Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Ludmila 05/01/2023

É um livro simples, um diário, mas ele começa a te prender de uma forma ao ponto de querer mais da história, o final... eu não esperava nada daquilo, se puder, leia.

shuhua 03/01/2023

"Não importa quantas vezes eu me lave, minha pele continua parecendo suja e pegajosa, como se a sujeira estivesse debaixo dela."
"Tudo o que você pode fazer é viver isso. Sobreviver a isso. Retirar-se para dentro da sua cabeça, tentar desligar e dar tempo ao tempo. Nada dura para sempre. Você pode aguentar. Aguente."

Creio que o fato deu ter conseguido ler todas essas páginas tediosas, foi a escrita, que nos faz acreditar que, uma hora, alguma coisa vai acontecer, terá um conflito, alguma resposta para todas as perguntas feitas, um "por que o cara sequestrou 6 pessoas distintas?" "o que ele quer?", mas não, nada de fato é esclarecido.
A premissa e a escrita são boas, mas a falta de uma conclusão pra tudo o que aconteceu, afeta toda a história, até certo ponto tava sendo interessante, depois só ficou entediante e repetitivo. Os personagens não tem qualquer aprofundamento além do nome e como foram sequestrados.

Jess 02/01/2023

Agonizante
Esse livro uau acabei de ler e ainda tô estática, eu até que curti achei que iria, não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas o final em aberto me deixou curiosa e agoniada.

Agatha57 15/12/2022

Tinha tudo para ser bom, mas não foi
Pessoas sem relação nenhuma são sequestradas e estão presas num bunker onde recebem alimentos e suprimentos através de um elevador. Além disso, eles são gravados o tempo todo.
O livro é bom, mas o problema tá em não ter resposta nenhuma. O livro termina e NENHUMA das perguntas levantadas durante o livro é respondida.
Não indico essa leitura não hein, o livro é bom, mas quando termina de ler fica um sentimento de tempo jogado fora.

Matty 11/12/2022

Sobre Bunker:
Estou aqui escrevendo quase 2 meses depois de terminar a leitura, simplesmente não sei nem o que falar aqui. Esse livro mexeu muito comigo, me pego pensando nele o tempo todo. O final é bizarro de tão agoniante. Quem puder ler, leia. Eu nem sei o que falar aqui, sem palavras?

Guile 25/11/2022

AMEI ESSE LIVRO!
ADOREI ESSE LIVRO AAAAA. A história é bem pesada e tudo o que os personagens passam também, é impossível vc ficar estagnado na leitura, ele é totalmente viciante e te fazer querer ler até acabar, você não vai querer deixar ele de lado até finalizar. Leia apenas se tiver estômago e mente forte, ele exige bastante cabeça, mas no fim vale muito a pena.

aermist 29/10/2022

Livro incrível.
Pelas resenhas aqui, claramente é um livro que tem alguma ligação, ou até a história toda, com o cristianismo.
Eu não consigo acreditar, é claro que o bunker estar vazio, com excessão de uma Bíblia, já indica alguma coisa e eu não percebi.
Única coisa que notei em relação a isso foi o fato do tal "Ele" estar escrito com letra maiúscula mesmo não estando no início da frase, indicando que é alguém.
Eu gostaria que o livro tivesse mostrado quem era esse "Ele", mas sinto que foi melhor com o final que teve.
Minha teoria é que Linus delirou até desmaiar, isso enquanto escrevia em seu diário.

Yasvie 14/10/2022

É isso que eu sei.
Durante dias após terminar esse livro simplesmente ainda não consigo tirá-lo da cabeça, mas eu preciso pôr para fora tudo o que pensei e penso após todo esse tempo. E honestamente mesmo depois de ler resenhas, pensar muito sobre e falar comigo mesma a respeito eu ainda não me dei por satisfeita. E a razão, como vi em uma das muitas resenhas que li, não é o plot, mas a premissa.

O que sabemos é o mesmo que as 6 pessoas presas naquele bunker sabem. Um lugar com 6 quartos, 6 cadeiras, 6 talheres, 6 diários, um bloco com papel, caneta e um elevador, esse que trás o que eles pedem, mas, porém, dependendo da vontade Dele, do Homem lá de cima.

Para começar é importante saber que existem diversas formas de ver todos os acontecimentos da história, e algumas delas são bastante óbvias enquanto outras são mais desejos e fantasias do leitor.

Mas a realidade é a seguinte: Catolicismo.

Para quem cresceu em um igreja - como eu - no momento em que uma Bíblia aparece já fica óbvio a sua importância. E qual seria? Na minha opinião, simplesmente lê-la. Não acho que só isso resolveria e os tiraria de lá, porém ela está ali por uma razão, e que utilidade teria uma Bíblia se não lê-la? Claro que poderia ter mensagens ali dentro, sim, mas a presença da Bíblia em si já era a mensagem.

Mas eles não leem, nenhum deles, em nenhum momento, e temos confirmação que eles nem sequer tocam nelas, somente um deles considera mas logo desiste. Porém mesmo assim, de alguma forma e sem perceber, eles acabam sendo levados a uma crença no Ele, no Senhor que controla tudo. E interessantemente, só depois de ler isso em uma resenha, foi que percebi que as coisas só pioram de verdade após a Bíblia ser destruída, ou consumida? Blasfêmia.

E todos eles, de uma forma ou de outra, antes de irem parar ali ou até lá dentro, cometem algum crime punível na Bíblia. Não honrar pai e mãe, matar, roubar, a avareza, luxúria, homosexualidade e uma das coisas mais puníveis na santa inquisição, a ciência. Todos eles cometem alguém erro na vida, menos a Jenny, pois ela é uma criança, então qual o papel dela ali?

