A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

belligna 14/12/2022

Leitura melhor que a minha última da autora. Não entra pra lista de favoritos, mas vale a pena!

"É claro que eu já ouvi falar no senhor. Quem não ouviu?
A resposta a esta pergunta poderia ser prejudicial para o amor próprio de Poirot."

Eu gaitei com essa parte. Simplesmente amei o Poirot tendo crises porque ninguém conhecia ele na cidade kkkkkkkkkkkkkkkk

A Agatha quando escreveu esse já estava ficando de saco cheio do coitado do Poirot, né?
Indireta? Não, olha a DIRETA que a gata mandou:

(A partir daqui pode ser considerado spoiler mas não é e eu acho interessante ler)

"Como é que vou saber por que pensei um dia num homem tão repugnante? Eu devia estar louca! Por que um finlandês se eu não sei nada sobre a Finlândia? Por que um vegetariano? Por que todos estes maneirismos idiotas que ele tem? Estas coisas acontecem. A gente tenta algo -parece que o povo gosta - e aí você continua - e antes que saiba onde está, você conseguiu alguém como este alucinante Sven Hjerson amarrado em você o resto de sua vida. E as pessoas escrevem e dizem o quanto nós devemos gostar dele. Gostar dele? Se eu encontrasse esse finlandês magricela, comprido e comedor de verduras na vida real, praticaria um crime muito melhor do que qualquer um que eu já inventei."

Pra quem não entendeu: Essa é a fala de uma personagem chamada Ariadne Oliver, uma escritora de sucesso, que é considerada um alter ego da autora. Isso fica bem óbvio. Quem é fã da Agatha sabe que chegou uma hora que ela não aguentava mais escrever histórias com o Poirot, mas era cobrada disso o tempo inteiro, então ela mandava as indiretas dela pelos livros mesmo.

Júlia 03/12/2022

Ou eu li esse livro rápido demais ou foi o livro mais confuso da Agatha Christie que já li; mas mesmo assim as personagens, o enredo, as pistas e as investigações do nosso amado detetive não deixaram a desejar. Apesar de haver alguns ?furos? na história, como a ausência do primeiro interrogatório do prisioneiro, o que, para mim, seria deveras importante no momento da narrativa, o final foi muito bem explicado, dando razão a tudo que ficou perdido conforme o a investigação prosseguia. Em resumo, mais uma belíssima aventura do maravilhoso Poirot e que vale a pena ser inserida na lista de leituras da autora.

Mi Rubin 03/12/2022

Apesar de ter achado meio cansativo, o final foi realmente digno da Rainha e eu realmente não esperava.

Foi realmente o assassino mais improvável e isso deu um ótimo final pro livro. Valeu à pena.

Mari 30/11/2022

Adoreiii, no início e um pouco cansativo mas dps que o caso vai se elaborando flui muito! Dessa vez não acertei mas enfim muito bomm

Sandrinha 22/11/2022

Ótimo!!! Um final digno de Ágatha Christie.
Gostei bastante! Agatha Christie, a eterna rainha do crime brilha novamente na morte da Sra. Mcglinty.
Uma obra prima. Trama envolvente que cativa e prende atenção do começo ao fim. Deve ser degustada gradualmente sem pressa. Ler devagar, prestando atenção aos mínimos detalhes para não ser enganado por pistas falsas, pois podem nos levar a caminhos errados.
Depois de passados tantos anos de sua primeira publicação em 1952, o romance policial de Agatha não perdeu a magia, pois a expectativa de quem lê é a mesma de saber como a senhora Mcglinty morreu? Porquê? E como morreu?
Hercule Poirot é magnífico! Não poderia deixar de comentar as situações divertidas que Poirot passou na pensão da Sra. Summerhayes. Poirot tem classe, é um cavalheiro educado , super organizado e gosta de comer pratos deliciosos. Mas na pensão que ficou não tinha nada disso. Que sofrimento para Poirot.
Os livros de Agatha encantam pela criatividade da autora e os finais sempre inesperados.
Estou contente por ter descoberto a identidade do assassino.

Bialourenco 16/11/2022

Blood will tell
Quem diabos escolheu o título dessa obra em português?? O título original é tão melhor e tem mais a ver com o caso do que a própria morte da véia fofoqueira.

Poirot foi atrás de um caso que aconteceu no interior do interior da Inglaterra e achou 301. O final é tão satisfatório, quando o que realmente aconteceu é revelado e eu fico perplexa.

