Sherlock Holmes - Volume 4

Jaine Jehniffer 12/02/2018

Os Últimos Casos e Aventuras de Sherlock
Sherlock Holmes livro IV

O Caso da Vila Glicínia - Conto
Scott Eccles faz uma visita ao seu amigo Garcia, visita esta, que pretende durar alguns dias. Mas na primeira noite, durante um jantar deprimente seu amigo recebeu um bilhete que o deixou mais distante ainda a ponto de ignorar completamente a existência de Scott Eccles. Posteriormente se ficou sabendo que o bilhete contem o seguinte conteúdo:
"Nossas próprias cores, verde e branco. Verde aberto, branco fechado. Escada principal, primeiro corredor, sétima direita, cortina verde. Boa sorte. D."
Pg 39
Eccles foi dormir por volta das 23:00 horas. As 01:00 da manhã foi acordado por seu amigo, mas logo voltou a dormir. Quando acordou, quase 09:00 da manhã, saiu do quarto e descobriu que não havia ninguém na casa.

O Caso da Caixa de Papelão – Conto
A senhorita Susan Cushing, solteira em seus 50 anos, reclusa e com poucos amigos, recebeu pelo correio às duas da tarde uma caixa pequena. Dentro dela havia muito sal grosso, e ao retira-lo descobriu-se duas orelhas ali.
Encarregado de investigar o caso, o sr. Lestrade solicita a contribuição de Sherlock e justifica o pedido da seguinte maneira “Acho que este assunto está bem na sua área de atuação. Temos esperança de esclarecê-lo, mas achamos pouco material para trabalhar no assunto”.

O Caso do Círculo Vermelho - Conto
“Vou lhe pagar cinco libras por semana se aceitar as minhas condições. Pode receber a mesma quantia durante 15 dias, por muito tempo, se mantiver as condições. Se não, nada tenho a tratar com a senhora.” (pg 61) Essas foram as palavras do futuro inquilino da sr. Warren, e ela as aceitou. Entretanto, depois de um tempo começa a ficar preocupada, pois nunca mais viu o inquilino. Ouve seus passos andando constantemente no quarto, mas não o vê. Isso a intriga tanto que a leva a procura que Sherlock.

O Caso dos Planos de Bruce-Partington – Conto
Mycroft, irmão de Sherlock procura sua ajuda para a resolução de um problema internacional, a perda de alguns documentos técnicos. Um total de dez documentos desapareceram. Sete foram encontrados no bolso de um funcionário subalterno, que foi encontrado morto em uma linha de trem. Os outros três que permaneceram perdidos eram os mais importantes para a construção do submarino Bruce-Partington.

O Caso do Detetive Agonizante – Conto
Sherlock está muito doente e não permite que a senhorita Hudson chame um médico. Entretanto, paciência tem limites, então declarou a Holmes “Com sua permissão ou sem ela, vou chamar um médico agora mesmo” (pg 110), ao que Sherlock respondeu “Então que seja o Watson”.
Quando o dr. Watson chegou ao apartamento na Baker Street, encontrou o amigo fraco, magro e alucinando. Ele não bebia nem comia há três dias. De fato, se não se tomassem medidas, ele morreria.

O Caso do Desaparecimento de Lady Frances Carfax – Conto
Holmes designa o dr. Watson como protagonista na resolução de um caso. Dessa maneira Watson deve investigar sob a orientação de Sherlock o estranho desaparecimento de Lady Frances.
O caso se desenrola de tal modo que o leva Sherlock a exclamar “Puxa, Watson, o que aconteceu com a inteligência que Deus me deu? Depressa, homem, depressa! É questão de vida ou morte, 99% de morte e apenas 1% de vida." (Pg 142)

O Caso do pé do Diabo – Conto
Quatro irmãos, três homens e uma mulher, passaram a noite jogando cartas. Um dos irmãos, que não mora junto aos demais, se despede e vai embora depois das dez da noite. Na manhã seguinte, os irmãos forma encontrados ainda na mesa com as cartas espalhadas. Os dois irmãos estavam rindo, gritando e cantando. No meio dos dois irmãos loucos, estava a irmã, morta.

Continuação no site: Páginas e Takes

19/04/2019

Podia ser melhor
Esse volume tem os dois últimos livros da série que são apenas contos. As histórias são repetitivas e não adicionam nada à série, o autor deveria ter acabado com Sherlock Holmes em seu quarto livro, que foi escrito para ser realmente o último, mas resolveu continuar com histórias que não interessam muito, principalmente depois de ler todos os livros escritos antes desse. Comparado aos últimos quatro livros da série o melhor foi o último (Histórias de Sherlock Holmes) pois a narrativa em alguns contos era um pouco diferente. A única parte que realmente gostei foi do prefácio do próprio Arthur Conan Doyle que finalmente dá adeus ao personagem, ?Isto tem de acabar, e ele precisa seguir o caminho de todo ser humano, real ou imaginário. (...)Talvez, em algum canto humilde desta Valhalla, Sherlock e seu Watson possam encontrar abrigo durante algum tempo, enquanto um detetive mais astuto, com algum companheiro ainda menos astuto, possa ocupar o palco que eles abandonaram.?

