A Irmandade Perdida

A Irmandade Perdida Anne Fortier

Resenhas - A Irmandade Perdida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michele.Acquafreda 05/09/2023

Ao ler "Julieta", também de Anne Fortier, fiquei encantada com a escrita da autora, que mescla história e ficção, intercalando passado e presente.
Não pude deixar de me empolgar ao descobrir que a autora escreveu também, da mesma forma, "A irmandade perdida". Me encantei ainda mais ao me deparar com a narrativa sobre as grandes guerreiras amazonas, mulheres que, de acordo com a mitologia, eram guiadas pela Deusa Lua e criaram verdadeiros impérios femininos em buscas de seus ideais e na defesa do "eu feminino" que constantemente era ameaçado pelo mundo de domínio masculino e subestimação da força e inteligência da mulher.
O livro narra a história de Diana Morgan e Mirina, cada uma no seu tempo. A autora intercala o tempo presente, ao narrar a história de Diana e passado ao narrar os passos de Mirina. Diana é uma professora de Oxford fascinada pela história das amazonas, na qual acredita que sua avó está envolvida. Toma essa crença como ponto de partida para a busca de informações através de uma grande aventura em diversos países e fatos históricos.
Mirina era amazona. Viveu em meados da Batalha de Troia e toda a sua história gira em torno dos personagens e fatos já conhecidos.
A escrita é bem entrelaçada, mas confesso que esperava mais de Diana. Os capítulos direcionados à ela são, em alguns momentos, cansativos.
Muitas vezes me peguei desanimando do livro.
Em compensação, os capítulos que narram a história de Mirina me prenderam de tal forma que me deu uma vontade enorme de estudar um pouco mais sobre a lenda (será?) das amazonas.

Lua 31/12/2022

Mistério com um toque de romance
Uma história que mistura arqueologia, fatos reais, fantasia e romance. Deu uma mistura bem instigante de ler. Amei

Isabella.Wenderros 24/05/2022

Tudo que Anne Fortier lançar, eu quero ler.
Dias atuais: Diana Morgan é uma acadêmica de Oxford que procura reafirmar seu lugar naquela instituição. Especialista em decifrar idiomas antigos, sempre foi uma estudiosa das Amazonas – mesmo sendo ridicularizada constantemente por seus colegas – principalmente pela influência de sua misteriosa avó. Sua rotina segue igual até o dia que é parada na rua por um desconhecido com uma proposta absurda, mas irrecusável: ter acesso à uma escavação que vai provar, definitivamente, a existência das lendárias mulheres guerreiras. Além disso, o pagamento é excelente. Apesar dos riscos, ela decide partir em busca de respostas – não apenas sobre a longínqua história dessas pessoas, mas também sobre sua própria família.

Idade do Bronze Tardia: Mirina é uma caçadora talentosa. Quando volta para sua vila depois de passar alguns dias com sua irmã mais nova, nas florestas da região, descobre que sua mãe foi assassinada, acusada de causar a doença que dizimou os vizinhos. Responsável por uma criança e expulsa de casa, ela decide partir em busca da Deusa da Lua – uma divindade para quem foi apresentada ainda na infância e que poderia ajudá-las. A caminhada, porém, não é fácil e logo Lilli também adoece, ficando cega como consequência. Mesmo quando chegam ao templo e superam os primeiros obstáculos, o destino traz desafios que vão transformar a jovem Mirina em uma líder forte e respeitada.

Meu primeiro contato com Anne Fortier foi através de Julieta – uma experiência incrível. A estrutura narrativa entre os dois livros é bem parecida, com uma mistura entre passado e presente, entrelaçando personagens e atos que reverberam centenas de anos depois. Em “A Irmandade Perdida” a viagem no tempo é ainda maior e muitos profissionais são envolvidos na trama: arqueólogos, filólogos, historiadores, colecionadores de arte.

A escrita da autora conseguiu me transportar para uma verdadeira viagem pelo mundo tanto ao lado de Diana nos tempos atuais, quanto com Mirina e suas companheiras. Muitos mistérios abraçam não apenas os acontecimentos, mas os próprios personagens que vão sendo apresentados. Anne entrega uma riqueza de detalhes tão fascinante que parei em vários momentos para pesquisar os locais em que a situação se desenrolava e, para minha surpresa, minha imaginação não errou tanto enquanto seguia suas descrições. Para alguém – como eu – que adora ler sobre o passado e tentar saber mais sobre épocas tão distantes, a leitura é um deleite.

O romance das duas protagonistas em suas respectivas vidas me envolveu de formas diferentes, mas não é foco. Mirina é uma mulher forjada em bronze procurando por um local de liberdade para si e suas amigas, enquanto Diana busca pelo elo perdido com a incrível avó que conheceu e perdeu ainda criança. É um livro sobre a força feminina e os caminhos trilhados por muitas mulheres diferentes em circunstâncias diversas.

Particularmente, acredito que quem tem algum conhecimento sobre os mitos gregos e a Grécia Antiga vai conseguir apreciar ainda mais a experiência – o que não é o meu caso. Eu não sei nada sobre o assunto, mas acabei ficando com muita vontade de explorar o tema – mais um ponto positivo do livro!

