O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Sabryna 05/08/2021

É um livro de ficção, entretanto está repleto de ensinamentos e passagens da Bíblia, por isso eu diria que é uma história idealizada com um valor moral riquíssimo sobre os caminhos que devemos seguir para alcançar o Reino de Deus.
Forest 05/08/2021minha estante
Esse livrinho (no sentido de curto) é maravilhoso!

Sabryna 05/08/2021minha estante
Sim !

@bibliaelivros 22/08/2021

Essencial
nunca uma obra retratou tão bem e de forma tão brilhante, a estrada pela qual aqueles que são chamados por Cristo para trilhar, quanto John Bunyan o fez, em "O Peregrino".

minha experiência com a leitura foi de espelho, questionamentos e lições.

espelho pois me vi em situações e personagens, que eu poderia ser e era.

por cada um dos enfrentamentos empreendidos por Cristão, busquei refletir sobre ações que carrego comigo e que precisam ser abandonadas, assim como ele faz sem olhar para trás.

é uma alegoria com debates teológicos profundos e ao mesmo tempo muito didáticos e compreensíveis.

este é um daqueles livros que você pode e deve consultar de vez em sempre, sabe?

em determinado momento da história, vemos a descrição da Cidade Celestial e tais narrativas mostram, que Bunyan assim como eu, somos incapazes de imaginar e mesmo que algo se forme, se molde em nossas mentes, temos consciência de que não é 0,0000001% da realidade futura que desejamos e esperamos.

mas que o fato de ansiarmos com a consciência de quem somos (pecadores amados e redimidos), e de quem Deus é (Santo, Perfeito...), por um lugar onde estaremos eternamente com Ele, me deixa tranquila e em paz.

até o ultimo momento de sua jornada, Cristão enfrentou dificuldades, dúvidas, medos, o que derruba a idéia tola de que somos super-crentes-imbativeis que não erram.

espero que esta resenha te motive a ler este clássico. ???

30/12/2021

"E ache nas minhas metáforas o caminho para o céu"
John Bunyan foi impecavel nessa obra. Seus conhecimentos bíblicos e habilidades em construir metáforas são sensacionais.

A história é de suma importância, não é atoa que é mundialmente conhecimento a séculos.

Mas apesar de reconhecer tudo isso, a leitura foi bem difícil para mim. Talvez por não estar acostumada ou por ter lido no momento errado, não sei.

Abandonei o livro por meses, mas sentia muita curiosidade em saber toda a história. Quando retomei a leitura a experiência foi diferente, mais fluída.

Esse livro para mim é apenas mais um exemplo de como existem ficções/fantasias cristãs de extrema relevância. É uma pena que tantos ainda sejam contra...

Pretendo, algum dia, reler e quem sabe conseguir apreciar de forma digna.

"Então acordei e vi que tudo tinha sido apenas um sonho."

Vinícius 03/09/2020

Outra forma de contar
Partes importantes da Bíblia contada de forma continua na caminhada de um peregrino. Trás ensinamentos para todos, sejam cristãos ou não.

Jessé 08/06/2020

A jornada de um Cristão
O Peregrino, livro clássico de John Bunyan, apresenta de forma alegórica a vida de um cristão: cheia de percalços, desafios e dilemas, mas também com muito consolo e encorajamento por parte de Deus.

O autor era sabidamente um puritano inglês, o que em alguns momentos fica bem marcado pela abordagem que ele dá em algumas situações. Eu discordo de algumas delas, principalmente da valorização do medo e do temor excessivo como uma coisa positiva para a fé, porém são apenas detalhes que, quando colocados dentro de seu contexto histórico, param de incomodar.

Creio que, em suma, trata-se de uma obra recomendável a todos os cristãos que queiram refletir sobre a vida ao lado de Cristo. As alegorias são muito competentes ao demonstrar que, por mais dificultoso que seja o caminho, o Senhor de tudo nunca nos abandona. Agora quero ler o Regresso do Peregrino para ver como o Lewis continuou essa história.

Suse 17/10/2021

[opinião impopular]
O livro conta de forma alegórica a caminhada de um Cristão até chegar ao Céu.
Há muitos (muitos!) personagens e lugares o tempo todo; cada um deles é a personificação de um sentimento, uma qualidade, uma tentação...
ex.: Cristão que vivia na cidade na Destruição
Sábio Mundano que vivia na Cidade Carnal
Adão que vivia na Cidade do Engano, um velho homem (essa foi de uma sacada genial! rs)

O mais importante não é o enredo em si, mas a lição da estória. Por exemplo, quando o peregrino é preso no Castelo da Dúvida pelo Gigante chamado Desespero, o mais importante não é saber que ele foi preso num Castelo por um Gigante, mas que há momentos em que o Cristão se desespera, fica preso a dúvidas e não sabe como sair dessa situação...

