Um Passe de Mágica

Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Monique.Mingoranse 23/08/2021

Misterio porem cliche
Tres mortes e a ajudante para decifrar o crime dessa vez e mis marple e bom tem um pouco de misterio mas achei bem cliche o assassino e nesta edicao no meu caso achei muitos erros ortograficos mas a historia em si é boa

Clarinha 19/08/2021

?Todos nós somos um pouco loucos, minha cara dama?

?Tudo que uma pessoa faz é intencional.?

?- O tempo - ele disse - é tão absolutamente enganador. A gente pensa que as coisas levam um tempo enorme, mas na realidade, é claro, elas não levam.?

?- Quando você olha para um lado de uma coisa, só vê aquele lado - Miss Marple continuou. - Mas tudo se encaixa perfeitamente bem se você apenas conseguir distinguir o que é realidade daquilo que é ilusão.?

?Pessoas que podem ser muito boas podem ser muito ruins também.?

Ana Sara 11/08/2021

Godtei da história é bem divertida não consegui descobrir quem era o assassino e o suspense foi muito bem feito
Miss. Marple é uma velinha muito simpática adorei ela como detetive.

Luiza.Cassol 04/07/2021

Um passe de mágica
Em um determinado momento do livro, a protagonista Miss Marple descreve o crime com "um passe de mágica" em que se chama atenção para um lado enquanto o truque está ocorrendo em outro. É exatamente o que Agatha Christie faz nessa história levando o leitor a crer em determinadas coisas para no final não ser nada daquilo que se imaginava. Com essa fórmula "Agatha Christie" de escrever livros de mistério, dificilmente consigo descobrir quem é o assassino nos livros da autora, e nesse não foi diferente.

Mah 30/06/2021

De todos esse é talvez o mais óbvio que li. A construção dos personagens foi fraca e forçava de mais deixando o enredo as claras e sem o suspense. Mesmo assim é uma leitura que vale a pena.

Suee 30/06/2021

Nem tudo que parece realmente é! ?????
Um livro que eu gostei no decorrer da leitura, gostei de conhecer os personagens, o ambiente bem diferente, algumas amigas de infância da nossa Miss Marple.
Não se tornou meu favorito, a gente acaba desconfiando de todo mundo então minhas suspeitas tiveram fundamento.
Mas é interessante a forma como podemos ser persuadidos a pensar no que o outro quer que a gente pense.
Foi uma boa leitura. Amo Agatha cada vez mais ?

Nanda 11/05/2021

Como sempre Agatha Christie me fazendo de palhaça desde o começo até o fim da história ?
Adorei 5 estrelas

~zia 29/04/2021

Agatha Rainha
Agatha continua surpreendendo (Por mais que dessa vez eu tinha desvendado 5% do caso??)

~zia 29/04/2021

Agatha Rainha

Mariana.Fogaca 27/04/2021

Minha primeira leitura da autora
Essa foi a minha primeira leitura da autora. Gostei muito da forma como a narrativa foi escrita, gostei muito dos personagens, achei bem trabalhado. Confesso que o que ocorreu no crime achei previsível, mas o desfecho das personagens me surpreendeu.

@ysalemos 20/04/2021

@umalivresca
Em #UmPassedeMágica, após uma visita a Ruth Van Rydock, Miss Marple é incumbida de visitar uma velha amiga, Carrie Louise. Ruth diz que está temerosa que algo pode estar colocando a vida de Carrie em risco. No meio da visita à antiga amiga, um assassinato acaba acontecendo na casa de Carrie, e cabe a Miss Marple descobrir o motivo.
⠀⠀⠀⠀
Desde o ano passado, criei um projeto pessoal de ler 01 livro da Agatha por mês. Nessa brincadeira, já foram 10 livros. No começo, fiquei encantada por um livro atrás do outro. Só que, infelizmente, cheguei em um ponto que perdi um pouco.... o ânimo. Sinto que os livros da Agatha seguem uma fórmula, e isso não é necessariamente algo ruim. O único problema, quando você lê um atrás do outro, é que tudo parece contar a mesma história.
⠀⠀⠀⠀
Isso quer dizer que não gosto dos livros dela? NÃO! Agatha ainda é uma mega inspiração pra mim. Só acho que devo dar um tempo maior entre um livro e outro, para não ter essa sensação que continuo na mesma história. Não são todas as suas histórias que fogem da linha comum de narrativa, como é o caso de 'E Não Sobrou Nenhum', que não conta nem mesmo com um detetive (talvez por isso eu amei tanto). Talvez, dando um tempo maior, eu volte a me surpreender, apaixonar e envolver em suas narrativas.
⠀⠀⠀⠀
Isso já aconteceu com vocês?

site: https://www.instagram.com/umalivresca/
Victoria 25/05/2021minha estante
nossa, sim!! esse ja é o 8° livro dela q leio e sinto q estou presa no mesmo estilo de leitura apesar de amar muito as obras dela! por enquanto tô me arrastando um pouquinho nesse mas espero conseguir terminar

Duda 17/04/2021

Como sempre, no início eu fiquei perdida com os personagens e tinha muitas informações sobre personagens que nem apareciam.
A conclusão da Miss Marple foi feita para nos confundir totalmente mas isso é bem normal da autora e no final tudo foi bem explicado.

