Um Ano Inesquecível

Babi Dewet
Bruna Vieira

Resenhas - Um ano inesquecível

bibia 01/09/2021

os três primeiros contos são perfeitos! dei 4 estrelas pq achei que o conto da Thalita ia ser o melhor, mas deixou a desejar. tô esperando ansiosamente os filmes desse livro

gabi.s03 11/07/2023

É uma coletânea de contos nacionais com histórias clichês, cada conto de uma autora e com uma estação do ano de fundo.
Foi uma releitura pra mim, e a minha opinião de agora não tem nada a ver com a antiga, se antes eu daria 5 estrelas, hoje são apenas 3.

Inverno: lembro que foi o 2º que mais gostei e continua sendo. A história é BEM clichê, mas é fofa.

Primavera: clichê também, mas com algumas pitadas de coisa nova.

Outono: sempre foi o que menos gostei e continua sendo. Acho a história meio descabida.

Verão: o melhor na minha opinião, é clichê também mas mesmo assim é bom. Se passa no carnaval (o que normalmente não vemos muito nos livros) e acho que os personagens principais combinaram muito, os secundários também acho que deram um "plus" pro conto.

Inclusive, assistam aos filmes, principalmente o de verão que apesar de diferente do livro é ótimo!

lais 13/09/2021

Esperava mais
Bom, como sempre, o conto que mais gostei foi da Paula Pimenta. Os demais achei forçado demais, com muitas frases prontas de felizes para sempre. O último foi uó. Sério, que papelão ??

Anna 07/09/2021

Um ano inesquecível
Que livro gostosinho de ler! E aquele famoso clichê, que eu amoooooo?
Quatro escritoras, quatro histórias diferentes, mas todas falam de uma coisa em comum

Amor, e suas diferenças de amar?

let 28/08/2021

ótimo!
Eu amei conhecer o romance de cada uma das garotas. Achei grande parte do personagens muito cativantes e engraçados, me apaixonei junto com as meninas e ri com elas.
Adorei as referências de todos!
Meu favorito foi ?Um outono inesquecível?, principalmente pela ligação com a música (sou apaixonada). A Anna Julia e o João Paulo são muito engraçados e me identifiquei com os dois (não tanto, mas sou um mix deles, acho).
Porém alguns contos são muito rápidos, e eu não gostei muito do último ? não é ruim, só não rolou pra mim.
Super recomendo a leitura! Super levinho e vai aquecer seu coração. Recomendo pra quem quer sair da ressaca literária!
naclara 29/08/2021minha estante
não li o último conto até hoje KSKSKSKSJSJ

let 29/08/2021minha estante
@naclara vai ler naclara!!!

Mah~ 26/05/2021

PERFEITO
Se vc quer ler um romance clichê , recomendo SUPER. As 4 histórias são incríveis é com uma vibe bem fanfic juro KKK Me apaixonei em cada personagem assim como fiquei com raiva de alguns.

Ana Alice | @soprodepaz_aa 11/01/2023

Tinha tudo pra ser inesquecível
Queria algo leve pra começar as minhas férias e me lembrei desse título que quero ler há muito tempo. Já li alguns livros da Paula Pimenta e da Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças foi a primeira vez. A dinâmica de ler um conjunto de contos também foi nova pra mim. Gostei da ideia, mas não entendi porque não foram colocados na ordem cronológica das estações.
    Essa leitura se encaixou nas expectativas que criei pra ele. O conto do outono, escrito pela Babi, foi uma boa surpresa, meu favorito. Enquanto me decepcionei com o verão. Pra mim, Thalita escreveu um conto esquecível, me fez dar algumas risadas mas agora nem me lembro o porquê. Contudo, achei que pudesse ser estranho estilos diferentes de escrita, mesmo que no mesmo nicho, integrarem um livro só. E no fim, amei como cada uma mostrou sua personalidade através da escrita e consegui fazer algo único.
    Por causa do estudo, nos últimos meses não tinha conseguido me prender a um livro como aconteceu nos últimos dias. Nem sei dizer há quanto tempo não lia 200 páginas de uma vez... Foi como se estivessemos eu, Babi, Paula, Bruna e Thalita conversando sobre histórias de amor e cada uma compartilhasse a sua. Senti um clima de festa do pijama: quando todos falam e falam sem se preocupar com as horas (isso principalmente quando você faz como eu e passa boa parte da noite lendo).
      Foi uma revigorante experiência. Acredito também que, se lidos separadamente/intercalados com outros livros, os contos podem ser uma boa alternativas para não cair na famosa "ressaca literária". Por mais que seja um livro voltado ao público infanto-juvenil, é uma ótima leitura para qualquer um que esteja de férias ou queira algo pra acompanhar um fim de semana ou feriado.

