Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Gabi 28/02/2017

Amo!
Favorito da vida!!!! Me surpreendeu muito, leitura que flui, você não consegue parar e emociona qualquer um!!! Sou apaixonada por esse livro.

Iris 27/02/2017

Surpreendente! - Resenha
Oi Povo, tudo bem?
“Surpreendente!” é um título perfeito para esse livro, apesar de já ter ouvido falar muito do talento de Maurício Gomyde não imaginava que iria curti tanto por ser o primeiro livro que leio dele.

No livro conhecemos Pedro Diniz, um jovem de apenas 25 anos que acabou de sair da faculdade e seu sonho é ganhar o “Cacau de Ouro” (grande prêmio do cinema brasileiro). Ele trabalha no últmo cineclube da cidade de São Paulo e em uma locadora na periferia. Pedro acredita que pode melhorar o mundo usando o cinema, e em ambos lugares ele indica clássicos para pessoas que nunca ouviram falar nesse tipo de filme. Além de indicar os filmes, ele sempre faz uma explanação sobre o filme para que a pessoa entenda melhor a moral da história. Nem sempre dá muito certo, mas nem isso é motivo para desanimar nosso heroí. Ele tem certeza que o filme que tem planejado entre um emprego e outro, o fará ganhar o prêmio tão sonhado. Na adolescência, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas por um milagre divino a doença parou de evoluir deixando Pedro com alguma visão. A maioria das pessoas já considera ele cego, mas só ele sabe o valor daquela pouca visão. Afinal, sem essa pouca visão ele não consegueria execer a profissão que tanto ama.

“O problema estacionara em 70% de visão central no olho direito e 73% no esquerdo. Ele passou até mesmo a sentir orgulho por fazer parte de um time mutante, capaz de desafiar a lógica muitas vezes irrefultável da medicina”. Pág: 22
Ele acabou de terminar um relacionamento de anos, o qual ainda não superou definitivamente, mas seu amigo Fit não o deixa desanimar. No andar a cima de onde funciona o cineclube existe um bar, no local trabalha Mayla como garçonete. Ela é uma das poucas pessoas que torcem para que o cineclube continue funcionando.
Um belo dia Pedro esta passando um dos últimos filmes do cineclube e observa que uma garçonete não para de aparecer e ver um pouco do filme e depois some de novo. Ao falar com a nova garçonete alguma coisa muda no coração de Pedro, ele simplesmente fica encantado com ruiva “respondona”. Com isso ele resolve investir na tentativa de conquista Cristal, pois esta cada dia mais encantado com física nuclear. Sim, não estou louca, ela é física nuclear! Rsrs

“- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” Pág: 49.
Como nem tudo são flores na vida de ninguém, ocorre uma série de fatos que levam Pedro a viajar para gravar seu filme. Ele pede ajuda de Fit para conseguir o material necessário para realizar a gravação, é claro que seu amigo ajuda, mas resolve ir junto e ainda levar Mayla e Cristal. Com isso eles colocam o pé na estrada a caminho da casa da vó de Pedro em de Pirenópolis, com o super opala do tio de Fit.

“ - Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos.” Pág: 146.
Nessa viagem muitas aventuras são vividas e lições de vida aprendidas, e isso tudo é documentado para o novo filme. Da viagem só posso dizer que é impossível não se divertir e emocionar.
Pedro e seus amigos são aquele tipo de personagens que qualquer um ficaria feliz de ter como amigo. Afinal, que não curti companhia de pessoas do “bem”?

Super indico, pois além de uma linda lição de vida o livro transmite esperança!!

