O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Rafaele.Pospiesz 15/06/2023

Não é um livro fácil de ler, o vocabulário também não é o dos mais fáceis.
Mas se conseguir se concentrar com o que a história transmite o livro vira uma grande reflexão, quase que uma terapia.

Higor67 15/06/2023

Peregrino e seu exemplo de vida !
Bunyan soube mostrar como é a vida de um cristão que ao meio do pecados e pecadores não se desvia da palavra de Deus, cristão tem a plena consciência que Jesus morreu para nos salvar e ele tem o entendimento da Bíblia que leva de baixo do braço, ele mostra todo o caminho a ser percorrido,como vamos passar por provações que temos que entregar tudo a mão do nosso pai confinando nele.

Julia3150 15/06/2023

??????
O peregrino foi meu primeiro livro do meu primeiro clube de leitura, que infelizmente nunca fui em nenhuma reunião kkkk.
A história de Cristão te faz questionar sobre o que levar de aprendizado durante a sua caminhada, o que eu gostei. É um livro para reflexão.
Nunca tinha lido algo parecido antes, mas me agradou bastante. Imagino que tenha como objetivo ser uma leitura para edificações.

Luci 13/06/2023

Clube do livro
Li esse livro com algumas moças de minha igreja e foi uma ótima experiência. O livro é muito bom e trata, por meio da peregrinação do personagem Cristão, dos desafios da vida cristã. Recomendo a leitura!

Thay 12/06/2023

Mais que falar sobre um Peregrino, é sobre uma jornada.
O Peregrino expõe de forma bem clara a jornada cristã, envolvendo seus desafios e alegrias. A história foi me cativando lentamente e a medida em que o autor relata, de forma tão imaginativa, a caminhada do Cristão rumo a Sião, foi impactante ler algumas experiências e situações vivenciadas pelo Cristão na sua jornada. Mais do que falar sobre um personagem, o Peregrino, somos levados a pensar sobre a jornada e sobre como a vivenciamos, com a esperança viva de onde iremos chegar.

bru241 10/06/2023

Esse livro simplifica todo o conhecimento sobre o cristianismo. A alegoria é construída com clareza, deixando o leitor fascinado pela construção desse enredo. As escolhas de personagens e as explicações sucedidas foram as partes mais interessantes para mim. John Bunyan foi um autor sagaz, pois essa leitura é para os leigos e especialista. O Peregrino é uma leitura fluida, mas carrega uma crueza que incomoda. Confrontando o homem em suas maiores anseios, ambições e vaidades.

Mellhsz 09/06/2023

O livro mais bonito que já vi
Não esperava tamanha maestria desse livro, a forma como ele por si só conversa com as escrituras sagradas, forma como ele nos leva a refletir acerca da nossa própria jornada.

Após a leitura deste reconheci o meu papel como peregrina rumo a Sião Celestial, um papel que outrora não fazia ideia de que tinha, me passava batido.

A jornada de Cristão é tão excelente que reflete um pouco da jornada de cada um que está buscando andar com Cristo, inclusive os perigos da jornada, inclusive a consciência de que a chave chamada Promessa abre qualquer cativeiro.

Essa com certeza será a minha melhor leitura deste ano, e estou muito animada para procurar e ler outros livros cristãos que sejam tão ou mais profundos quanto este.

Ramon.Barcelos 08/06/2023

Um um livro Rico em detalhes e referências bíblica cujo o intuito do peregrino e chegar no Reino de luz. E podemos trazer para a nossa vida de cristão cujo não é fácil a caminhada até a nova Pátria, a desvio no caminho, arrependimento dos erros, ma não podemos desistir do foco é do propósito!!!! Que é Cristo!!

Melina.Eller 07/06/2023

O começo e sobre a vida do escritor. Eu pulei essa parte ?

Tirando isso o livro e bom às vezes meio confuso.

Cadê capítulo e uma patada diferente muito bom

cheopsmalta 05/06/2023

Neste clássico de John Bunyan, um dos livros mais lidos da história, nos é apresentada uma alegoria acerca do peregrinar de "Cristão" da Cidade da Destruição rumo à Cidade Celestial. Os personagens trazem nomes convidativos como Cristão, Fiel, Esperançoso, Ignorância, Amor-ao-Dinheiro, dentre outros. O enredo é cativante e a história envolvente.

Jamerson.Alves 05/06/2023

Barraca, fogueira, grama molhada
"- Este é o caminho para a Cidade Celestial?
- Sim, estais no caminho certo.
- E qual é a distância? - perguntou Cristão.
- É longe para qualquer um, menos para aqueles que de fato chegarão - respondeu o pastor."

