Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Andy Santana 17/04/2021

Um surpreendente revelação com a literatura nacional
Na Bienal do Livro de 2016, fiz algumas aquisições, dentre elas Surpreendente! foi um livro que julguei pela capa e pelo valor, e claro fui surpreendido com uma maravilhosa, tocante e comovente história. Ainda mais se tratando de um autor brasileiro, e que a história se inicia em São Paulo.

Pedro está com 25 anos, recém-formado em cinema e na juventude foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira. Desta forma, ele pensou em mostrar o mundo através do cinema como poderia mudar certas coisas, conceitos e paradigmas.

Trabalhando em um cineclube que quase não é frequentado e em uma locadora na periferia da cidade, o jovem se vê em conflitos com violência, abandono, descaso, e até crise familiar, mas nada disso desmotiva seu sonho, fazer um grande filme.

Nesta jornada, Pedro não está só, Fit, Mayla e Cristal embarcam na maior jornada da vida deles, ir até Pirinópolis, Goiás desvendar segredos do passado para entender e aceitar seu futuro. Nesta história que tem tantas reviravoltas te faz pensar, e até em certos momentos tentar julgar, e o melhor aceitar e acreditar que tudo na vida tem um porquê e a sua hora de acontecer. Se surpreenda com a escrita jovem, fácil e gostosa de Maurício Gomyde.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-surpreendente/

Layane 06/04/2021

Um livro sobre amor, amizade, lealdade e tudo aquilo que precisamos aprender.
Confesso que eu demorei um pouco para terminar esse livro, com muitas referências aos clássicos do cinemas fiquei meio perdida, mas cada vez que eu entrava na atmosfera de Pedro, sua família e amigos, percebi que é isso... é isso que eu estava buscando, superação e determinação, diante de todo sofrimento e dificuldade de aceitação, Pedro sempre se mantém confiante no que queria e foi a luta.
Pedro desaba e ensina que mesmo com as dificuldades podemos sim fazer a diferença para as pessoas que amamos.
Obrigada Pedro, se cuida.

Manu 30/03/2021

Surpreendente
Uma história que mostra que mesmo com todos os desafios, pessoa que não acreditam em você, que a vida pode nos surpreender sempre. A história do Pedro mostra isso, com altos e baixos, onde ele tem um sonho mas tem um grande desafio que é a sua doença. Mostra suas descobertas e seus aprendizados.

Ana Beatriz Arruda 22/03/2021

esse livro é LITERALMENTE surpreendente, ele já me prendeu a partir da primeira página.
foi uma leitura super fluída, os personagens são INCRÍVEIS e o desenvolvimento deles são surreais de bons.
os capítulos são bem curtinhos, o que facilita bastante a leitura.
eu amei e recomendo MUITO!!

Bea Albuquerque 08/03/2021

Perfeito
O nome já diz tudo, a escrita é ótima e os capítulos são curtinhos, mexeu muito comigo, tive várias reações durante o livro e o final foi incrível. Recomendo muito essa leitura

Denise506 07/03/2021

Simplesmente surpreendente.
Nunca um título casou completamente com o livro que história linda de como uma deficiência pode se tornar uma superação e não uma limitação amei ler este livro a tanto tempo parado na estante e me trouxe tanta graça e como é importante termos sonhos e acreditarmos neles.Amei demais

josie 03/03/2021

Surpreendente! Difícil até de descrever!
Tentei escrever uma resenha super bacana sobre do que se trata este livro e de alguma forma fazer quem está lendo isto se interessar por ele (caso não tenha lido) mas tudo que eu poderia escrever aqui e agora são os imensos sentimentos que estou sentindo.

