Um Passe de Mágica

Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Lucas 26/03/2024

Impressionante!
Como sempre Agatha Christie é muito astuta no desenrolar da história! Aqui acompanhamos Miss Marple que, depois que Ruth descofia que Carrie Louise, sua irmã, está correndo perigo decidi ir a Stonygates, a mansao da família.
Enquanto está lá, 3 crimes ocorrem na casa e Miss Marple começa a montar o quebra cabeça e desvendar o mistério desses crimes, antes de Carrie Louise seja a próxima.
Narrativa sufocante, curiosa e cheia de segredos a cada página. Agatha nunca decepciona.

Roberta.Delci 25/03/2024

Eu, mais uma vez, sem conseguir adivinhar o assassino e sendo totalmente surpreendida no final. ? Agatha Christie gênia!
Confesso que, dos poucos livros que li da autora, esse foi o que menos me prendeu, mas ainda assim achei excelente. Vale a pena a leitura!

@vaisetratarleitora 13/03/2024

Legal, para um livro da Miss Marple
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 57º livro, publicado em 1952.

De forma geral, apesar de eu gostar de todos os livros da Agatha, alguns são sempre melhores do que os outros (Poirot) e alguns são um pouco abaixo (Miss. Marple). Não me entenda mal, eu gosto bastante da personagem em si, mas não gosto muito da forma como a Agatha conduz a história com ela. Ela sempre guarda segredos e não de uma forma como o Poirot, onde apesar dele guardar segredos, você tem a sensação de saber de tudo. Com ela, você se sente sabendo de tudo e quando ela revela o mistério, você sente que ficaram faltando várias coisas, várias informações, em geral, relacionadas ao raciocínio da própria Miss Marple, porque enquanto Poirot sempre trabalha junto com alguém ou conversa com alguém sobre as investigações dele, ela não faz isso e você fica perdido.

Dito isso, acho que esse foi o primeiro livro da Agatha, onde eu matei a charada de quem era o criminoso desde o começo. Achei um tanto óbvio, e quando foi revelado, as motivações foram uma surpresa, mas a pessoa não, o que pra mim, deixou a história um pouco sem graça. Engraçado como a gente sempre quer descobrir quem é, e quando erramos ficamos felizes e surpresos e quando acertamos ficamos chateados hasuhsusahusa Acho que deve ser porque, pelo menos nesse caso, não fica a sensação de que você descobriu sozinho e sim que a história foi fraca a ponto de ela te deixar perceber quem seria (porque com certeza isso deve ser proposital). E esse é um costume da Agatha, pelo que percebi lendo os livros na sequência de lançamento. Ela usa bastante o recurso do óbvio ser o criminoso, mas ela joga tantas pistas falsas na sua frente e provas, que faz você isentar a pessoa pra depois descobrir que era ela mesma. Mas aqui, isso não ocorreu, ou pelo menos, não funcionou pra mim.

Apesar disso, a história em si é bem legal e é bem interessante ver a posição das pessoas em relação á delinquência juvenil e como isso deveria ser resolvido, além das possibilidades de transtorno mental envolvidas na questão. Sinceramente, percebo que não tivemos grandes mudanças no pensamento das pessoas de lá pra cá, embora muita coisa tenha evoluído e hoje se tenha muito mais conhecimento sobre essas questões.

Acho que a história vale a pena ser lida, mesmo não sendo das melhores da Agatha.
________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 3° episódio da 4ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Essa adaptação foi péssima. Mudaram tanta coisa que parece q leram só a sinopse do livro e inventaram todo o resto. Mudaram idade e parentesco de personagens, mudaram personalidades, mudaram acontecimentos, mudaram até coisas do final.

Eu sou muito chata pra adaptações, gosto que seja sempre o mais fiel possível ao livro e essa foi realmente ruim.

Nota 1/5

Viviane 10/03/2024

Esta com saudades dela, e ela apareceu por aqui Miss Marple, com seu jeito irreverente e tranquilo de ver as coisas,

Nazha 25/02/2024

Clássico de Agatha Christie
Um livro fluido, que desperta curiosidade, impossível pausar a leitura.

A história começa lenta, contextualizada, e te leva pra um cenário inimaginável, diferente de todas as suspeitas que você foi capaz de criar no início. Mas confesso que, a partir da metade, os palpites se tornaram mais fáceis e as suspeitas foram se confirmando.

A história é 7/10 na escala das histórias de Agatha, mas não deixa de ser uma narrativa única e especial da autora, que consegue cativar em tudo o que escreve.

É aquele clássico livro de ?respiro?, sabe? Até você tomar fôlego e começar uma nova e longa história.

iisahxavier 27/01/2024

Nhe...
O começo você não entende nada! Mas o final... A bomba é simplesmente jogada na sua cara e você fica em choque. Mesmo sendo uma das autoras mais famosas, a escrita dela não me prendeu, talvez mais para frente eu possa entender melhor.

@tuoliveira. 13/01/2024

Uma tradicional literária é começar o ano com Agatha Christie, e 2024 não foi diferente. Confesso que este livro não me prendeu tanto como os outros que já li da autora, mas acho que por motivos além da história. Primeiro, acho que os livros da Miss Marple são um pouco mais parados, e segundo que estava lendo outros livros que me prenderam demais. Mesmo assim, sempre recomendo qualquer livro da autora.

Lauana.Rorigues 27/12/2023

O problema não foi o livro, e sim eu
Com esse livro percebi que Agatha Christie não faz parte dos gêneros que gosto, por ser um livro mais antigo a linguagem e a abordagem dos fatos não me atraíram muito, terminei o livro sem saber quem eram alguns personagens e não entendi oq realmente aconteceu.

Keryn.Luz 03/11/2023

PRIMEIRA VEZ
Parece inacreditável, mas é o primeiro livro de Ágatha Christie que leio. Acredito que por sua fama eu esperava mais. Não atendeu muito minhas expectativas. Talvez seja porque não é meu gênero favorito. De qualquer forma é uma boa história e bem escrita. Comprei um box dela e vou ler os outros...quem sabe...

Deborah.Gabrielli 29/10/2023

Desconfiei dês do princípio
Leitura muito agradável, leve que te cativa logo no primeiro capítulo. Minha companhia durante minhas idas/vindas no ônibus sentirei falta!

Caroline 21/10/2023

Mais uma dessa detetive fofinha
Um livro da maravilhosa Miss Marple. Gosto muito da vibe tragicômica das histórias dessa fofinha idosa detetive e me divirto muito com a atuação à paisana que ela desenvolve. É raro acompanharmos histórias que têm como protagonista uma mulher idosa e, por isso, é sempre muito interessante conhecer alguns dos preceitos e manias que envolvem esse tipo de personagem (e, neste livro ainsa temos também o plus Carrie Louise e Ruth)
O mistério desse livro não me pegou tanto. Não sei se por conta de não ter ido muito com a cara de nenhum dos personagens secundários ou pelo fato de ter previsto o final, não é meu livro preferido de MM. De qualquer forma, recomendo a leitura e o desenrolar dos fatos sempre tão bem bolados de Agatha Christie.

Agata.KAssler 29/08/2023

Problemas, confiança excessiva e dinheiro.
Ongs, heranças, mentiras e conspiração.

Mais uma vez relacionamentos com grande diferença de idades.

Annaplima 28/08/2023

"A ilusão está no olho do espectador, não no cenário, propriamente dito."
"A ilusão está nos olhos da plateia".
Gostei.