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2016/02/surpreendente-resenha.html

Rany 27/02/2017

Primeiramente, um brinde às chances que a vida oferece de vivermos momentos como os que certamente virão nos próximos dias.
SURPREENDENTE, é o sexto romance de Maurício Gomyde, publicado em setembro de 2015, pela editora Intrínseca.Explora uma das coisas mais preciosas da vida, amor e a amizade.
Nessa aventura romântica, temos Pedro Diniz, como protagonista.Que, aos 25 anos, recém-formado, está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo.Ele tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.O problema: não ter a menor ideia de como fazer.
Sobre Pedro: Ajudava o pai no restaurante quando dava, o Carlo's; Trabalhava na VIP ( uma locadora na periferia de SP); Comandava um cineclub, o Subcultural da Sr. Rebeca; Conceito de cinema para ele é "cinema felicidade".
Um dos pontos interessantes é que pedro tenta provar para Cristal (a garota por quem é apaixonado), que podem fazer coisas na qual se lembrariam em uma daquelas festas de final de ano.E não seriam só acontecimentos que passariam em "branco".O livro também aborda bem superficialmente temas como: Aborto e Adoção, interessantes; Explora experiências novas, que visam ao conhecimento da empatia; Há indicações de filmes clássicos e músicas.
Não subestime a literatura brasileira, ela pode te surpreender.Talvez toda essa história seja mais surpreendente para Pedro, do que para quem lê.Mas o livro traz várias lições para a vida.
"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como".

Midian 22/02/2017

Vamos usar um trocadilho? Surpreendente! <3
O título realmente faz jus à história...
Eu amo ler livros que não faço ideia do que se trata - não gosto de ler sinopses. Geralmente ouço falar a respeito ou curto a capa. - e me apaixonar pela história. É uma surpresa atrás da outra e no fim a gente fica feliz. Amo a sensação!

Com Surpreendente foi assim. Comprei o livro numa promoção e nem sabia do que se tratava... E quando li, não pude dar menos de 5 estrelas.

A história conta, em primeira pessoa, a vida de Pedro, um jovem que nasceu com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira... Ele perdeu 30% da visão...

Como um jovem amante do cinema e aspirante a cineasta, Pedro se considera um cara de sorte, pois ele deveria ter perdido toda a visão, mas a degeneração parou, como um milagre divino.

Ele também acredita que devemos sempre ver o lado bom das coisas, e com isso criou o " Cinema Felicidade", uma espécie de missão de vida onde deveria tocar a vida das pessoas com indicações de bons filmes.

Enquanto tentava criar o roteiro do seu próximo filme, com o qual planejava ganhar um prêmio importante, Pedro acaba conhecendo Cristal, uma estudante de física nuclear que logo o deixa fascinado.

Mas a vida voltou a ser cruel com Pedro... E depois de vários acontecimentos e descobertas, ele decide fazer uma viagem que mudará de vez e definitivamente a sua vida. E a de seus companheiros de viagem...

Eu sou uma maria chorona! Vivo chorando com filmes de animação e livros tristes.
Não que esse livro seja triste, pelo contrário, é um livro de superação, de segundas chances. O que também me faz chorar, hahaha.

Mas acho que é essa a ideia dos autores, não é? Tocar a nossa vida com suas histórias brilhantes e lindas, que nos faz lembrar de alguém, de nós mesmos... Pensar na vida.

Me apaixonei pela escrita do autor, a leveza de suas palavras. As referências aos filmes e músicas também me agradaram e me instigaram a conhecê-los.

Recomendo esse livro pra todo mundo, sério! Leiam e se surpreendam. ;D

site: http://tordodemorango.blogspot.com/2017/02/resenha-surpreendente.html

Joyce 20/02/2017

SURPREENDENTE
O livro conta a história de Pedro um jovem rapaz de 25 anos e que é mega apaixonado por cinema, além de cinema também era apaixonado por músicas e literatura, em todo o livro nos deparamos com suas canções preferidas, adoro quando vem citações ou indicações de músicas em livros, faz a leitura ficar mais leve , mais romântica.

Apesar de ser muito otimista em relação as coisas ao seu redor, Pedro tem um problema na visão causado por uma doença degenerativa. Mas isso não impede o mesmo de correr atrás de seu filme, de seu sonho,para isso ele precisa criar um roteiro e com ajuda de seus amigos Fernando, Mayla e Crystal ele embarca nessa aventura.
Esses grandes amigos tentam ajudar Pedro a conseguir o tão sonhado prêmio Cacau de Ouro e teriam apenas 6 meses para desenrolar o roteiro, correr atrás para que realmente o filme de curta metragem fosse surpreendente e ainda por cima fazer tudo com um orçamento limitado.

