Antologia Poética

Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Alice 27/01/2016

"Mas há que tentar o diálogo quando a solidão é vício"
(A Luís Maurício, infante)

Lira Romantiquinha

Joh.anna 28/12/2018

poemas favoritos
28 / 36 / 55 / 56 / 59 / 158 / 159 / 182 / 349 / 352

Cris 30/04/2019

Poesias de temas variados

“E agora, José?”

Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos e esta Antologia foi organizada pelo próprio autor, com poesias escritas ao longo de sua vida.

Os versos falam sobre temas diversos: Amor, família, morte, vida, política e etc. Alguns são bem dramáticos, outros, bem-humorados.
Eu nunca tinha lido nada do autor, mas fiquei bem surpresa de ver várias poesias bem famosas e que eu nem lembrava que fossem de sua autoria.

Eu gosto bastante de ler este tipo de livro, mas, como em todos os livros do estilo, tem alguns poemas que eu gostei bastante e até me identifiquei com eles, mas por outro lado, em muitos ficou uma sensação de vazio por não captar a essência do que o poeta quis transmitir com aquela poesia em específico.

Apesar de gostar no geral, eu esperava que o livro me encantasse mais, não foi exatamente o tipo de obra que me deixasse impactada ao final da leitura.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Elow 04/06/2019

Não decifrei...
Resolvi ler o livro por conta de uma poesia em específica, 'Morte do leiteiro'. Como conhecia muito pouco do autor me dispus a ler a antologia de poemas. No entanto, não gostei de grande parte do que li. Talvez por falta de sensibilidade da minha parte ou pela escrita por demais enigmática do autor, não assimilei bem boa parte do que foi escrito. Sempre torci um pouco o nariz para esse tipo de gênero literário justamente pelo fato de muitos autores escreverem textos que somente eles mesmos compreenderiam. Futuramente, quem sabe, farei uma releitura para tirar a prova dos noves e descobrir se minha incompreensão deu-se por imaturidade literária ou realmente há poesias que foram criadas numa bolha e lá permanecerão.

Jotta 15/10/2019

Não me surpreendeu
É um livro bom, mas não me surpreendeu pretendo ler livros de poesia melhores. ME INDIQUEM

Walkiria 26/04/2020

Grande poeta!
O livro é muito interessante. Acho que promete uma experiência única que dependerá do conhecimento de mundo do leitor. Para mim, percebi na maioria das vezes uma poesia complexa, densa originada de um poeta que conseguiu colocar a melancolia, a sua percepção saudosista da sua melhor fase, a infância em Minas Gerais e toda a solidão e dificuldades encontradas na vida adulta na cidade grande.

Crônicas da vida de qualquer um.

Não tenho mto conhecimento sobre Drummond ou a poesia em si, mas senti o que ele escreveu.

Vinicius 16/08/2020

Antologia da genialidade drummondiana
Drummond é incrível. Ser expulso do colégio Anchieta por "insubordinação mental", em 1919, diz muito sobre esse autor, que pensava muito a frente de seu tempo, transgressor, se mantendo sempre atual, que "não ignorava as razões do tempo" como dito no prefácio. Destaque especial para a 1° seção "UM EU TODO RETORCIDO", fora de série tudo que está escrito nesta, não tenho elogios suficientes e mesmo que tivesse seria apenas dizer o óbvio, o livro inteiro é excelente. Principalmente com sua maneira de perceber/sofrer do mundo drummondiano.

Meu primeiro contato com o autor foi justamente por esse livro com dois poemas que recomendo fortemente: "poema de sete faces" e "o enterrado vivo". Todos devem ler Drummond.

Nato.Reis 25/03/2021

"(...)O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. "

pedrosg 24/08/2021

Incrível!!
Amei conhecer mais da escrita de Drummond, um dos mais importantes poetas do século XX. Sinto que nos versos dessa antologia, pude sentir o que Drummond desejava, desde ódio até amor. Livro incrível, apesar de ter lido para o vestibular.

Gi 29/11/2021

Demorei mas finalmente acabei, não aguentava mais esse livro, estava lendo pro vestibular mesmo, e achei uma leitura bastante cansativa, lenta e longa.

joolivis 29/11/2021

poesia é uma coisa incrível né, sendo poesia de Drummond então... É uma antologia muito boa e mostra o talento enorme de Carlinhos de Itabira. Tem uns que eu não gostei muito, acho que por não conseguir me relacionar tanto, mas os que eu consegui me relacionar e entender, tocaram lá no fundo. Leiam, vocês não vão se arrepender.

clara 05/02/2022

perfeito
drummond é único! minha leitura foi mais demorada por motivos de: tive q ler cada poema umas 3x pra absorver direito kkkkk mas cada um é especial da sua maneira. alguns versos a gente quer gravar no coração, levar pra vida e anotar em cada canto de papel. lindo lindo lindo

?dentro de mim, bem no fundo
há reservas colossais de tempo,
futuro, pós-futuro, pretérito?

?serei as coisas mais ordinárias e humanas, e
também as excepcionais:
tudo depende da hora
e de certa inclinação feérica
viva em mim qual um inseto?

Ceucília 27/02/2022

Drummond foi meu poeta preferido da adolescência e lembro com vivacidade de ter me debruçado em seus poemas tal qual ele se debruçou nos de Bandeira. Foi Drummond que me acompanhou na sala de espera enquanto aguardava me chamarem para trocar as borrachas do aparelho (ou os fios, por amarrilhos, anéis...). Ainda o revisito no relance da memória e o carinho da adolescência ainda permanece. Espero um dia me debruçar novamente sobre seus poemas.

Juh_crismel 30/12/2022

Saí da minha zona de conforto e não me arrependi, é engraçado o fato de poder se identificar em algumas frases... obrigada querido autor, por essa experiência.

Lu F. 13/08/2023

Interessante
?Meu Deus, por que me abandonastes
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco?

Todo mundo conhece Carlos Drummond de Andrade. Um dos grandes poetas brasileiros, um clássico da nossa literatura.

E eu nunca havia parado para ler de verdade suas poesias. Por isso escolhi ler essa antologia poética e, posso afirmar, que experiência interessante.

Dividido em seções, o livro explora diferentes temas abordados por Drummond. Minha seção favorita foi a primeira, a seção ?Um Eu Todo Retorcido?.

No poema ?A Bruxa? tem a minha passagem preferida do livro, que escrevo abaixo:

?Estou cercado de olhos,
de mãos, afetos, procuras.
Mas se tento comunicar-me,
o que há é apenas a noite
e uma espantosa solidão.?