Perdão Mortal

Perdão Mortal Robin LaFevers

Resenhas - Perdão mortal

eskws 15/06/2022

Duval e ismae??
Começou bem lento e a leitura não tava fluindo, então dei um tempo e tentei de novo e consegui terminar ele em 1 dia e algumas horas o que eu achei muito bom pra um livro que não estava redendo tanto, sobre a estória eu gostei mas não tanto quanto gostaria pq não foi tão legal, e tipo esse final me deixou com vontade de ler o próximo, então espero que seja melhor.

Daniely 15/06/2022

Melhor do que esperava
Dois anos parado na biblioteca do kindle, quando do nada pego pra ler achando que era outro livro...Porém me surpreendi bastante, não sabia nada do que se tratava e só fui lendo...A escrita é envolvente te motiva super a continuar lendo. A história é bem legal também, ter personagens femininas fortes é incrível! O que me incomodou um pouco foi o final, achei corrido, mal desenvolvido, a motivação do vilão não convenceu, foi fraca...A justiça também...Mas no geral gostei bastante!

Andréa 10/06/2022

Uau!
Leitura prazerosa, empolgante, fantasia leve com uma grande trama política e um romance de fundo... Por que eu demorei tanto pra ler esse livro? Ele estava na minha estante há tempos e eu ficava olhando e pensando: Vai ser o próximo... mas nunca era! E agora eu sei! Não havia chegado o momento certo... Porque quando lemos um livro no momento certo é simplesmente fantástico... ?????

halfbyrn 04/06/2022

não nego que adoro um livro com mulheres perigosas, este é ótimo pra apresentar uma protagonista assim!

Luanabookclub 27/05/2022

A história de Ismae
Inicialmente, cativada pelo conteúdo histórico e componentes mágicos. E também, bem envolvente e fluida a escrita da autora. Parece ser bem misteriosa a realidade do convento e as missões que as "freiras" são enviadas. E gostei muito dessa introdução a religião delas e essa relação com os deuses.

Pouco conteúdo romântico e mostra bastante a amizade das irmãs de convento. Com muitas tramas políticas também.

Porém, percebi que houve ponta solta ao final que não foi explicada, algumas coisa fiquei sem entender ao certo qual o objetivo e senti que personagens foram introduzidos sem sabermos as finalidades.

Mas quero ler o segundo pra ver como se desenvolve.

????

rani 18/05/2022

Eu li esse livro tão rápido que nem consigo acreditar, fiquei vidrada o livro todo. Até agora estou tentando entender se li em um ou dois dias, o tempo foi passando que nem percebi nada a minha volta. Achava que iria ter uma leitura lenta, porém foram tendo muitos desenvolvimentos ao longo das páginas, tudo acabou fluindo muito bem.

JP 15/05/2022

Depois de um tempão namorando essa trilogia, finalmente peguei PERDÃO MORTAL na biblioteca da escola. A trajetória de Ismae é cercada de descobertas e autoconhecimento. Seu relacionamento com Duval é muito bem construído e instigante. No geral, acho que faltou ação e assassinatos como eu esperava. Por outro lado o livro cumpre muito bem o papel de nos introduzir na trama, tanto no quesito político da Bretanha no século XV, quanto da relação entre nossas protagonistas e o deus Mortain.

Yves2zzz 12/05/2022

Para minha eu do futuro lembrar? detalhadíssimo ;)
Antes de tudo: não entendam errado, eu realmente gostei do livro, só que é mais fácil apontar os pontos negativos. Porém, revendo minhas reações ao livro, teve muitas cenas promissoras e momentos intrigantes que fizeram valer a pena. E alguns personagens, olhando mais profundamente, tem grande participação na minha avaliação do livro.

Para começar, vai ficar longo sim! O resumo é para minha eu futura que quer lembrar da sensação lendo esse livro, visto sua memória de peixinho dourado. Eu tentei ao máximo deixar tudo detalhado e organizado, se tiver falhas? d4ne-se!

A princípio, tenho que o livro é bom, entretanto não estou mais conectada com esse tipo de leitura. Sou totalmente influenciada por desejos de romance, mas se eu for sincera mesmo é o tipo de livro que eu gostaria na época que eu lia sem esperar por isso. Posso também ter sido afugentada pelo meu desejo de ler TOG, maaas isso é conversa pra outra hora. E talvez, quando eu ler os próximos (quando, não _se_), eu deva ler em conjunto com algum romance de época bobinho para suprir as necessidades básicas do meu coração (e fogo) enquanto meu cérebro faz todo o resto com o próximo livro da saga.