Esse é meu segundo livro da Agatha e admito que gostei mais dele do que do primeiro, gostei MUITO do Poirot, esse é o primeiro caso dele que leio.

Carol 13/11/2022

O plot twist compensa!
Livro começa beeeeeem devagar. Admito que demorei pra começar a realmente *querer* continuar, porém, quando a trama realmente a desenrolar, vale muito a pena!

Como sempre, todas as pistas nos levam em diversas direções diferentes, de modo que, ou suspeitamos de uma pessoa, ou de várias ao mesmo tempo para, por fim, não ser nenhuma delas e ficarmos com o queixo no chão.

O plot twist desse foi muito bom, e acredito que todos os pontos foram concluídos direitinho, sem deixar plot hole/buracos na história.

E, afinal. Casaram?
Carol 13/11/2022minha estante
Realmente começa*

shuhua 12/11/2022

Poirot é incrível, amo seu jeito de resolver os mistérios. Não tem muito o que falar sobre esse livro, mantém o nível da Agatha, sendo surpreendente, instigante e cheio de detalhes. E como sempre, possui uma alta quantidade de personagens, e conforme o livro vai avançando só se torna mais curioso quem é o assassino. Eu nunca consigo acertar o culpado entre os suspeitos e por isso, essa surpresa na resolução do mistério, me cativo tanto nos livros da Christie.

Madu Gomes 11/11/2022

Questionei até a sombra
Novamente, Agatha Christe nos entrega uma história rica em detalhes e complexidade, confesso que não conhecia essa obra dela, mas amei assim como todas as outras, Poirot segue sendo meu amorzinho, o melhor detetive belga existente.

Lia 20/10/2022

o começo foi um pouco maçante, mas me prendeu lá pelo capítulo 4. fiquei curiosa durante toda a leitura, e como sempre, fui enganada. o final não era o que eu esperava, achei que seria um pouco mais empolgante do que realmente foi, mas é bom mesmo assim. não chega a decepcionar. não é o melhor da Agatha Christie, mas eu indicaria

Lidiany.Mendes 04/10/2022

Instigante
Agatha Christie entrega uma história com Hercule Poirot repleta de mistério e reviravoltas. Temos também, neste livro, o alter ego da própria autora, a escritora Ariadne Oliver. Uma história na qual fui enganada, pois não consegui descobrir, antes do final do livro, quem era o assassino da Mrs. McGinty. A trama é muito engenhosa! E o desdobramento deixado em aberto no final do livro é muito bom.

Lucas1806 27/09/2022

A chave do mistério está em ver além das aparências.
Agatha Christie realmente sabe como emocionar, empolgar e surpreender. Neste romance nem tão conhecido, contudo excelente, Hercule Poirot deve correr contra o tempo na investigação da morte brutal de uma empregada doméstica para impedir que um inocente seja condenado a morte, acusado injustamente do crime devido às estranhas circunstâncias e seu comportamento recluso e misterioso.
O excêntrico detetive belga logo se depara com uma rede intrincada de questões a serem respondidas, incluindo a vida quase perfeita da população da cidade, todos distintos e aparentemente incorruptíveis, mas com muitas histórias nem tão românticas manchando seus passados, máculas que não podem vir a tona em hipótese alguma.
Como em outras obras da autora, há até mesmo plots de romance na trama, dando um tom satisfatoriamente otimista e sentimental à literatura policial clássica. A Morte da Sra. McGinty também nos mostra a importância de ver além das aparências, que um sujeito excêntrico e antissocial pode ter um coração gentil, e que o monstro inescrupuloso pode se esconder por trás da mais carismática das fachadas.

Alana 24/09/2022

como sempre, me perdi nas pistas e nenhuma de minhas suposições estavam certas. Agatha Christie sempre tem um poder sobre mim, a escrita dela é muito inteligente e é capaz de me envolver!

lulutheworld 22/09/2022

mais um da rainha do crime.
admito que depois de ler "punição para a inocência" eu coloquei muitas expectativas em "a morte de mrs. mcginty", e acredito que tenha sido meu erro.

um bom livro, escrita impecável, porém a quantidade de personagens tende a deixar o leitor confuso as vezes, a sorte é a recapitulação da parte do Personagem Poirot.

ademais, não há muito o que acrescentar, uma história incrível, com o assassino que eu não esperava (mais uma vez) e reviravoltas incríveis!