Antologia Poética

Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Vanessa1073 07/07/2023

Reconheço a importância do autor e de como ele influenciou a sociedade com suas obras, mas não foi uma boa experiência para mim. Tive certa nostalgia com alguns textos que os professores de literatura passaram em sala de aula, mas só. Foram poucos os momentos em que me senti conectada com a obra.

Lu F. 13/08/2023

Interessante
?Meu Deus, por que me abandonastes
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco?

Todo mundo conhece Carlos Drummond de Andrade. Um dos grandes poetas brasileiros, um clássico da nossa literatura.

E eu nunca havia parado para ler de verdade suas poesias. Por isso escolhi ler essa antologia poética e, posso afirmar, que experiência interessante.

Dividido em seções, o livro explora diferentes temas abordados por Drummond. Minha seção favorita foi a primeira, a seção ?Um Eu Todo Retorcido?.

No poema ?A Bruxa? tem a minha passagem preferida do livro, que escrevo abaixo:

?Estou cercado de olhos,
de mãos, afetos, procuras.
Mas se tento comunicar-me,
o que há é apenas a noite
e uma espantosa solidão.?

Pedralto 18/10/2023

Maior poeta brasileiro do século XX
Acredito que todos os brasileiros que passaram pelo ensino médio conheçam pelo menos um poema de Carlos Drummond de Andrade (Quem nunca leu E agora, José? em alguma aula de língua portuguesa?). Mas é impossível ter noção da magnitude de sua obra até lê-la de fato.

A Antologia Poética é uma excelente porta de entrada para a obra de Drummond. É uma antologia excelente, organizada pelo próprio autor. Os poemas aqui são organizados por temas, como o amor, o estranhamento do indivíduo ou a própria poesia. O estilo do autor é muito variado, indo de versos livres até sonetos perfeitamente metrificados. Drummond é extremamente versátil, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa.

Recomendo a leitura a todos, é impossível que após ler esse livro nem ao menos um poema te marque para sempre.

LS.Reis 21/12/2023

Não há criação nem morte perante a poesia.
Carlos Drummond de Andrade é um acontecimento na vida de todos que ama e admira poesia.
O que falar desse livro e desse homem? E qualquer elogios seria pouco para ele e o tamanho do seu acontecimento na vida de todos os leitores.
A sua poesia é tão admirável, suas palavras encantadoras e que nos fazem sentir.
Ouso falar também que meus poemas favoritos são: procura da poesia, oficina irritada, poema-orelha e elegia.
Eu acho que Carlos foi e é um dos melhores poetas do Brasil.