Um Passe de Mágica

Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

caspaeletrica 29/03/2023

7/10: Um pass de mágico
A história é boa, mas a execução não foi boa. Há muitos personagens, até demais; ela se superou nesse quesito. Se os mesmos fossem necessários para a trama não teria problema, mas está longe de ser o caso. Além disso, a escrita é lenta demais quando não precisa ser, e rápida e acelerada demais quando não deveria ser ? no final; a explicação é rasa e a escrita parece rushed pra acabar logo, o que acontece às vezes em alguns livros da Agatha, que na maioria das vezes são histórias de Miss Marple.

Em suma, é um livro bom mas eu não recomendaria.

Kamilla 25/03/2023

Uma mansão de doidos
Nesse livro temos um raro vislumbre da adolescência de Miss Maple através de duas amigas do seu passado - me faz imaginar se ela já era espertinha quando era uma mocinha - e a senhorinha detetive vai então para a casa de sua velha amiga, baseada em uma ‘sensação esquisita’ sentida pela irmã dela.

Eu, provavelmente, teria a mesma sensação esquisita naquela mansão caótica que era uma mistura de penitenciária juvenil com clinica psiquiátrica, desde o início concordei com o americano sensato e achei aquele povo meio louco.

Não simpatizei com Carrie Louise, achei ela um pouco fria e manipuladora por trás de toda aquela ‘inocência e doçura’, e meio que revirava os olhos quando alguém vinha com o papinho de ‘precisamos proteger Carrie Louise’.

Gostei da revelação do assassino, gostaria de mais diálogos de Miss Maple e suas ótimas análises psicológicas, mas nesse livro a Agatha focou muito na vida amorosa de Gina, como ela foi uma personagem que eu também não gostei, o foco nela tornou o livro um pouquinho sem graça para mim.

Lusiania0 24/03/2023

Miss Marple fofa
O mistério começa com um pressentimento de que algo errado está acontecendo na mansão e Miss Marple, como uma senhorinha fofa e simpática, vai investigar.

Lembro de quando era adolescente e lia muito Agatha Christie, eu não curtia as histórias com a Miss Marple. Mas hoje lendo, tenho uma opinião diferente.
Gostei muito da historia e do posicionamento dela. Consegui descobrir o culpado bem cedo.

E o meu quote favorito foi:
"É tão difícil, não é? Esclarecer qualquer coisa, quero dizer. Porque não se pode olhar para duas coisas ao mesmo tempo. E quase sempre se olha para a coisa errada, embora seja muito difícil de dizer se isso acontece por acaso ou de propósito. Os ilusionistas chamam isso de desvio da atenção. São tão inteligentes, não é?"

Tamara Ferraz.As3Artes 12/03/2023

Leve, divertido e instigante
Nunca tinha tido contato com a Miss Marple, adorei a personagem. Leve, divertido e instigante. Um livro simples e engenhoso. Agatha mostra que uma história não precisa ser intrincada para ser engenhosa.
Raul.Grenchi 12/03/2023minha estante
Você já fez tantas resenhas da Agatha que tinha certeza que já tinha lido algo com a Miss Marple

Claudia164 16/02/2023

?????Um passe de mágica ?????
Em "um passe de mágica", acompanhamos a famosa e querida Miss Marple, através de uma narrativa cuidadosamente construída, somos carregados pela atmosfera de mistério presente nesta envolvente e cativante história, na qual Agatha Christie elaborou um de seus mais facinantes mistérios.
Recomendado ?

João Fraga 03/02/2023

Meu segundo livro da Agatha ?
O livro é bem mais dinâmico do que ?Morte no Nilo?. Bem fácil de ler e te prende como a maioria dos livros da Agatha. Porém consegui adivinhar o final desde o início da trama (ainda não sei se isso é bom ou ruim kkk).

Fran 16/01/2023

Um passe de mágica - 3,5??
Resenha: Eu gostei muitíssimo. Foi bem enrolado no início, o que acho que é uma característica nos livros que envolvem a miss Marple. Porém prefiro esse do que o outro. E foi bastante fluído também.

Quote favorito: ?Porque não se pode olhar para duas coisas ao mesmo tempo. E quase sempre se olha para a coisa errada, embora seja muito difícil de dizer se isso acontece por acaso ou de propósito.?

Lido no dia.

Rafa.ferr 05/01/2023

Incrível
Eu nunca consigo adivinha quem são os assassinos nos livros da Agatha. O livro não foi tão surpreendente quanto outros que já li, mas, como sempre, muito bom.
É interessante como todas as respostas estão bem ali e a gente não consegue percebê-las e este livro fala bastante sobre isso. Sobre como tudo acontece como um passe de mágica.

belligna 29/12/2022

Último livro do ano. Acho que não foi das melhores escolhas mas tudo bem! Achei o final um tanto corrido e eu esperava mais da Miss Marple, sabe? Ela costuma ser mais perspicaz e enxerida, sei lá. Sinto que preciso reler esse livro um dia porque li com pressa então isso pode ter influenciado um pouco. Então um dia eu volto pra outra resenha.