A autora é uma artista na hora de me transportar para outros tempos e outras realidades, pintando um quadro rico em cores e texturas. Espero ler mais coisas dela em breve.

KamNus 30/12/2021

O livro tem basicamente a mesma fórmula do outro livro dela, "Julieta". E como eu tinha gostado do outro livro e queria algo no mesmo estilo, funcionou bem pra mim...

Tem um começo lento, porque a gente precisa entender algumas coisas antes da história começar de fato, mas depois que pega o ritmo fica muito bom. Me senti totalmente envolvida, curiosa pra saber o que vinha a seguir.

Tamyres 02/12/2021

A Irmandade Perdida
A irmandade perdida e a jornada das Amazonas, pelo ponto de vista da Anne Fortier.

Diana Morgan é uma filóloga e professora na Universidade de Oxford, ela é especialista em mitologia grega – em especial quando envolve as Amazonas desde que sua avó sumiu após alegar ser uma delas. Entretanto, essa fixação pelas guerreiras é motivo de piada no meio acadêmico.

Quando a filóloga recebe uma proposta de uma misteriosa instituição para desvendar o que pode ser pode ser vestígios reais das Amazonas no norte da África, Diana acaba conhecendo Nick Barrán, seu guia até o templo recém-encontrado e encoberto de areia há 3 mil anos.

Em outros tempos, conhecemos Mirina e Lilli viajando rumo ao templo da Deusa da Lua em busca de abrigo, após um ataque que sofreram em sua vila. Logo elas se juntam ao grupo de sacerdotisas, porém, o abrigo que as acolheram estava prestes a ruir.

Com a ajuda do caderno que a avó deixou para a neta, Diana consegue decifrar as inscrições nas paredes do templo e ela e Nick se deparam com o que parece ser o início da jornada das sacerdotisas até as conhecidas guerreiras Amazonas.

E assim se inicia uma longa e arriscada viagem através dos rastros dessas guerreiras, contra colecionadores gananciosos, em busca da verdade e a localização de sua avó.

Percorrendo lugares como Argélia, Cnossos, Micenas, Alemanha e as ruínas de Troia, entrelaçados com o passado e presente, Diana e Mirina – mesmo com o intervalo de anos – vão se aventurar e arriscar por aquilo que elas acreditam.

Eu poderia deixar essa resenha enorme, pois o livro parece dois em um. Mas ficou interessante a forma como os acontecimentos do presente condiziam com o passado.

Conheci a autora através de “Julieta” e percebi que ela tem uma fórmula nada secreta para os seus livros e eu adoro. Anne Fortier sempre trabalha com linhas temporais diferentes e embasamento histórico para construir suas histórias. O que às vezes pode se tornar uma leitura cansativa, aqui ela é rica em conhecimento e de certa forma original – mesmo o assunto sendo tão destrinchado na literatura e cinema.

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

Roberta.Rozin 12/10/2021

Aventura incrível
Se prepare para uma viagem cheia de artefatos antigos, armadilhas, emboscadas e traições.
A autora nos leva para aventuras incríveis atrás das lendárias Amazonas, entre o passado e o presente, acompanhamos a história de duas mulheres separadas por três mil anos.
Diana e Mirina,em tempos bem diferentes, lutam para se encontrarem e se redescobrirem diante de fatos tão obscuros e misteriosos, que não conseguimos largar a leitura.
Fiquei doida para entender todo o mistério envolvendo a vida dessas duas mulheres e ver como suas vidas se entrelaçariam no decorrer da narrativa.
Amei voltar no tempo dos deuses gregos e suas histórias lendárias que sempre me despertou muita curiosidade.
Confesso que no começo da leitura achei a Diana muito medrosa mas ela se mostrou curiosa e por amor a sua vó seguiu não só os seus instintos mas também o seu coração.
Tanto a história de Mirina como a história de Diana nos leva a um lindo romance que aquece o coração. A trama também fala sobre amizade, fidelidade, as escolhas e suas consequências.
Foi uma agradável surpresa esse livro, amei!
Leiam.
Steh 12/10/2021minha estante
Ai eu amo demais esse livro ??

Jessie.lopes 26/09/2021

Excelenteee
?Às vezes só notamos a existência de nossa amazona interior quando a vida nos desfere um golpe atordoante? mas tenho certeza de que ela está lá, esperando para nos emprestar sua força?.

Uma leitura muito boa, a história me ganhou desde o início.. cheia de mistério e enigmas, simplesmente perfeita!!

Tainara.Mello 10/09/2021

Vale cada centavo , fala sobre as Amazonas , e aquele livro que te prende e te dói o coração na última página , porém vou reler com toda certeza.

Rafaela Regis 26/07/2021

A Irmandade Perdida - Anne Fortier
Lembro como se fosse ontem o dia que eu esbarrei com esse livrinho na livraria e me encantei pela sua capa, sim eu me encantei pela capa! Ao ler a sinopse pensei: Bebê, você vai para casa comigo hoje, rsrs. Mas como todo leitor que se preze, tem uma lista quilométrica e ele foi para o fim da fila, no entanto finalmente chegou a vez dele, e devo dizer... eu não esperava o que ele traria!