Mari 13/05/2019

Minha pequena [e falha] visão do: SHERLOCK HOLMES - VOLUME 4
Eu confesso que já estava cansada e me perguntando por quê Arthur precisou escrever o Volume 4!?! Eu confesso também ter me surpreendido pra melhor. O último livro é um conjunto muito gostoso dos últimos feitos do detetive e quando terminei fiquei feliz e aplaudi.
Esse e o primeiro são os melhores livros (na minha opinião), Arthur, como o mestre escritor que foi, soube concluir a trajetória de Sherlock com louvor. Sem sombra de duvidas vai me deixar saudade.

O que eu aprendi com Sherlock Holmes - Volume 4: Que tudo precisa acabar.

aaline.- 29/02/2020

Este último volume conta com alguns assuntos repetitivos, e fica bem evidente que o autor queria acabar logo seu trabalho com o personagem.
É o volume menos denso da coleção o que possibilita uma rápida leitura.
Gostei bastante de conhecer as aventuras de Sherlock Holmes "o homem que não viveu mas nunca morrerá".

Renata 08/03/2020

My name is Holmes!
Diversas histórias sobre o maior detetive de todos os tempos. Algumas deixam o leitor de queixo caído em relação ao raciocínio e conhecimento brilhantes de Sherlock Holmes.

Estefany 19/06/2020

Último Volume
Bem, neste último livro o autor traz consigo uma coletânea de histórias surpreendentes e de tirar o fôlego. O livro tem o mesmo aspecto dos demais, são narrativas de impressionar-se, contudo, este trata do último caso de Sherlock e de seus anseios por uma vida juntamente a natureza, em sua aposentadoria.
Além disso, as histórias adicionais também contam com a escrita por parte de Holmes, em alguns casos que Watson não esteve presente.

Thiago 30/05/2020

O livro final de um personagem icônico e sua dupla dinâmica. Muito valor e muita dedução, finais inesperados e aventuras complexas resumen estás obras.

Thaís Brito 24/05/2020

Um adeus demorado
Demorei a finalizar toda a obra sobre Sherlock Holmes. Li os quatro volumes desta coleção de forma bem devagar, mas não por desinteresse. Outras leituras, minhas listas, a vida, enfim...

Devo dizer que não entendo quem não gosta do Sherlock Holmes ou da escrita de Arthur Conan Doyle. Eu fiquei fascinada pelo personagem, amei a forma como as narrativas eram conduzidas, me divertia demais com o jeitão do Holmes e amei toda a interação com o Watson e com outros personagens que apareciam vez por outra, como o Lestrade.

Neste último volume, fiquei ainda mais envolvida por termos a chance de ler histórias narradas pelo próprio Sherlock Holmes, o que permitia que ele fizesse brincadeiras com a escrita do Watson ou até reforçasse traços de sua arrogância. Eu queria ainda mais e mais histórias, mas a coletânea acabou. Mas deixo a coletânea na estante para voltar a me aventurar com Holmes sempre que der saudade.

Nickyzinhaa 20/05/2020

Frases marcantes
"Eu chamo isso de sorte, mas eu não o encontraria se não estivesse procurando por ele." Pag. 30

"Há apenas um passo entre o grotesco e o horrível." Pág. 38

"Temos que nos lembrar do antigo ditado que diz que, quando todas as outras teorias falham, qualquer que seja a que teste, mesmo parecendo improvável, deve ser verdadeira." Pág. 99

"Sua resposta foi um telegrama pedindo uma descrição da orelha esquerda do Dr. Shlessinger. O conceito de humor de Holmes às vezes é estranho e ofensivo." Pág. 130

"- Ora. conde. O senhor costumava matar leões na Argélia.
- E daí?
- Por que fazia isso?
- Por quê? Como passatempo, por ser excitante, pelo perigo!
- E, sem dúvida, livrar o país de uma praga?
- Exatamente!
- São essas também as minhas razões, em resumo." Pág. 244

lalaliz mavitorie 16/05/2020

Triste
É muito difícil aceitar que Sherlock Holmes tem um fim, este foi o primeiro livro que eu precisei parar e viver um verdadeiro luto de um personagem.

Lari 01/05/2020

Saudades
Bom, esse livro contém as últimas aventuras do melhor detetive que já existiu. Algumas narrativas presentes contém soluções incríveis, que me surpreenderam completamente, e também alguns ?violões? impensáveis.
Foram ótimas histórias. Amei Sherlock Holmes, e o caro Watson. Personagens significativos em sua essência. Mistérios misteriosos e divertidos. Adorei!

Joana D'Arc 08/05/2020

Fim!
Este último volume do Box só tem contos e todos ja com um gosto de despedida.
Principalmente nos ultimos contos o autor começa a resaltar a importancia da amizade de Watson para o Sherlock, e nos faz ver alguns casos por outra perspectiva.
Gostei do fim da história de Sherlock, foi bem simples mas talvez é isso q nos faz gostar tanto dele e de suas aventuras, pois ele enxerga além do simples, além do ordinário...