Numa história comum, o nome dos personagens e dos locais talvez não faça muita diferença, mas numa alegoria os nomes são imprescindíveis.
Cada pedacinho da caminhada, cada personificação e local traz uma lição, porque esse é o objetivo do livro: provocar o pensamento reflexivo sobre a caminhada cristã e seus percalços.

Por causa dos vários personagens e lugares achei a leitura cansativa e pouco fluida, sem contar o início em que o peregrino vive a história e depois conta tudo o que viveu, tornando a leitura repetitiva. A ideia do livro é boa, talvez tenha sido uma explosão na época em que foi escrito, mas acho que ele é superestimado hoje.
skuser02844 25/10/2021minha estante
É um bom livro, mas eu o achei chatíssimo rs. Terminei com muita dificuldade.

Suse 25/10/2021minha estante
kkkkkkk sim! A ideia do livro é bem boa, mas a estória mesmo é cansativa.

Alessandra.Goncalv 12/11/2020

Um livro emocionante!
Com muitas referências bíblicas, ele desenrola a história de maneira fluída e simples. Cita vários percalços da vida cristã e sempre encorajando a seguirmos em frente. Apesar de ter sido escrito no século 17, é absolutamente atual. Recomendadíssimo!

Felipe 11/10/2021

Para peregrinos
Impossível separar o peregrino do evangelho, como já vi alguns tentarem fazer. Este é o tipo de livro para cristãos se deleitarem, enquanto caminham rumo ao reino celestial.

A tradição puritana é de uma riqueza inestimável, e este livro é uma ótima porta de entrada.

Dâmares Dias 25/04/2021

Já tinha ouvido muitas recomendações sobre esse livro. O peregrino é uma alegoria sobre a vida cristã, na qual acompanhamos a trajetória de Cristão até chegar a cidade celestial.
É interessante, mas como é um livro escrito no século 17, em algumas partes é bem repetitivo, tipo: o autor não fala simplesmente que fulano contou pra A o que aconteceu, ele realmente narra tudo de novo... Por isso demorei mais a ler... Mas é uma ótima alegoria...
Só que, sinceramente, sou mais estilo C S Lewis, fantasia, com o plano de fundo da vida Cristã, encontrado nas Crônicas de Nárnia, do que o estilo de escrita do Peregrino...

Leandra 12/08/2021

O peregrino
Um livro bem interessante, conta uma viagem de um cristão até Sião, e como ele vai encontrar dificuldades mas também orientação, e socorro!

Caio.Davantel 02/12/2021

Trajetória do cristão
Um livro repleto de metáforas que se alinham a palavra de Deus, e conduz a uma reflexão incrível, a cerca da trajetória do cristão. É imprescindível a leitura deste livro por qualquer cristão, pois nele irá encontrar uma fé e um conforto que precisamos incessantemente para enfrentar todas os obstáculos da vida terrena, e por conseguinte, alcançar a cidade celestial. Além disso, esta obra atemporal é de fácil leitura, e devido as suas poucas, também é muito rápida.

Cecília 25/03/2021

Agradabilíssimo.
A Obra prima, de John Bunyan foi um fenômeno cultural, o exemplar só perde para a Bíblia em números vendidos.Bunyan emociona e motiva, provoca a reflexão e eleva o espírito humano, e contemplação dos mistérios da fé cristã.

Ludmila.Wendy 27/02/2024

Releitura maravilhosa
Bunyan foi muito feliz em escrever a jornada de todo peregrino comprado pelo sangue de Cristo. É impossível não nos identificarmos com alguma parte da narrativa. O final é consolador ? Esse é um dos meus livros favoritos da vida.

Obs: essa edição é muito boa, gostei bem mais do que a versão que li em anos anteriores.

Bah 02/11/2021

A jornada do cristão
O Peregrino é um dos meus livros favoritos da vida. Portanto, o que quer que eu diga a partir daqui pode soar superficial ou exagerado, se você não estiver disposto a entender o que está intrínseco na obra.

Escrito por um cristão com verdades cristãs, o livro está além do seu tempo e, ouso dizer, permanecerá assim para sempre. Realmente é atemporal.

A narração mostra a jornada de quem vive o evangelho enfrenta até o Dia do Senhor, no encontro com a cidade Celestial. É quase impossível não se identificar com os personagens que surgem no decorrer do caminho e, mais difícil ainda, é não ser chamado ao arrependimento.

Se você é cristão ou conhece a crença, entenderá o que estou falando.

Todavia, além da espiritualidade, se trata de uma ótima obra de ficção. Por isso, não importa a versão, nem a edição, recomendo fortemente.
Ziza 03/11/2021minha estante
Já li, mas confesso que não lembro direito da história. Qualquer dia, faço uma releitura.

Bah 03/11/2021minha estante
Faça sim, vale super a pena

Krügel 27/10/2022

Tava no Kindle Unlimited
Bixo nem sei como cheguei aqui, esse livro destoa de tudo oq eu li, só peguei numa viagem no KU e lí