Seus pais são Carlo e Ariadne que no momento estão numa fase não tão boa no casamento.
Carlo é um pai super amoroso , carinhoso, enquanto Ariadne está um pouco distante, fria ...

Infelizmente as coisas começaram a tomar um rumo diferente para o estudante de audiovisuais. Com ajuda dos amigos decidiram viajar pegando a estrada para gravar seu novo filme.
Destino da viagem : casa da avó em cidadezinha pacata mas com muitas coisas boas para se viver, foram dias de muitas aventuras, bagunças e adrenalina, uma viagem inesquecível.
Foi lá também que Pedro descobriu algo que mexeu muito com o seu emocional, e com o meu também , rs, rs, esse assunto sempre me emociona.
A vida às vezes nos surpreende com coisas ou fatos que achamos que só acontecem em novelas ou filmes, mas que tá ali convivendo com nós há anos sem ao menos sabermos.

"O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."

Enfim, é a realidade, a verdade, muitas vezes dura, dolorida, que temos que encarar e seguir em frente, e foi isso que vi no personagem. A amizade dos quatro é a coisa mais pura e nos leva a refletir que por mais que às vezes pensamos não ter amigos, sempre tem aqueles poucos amigos ali fiel, leal, que nos ajuda e nos surpreende nos momentos mais difíceis da vida.

Uma leitura leve, agradável e com uma mensagem surpreendente, daquele tipo de leitura que você não consegue mais largar o livro, cheio de reviravoltas, como na vida da gente mesmo, pois a vida é cheia de mistérios , surpresas, uma roda gigante...Cabe à nós o poder do equilíbrio para saber lidar com os altos e baixos que a vida oferece, e o mais importante: saber que a cada dia temos uma NOVA CHANCE.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

Arisson 04/02/2017

Uma escrita envolvente...
Para começar, é importante destacar que o título faz jus ao livro: achei Surpreendente do início ao fim. A surpresa veio logo nas primeiras páginas. Eu assumo que esperava uma obra literária com um toque mais sutil, já que ele foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil, porém, encontrei exatamente o contrário. No primeiro capítulo, por exemplo, dei de cara com temas como suicídio e até mesmo com um palavrão (muito bem utilizado pelo autor). Enfim, o que quero dizer é que a obra é bem madura e não posso limitá-la ao público jovem (até mesmo porque as citações musicais trazem um tom nostálgico para os leitores mais velhos e amantes dos grandes clássicos).

Trata-se de um livro muito rico em assuntos e reflexões. Nele, você encontra romance, suspense, comédia e muitas reviravoltas. O equilíbrio entre momentos felizes e tristes afasta o clima de drama. Até mesmo a fase de depressão do personagem principal, o Pedro Diniz, é tratada com tanta delicadeza que você não ousa criticá-lo por suas ações.

Em resumo, Pedro descobre que ficará cego e, por se tratar de um grande amante do cinema, ele viaja com quatro amigos buscando produzir um filme perfeito e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro, porém, sem ter noção de como fará isso e com o tempo limitadíssimo.

A leitura nos desperta para assuntos pertinentes. Será que o cinema pode mudar histórias de vida de alguém, diante da desigualdade social? O que provoca a morte dos relacionamentos (por meio do divorcio dos pais)? O que você faria se tivesse que dar adeus a sua visão? Como não quero dar spoiler, vou limitar meus questionamentos, mas é muito forte o debate levantado sobre violência e até mesmo trabalho infantil e preconceito. A mensagem que o livro passa é muito positiva e sou um grande fã de livros assim.

Adorei os diálogos, principalmente das cenas românticas (nada de mimimi ou conto de fadas, já que os personagens são bem inteligentes e divertidos). São todos bem humanos, com características e fraquezas específicas.