Miih 01/01/2023

...
vou listar as melhores histórias na minha opinião e explicar o motivo

1 - Outono: DE LONGE o melhor conto desse livro, apresenta a passagem do tempo, lugares lugares que conhecemos e os personagens tem camadas, a autora desse conto é a única que eu não tenho livro na estante, mas depois de ler esse conto tive vontade de comprar, me pergunto o que esse conto se tornaria se fosse um livro só para ele, adorei o fato do MASP ser o ponto principal da história, um lugar conhecido, dá mais imersão

2- Primavera: um clichê bem escrito, tem o seu charme nele, foi o conto que eu li mais rápido

3- Verão: nesse conto apresenta uma tanta gíria, tanta "brasilidade", mas esse é um dos poucos pontos positivos na minha opinião, e o negócio na história de amor a primeira vista e tals, não me pegou, mas tirando isso é um conto bem divertido

4- Inverno: personagens sem camadas, sem muito desenvolvimento, a maioria tá ali pq sim, não me agradou

B!A 13/12/2021

Razoável
Vou falar sobre cada conto individualmente pq sou desocupada

Primeiro de tudo, qual a dificuldade dessas autoras de fazer casais com idades próximas? eu hein, ou ambos são menores de idade, mas com uma diferença gritante, ou as meninas de menor com um cara de maior, isso com certeza foi um ponto extremamente negativo e me deixou enojada.

Enfim,

Inverno - Paula Pimenta: Vi muita gente falando que esse era um dos melhores mas?????? Ela tem 14 anos e ele 17!!!!!! É estranho pra caramba, chega a ser problemático sei lá, eu sei que acontece direto e tem gente que nem liga, mas me deixou muito incomodada. A história é fofa e tal e talvez se não fosse por isso seria um dos meus preferidos, mas a diferença de idade realmente me pegou e cada interação romântica que eles tinham me dava um embrulho no estômago.

Outono - Babi Dewet: A diferença de idade nesse nao chegou a me incomodar tanto como o outro. Eu pessoalmente amo música, então gostei muito desse conto, foi meu favorito com certeza, é um conto bem realista e me fez pensar muito sobre lembranças e sobre aproveitar a vida e seus pequenos momentos.

Primavera - Bruna Vieira: Diferença de idade bla bla bla. Me surpreendeu! Eu não imaginava o que ia acontecer, nem passou pela minha cabeça, mas foi tudo muito corrido, em pouco tempo já tinham juras de amor, que eu, particularmente, acho exageradas pra quem se conhece a exatamente uma semana, é um conto bonitinho, mas as coisas ficaram muito apressadas e irreais no final.

Verão - Thalita Rebouças: Como todos, idade. Eu senti umas falas meio problemáticas ali no meio, que me deixaram meio ehhhhh, mais sei lá é só mais um motivo pra eu não gostar da história. Foi a que eu menos gostei, as coisas eram muito irreais - talvez um spoiler aqui - quem vai ligar pro que amiga da irmã do namorado de uma famosa tá fazendo na praia sabe, "a mas é um conto não precisa ser real" idai, não gostei. A narração é meio forçada, toda hora querendo dar uma de engraçadinha, mas soando meio besta.

Resumindo, as idades me irritaram muito, só um dos contos valeu a pena pra mim, foi um livro razoável.

sassapinterich 01/09/2020

Achei o livro bom, mas realmente algumas histórias são melhores que outras.

Fab 20/01/2022

Uma grande fanfic
Esse livro, que reúne conto de quatro autoras diferentes, traz quatro histórias diferentes, cada uma passada em uma estação do ano.

Num geral, achei o livro uma grande fantasia voltada para adolescentes. As situações dos contos são extremamente fantasiosas, exageradas e algumas bem fúteis e eu entendo que é um livro voltado para adolescentes, mas não precisava ser tão raso.

Os contos passados no inverno, outono e primavera são tranquilos de se acompanhar, apesar de algumas passagens bem problemáticas. Já o de verão, situado principalmente no Carnaval, foi uma grande decepção, cheia de momentos irritantes e sem noção.

Talvez seja só o meu espírito de senhora falando, mas esse livro me passou a sensação de estar abrindo o social spirit e lendo a primeira fanfic duvidosa que achei.

