Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Juliana (Ju/Jubs) 24/08/2022

Esse livro foi uma saga. Já tentei ler ele há muitos anos, mas achei a escrita exatamente parada e acabei abandonando. Desta vez, foi mais fácil de ler, mas ainda assim tive altos e baixos.

O livro vai crescendo com o tempo, as histórias vão ficando mais interessantes, vão atiçando mais a curiosidade, algumas histórias são até engraçadas de tão impossíveis.

Algo que me deixou muito aliviada é que mesmo tendo uma espécie de fórmula na estrutura, ela muda de ordem, e o resultado (quase) sempre surpreende (eu consegui deduzir o final de um dos contos bem cedo ?????).

Mas um ponto que me incomodou foi que os grandes monólogos de 3, 4 páginas resistiu em todas as histórias. Não gosto disso, foi um dos motivos de eu ter abandonado antes, a explicação é muito boa, mas poderia ter sido feito de outra maneira.

Fabs 07/09/2022

Sherlock o maior !!!
Já havia lido os contos antes então o único conteúdo novo foi O Estudo Em Vermelho e O Sinal Dos Quatro.

Estudo em Vermelho é de longe o mais interessante, demorei muito pra engatar na segunda parte por causa da repentina mudança de ares, porém, valeu muito a pena porque é uma história ótima. Acho que a segunda parte é oque mais dá um diferencial pra história em relação às outras.

O Sinal dos Quatro achei bem qualquer coisa, nem muito ruim nem muito bom. É legalzinho mas não consegui me engajar muito.

Os outros contos eu lembro que são bem divertidos, alguns deles bem melhores que O Sinal dos Quatro inclusive. Uma coisa que eu gosto bastante neles que apesar de serem mais curtos eles conseguem ser bem diferentes um dos outros além de alguns servirem histórias muito boas.

duda farias 06/06/2021

Cumberb•tch
Não consegui ler esse livro sem pensar na atuação do Benedict Cumberbatch!!! Eu amei literalmente TUDO! Preferi Sinal dos Quatro à Um Estudo em Vermelho e tive gostei mais de alguns contos do que de outras, mas eu adorei demais :) Quero ler o resto do box pra ontem

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

O início da lenda Sherlock Holmes...
A obra começa contando um pouco da história de John Watson, o nosso narrador, que após retornar da Guerra em que servia como médico, vai morar em Londres. Então, Watson, por indicação de um amigo, conhece um homem peculiar interessado em dividirem os custos do aluguel de um apartamento... seu nome? SHERLOCK HOLMES. Que encontro meus amigos! 👏👏👏 Em "Um estudo em vermelho" temos a primeira obra do autor com o personagem que se tornou o maior detetive da literatura mundial. Após começarem a morar juntos, Watson descobre a profissão de seu companheiro de apartamento e acaba por se ver envolvido em uma investigação com Sherlock. Numa casa vazia (sem moradores ou móveis) o corpo de um homem é encontrado e os investigadores, não tendo qualquer idéia da causa ou do culpado pelo crime, procuram por Sherlock Holmes para auxilia-los à solucionar tal mistério. Um livro sensacional em que descobrimos um Sherlock Holmes extremamente inteligente e um Watson que muitas vezes nos representa em suas dúvidas e questionamentos. Enquanto na primeira parte temos toda a apresentação do mistério e a atuação impressionante de Sherlock, na segunda parte temos uma história incrível, cheia de desdobramentos, emoção, romance, drama e vingança. Vemos diante dos nossos olhos uma história incrível se desdobrar, de modo que as duas partes deste livro se unem em seu final numa conclusão de cair o queixo. Meu primeiro contato com Sherlock Holmes não poderia ter sido melhor, um livro muito bem amarrado, com uma escrita fácil e empolgante, uma trama que te prende do início ao fim. Simplesmente sensacional!
(...)
Em "O sinal dos quatro", obra de 1890, tudo começa com a visita da Srta. Morstan, uma jovem que vive um grande drama familiar. Seu pai servia num regimento indiano e por isso ela passou boa parte da sua vida sem qualquer contato com ele. Haviam quatro anos que ela recebera um telegrama do pai dizendo que estava em Londres, porém o reencontro jamais aconteceu. A Srta. Morstan buscou de todas as formas descobrir o paradeiro do pai, mas não teve sucesso. Ocorre que, desde o telegrama do pai, a jovem vem recebendo pérolas raras e valiosas, sem qualquer informação do remetente. Então, a jovem busca o auxílio de Sherlock Holmes e seu fiel assistente Watson para desvendar o paradeiro do pai e a origem das misteriosas pérolas. Numa trama de tirar o fôlego, temos Sherlock Holmes desvendando um caso a sua altura. Posso dizer que lendo este romance pude entender o porquê de Arthur Conan Doyle ter recebido o título britânico de Sir, pois de fato estamos diante de um dos maiores escritores de todos os tempos. É impressionante o nível de realidade de suas histórias, o quanto que, por mais misterioso que seja o caso, continuamos com a impressão de que estamos lendo uma história baseada em fatos reais. Assim como em "Um estudo em vermelho" temos uma história prévia aos acontecimentos muito bem elaborada, o mesmo acontece em "O Sinal dos Quatro", uma trama muito bem desenvolvida com todas as pontas muito bem amarradas.
(...)
Em "As aventuras de Sherlock Holmes" temos 12 contos incríveis. São eles:

- Escândalo na Boêmia - A liga dos ruivos
- Um caso de identidade
- O mistério do Vale Boscombe
- Os cinco caroços de laranja
- O homem de lábio torcido
- A pedra azul
- A banda pintada - O polegar do engenheiro
- O nobre solteiro
- A coroa de berilos
- As faias roxas

Primeiramente, é importante dizer que este foi o primeiro livro de contos que li, tendo em vista que as duas primeiras obras eram romances, e que experiência maravilhosa. O autor consegue colocar em histórias relativamente curtas os detalhes, a genialidade de Sherlock, as reviravoltas que também podemos ver nos romances. A narração de Watson é simplesmente fantástica e traz um tom de verdade aos casos extremamente incrível. Há momentos que me pego pensando "Será que estes casos realmemte não aconteceram?" Hahaha... SENSACIONAL! Gostei de todos os 12 contos, cada um ao seu modo, com crimes das mais diversas naturezas, algo que achei muito bacana, pois antes de conhecer a obra imaginava Sherlock apenas como quem dizia quem matou fulano, e não é apenas disso que estamos falando. Ao terminar este 1' dos 4 volumes da obra completa, posso afirmar que leria até a lista de mercado de Arthur Conan Doyle... Que gênio!

Maria :) 03/10/2020

Muito meu amor
Fui apaixonada por Sherlock nos filmes e me apaixonei mais ainda quando li suas histórias. Perspicaz, inteligente e super devorador, a cada crime resolvido a vontade é de ler mais para entender o que se passa na cabeça desse personagem tão excêntrico.

Jé Rizzardo 04/10/2020

Impossível não se tornar amor!
Porquê me apaixonei, quando assisti Sherlock, pela história do detetive!
Leitura incrível, inteligente, leve e rápida, traz aquela vontade de ler mais e mais para chegar a conclusão dos mistérios!
Talvez eu tenha feito o caminho inverso, assistindo antes a adaptação em Série, na qual o Benedict Cumberbatch nós deu a melhor versão de Holmes já vivida até hoje, e comparando ao livro, não consigo encontrar nada que desabone as obras!

Batatinha 07/10/2020

Obra maravilhosa!!
O melhor de Doyle!! Tramas magníficas, edição impecável e personagens inesquecíveis!!! Ansioso pra ler seus outros 3 volumes.

Brenda 04/06/2022

Meu caro Holmes!
Que saudades que eu estava desse personagem, e só pude ter certeza desse sentimento quando retomei a leitura depois de anos sem ler nada dele! Só tenho a dizer que amei!

Lhy 24/01/2021

Sempre amei demais a série da BBC com o ator Benedict Cumberbatch como Sherlock, me surpreendi como muitas coisas são diferentes no livro mas amei tanto quanto a série ou até mais. Foi uma leitura muito agradável.

Bárbara Jantsch 31/01/2022

Os romances são perfeitos, envolventes e misteriosos, faz o leitor querer parar de ler só no final. Um estudo em vermelho é o melhor de todos da edição. Infelizmente achei a leitura dos contos muito maçante, são histórias curtas e que não estão interligadas o que faz a leitura ser arrastada e cansativa.

Manu 07/04/2021

Simplesmente amei esse 1° livro
Trás as histórias mais famosas só Sherlock Holmes
Devorei

Clari.Monise 05/12/2020

Sensacional!
Sherlock é fantástico, divertido e muito mais do que falam por aí.
Incrível como ele resolve as coisas. As histórias são muito interessantes.

Fernando1602 26/03/2022

Sherlock Holmes - Volume 1
Como um amante de histórias de detetive, não entendia como até hoje não tinha lido sobre um dos mais conhecidos de todos os tempos. Graças a uma promoção da Amazon (valeu Jeff), tive enfim a oportunidade de conhecê-lo.

Logo nas primeiras páginas, é possível entender o fascínio que Holmes desperta mundo afora. A maneira como o autor consegue descrever processos de dedução que beiram a magia é realmente bem interessante. Talvez por isso seja possível dizer que Sherlock é um dos personagens mais intrigantes e cativantes desse universo de detetives, se não o maior.

Porém, em termos da estrutura das narrativas, acho que o autor deixa um pouco a desejar. Em sua imensa maioria, os contos relatados no livro são muito curtos. Talvez seja por conta da maneira que os textos foram publicados à época, sempre em jornais e nunca em livros, o que provavelmente criou uma limitação física para o desenvolvimento das histórias, mas a impressão que se tem é que, em muitos casos, o autor ficou com preguiça de desenvolver a trama e a encerrou abruptamente. Tudo isso só confirma a predileção que tenho pela Agatha Christie, a rainha do crime e melhor autora de suspense de todos os tempos!

De qualquer modo, valeu a leitura e não desistirei de Holmes. Até pq tenho mais três volumes ainda para ler já que a promoção do Jeff era de um box kkkkk.

Pedrão 15/12/2020

Fantástico!!!
Gostei muito desse livro que faz parte da coleção de todos as histórias de Sherlock. Uma mais interessante que a outra. Me fez querer ainda buscar conhecer ainda mais sobre o Sherlock

Sara351 12/06/2023

Dedução ultra
O melhor presente de aniversário que eu poderia ganhar:um mistério instigante que além de bons casos gera uma amizade entre duas pessoas totalmente diferentes. O Watson muito querido para mim por ele representar nós(leitores)ao ouvir as explicações do Sherlock e tentar entender como ele chega à essas conclusões.
LeitorDepressivo 26/07/2023minha estante
Sherlock é genial demais