Enfim, indico este livro para todos que gostam de se surpreender com uma leitura. Obviamente, experimentarei outras obras do autor. A escrita dele é bem envolvente.

site: http://abussolaliteraria.blogspot.com.br/

Paloma 31/01/2017

“Quem tem um porquê enfrenta qualquer como”
E essa foi mais uma leitura de um livro nacional, que desmistifica aquela frase dita por muitos leitores:” livro nacional é muito inferior aos livros escritos por autores internacionais”. E infelizmente isso não acontece só com os livros, mas em relação a quase tudo, nós brasileiros temos o prazer de valorizar tudo o que não é feito aqui, e desvalorizar o que é “nosso”, música, filme, roupas, ...Esperamos alguém de fora dizer que é bom, para então, notarmos a qualidade do produto.
Depois desse leve momento de reflexão, vamos a resenha. Primeiramente, gostaria de pontuar o trabalho maravilhoso que a intrínseca teve com este livro, tanto esteticamente como também pela divulgação, sempre que entrava no site da intrínseca no ano passado, via várias matérias sobre este livro, sobre o autor, o que me atraiu em querer saber mais sobre a história. E quando disse que esteticamente ele está lindo, é porque está lindo mesmo, claro que isso não foi só o trabalho da editora, mas do autor também, o livro é dividido em capítulos e em partes, a cada parte que se encerra, o autor coloca uma página azul e nela uma frase impactante de algum autor.

“Sorria embora seu coração esteja doendo, mesmo que ele esteja partido, enquanto houver nuvens no céu você sobrevivera.” (Charles Chaplin)

No início do livro, confesso que a leitura ficou meio arrastada, para mim a história começou a engrenar lá pela página 140 mais ou menos, mas quando cheguei ao fim da leitura entendi a necessidade do autor em contar tudo o que foi dito no início, tudo se encaixou perfeitamente, sem deixar pontas soltas, e essa é a segunda coisa que me faz amar ou não um livro; não gosto de quando o autor termina uma história e deixa alguns aspectos para que sejam terminados ou imaginados pelo leitor; mas a primeira característica essencial de um bom livro é o personagem principal. Quando eu leio um livro e o personagem principal não me cativa, já começo a pegar empatia pelo livro como um todo, nem quero mais saber se a história é boa ou não, com este aconteceu algo diferente, o personagem principal, Pedro, é cativante sim, mas e o que dizer de Fit, Mayla e Cristal? O grupo todo me encantou, desejei em vários momentos estar naquela viagem com eles , te-los como amigos.

“Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos” (Frank Capra)

O final da história faz jus ao título dela, foi surpreendente. Não teria acrescentado nada. Agradeço ao Mauricio Gomyde, por nos presentear com este livro, e espero em breve ter um novo contato com as histórias dele.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos momentos inesquecíveis, Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível? "

Larissa 20/01/2017

Bonito
Livro leve escrito sob um olhar muito sensível às mazelas da vida. Mauricio nos presenteia com doses equilibradas de empatia, amizade e fé (pq não? ) através de personagens envolventes e cativantes. No final não há como ter sentimento distinto de orgulho da literatura moderna nacional.
Recomendo a leitura!