Nati Cerejinha 04/06/2023

O Peregrino é um clássico da literatura cristã, que nos trás uma alegoria, onde Cristão é o personagem principal que saí de sua cidade natal em busca da Cidade Celestial, deixando para trás esposa e filhos. No caminho encontra-se com diversos personagens de nomes simbólicos como Evangelista, Fiel, bem como Malícia, Apoliom, e passando por lugares como a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Indico muito essa leitura!

LaryShelf 04/06/2023

A Estrada do Rei
Cristão, se sentindo angustiado com o fardo que surge sobre suas costas, resolve sair da Cidade da Destruição e fazer a peregrinação em direção à Cidade Celestial, o único lugar onde sabe que se sentirá verdadeiramente feliz e onde seu fardo finalmente será tirado de suas costas por Aquele que salvou todos nós. Mas o caminho é tortuoso e cheio de perigos e armadilhas, mas a peregrinação de Cristão é uma lição e um exemplo de como alcançar a vida eterna, o único caminho para a salvação.

Já tinha assistido ao filme anos atrás e finalmente resolvi fazer essa leitura. Sendo uma verdadeira e incrível metáfora da Bíblia, com versículos e explicações detalhadas durante toda a leitura, O Peregrino é um livro extremamente tocante e que me levou a repensar sobre minha vida como cristã. Com personagens representando e simbolizando os pecados e sentimentos contrários à fé cristã, o autor usou de toda a criatividade para facilitar o entendimento de o que é a caminhada pela estrada de Cristo, suas dores e batalhas, as poucas felicidades e os vários perigos que buscam afastar Cristão do caminho vezes sem fim, aqueles que tentam enganá-lo com outras doutrinas e aqueles que o ajudam na caminhada.

Achei muito interessante como o autor mostrou de forma tão clara e didática aquilo que muitos não compreendem sobre a vida com Cristo, a forma como muitos pecados podem tomar em nossa vida e, principalmente, como superar as lutas e ter esperança através da Palavra. Cristão, como muitos de nós, se mostra alguém ingênuo e ignorante no início da caminhada, caindo em todas as armadilhas que aparecem e conhecendo pouco das escrituras até que encontra a Cruz no meio do caminho e, quando o fardo é finalmente retirado de suas costas, ele tem os olhos abertos para a verdade e é possível ver o amadurecimento dele pela forma sábia de professar a Palavra para outros e sua forma de agir em relação às novas situações que surgem. Além disso, seus companheiros de viagem (Fiel e, depois, Esperança) trazem toda uma nova visão sobre o que é a vida cristã e o que é necessário para permanecer na fé.

É fascinante como o autor consegue personificar as mazelas que afligem os seres humanos de forma tão profunda, o embate delas com Cristão e como, usando a Palavra, ele consegue rebater seus discursos com a sabedoria que vem de Deus. Além disso, achei extremamente interessante a forma como o autor colocou personagens visivelmente contrários à Palavra no início da caminhada, aqueles que pelas ações e palavras mostram que não seguem o que Deus diz, e, a medida que Cristão se aproxima da Cidade Celestial, os personagens vão ficando cada vez mais complexos e, muitas vezes, trazendo doutrinas que, para alguém que não está aprofundado na vida com Cristo, poderiam ser facilmente afastados do caminho. O último deles é o Ignorância e suas características são tão facilmente aplicadas a maioria dos cristão que há no mundo que me deixou abalada por um tempo. Ele conhece a Bíblia, sabe sobre a Salvação pela graça e teria tudo para ser como Cristão, se não fosse por, no íntimo, ainda seguir mais o que seu coração diz que é o correto e não o que Deus diz sobre ele. Não é algo vísivel, é algo que apenas ele (ou qualquer um de nós que também vive assim) pode perceber e tentar mudar enquanto é tempo. Ele chegou tão perto da Cidade Celestial, apenas para ser lançando no Inferno por Deus não o reconhecer como um dos seus e isso me fez pensar muito em tantas semelhanças que Ignorância tinha comigo mesma.

É gratificante ver o final da caminhada de Cristão e sua entrada na Cidade Celestial ao lado de Esperança. Uma lição clara que, tendo esperança e sendo fiel, o caminho de Deus, apesar de cheio de aflições e lutas, é o único caminho que recompensa com a vida eterna. No fim, tudo vale a pena para poder estar na Cidade Celestial.

Um livro marcante, fascinante e que deve estar na cabeceira de todo cristão para ser lido e relido todas as vezes que pensarmos em vacilar no caminho. Mantenha os olhos na cruz, seja como Cristão!

Adriana723 01/06/2023

Pq vocês escolheriam a vida, vendo q ela é tão cheia de dor?
O livro trata da jornada de uma vida de um cristão. Achei a narrativa boa. Pra quem acredita, é um belo livro para se ler, tras bastantes reflexões. Recomendo, vale a leitura.