Foi introduzir o tópico com o que achei da protagonista:
Ismae cresceu bastante ao longo das páginas, isso é claro, maaaas muitas vezes ela parecia estar fazendo progresso e do nada ela falava ou fazia algo que me forçava questionar esse crescimento. Mas imagino que a partir de agora ela será vista como mais forte, mais sábia e até mesmo mais apaixonada devido ao que ela presenciou e descobriu sobre si, suas crenças e seu convento, pelos olhos de suas amigas.
Mas confesso que, na minha opinião, no começo a protagonista "tremia demais na base" para ter recebido tanta importância quanto recebeu, visto suas capacidades questionáveis no início da história. Ela até parece ter habilidades, só que tudo isso era mascarado por uma frase seguida de "medos, incertezas e tremores" em cada ação que ela tomava. Sendo a visão em primeira pessoa, era muito intimista ver seus erros sendo ignorados tanto por ela quanto pelos demais.
E ao longo das páginas ela tinha a presença de uma porta, pois nunca falava nada ou pensava algo relevante que me ajudava a lembrar que ela também estava naquela situação, e não só como uma observadora.

Sobre o parceiro:
Duval, em um contexto geral, é simplesmente um anjo! A relação dele com a irmã é cativante, ele age zelando pelas segurança das pessoas que ama e é, no mínimo, um homem que se o livro fosse de romance, seria fácil de se apaixonar. Ele é leal, centrado e sarcástico nos momentos certos.
Porém o livro não o desenvolve tão bem assim, pelo menos não me lembro disso, o que estou alegando vem única e exclusivamente de um pente fino que estou passando nas ações e motivações dele. E outra, eu imaginei ele como o Henry Cavill em The Tudors o tempo todo, o que me influenciou bastante a achar ele um [*****] de um gostoso.

Sobre o casal:
Bom, a relação deles cresce gradualmente, mas é devagar quase parando. Quando estão em um passo mais avançado, termina da mesma forma que surgiu: do nada.
E ela tá sempre desconfortável com tudo, isso me deixava louca, pois a cena tinha potencial de ser incrivelmente fofa ou pelo menos introduzir sentimentos aos atos deles e ela me vinha com ações rudes e pensamentos negativos. Nas primeiras vezes eu até entendia, pelas suspeitas dela e pelo temor de se apaixonar, mas continuar com isso até depois de assumir amar ele e ATÉ O ÚLTIMO CAPÍTULO não dá.
Ele era super compreensivo e até romântico em algumas cenas e essa doida estava pensando sei lá o que sobre ninguém se importa. Era cansativo as vezes ficar esperando alguma atitude dela.
Eu juro que esperava pelo menos uma decisão mais clara da relação dela com seu parceiro, afinal, o que eles passaram juntos mudou todo o pensamento dela sobre TUDO o que ela vivia e acreditava. Ela o ama, isso é claro, mas nenhum dos dois chegaram a falar isso, pelo menos não um para o outro. E nada, NADA, foi mais brox4nte que a primeira vez como amantes dos dois? nem sei se eles fizeram mesmo, pois não influenciou em nada no pensamento da mulher que ficava assustada com um simples toque do homem. Eu só sei que os dois fizeram sex0 por dedução, e não tenho muita convicção nisso. É claro que eu não estava esperando dedo no c* e gritaria, mas a cena foi completamente batida, interessante apenas pelo motivo (e olha lá), não sendo retratada nem como paixão nem como descoberta, na verdade não foi retratado mesmo. Nem um famoso "se amaram noite a dentro", para entenderem o nível.

Sobre os demais personagens:

Os demais personagens eu me surpreendi por serem super intrigantes e confesso gostar bastante das cenas em que eles estão. Os dois amigos fazem o trabalho deles muito bem mas o maior destaque está para a jovem duquesa, que mesmo me surpreendendo com a idade no final, passei a gostar dela com o passar dos capítulos. Continuo surpresa, mas isso não estragou em nada minha visão dela.
A Fera e De Lornay, os dois amigos de Duval, são um colírio para meus olhos, menso um deles não sendo bonito. Fui pegar apego por eles de verdade ao ver a relação que eles tem com o Duval e depois, ao final do livro, cheguei até a ficar emocionada por eles. E visto que o próximo livro será sobre a Fera, era melhor que eu me apegasse pela sua simpatia mesmo, pois Ismae deixa bem claro que bonito o cara não é (não pesquisem fanarts e eu não posso acalentar muito a escolha por um imagem na mente pois não li o livro dele para saber o que seria melhor, mas muito provavelmente vou usar o Tryndamere de LOL como referência, modificando pequenas coisas).
Enfim, só para terminar esse tópico, os "vilões" dessa história conseguiu me dar ódio, coisa que era o dever deles. Pelo menos até o PLOT vir e mudar minhas perspectivas. O vilão inicial era movido pelo poder e ganância, o que é válido para um homem daquela posição e ainda por cima piora tudo saber a fucking idade da duquesa que ele queria usar. Mas agora, o segundo vilão (para não dar spoiler) tem uma motivação bem capenga, não digo pela magnitude do motivo, mas pela graça escolha da autora por "humanizar" ele. Faz sentido se pensar que a protagonista precisava disso para crescer como pessoa e se livrar completamente das amarras, mas na boa, ele fez coisas ruins demais para ser jogado de qualquer jeito bem no fim do livro com uma explicação de dois dedos de proza.
E o convento? bom, confesso que faz sentido deixar em aberto a situação dele e até mesmo da Ismae com relação a ele, mas ainda assim é uma incógnita. Não sei o que sinto de fato. A protagonista, que parecia ser a mais fiel das servas, até por se sentir agradecida e só ter aquilo de opção, percebeu algumas falhas internas, e eu, como leitora, vi pelo menos mais um monte. Enfim, não sei.

Resumindo: Eu passei o conflito todo sem entender nada, não recebi romance e ainda assim consegui me apegar por todos os personagem menos a protagonista (nem é para ser rude, mas sendo). Isso num contexto pós leitura, quando você para para analizar o conjunto da obra.
Tem um pouquinho da suspensão da descrença quanto ao que uma "freira assassina treinada para cumprir as ordens do Deus da Morte" pode ou não saber. A autora dá algumas desculpas esfarrapadas para esses momentos e para a falta de habilidade da protagonista em certas cenas, mas isso cansou um pouco.
Entretanto longe de mim dizer que foi ruim, todavia a experiência seria melhor no momento certo e se eu não me forçasse tanto, mas caso por caso o livro é intrigante e conta como uma leitura favorável e merece 4 estrelas por isso (MUITO melhor que alguns livros que li esse ano)

Não tem um motivo plausível pra não ter ganhado 5 estrelas, eu simplesmente não quis e é isso aí. Sei, em meu interior, que o livro é bom mas tem algumas falhas que pesaram minha mão nessa decisão, da mesma forma que sei que, infelizmente, não é um livro que eu encheria o peito para recomendar. Na verdade, estou escrevendo o máximo que posso sobre ele pois sinto que vou esquecer dele em algum momento, e pode parecer rude, mas eu não saberia dizer o tipo de pessoa para esse livro? alguém que está no auge das leituras de Divergente e Jogos Vorazes?

Enfim, uma coisa é certa: daria um ótimo filme/série!

Zoé 11/05/2022

pensa numa leitura gostosa
Não esperava muita coisa e como fazia tempo que não lia fantasia, fiquei com receio de largar pela metade, entretanto a narrativa da autora te envolve pela objetividade e pelo enredo INCRÍVEL, a política é abordada de forma vazia, mas cumpre seu papel ao ambientalizar a busca de Ismae por seus próprios princípios e crenças; As migalhas de romance são TUDOOOO!!! Em certo ponto do livro, a leitura se torna uma obsessão e você se pega preso a história que quando chega ao fim é revoltante. Apesar de ser uma história bem contada, o final em aberto me deixou mt revoltada.

Enfim, partindo pro livro 2 e espero que a história de Sybella me de migalhas do rumo que Ismae tomou pra si.

Batatinhagelada 11/05/2022

Uma distração
Gostei muito da leitura, não me prendeu, mas não é um livro ruim. Vou querer ler os outros da trilogia, achei a construção de mundo interessante e me estressei horrores em outros momentos.

Jenni Sara 03/05/2022

Um dos melhores livros que li esse ano
Simplesmente amei a forma como a política, romance e os personagens, assim como a trama forma feitas e desenvolvidas.

Eu realmente adorei a trama, e como a autora conseguiu colocar toda a política dentro dela de forma incrível e de muito fácil entendimento, mesmo sendo complicado.

Esse livro não tem um foco grande no romance, e na minha opinião ele é só um sub gênero, mas o pouco que a autora nos proporciona é incrível e realmente muito boa, na medida certa.

A personagem principal é muito cativante, a autora vai a fundo em seus pensamentos, emoções e sentimentos, nós dando a possibilidade de realmente entender todas as suas ações e tendo um carinho maior por ela.

Adorei tudo, a escrita é muito boa de acompanhar, e tu não quer largar o livro até termina lo.
Recomendo.