Nosso protagonista, Pedro é um grande amante do cinema, e acredita que este pode trazer felicidade e esperança na vida das pessoas. E eu acredito nele. Em cada cena em que vi seu otimismo, sua esperança, não dá para VOCÊ MESMO não se apaixonar por tudo isso. Ele é aquele tipo de personagem que nem mesmo se eu enchesse aqui de descrições não poderia passar a essência desse garoto.
Ele tem uma doença degenerativa que o levaria à cegueira, ele devia ter ficado cego aos 20 anos, mas de certa forma um milagre aconteceu e ele continua enxergando até o presente momento, aos 25.
Após receber uma notícia lá pelos meados do livro que mantém em segredo, Pedro se junta aos seus melhores amigos Fit, Mayla e Cristal em uma viagem, fazendo um filme dessa jornada até a cidade de Pirenópolis, para encontrar sua vó, que também tem um segredo a lhe contar.
Sim, a viagem que eu estava tão ansiosa para ler acontece na metade do livro e eu amei isso! Pudemos conhecer os personagens antes, trocadilhos, piadas internas, romances surgindo, problemas, questões e medos.
Não poderia descrever o quanto foi maravilhosa a viagem deles...leia e vocês saberão também! (Amo livros de viagem/estrada, sou suspeita para falar)
A reta final chegou com várias revelações, emoções, romance e aventura. Foi o ponto alto do livro.
O final, talvez fosse algo que eu já deveria esperar depois de tudo o que vimos durante a história, mas mesmo assim eu me encantei e gostaria de uma continuação viu, Maurício Gomyde?

Terminando de ler esta obra sabendo que ela é 100% fascinante (Cristal, vou passar a usar essa fala ?).

?Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.?

5/5?

Tathi (@Doidosporserieselivros) 23/02/2021

Eu tinha muitas expectativas com este livro, tanto pelas indicações, quanto por ter lido anteriormente outro livro dele e gostado muito. E fico feliz em dizer que superou tudo que eu esperava.

A escrita fluida e os capítulos curtos fazem com que a leitura fique prazerosa e envolvente.

As tragédias e problemas da vida de Pedro nos comovem, em alguns momentos são capazes de emocionar e levar o lágrimas aos olhos do leitor.

A obra aborda também a Cegueira, preconceitos, a importância da cultura e a importância de conhecer os clássicos do cinema, música, e literatura.

Falando nisso, foi muito interessante observar as referências usadas na narrativa, diversos filmes são citados e o leitor que gosta de cinema ficará encantado em perceber suas obras favoritas citadas no livro.

Gostei muito do protagonista pois apesar das coisas que lhe acontecem encara a vida com leveza e otimismo e não com características de vitimização, Quem me incomoda um pouco em certos livros.

Pedro é um lutador que mostra isso em cada atitude sua, um personagem extremamente coerente e marcante que ficará entre os meus favoritos da vida.

Vale a pena conferir este livro e também já estou panfletando ele por aí.

Matheus Lapa 21/02/2021

A literatura nacional merece ser mais valorizada! Sob a perspectiva do jovem cineastra Pedro Diniz, o livro retrata a dificuldade de muitos brasileiros que convivem com doenças visuais. Dessa forma, a ficção retrata do medo do diretor de cinema e mostra que a superação vai além do preconceito.

Morais 17/02/2021

Sem clichês
Essa é uma história, que certamente, mexeu comigo. Talvez seja cedo (ainda em fevereiro) para declarar que com certeza será uma das melhores leituras que fiz em 2021.
Comprei o livro por 5 reais de uma moça que estava desapegando e não coloquei muita expectativa, pois nunca tinha ouvido falar em "Surpreendente".
O livro arrancou de mim várias emoções, me fez chorar e dar risada, ficar indignada e, também, junto com o protagonista eu fiquei supresa com o final. Chorei imaginando a cena.
Esse livro tem uma escrita leve que nos puxa cada vez mais para dentro da história e ficamos sempre querendo ler "só mais um capítulo"...

Ahhh se esse livro tivesse um filme, talvez a produção não seria capaz de me emocionar tanto quanto essa leitura.

Indico para você que assim como eu não coloca muita expectativa.

Gus Pontes 24/01/2021

O livro é perfeito!
Cada citação, cada cena, cada sentimento que dá vontade de fazer parte da história.
Favoritíssimo.

Joici.Hoss 23/01/2021

Surpreendente
Apesar de parecer ter um início promissor, confesso que não atingiu as minhas expectativas e nem minhas emoções. As cenas carregas de clichês me fizeram pensar, durante toda a leitura, que já vi isso em outro lugar. Ainda que o título seja esse e que o texto em si não seja ruim, não me surpreendeu e não me conquistou.

Val 22/01/2021

Realmente surpreendente
Tinha esse livro na estante há anos e nunca havia lido. Achei a história emocionante e inspiradora, recomendo a leitura!

Rita.Oliveira 19/01/2021

Segunda Chance.
Esse livro fala sobre ter uma segunda chance e também de valores morais e amizade.
Livro que indico a todos.

isa.celina 17/01/2021

no começo eu tava achando o livro meio parado, mas depois que a história começou a acontecer, meu Deus...surpreendente!