlos, sossegue, o amor
é isso que você está vendo:
hoje beija, amanhã não beija,
depois de amanhã é domingo
e segunda-feira ninguém sabe
o que será. [...]"

Memória

"[...] As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas, essas ficarão."

Malphys 22/12/2021

Arrebatamento
Nunca fui da poesia, mas esse ano me arrisquei aqui e ali. Até que comecei a ler Drummond e foi certeiro: encantamento.

A poesia de Drummond se faz, algumas vezes, em crônicas, uma narrativa que tem um fluxo de pensamento abstrato mas alcançável porque o que ele quer dizer está sempre ali, dito, com todas as letras - e sempre as mais bonitas e as mais simples.

Pra começar e se enamorar pela poesia essa é uma boa escolha. E termino com um dos trechos finais:

?E de tudo fica um pouco. Se de tudo fica um pouco, mas por que não ficaria um pouco de mim? no trem, que leva ao norte, no barco, nos anúncios de jornal, um pouco de mim em Londres, um pouco de mim algures? Na consoante? No poço?

(?) abre os vidros de loção e abafa o insuportável mau cheiro da memória?.

Jess 02/01/2022

É um ótimo ponto de partida para conhecer a poesia de Drummond. Amei a divisão temática dos textos, e a escolha dos poemas não podia ser diferente, é um livro excepcional.

@brunologan7 31/12/2023

Tinha uma pedra no meio do caminho...
Este livro é uma coletânea de poemas selecionados do renomado poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, reunindo os mais significativos e marcantes, abrangendo diversas fases de sua produção literária.

A antologia apresenta uma rica variedade de temas, estilos e reflexões presentes na obra do autor. Desde poemas que exploram o cotidiano, o amor, a política, até reflexões mais existenciais.

Foi um desafio, para mim, ler um livro deste gênero pela primeira vez.

?Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.?

Marieliton M. B. 11/05/2017

Não foi dessa vez que a poesia me pegou
O livro reúne várias poesias selecionadas pelo próprio autor. Mas apesar disso, Drummond deixa claro que isso não se resume às suas melhores obras. Ele fez um compilado de poemas seguindo uma divisão por temas que ele mesmo elaborou. Mesmo assim, constam nessa antologia, vários poemas que o consagraram como um grande poeta brasileiro.

Poesia não é um gênero literário com o qual eu esteja acostumado a ler. Claro que, vez ou outra, leio poesias soltas por aí, mas essa foi a primeira vez que li um livro completo só desse gênero literário. E como me falta bagagem nesse tipo de leitura, acho que isso fez com que o livro não me agradasse muito. 8/

Um ou outro poema me chamou a atenção por um certo humor irônico nele, mas nenhum me tocou ou se destacou. Acredito que o momento que se leia esse tipo de literatura influencie na experiência, o que no meu caso, talvez, ficou faltando. Mas como me bateu a curiosidade de ler algo desse gênero, dei uma chance pra esse livro já meio que esperando por essa sensação ao finalizá-lo. Ou seja, não foi uma hora boa pra ler.

Apesar de não me agradar o suficiente com a leitura, não vou jogar a toalha em relação aos livros de poesia. Só irei ler outro livro do gênero por indicação de alguém que entenda do assunto e me recomende algo que seja mais “tragável” por um iniciante no gênero.

H 28/02/2022

"O amor não nos explica. E nada basta, nada é de natureza assim tão casta
que não macule ou perca sua essência
ao contato furioso da existência"

Tenho certeza que é um livro melhor do que eu achei, ainda me falta saber e entender mais de poesia pra saber realmente dizer algo.

"A provar a nós mesmos que, vivendo, estamos para doer, estamos doendo."

Sandra.Lucia 22/01/2017

Drummond é o meu mineiro
Tudo de Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, é sensação excitada pelas palavras. Poeta do amor, da vida, da ficção por excelência. Antologia Poética, reúne os melhores poemas de Drummond. São textos que prendem a gente, pega a gente pelos olhos de tanto prazer. José, poema de Sete chaves, são apenas textos dentro do prazo sem validade de ser Drummondiana, com amor e força poética. Parafraseando, "Quando nasci, um anjo torto desses que vivem a galope, disse: Vai Sandra, ser gauche na vida"
Leia Antologia Poética. É lindo.

Mauricio.Alcides 20/10/2016

...
Foi uma obra poética que simplesmente não me agradou acho até que mestre Carlos me enjoou.

Não sei o motivo mas não consegui sentir prazer com essa obra de Carlos Drummond, sou um grande fã do poeta mas a maior parte das poesias que foram selecionadas para essa antologia simplesmente não satisfizeram meus anseios.

Ainda tenho em “Sentimento do mundo” a minha antologia favorita.

Cindy 29/08/2023

Poesia moderna
Acho um livro muito importante para quem tá apreendendo sobre o modernismo no Brasil, até porque Carlos Drummond foi um grande autor desse movimento, então recomendo que leiam. Acho que recomendaria a qualquer pessoa que queira aprender mais da literatura brasileira. Em geral eu não sou chegado muito a poesia mas Drummond escrevia muito sobre crise existências e isso me faz me identificar com vários de seus textos.

Gaby 10/08/2013

É uma bela obra, dividida pelo autor em nove seções. A leitura do início do livro foi bem cansativo para mim, pois há nos poemas uma nostalgia melancólica sobre a vida. Felizmente no decorrer do livro os poemas me agradaram mais, sendo repletos de demonstrações da perspicácia do autor.

site: http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

Joh.anna 28/12/2018

poemas favoritos
28 / 36 / 55 / 56 / 59 / 158 / 159 / 182 / 349 / 352

Elow 04/06/2019

Não decifrei...
Resolvi ler o livro por conta de uma poesia em específica, 'Morte do leiteiro'. Como conhecia muito pouco do autor me dispus a ler a antologia de poemas. No entanto, não gostei de grande parte do que li. Talvez por falta de sensibilidade da minha parte ou pela escrita por demais enigmática do autor, não assimilei bem boa parte do que foi escrito. Sempre torci um pouco o nariz para esse tipo de gênero literário justamente pelo fato de muitos autores escreverem textos que somente eles mesmos compreenderiam. Futuramente, quem sabe, farei uma releitura para tirar a prova dos noves e descobrir se minha incompreensão deu-se por imaturidade literária ou realmente há poesias que foram criadas numa bolha e lá permanecerão.

Jotta 15/10/2019

Não me surpreendeu
É um livro bom, mas não me surpreendeu pretendo ler livros de poesia melhores. ME INDIQUEM

Gi 29/11/2021

Demorei mas finalmente acabei, não aguentava mais esse livro, estava lendo pro vestibular mesmo, e achei uma leitura bastante cansativa, lenta e longa.

pedrosg 24/08/2021

Incrível!!
Amei conhecer mais da escrita de Drummond, um dos mais importantes poetas do século XX. Sinto que nos versos dessa antologia, pude sentir o que Drummond desejava, desde ódio até amor. Livro incrível, apesar de ter lido para o vestibular.