Antologia Poética

Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Julia 14/07/2020

Perfeito
Sou super suspeita em falar porque sou muito fã de Carlos Drummond de Andrade. A Antologia Poética em questão trás o melhor do autor em seus clássicos poemas. Recomendo!

lila 29/08/2023

Quanto mais dele leio, mais vou me apaixonando por essa escrita sobrenatural de tão real e poética que o Drummond tem! Mesmo tendo agora acabado o livro, sei que esse é uma daquelas obras que a gente vai sempre revisitando ao longo do tempo, degustando as palavras cada vez com uma nota diferente.

U.F. 24601 23/01/2011

"Drummond repousa não apenas na sua contemporaneidade, mas na sua instantaneidade (tanto em 2001 como em 2100)"
Realmente uma grande antologia, nela encontramos uma poesia para cada momento da vida, cada emoção, sentimento, enfim, recorremos a está obra, que certamente uma poesia, ou até mais, encaixará como peça de um quebra-cabeça que falta, e nela nos consolamos.

A obra é dividida em 10 seções (nove + uma incorporada na 5ª edição) no meu histórico de leitura anotei as melhores (em minha opinião) de cada seção.

Minh'alma chove
frio, tristinho.
Não te comove
este versinho?

(do poema "Lira Romantiquinha")

paulapereirar 16/09/2021

gostei muito das posias, porém, o estilo do Drummond não é o meu preferido e saiu um pouco da minha zona de conforto então foi uma leitura desafiadora que eu aproveitei do início ao fim.

claudioschamis 11/03/2009

Drummond. Claro que tinha que constar da minha lista de livros lidos. O que dizer de Drummond que já não foi dito alguma vez? Um outro mestre das palavras deixou simplesmente algo antológico. Pena que não respeitem sua estátua na praia de Copacabana. Mas isso só mostra que ainda falta muita antologia para o povo ler...

Ana Cis Gestal 28/05/2020

Antologia Poética
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record
Páginas:414
Nascido em 1902, em Minas Gerais, Drummond teve uma vida longa e muito bem vivida. Em 1987 faleceu, deixando obras inéditas e inúmeras poesias. Nessa antologia, organizada pela próprio autor, acompanhamos quase um século de trabalho, evolução pessoal e da sociedade.

Sempre perguntam 'mas você entende todas as poesias?', a resposta é NÃO. As vezes não entendo nada, ou entendo mas não sinto nada. Mas, quando a poesia me toca, faz tudo valer a pena. E as experiências são totalmente distintas, de acordo com seus sentimentos naquele momento. Destaquei abaixo trechos de alguns que realmente gostei (não deu para colocar todos). Meus favoritos nessa antologia, foram os mais melancólicos, os que refletiam melhor o amadurecimento e a solidão.

"Em vão tento me explicar, os muros são surdos.
Sob a pele das palavras há cifras e códigos.
O sol consola os doentes e não os renova.
As coisas. Que triste são as coisas, consideradas sem ênfase." - A FLOR E A NÁUSEA

"Vamos, não chores...
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua." - CONSOLO NA PRAIA

"Vai -se tornando o tempo
Estranhamente longo
À medida que encurta." - CARTA

"Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
Onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.
Praticas laboriosamente os gestos universais.
Sentes calor e frio, falta dinheiro, fome e desejo sexual." - ELEGIA 1938

"É como ficou chato ser moderno.
(...) A cada instante se criam novas categorias do eterno
Eterna é a flor que se fana
Se soube florir
É o menino recém nascido
Antes que lhe deem nome
E lhe comuniquem o sentimento do efêmero
É o gesto de enlaçar e beijar
Na visita do amor às almas
Eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo
Mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata." - ETERNO

Alana 30/11/2022

Sobre a vida
Nunca ninguém escreveu estórias com tamanho paixão, é um sentimento inexplicável ler cada poema do Drummond de Andrade. Por mais vida, por mais talento.

Juan.Abreu 03/09/2021

Poesias, poesias!
Escrever sobre poesia, as minhas resenhas são repetitivas até! Poesia ? pra mim ? é um tipo literário que faz relaxar e um bom poema é se desligar de tudo e viver momentos de rimas e emoções.

Mesmo os poemas sem rimas, mas bem escritos também tem o poder de me relaxar!

Este livro não é diferente, são páginas de prazer e relaxamento!

Elizabeth 09/08/2022

Antologia poética
Li para encontrar e salvar meus poemas favoritos no google play livros.

Conheci várias poesias do Carlos Drummond de Andrade pelos livros da escola e elas me acompanharam em vários momentos da minha vida.

Poesia sempre vai ser algo que fala comigo e mexe com o meu coração.

pedrosg 07/12/2022

Leitura obrigatória do vestibular, já tinha lido ano passado. Escrita do Drummond é muito boa e nos poemas e possível ver seu amadurecimento e endurecimento.

Vanessa 12/12/2020

Drummont
Primeiro livro de poesia que li, achei sensacional apesar de cansativo (pq não estou acostumada).
Para mim, diversos poemas foram especiais, roubaram minha atenção e vou leva-los por toda a minha vida agora.

Leonam8 05/01/2022

Já ouviu a palavra de seu Carlos hoje?
Essa antologia foi bem satisfatória de ler, alguns poemas são difíceis pela linguagem antiga, mas a maioria eu amei! Recomendo!

Ronaldo Thomé 10/12/2018

Carlos Drummond de Andrade tem um jeito muito particular de escrever. Em sua obra, ele alcança uma introspecção filosófica e metafísica que lhe é muito característica, bastante diferente de outros autores (Manuel Bandeira, por exemplo, é mais passional e sentimental; Vinícius de Moraes é mais direto e menos rebuscado, Jorge de Lima é mais transcendental, Hilda Hilst, mais emotiva). Não por acaso, é considerado o maior poeta do Brasil e, de fato, a maneira como trabalha inúmeros temas numa única poesia confirma isto. É impossível não viajar em seu vocabulário, nos momentos quase fotográficos que Drummond trabalha. É claro que, em vários momentos, sua obra parece difícil e fechada (o intenso uso de adjetivos e advérbios é por vezes cansativo), mas isto é mais que compensado pela atitude serena e reflexiva com que o poeta encara a existência. Drummond demonstra um jeito único para falar do amor e suas decepções, usa o verso branco de maneira brilhante para temas políticos, expõe como ninguém o tédio e o cansaço que atingem nossas vidas. Enfim: ainda que não seja o seu autor favorito, vale a pena conhecer este trabalho de antologia e inspirar-se na vida real, vê-la se tornar poemas.

Indicado para: quem quer conhecer um autor que, ainda hoje, é diferente e singular a tudo que existe no mundo da poesia.

Nota: 9,0 de 10,0.

Ronaldo Thomé

Lore.dossn 16/03/2022

"poema-orelha

Esta é a orelha do livro
por onde o poeta escuta
se dele falam mal
ou se o amam."

najuliass 30/09/2022

"É sempre no passado aquele orgasmo,
é sempre no presente aquele duplo,
é sempre no futuro aquele pânico.
É sempre no meu peito aquela garra.
É sempre no meu tédio aquele aceno.
É sempre no meu sono aquela guerra.
É sempre no meu trato o amplo distrato.
Sempre na minha firma a antiga fúria.
Sempre no mesmo engano outro retrato.
É sempre nos meus pulos o limite.
É sempre nos meus lábios a estampilha.
É sempre no meu não aquele trauma.
Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
E sempre no meu sempre a mesma ausência." - o enterrado vivo