Amanda 15/10/2020

Já havia lido diversos livros da Paula, porém aqui ela deixou a desejar. Sua parte foi totalmente sem emoção e extremamente previsível, onde as poucas desavenças aconteceram por conta de outras pessoas.
Outono me encantou. História bem desenvolvida, com ótimos personagens, e as desavenças foram causadas pela vida.
A primavera não me encantou muito, mas a história não é ruim. Já o verão pelo contrário, me encantou e muito! Amei as revira-voltas e desavenças. Outono e verão salvaram esse livro!
Minha nota de 0 à 10 é 7.

ana la 29/01/2022

Sei lá kk

Enquanto a neve cair - Paula Pimenta (2,0 estrelas)
Eu amo as histórias da Paula, só que esse conto me decepcionou MUITO. A história é tão clichê que dá para prever tudo o que acontece.
Estava esperando muito mais, já que eu gostei tanto de Cinderela Pop e esperava um conto tão bom quanto.
Porém, eu gostei da mensagem que passa sobre ter que valorizar as pessoas que nos valorizam.
Não foi dessa vez...

O som dos sentimentos - Babi Dewet (2,5 estrelas)
Achei fofo e tem uma ideia boa. Se fosse mais desenvolvido, eu teria dado três estrelas.
A história é bem leve e com perspectivas que nos fazem apaixonar pelos personagens.
Faltou algo... O final não foi tão tão tocante quanto o resto da história foi.
Apesar do livro ser em terceira pessoa, eu gostei bastante da escrita.

A matemática das flores - Bruna Vieira (1,0 estrela)
Achei o par romântico da protagonista meio chato... Ele foi grosso algumas vezes e nem se desculpou. Além de que ele ficava anulando os sentimentos da menina.
O relacionamento foi mal desenvolvido. Aconteceu rápido demais e todas as ''reviravoltas''
eram muito previsíveis.
As vilãs parecem ter saído de um filme teen e são triviais. E todos os conflitos não foram aprofundados. Foi bem raso.

Amor de Carnaval - Thalita Rebouças (3,0 estrelas)
A única história que eu gostei.
Faz tanto tempo que eu não tinha contato com as histórias da Thalita que até esqueci como a leitura é divertida.
Tem uma escrita bem leve e divertida que dá a sensação de sermos próximas das personagens...
Achei algumas coisas meio problemáticas, e eu não concordei com a atitude do Guima.
Gostei.

Falando de forma geral, é um livro bom. Apesar de tudo, gostei muito do livro e recomendo.

Juh 05/11/2020

Uma história cativante
Um ano inesquecivel conta 4 histórias, onde cada uma se passa em uma estação do ano, cada qual escrita por uma autora.
Enquanto a neve cair - Paula Pimenta.
O inverno chegou, e Mabel, apaixonada por Igor, já imaginava eles dividindo a mesma barraca na viagem para o sitio de sua amiga. Porém, de ultima hora, seus pais avisam que tinham passagens e que eles iriam para o Chile no mesmo dia da viagem do Sitio. Mabel se sente obrigada a ir esquiar, enquanto passa muito tempo vendo fotos dos seus amigos pelo celular.
Quando Mabel se perde e acaba no meio da pista de esqui avançado, conhece uma pessoa que vai se tornar muito especial, e é ai que ela percebe que Igor (que sempre dava um gelo nela) não é o único garoto no mundo.
O som dos sentimentos - Babi Dewet (outono)
Essa história é sobre Anna Julia, que está se preparando para o vestibular e faz estágio em um escritório de advocacia. No caminho da escola para o escritório, Anna conhece um timido cantor de rua fazendo uma apresentação na Paulista, seu nome é João Paulo, e ao ver Anna passar apressado, ele não consegue evitar se interessar pela garota, e acaba chamando sua atenção, é ai, em uma troca de olhares, que tudo começa.
A matemática das flores - Bruna Vieira (primavera)
Esse conto é sobre Jasmine, uma estudante do ensino médio que tem muuita dificuldade em matemática. Por isso, após uma conversa com a mãe da garota, o professor de matemática de Jasmine decide que será melhor se ela fizer aulas de reforço. Porém um emprevisto acontece e quem acaba dando aulas a Jasmine é Davi, um aluno mais velho do professor. Ai ja sabe né? Mas será que vai durar?
Amor de Carnaval - Thalita Rebouças (verão)
A história se passa com Inha e suas amigas, Kaká e Tati. Tati tem um irmão, que por algum motivo acaba namorando uma funkeira super famosa. Com isso, as garotas acabam conseguindo entradas para o camarote do desfile de samba do Rio, e lá que Inha conhece Guima. Eles acabam se apaixonando, mas amor de Carnaval não dura, né?
Eu achei todas as histórias bem desenvolvidas para o numero de paginas que cada uma teve (100 páginas), as histórias são cativantes e da vontade de viver aquilo (acho que isso acontece com todo livro de romance, ou quase), eu gostei bastante, mas não é um livro 5 estrelas.