A Irmandade Perdida da autora Anne Fortier lançado pela Editora Arqueiro é um livro que encanta pela capa, envolve pela sinopse e prende pela história. Um romance que mescla passado e presente com ligações e correlações históricas fantásticas, sim ele é uma viagem literária maravilhosa.

Nele nós conhecemos duas protagonistas fortes que com sua coragem conseguiram grandes feitos e elas são Diana e Mirina, onde Diana é uma professora universitária apaixonada e aficcionada pelas Amazonas e sua história, e Mirina é uma guerreira que irá se tornar a primeira rainha Amazona. As duas são separadas por uma larga faixa de tempo, mas possuem coisas em comum que a primeira vista não dá para imaginar.

Anne Fortier conseguiu em um único livro juntar aventura, romance, suspense, fantasia e muita história (baseado em fatos reais) de forma magnifica! Personagens fortes com personalidade, situações improváveis no melhor estilo missão impossível, e é claro um romance improvável e explosivo.

Estou tentando ao máximo não soltar spoilers e não quebrar o encanto da leitura para os novos leitores, o que está sendo difícil, mas a autora conseguiu mesmo com a divisão dos períodos de tempo e das personagens que são tão parecidas e diferentes ao mesmo tempo, levar a história num ritmo sem perder o pique e a cada página trazendo mais informação que vão se acumulando até chegar ao ápice que é bem inesperado!

Um livro que consegue envolver o leitor do inicio ao fim e o faz imaginar diversas coisas, principalmente como seria se as coisas fossem diferentes e o que acontece lá fora que nem imaginamos. Super Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com/2021/07/resenha-irmandade-perdida-anne-fortier.html

Thamires Alvina 23/07/2021

Só... Uau.
Vamos lá, essa é uma história que tem como foco as lendárias Amazonas. Como muitos outros temas antigos, ainda existem muitas dúvidas sobre se elas realmente viveram, mas a Anne Fortier pega a possibilidade e transforma em uma coisa simplesmente incrível.
Aqui, Diana Morgan é uma acadêmica fascinada pela história das Amazonas, só que não é levada muito a sério. É então que uma Fundação misteriosa surge, propondo que ela vá até o berço dessas histórias para contribuir com uma pesquisa. Assim mesmo, tudo muito vago. Mas ela, como toda boa heroína, vai... E começa uma aventura incrível, percorrendo caminhos por onde as Amazonas supostamente passaram. Nisso, os fatos históricos são usados como base para a ficção, que de tão bem criada, faz a gente realmente se questionar se não poderia ter sido daquele modo mesmo. Sério, que fascinante!
Algumas coisinhas mais superficiais, que não eram o foco, ficaram um pouco meio soltas para mim, como o romance. No entanto, na conclusão, a autora soube "dar os pontos" de um jeito muito satisfatório. E também, o romance foi um acréscimo que deixou a leitura mais gostosa, embora sem ele já estivesse ótimo.
Não vou mentir, não li "compulsivamente" como geralmente acontece com meus livros prediletos, mas isso não significa que a narrativa não tenha me cativado. Além de me deixar bastante impressionada, o livro me fez querer saber mais sobre temas como a questão dos artefatos históricos que muitas vezes estão bem longe de sua origem, nos museus mais centrais. É algo que acho muito importante se discutir, e uma fala da Diana dá um porquê perfeito: "Mais ninguém pode ser dono da história de outro povo, mesmo que esse povo tenha morrido há muito tempo."
Pra concluir, acho que a história, tanto no sentido de fatos reais quanto no de narrativa, que aqui estão interligados, foi extremamente bem desenvolvida. A mensagem que essa versão do mito (?) das Amazonas trouxe não poderia ser mais inspiradora, e adorei que não acabou sendo só mais uma afirmação de superioridade de um dos lados (homens ou mulheres) mas sobre liberdade de escolha.

Vicelfos 17/07/2021

A irmandade perdida
O livro conta a história de Diana, uma pesquisadora que está em busca da história e origens das amazonas. Eu achei bem legal a ideia do empoderamento feminino que esse livro trás, além de apesar de trazer a mitologia grega, abordar um tópico que não costumamos ver muito, que são as amazonas.
Eu achei que a história demorou muito para se desenrolar, e mais da metade do livro não dava para saber direito qual rumo ele iria tomar, sabia algumas coisas, mas a surpresa foi pouco. Foi um livro bom, mas eu não o leria novamente.

Adri 08/07/2021

Uma história cheia de mistérios, perguntas, algumas respostas encontradas e a busca por decifrar o misterioso mundo das Amazonas continua, enquanto isto surge um amor ente Diana e Nick.
Um bom livro.

camisfn 08/07/2021

Ganhei esse livro de presente e no primeiro momento as minhas expectativas eram baixíssimas porque nunca tinha ouvido falar nele e não conhecia a autora. E eu simplesmente amei! Que livro incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6