Enfim, ano que vem continuo meu projeto de ler todos os livros da gata. Ainda tenho uns 25 livros pela frente (sem contar os que lançaram depois da autora)

jessicapdss 02/12/2022

Envolvente
As irmãs Ruth e Carrie Louise são amigas inseparáveis de Miss Marple desde os tempos de colégio. Por isso Ruth não hesita em compartilhar com a adorável investigadora seus piores pressentimentos: Carrie estaria correndo perigo em Stonygates, a mansão da família que agora também abriga um centro de reabilitação para meninos delinquentes. Quando três crimes acontecem na casa, Miss Marple decide juntar todas as peças deste quebra-cabeça antes que sua amiga seja a próxima vítima...
Um passe de mágica é uma das mais conhecidas e celebradas histórias de Agatha Christie. Além de encantar o leitor com a astúcia de Miss Marple, este romance também traz informações curiosas sobre o passado da personagem que fascinarão seus fãs.

Wanessa_Gabriela 15/11/2022

A perspicácia dessa criatura?
Acredito que muitos autores caem no erro de tentar explicar muito o que está acontecendo na ambientação de suas narrativas e isso faz o leitor descobrir o mistério. Outro erro bem comum é o de deixar a personagem principal como uma imaculada sabe-tudo, onde vai revelando aos poucos o mistério e os responsáveis por tudo.
Eu enquanto leitora de Agatha desde muito jovem, sempre descobria o mistério todo antes de ser revelado no livro. Mas, com os livros da maravilhosa Agatha Christie, raros são os momentos em que minha percepção está correta. Se descubro o autor (só aconteceu uma vez, diga-se de passagem), não descubro a motivação ou o ?modus operandi?. E sucessivamente? Isso é empolgante por si só. É aquele velho: ahhhh? me enganou mais uma vez!! ??
Sempre uma delícia ler os livros dessa rainha do crime!!!

Thiago 02/11/2022

Esquecível
Neste livro, Agatha Christie recria várias de suas fórmulas sem nos dar o que faz melhor, personagens carismáticos e com pouco caráter para torcermos que sejam culpados.
Digno de destaque na obra é a presença de uma clínica de reabilitação para jovens criminosos contígua à casa em que a história se passa (e administrada pelos donos desta). Essa situação gera várias discussões entre os personagens sobre os criminosos terem programas de incentivo, médicos e atividades, enquanto os jovens honestos têm muito mais dificuldades para conseguir as coisas.
A história não me surpreendeu porque, como disse, ela utiliza um chavão já usado em pelo menos dois outros romances, o que me fez ligar os pontos. A atuação de Miss Marple também não está muito marcante, com poucas tiradas argutas e comparações oportunas com habitantes de St. Mary Mead.
Um livro que faz parte de qualquer projeto Agatha Christie, mas não agrega quase nada a quem o lê.

Carlos Adriano 19/10/2022

Um livro ok
Leitor assíduo de Agatha, achei esse livro apenas okay. O plot fraquinho, eu já estava imaginando algumas coisas, porém não tudo, isso que me fez aumentar a nota para 4 estrelas. Como em todos os livros da Agatha, muitos personagens no começo fica difícil diferenciar um do outro, mas no fim já estamos familiarizados com todos. Eu amei quando o nome do livro aparece no texto E TUDO FAZ SENTIDO.

Well.Machado 20/09/2022

Miss Marple em seu maior potencial!!!!
Eu amei demais esse livro! É um caso "simples" mas muito bom!!l Me surpreendi demais porque como quase ninguém comenta sobre esse livro, achei que seria bem fraco, mas pelo contrário. O caso foi maravilhoso de acompanhar! O fato da Miss Marple estar presente durante o livro inteiro é maravilhoso demais, e foi muito bom poder conhecer um pouquinho do passado da nossa querida velhinha! Miss Marple pra mim dá uma surra de carisma no Poirot! E nesse livro foi um dos que pudemos acompanhar bem mais de perto a astúcia e inteligência da Miss Marple! Sobre o livro; a mansão gótica, o clima, os personagens, todos peças idéias de uma grande e clássica história de Agatha Christie!! Os aspectos psicológicos foram muito bem induzidos na trama e tudo se fluiu muito bem. Até mesmo a questão estranha do preconceito na forma pela qual a maioria dos personagens enxergava ali o trabalho que era feito pelos jovens "delinquentes", achei que isso deu uma discussão muito boa na trama. A resolução final do caso é que acaba sendo bem óbvia e previsível, eu já tinha desvendado bem antes quem era o culpado e as "encenações" que rolavam soltas por ali. Ainda assim, achei o livro incrível e uma leitura muito gostosa!! E a motivação pelo crime em si eu achei bem surpreendente. O assassino em questão foi um dos assassinos das tramas da Agatha que me faz sentir certa empatia por ele, já que apesar de tudo, ele não era de todo mal. Enfim, mais um grande clássico da Rainha do Crime pra lista e pra mim um dos melhores com nossa querida e amada velhinha Miss Marple! ?