Na minha opinião, um teste e uma esperança, é para saber o que os outros fariam com ela, mas também a Jenny é a única que se mantém inteira, sã, até o fim. Ela é a inocência, a pureza e a única que sequer considera a possibilidade de falar com o Homem lá de cima.

Homem esse que tem diferentes aparências, apareceu em diferentes lugares e ocasiões, e que cada um dos 6 o vê de uma forma diferente, e isso sabemos ao ler o livro no ponto de vista de um diário de um dos 6 presos, e é lá que vemos o Homem se tornar quase como uma divindade, sendo descrito como Ele no aumentativo e com muita fé e não-fé sendo posta nesse ser.

Claro que pode parecer que é tudo muito explícito, e que é tudo muito religioso, mas a verdade é que não. É muito sútil, e os acontecimentos são o que ocorreria com pessoas sequestradas e trancafiadas juntas sem se conhecerem. Eles tentam fugir, conversam, discutem, nada acontece muita vezes, às vezes muito caos e definitivamente nada a te forçar a ver religião ou nada do tipo, é sobrevivência e desespero, pura e cru. Muito cru.

E eu entendo que o fim pode ser agridoce para muitos, pois aquele número de páginas sumindo e as palavras ficando mais curtas e simples pode não agradar, mas é um diário e diários acabam, e histórias acabam inesperadamente e inexplicavelmente muitas vezes, ou não.

Ou no fim você pode ser esperançoso, e tudo bem, mas a verdade é que nem todo mundo tem um final feliz, algumas pessoas morrem sem nunca saber o que ou quem as matou, nem toda vítima se torna herói da própria história, e nem toda história tem resolução. Pode parecer triste e absurdo mas é assim que é, é assim que funciona. E todo mundo, em algum momento, também será abandonado, por um deus, um homem, outro alguém ou nós mesmos.

E o começo é igual ao fim. Estamos sozinhos. O que isso significa?
Vinicius 10/11/2022minha estante
Minha cabeça está explodindo com essa resenha, eu pensei exatamente a mesma coisa. ???

Yasvie 10/11/2022minha estante
Esse livro merecia mais reconhecimento

kali12 28/09/2022

SPOILER ??
? Que final... Fiquei uns minutos pensando sobre esse final, no começo meu palpite era q o Russel tinha feito um suicídio forjado pra salvar eles (oq não faria sentido, afinal pq ele demorariatanto?), ele era inteligente ao ponto dele ser "O Cara" e manipular todos q tavam ali, igual o criador do jogos mortais no primeiro filme, ja seria mais interessante assistir tudo de camarote. Oq me faz acreditar mais é que o gerador, água, alimentação tudo acabou logo depois dele "morrer", faz sentido? Oq pode ter acontecido lá em cima?

? Tenho dó da Jenny, ela era só uma criança pq teve q passar por tudo isso? pelo menos tinha o Linus do seu lado, Fred no começo eu tava desconfiada mas se tornou meu favorito, Bird não gostei dele mas não acho que ele merecia isso, Anja é a mesma opinião q tenho de Bird. Russell era legal.
? Queria saber o real motivo de tudo isso, oq ele queria q as vítimas fizessem? pq? A mente humana é um lugar horrível.

Jaque 09/03/2023minha estante
Pensei o mesmo do Russel! Como ele foi o último a chegar, achei que ele pudesse ser O cara, e principalmente porque, depois da morte dele, as coisas foram piorando.

giioreads 21/08/2022

Seis pessoas desconhecidas são sequestradas e colocadas em um bunker. Elas não tem nada em comum, nunca teriam se conhecido se não fosse aquela situação.
O livro é contado pelo primeiro sequestrado, Linus, que faz a gente ficar envolvido desde o primeiro instante. Quando ele conta sobre a vida dele, fica um pouco entediante, mas são poucas as páginas que isso acontece.
O final é exatamente do jeito q eu gosto, deixa um mistério no ar com um gostinho de quero mais.

Nat Ramos 20/07/2022

Sofrendo de estresse pós-traumático
Eu tô chocada! C H O C A D A
O final desse livro, o que foi o final desse livro??
O ser humano pode ser muito doente mesmo, e às vezes ? (?) algumas pessoas simplesmente são assim, eu acho. Elas gostam de ser más.?

Nica 16/07/2022

digerindo
Agonia define bem
Ainda vou pensar muito nessa história
Vale a pena para pessoas estáveis mentalmente

SPOILER
Gosto de pensar que Linus está vivo. Nossa leitura era o diário, então basta pensar que o encontraram, salvaram e deixaram o diário para trás.
Russel era inteligente, então se iludam comigo: Seu suicídio foi uma farsa. Ele simulou estar caducando em seus últimos dias, então cortou os pulsos, mas não fundo o suficiente. Quando colocaram o seu corpo no elevador, ele seguiu fingindo até ter a oportunidade de atacar o Velho (é como chamo o criador do bunker). Enfim, Russel matou o Velho, mas não soube como manusear os controles do bunker. Ele fugiu, mas o lugar onde estava é deserto, então leva dias para que encontre civilização e ajuda. Ele encontrou as autoridades. Bombeiros abriram o elevador e recolheram o corpo de Linus e Jenny. Se você se esforçar um pouco, pode acreditar que a garotinha sobreviveu. Ela só havia desmaiado por conta da desidratação, esse tipo de coisa acontece.
Acredite em mim, Linus, Russel e Jenny estão vivos. E o diário apodrece no bunker.