4.5
03/05/22
Mariane 04/05/2022minha estante
Eu já queria ler essa trilogia, sua resenha fez a minha vontade aumentar ainda mais!

Jenni Sara 04/05/2022minha estante
Eu super recomendo amg, a trama é incrível, acho q vc irá adorar

Falta descobrir! 29/04/2022

ROMANCE & AVENTURA
Primeiro livro da saga "O Clã das Freiras Assasinas" é simplesmente perfeito! Se passa em um tempo medieval. Escrita detalhada te faz sentir dentro da história. As imagens das protagonistas na capa de cada livro me fez visualizar a narrativa de um jeito ainda mais vívido.

montenegro13 29/04/2022

Leitura mortal
Esse livro contém um convento com freiras assassinas, enemies to lovers forçados a trabalhar juntos, traição com manipulação política e você ainda não está interessado o suficiente para ler?

O crescimento de Ismae é inegável, parece que não há barreiras que impeçam de realizar o seu dever e nem imaturidade em lidar com as mortes necessárias para prosseguir nesse jogo. A liberdade de Ismae chegou através de devoção e o Convento foi sua salvação, mas havia muitos mistérios durante sua missão que ela nem imaginava as respostas. E a melhor parte foi quando ela conquistou as suas respostas, aí o título da obra fez todo o sentido. Foi ótimo acompanhar momentos de questionamento relacionados ao misterioso Deus e sua casa, monstrando que fé e ignorância não combinam.

Eu realmente não sei como vou conseguir continuar a série com a ausência do ponto de vista de Ismae e a companhia de Duval. Mas ainda preciso saber como essa história vai terminar.

cecilia 26/04/2022

Maravilhoso!
Quando comecei a leitura, esperava um livro não tão bom assim. Talvez pelo título, ou pela capa não ser muito atraente, não tinha muitas expectativas. É muito bom perceber que esse livro foi uma grande surpresa.

O começo pode ser um pouco lento ou arrastado, mas esses capítulos iniciais são cruciais pra história e todo seu desenvolvimento.

O foco maior do livro é a política, que ao longo da história foi ficando cada vez mais intrigante e foi muito bem desenvolvida. Os personagens são muito bons, e a relação entre eles também. É muito fácil se apegar a eles.

Eu amei ver a relação entre Anne e Ismae se desenvolver e a de Anne e Duval. E é claro, apesar de não ter muitas cenas de romance, a relação de Duval e Ismae foi linda de se ver.

De longe, a melhor coisa do livro pra mim foi a protagonista. A evolução dela ao longo do livro é evidente e é impossível não amar ela ao ver o quanto ela cresceu nessa trajetória de descobrir quem ela é e quem e o que ela quer ser.

Apesar de não ter tanto disso, a fantasia do livro é muito legal e interessante, assim como algumas pequenas aparições de outros personagens dos próximos livros, que aliás, eu tô muito ansiosa pra ler e conhecer mais da Sybella e da Annith e o que o futuro reserva pra elas.

isa 25/04/2022

Surpreendente
Devo admitir que comecei o livro com poucas expectativas, com essa capa não tão atraente e fazendo parte de uma coleção de ?freiras assassinas?? Achei curioso, mas definitivamente não é algo que escolheria ler se não tivesse sido sugerido como leitura conjunta entre meus amigos.
No começo, o livro provou ser o que eu esperava, me deixava confusa e entediada, mas quando Ismae sai para sua missão percebi o quão apegada à história eu tinha ficado. Sem dúvida os primeiros capítulos são necessários para entender todas as dores da personagem e justificar sua confiança excessiva no convento, principalmente para depois poder comparar com o final e observar o seu crescimento.
O universo que a autora criou é fascinante e fiquei empolgada a cada ?poder? novo que as freiras mostravam ter. O foco é a política, que foi muito bem apresentada, mas (espero que continue nos próximos livros) faltaram explicações sobre como tudo ficou em relação aos franceses (já os conflitos internos foram perfeitos). A traição não foi uma surpresa, mas acho que não era o objetivo da autora e acredito que funcionou melhor como um elemento não surpresa, para que, como Ismae, observássemos e tivéssemos nossas próprias suspeitas.
Por fim, os personagens são muito cativantes, mesmo com o foco inteiramente em Ismae, senti todas as emoções pelas quais cada personagem passou. O desenvolvimento dos personagens secundários foi lindo e a apresentação das futuras protagonistas da trilogia também não passou despercebida. Estou ansiosa para a continuação.
milena 25/04/2022minha estante
que linda resenha