Coruja 08/04/2021

Mais um para minha conta do Projeto Agatha Christie. Terminei esse refletindo sobre como nossos gostos mudam com a idade: quando primeiro comecei a ler Christie, ainda adolescente, não gostava de Miss Marple, pensando nela mais como uma velha fofoqueira que uma curiosa da natureza humana (algo provavelmente decorrente de tias fofoqueiras que gostam de se meter na vida alheia). Após mais de uma década, retornando de forma consistente ao universo da autora, noto que minha percepção se alterou: mais que isso, sendo já esse o segundo livro com a personagem que leio esse ano, descobri que gosto muito do bom humor, da perspicácia e das referências confortáveis de Miss Marple.

São exatamente essas características, aliás, que a levarão a Stonygates, palco do crime que dá o tom de Um Passe de Mágica. Incitada pelos pressentimentos de Ruth Van Rydock; que acredita estar em perigo a irmã, Carrie Louise - ambas antigas colegas de escola da detetive - Miss Marple parte para a companhia da amiga. Ela não sabe bem ao certo o que a espera na mansão onde mora Carrie, que abriga também um centro de reabilitação de jovens delinquentes. Não demora, porém, para que a intuição de Rith se prove verdadeira: um assassinato ocorre em Stonygates e tudo indica que Carrie Louise esteja também em perigo.

Publicado em 1952, esse é o quinto romance protagonizado por Miss Marple (não contando antologias de contos). O título original em inglês (They Do It with Mirrors no Reino Unido e Murder with Mirrors nos Estados Unidos) é uma pista valiosa para o mistério e desde a primeira página fiquei pensando onde onde os espelhos se aplicariam. De fato, há vários reflexos ao longo da narrativa: comparações entre finados maridos de Carrie Louise e seu atual; entre uma filha adotada e outra nascida na família; entre a herdeira da casa e o jovem bastardo com mania de grandeza, entre uma tentativa de homicídio e um homicídio consumado que ocorrem quase ao mesmo tempo.

Foi pensando em todas essas imagens duplas que formei meus palpites. Minha desconfiança inicial se provou correta (pergunta-chave: quem teve as oportunidades?), embora eu tivesse imaginado que um terceiro empunhara a arma. Mas, por alguns capítulos, eu me deixei enganar por algumas pistas falsas plantadas pelo assassino e fiz mau juízo de outra personagem. Enfim, voltei aos eixos, creio que ao mesmo tempo em que Miss Marple pensa na importância de uma respiração ofegante e deslinda o caso. Pergunto-me se me dou um ponto inteiro por ter acertado a solução ou se desconto meio ponto por ter me deixado enganar por algum tempo…

A primeira parte do romance é ágil e engenhosa. A ousadia e brilhantismo que vão por trás dos acontecimentos são de fazer cair o queixo quando afinal nos damos conta de como a coisa toda foi feita. Importante observar também que para além do ilusionismo já pressagiado do título (em inglês e em português), a marca de Um Passe de Mágica é seu drama teatral. Vários dos personagens trabalham, de forma profissional ou amadora, com artes dramáticas, enxergando o mundo como um palco, com deixas, saídas e bastidores; outros tantos estão o tempo todo encenando papéis dentro de seus próprios dramas pessoais. Essa teatralidade tanto induz o leitor a se levar pela ilusão como trai a verdade dos fatos, uma dualidade que achei muito interessante.

O término, contudo, deixa a desejar para quem gosta de ver o confronto na resolução, as reações de todos quando escutam o caso ser destrinchado. É estranho, porque o final tem algo de quase tragédia grega e, a despeito disso, é narrado num ritmo não apenas apressado, como apático. Considerando toda a teatralidade já notada, eu realmente esperava algo mais explosivo, de tirar o fôlego e, roubada da minha expectativa, sinto-me meio frustrada.

A despeito disso, não nego que Um Passe de Mágica tenha sido, de fato, uma leitura prazerosa: mesmo quando não está em sua melhor forma, a Rainha do Crime não deixa de envolver e intrigar, de te fazer virar páginas loucamente em busca da solução do mistério.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/04/projeto-agatha-christie-um-passe-de.html

Julinho 04/04/2021

O ilusionismo de Agatha Christie
Desta vez eu matei o enigma sobre o assassino, ainda que não tivesse atinado sobre a motivação: talvez já tenha lido uma boa gama de histórias escrita pela dama do crime e já peguei o espírito da coisa. Achei o final meio corrido, mas em compensação os personagens são muito bem apresentados e desenvolvidos.