Isa 12/01/2017

Só se vê bem com o coração
É através das lentes que capturam as mais belas imagens que o cinema já registrou que enxerga Pedro, um cineasta de 25 anos que acabou de se formar. Para ele, a sétima arte pode e deve ser utilizada como instrumento de mudança social e por acreditar tanto nisso, leva sua vida entre o trabalho numa locadora da periferia de São Paulo, os esforços pra manter vivo o último Cineclube da cidade e o sonho de produzir um curta-metragem digno de receber o Cacau de ouro, prêmio que o consagraria no meio cinematográfico.
A grande ironia da vida do protagonista foi, no início da adolescência, ter sido diagnosticado com uma doença degenerativa, que levaria embora aos poucos sua capacidade de ver todas as cores e formas que o mundo pode oferecer. Desenganado, um raio de esperança cruzou sua história quando, aos 20 anos, os efeitos da enfermidade estagnaram. Cinco anos depois, quando sua saga começa a ser narrada em terceira pessoa, Pedro, movido por uma paixão à primeira vista e pelo desejo de descobrir um segredo sobre sua família, embarca numa aventura pelas estradas brasileiras acompanhado de seus amigos.
Demorei a me conectar com o universo arquitetado pelo autor, apesar de, desde o início da leitura, ter reconhecido na história uma escrita impecável. Minhas únicas ressalvas são quanto às frases de efeito em demasia e aos diálogos que funcionariam melhor nas telas do cinema. Esses detalhes, entretanto, não diminuem o fato de que me surpreendi positivamente com o autor, e que pude constatar que a literatura brasileira atual é, de fato, promissora.
Quanto ao enredo, confesso que até o meio do livro pensei que tinha me decepcionado com a história. Felizmente persisti na leitura, e da metade pro final fiquei bastante feliz com o rumo que as personagens tomaram. A história fala de família, amizade, sobre corrermos atrás dos nossos sonhos embora a realidade seja difícil e bate numa tecla muito importante: a desigualdade social no nosso país.
Acho que o mais interessante sobre Surpreendente! além de toda a jornada e questionamentos existenciais por qual passa a personagem principal é o fato de que Gomyde conseguiu construir uma bela história sem precisar da Estátua da Liberadde ou da Torre Eiffel como plano de fundo. Honrando retratos da realidade brasileira, o autor nos possibilita, através de nossa imaginação, construímos imagens, cores e sons num filme em que cada cena é montada ao virar de uma página.
Surpreendente!, com seus capítulos curtos, trilha sonora composta por grandes clássicos do rock e referências capazes de arrebatar qualquer coração cinéfilo, ganhou 4/5 estrelas no skoob. A leitura foi a primeira do ano e me deixou ainda mais empolgada pra conhecer a escrita de mais autores brasileiros em 2017.

site: www.avalancheliteraria.com.br

Magia Disney 09/01/2017

Disponível no blog
Imagem relacionada

Frases:
?Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena?
?Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos?
?Se tudo é imperfeito neste mundo imperfeito, então o amor é perfeito em sua imperfeição?

*Resenha*
É um livro de uma história envolvente e simples.
Não sou muito fã da literatura brasileira, mas esse livro me surpreendeu.
O livro fala de um garoto que sonhava ganhar um troféu do maior prêmio brasileiro do cinema: O Cacau de Ouro.
Seu objetivo era escrever um roteiro que lhe concebesse esse prêmio. Mas ele tinha uma doença degenerativa que foi diagnosticada na adolescência que poderia lhe causar cegueira. Ele não tinha ideia por onde começar o seu filme, até que ele conheceu uma garota dos cabelos vermelhos chamada Cristal, ela que lhe deu a inspiração que precisava.
Ele, mas seus amigos Mayla, Fit e Cristal partem em uma aventura cheia de bagunças e confusões para produzir o seu filme.

Opinião:
É um livro maravilhoso, faz você enxergar a vida de outras formas.
O Pedro é um garoto apaixonante sempre cheio de esperança e sempre vendo o outro lado das pessoas.
É um livro muito bonito com algumas páginas azuis, com uma escrita simples e bem estruturada.
É um livro que mostra o verdadeiro significado da amizade.

Avaliação: Dou 5 estrelas.

Boa Leitura

Gabriela.Theis 04/01/2017

Maravilhoso
Esse livro conta a história de Pedro, que sonha em mudar a vida das pessoas através do cinema, sua grande paixão, quando seu problema de visão se agrava e ele acaba repensando todos os seus objetivos de vida. É um livro com lindas lições de amizade e superação. Me emocionei muito com o final e indico muito esse livro. Escrita muito gostosa, fácil de acompanhar e uma história que realmente nos prende.

Fernando - @ExploradorLiterário 03/01/2017

O cinema e amigos que pode mudar a sua vida
Surpreendente! pode ser clichê, mas este livro foi realmente se resume a isso.
Bem, este é o primeiro livro que leio do autor nacional Mauricio Gomyde, meu relacionamento com esse livro, começou quando ganhei do meu melhor amigo, e decidi traze-lo para uma viagem para casa dos meus pais.
O mesmo é um livro fascinante, narrado em terceira pessoa, intercalando trechos com momentos do passado e eventos do presente, assim a história de Pedro é apresentada, por meio de capítulos curtos com uma leitura fácil e muito gostosa.
O enredo da historia, é bem detalhado e faz adentrarmos no mundo do protagonista. Pedro um jovem recém formado em cinema, porém com grandes desafios na vida, que faz ele demostra ser bem maduro, assim tentando retribuir as pessoas mais carentes uma mudança de vida através do cinema.
Ao decorrer da leitura, Gomyde faz você entrar profundamente no universo de Pedro e seus amigos, que entramos como um quinto personagem- observador da historia, vivendo todas emoções e aprendizado que o protagonista nos passa por sua viagem pelo interior do Brasil, em busca do prêmio do Cacau de Ouro e a verdade sobre ele mesmo.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/01/surpreendente.html
Rafa Ferrante 03/01/2017minha estante
Quero ler

Roberta Galdino 03/01/2017

Surpreendente
Terminei mais um...
O que dizer desse livro? Uau!!! Surpreendente
A princípio ele já me conquistou pela capa, simples e moderna e essa cor azul (a minha preferida) salta aos meus olhos. A obra é nacional, do autor Maurício Gomyde, tem como cenário a cidades de São Paulo SP e Pinerópolis GO, narrado em terceira pessoa, a história é intercalada entre o passado e o presente. O livro é dividido em 51 capítulos e estes em 5 partes, todas começando com uma citação incrível.
A história é muito bem escrita, rica em detalhes, detalhes esses que parecem palpáveis, mas sem ser enjoativos ou cansativos. Uma história envolvente, emocionante, inteligente e especialmente sensível. Os diálogos tornam a história mais crível e parece que os pensamentos do protagonista refletem nossas próprias questões existenciais. Apesar de ter um protagonista bem definido, os coadjuvantes abrilhantam a história e dão vida ao enredo. O livro é cheio de frases charmosas, o que não me deixam resistir a postar #Umtrechodeumlivroqueamei em minha time line, os amigos que o digam não é Rita Nascimento? Risos... Não foram poucas às vezes em que eu parei a leitura para postar. Não apenas as divisões do livro apresentam frases bonitas, mas as experiências dos personagens e suas redescobertas também apresentam pensamentos dignos de serem lembrados.
Intrínseco ao enredo, encontramos várias referências de filmes por meio das indicações do protagonista (que é um cineasta iniciante), nos diálogos e brincadeiras com seus amigos. Também são feitas várias referências musicais e literárias. Surpreendente é uma ficção, que estimula a superação de um problema de saúde irreversível, problema que pode certamente acabar com o colorido da vida de qualquer um, a mensagem que o livro transmite entre linhas diz respeito a escolhas e principalmente a uma “CHANCE” que a vida pode ou não nos conceder, depende do ponto de vista de cada um. O fato é que surpreendente, seja pelos personagens, pelos desafios, pela aventura, pela pura e simples vontade de viver, é uma história muito tocante. Super recomento, para quem gosta de ser surpreendido, eis aqui uma chance de se ter as expectativas atendidas!!! Nota 10.

Mateus 02/01/2017

Cara, que livro foda!
A literatura nacional é uma coisa que me dá preguiça às vezes. Muito livro ruim. Mas fui surpreendido (e isso não foi um trocadilho) pelo Surpreendente. O jeito que o autor escreve é fluido e rápido, as coisas vão acontecendo e a cada fim de página a vontade de virar é grande. Fui naquela onde de ler só mais um capítulo e quando fui ver já tinha terminado, tamanha foi a inteligência do encadeamento dos capítulos.
Sou suspeito porque adoro cinema. E as referências são muito boas, tem muita dica e sutilezas que só os cinéfilos percebem (citações de filmes de forma quase imperceptível). Adorei tudo. Nota 10 e já estou esperando o próximo livro do autor.

Leandra 02/01/2017

A história é cativante e deliciosa. Gostei muito do ritmo da narrativa e de como o livro me prendeu, a ponto de eu ter lido em dois dias. Acho que o título faz jus ao que li, pois a construção dos acontecimentos até a cena final, em que tudo se resolve de forma linda, me deixou de boca aberta. Livro excelente.