Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Minha Velha Estante 03/12/2016

ense em um livro que te tira do seu lugar de conforto! Bunker é um deles!

Bunker, como o seu subtítulo diz, é narrado como um diário pelo Linus, que vê sua vida se transformar em um inferno de uma hora para outra.

Linus é o nosso narrador que, depois de tentar ajudar uma pessoa na rua, se descobre preso, sozinho, em uma espécie de bunker, uma espécie de abrigo anti guerra, subterrâneo e com grossas paredes de concreto, cuja única ligação com o mundo exterior é um elevador.

À princípio, Linus acredita que foi sequestrado. Afinal, seu pai, com quem tem um relacionamento difícil, é um homem bastante rico, apesar dele preferir morar nas ruas. Mas esse argumento cai por terra quando Linus descobre que tem companhia: uma garotinha de cerca de 10 anos.
"O que eu sei? Sou apenas um garoto. Tenho 16 anos. Não sei nada sobre cuidar de gente. Ninguém jamais cuidou de mim, a não ser eu mesmo."
Com o passar das horas, que parecem intermináveis, dos dias e meses, os dois se tornam próximos e Linus assume o papel de protetor da pequena. Mas as surpresas continuam a surgir, até que temos 6 pessoas sem nenhum vínculo anterior vivendo no bunker.

A única certeza é que eles estão sendo observados por alguém com uma mente doentia. Aos poucos, eles descobrem como pedir por comida e outros itens, apesar de serem negados quaisquer meios de contato com o mundo externo e remédios. Criam meios de manter o mínimo de privacidade, mas são severamente punidos em caso de tentativa de escapar do bunker.
"O engraçado é que, quanto mais eu sinto pena de mim mesmo, menos perigoso isso tudo parece. Sim, é uma droga. É injusto. É inacreditável. É insuportável... Bem, não, não é insuportável. Nada é insuportável. Insuportável significa algo que você não é capaz de aguentar. Algo que mata você. Se não mata, então você aguenta. Não é assim? Não pode ser insuportável. Enquanto eu estiver vivo, estou suportando isso. E, mesmo que isso me mate, pouco vai me importar. Vou estar morto mesmo. Não vai haver mais nada para aguentar. A menos, é claro, que exista mesmo um lugar chamado inferno."
O universo criado por Kevin Brooks é intrigante e desafiador! Não conseguia largar o livro para tentar entender a mente sádica desse observador e seus objetivos. Me peguei criando mil teorias e possibilidades para explicar os seus sequestros e o confinamento, achei que teria mil possibilidades...

Mas não se empolgue... Se você espera respostas, como eu, terminará essa leitura com a sensação de que o final aconteceu naquele momento em que você resolveu ir na cozinha beber água!

A história é boa? É ótima! Vale à pena a leitura? Vale sim, você vai refletir, se questionar, sair da sua zona de conforto. E o final? Me decepcionou.

Bunker traz uma história forte, com detalhes bem cruéis, sem aliviar ou colocar panos quentes. Você verá seres humanos levados ao seu limite, seja ela físico ou psicológico. Em alguns momentos, ele chega a te desestabilizar e te faz questionar a natureza do ser humano e suas nuances, quem você realmente é quando exposto a situações extremas.

Apesar do final, recomendo a leitura pra que você me ajude a entender a mente de um louco, ou será que ele não é louco?

Mel 06/10/2016

Socorro!!!
Sem dúvidas o livro mais perturbador que já li... são 23h e ainda não consigo parar de pensar no final.
C Henrique 07/10/2016minha estante
Perturbador? preciso ler.

Shadai.Vieira 07/10/2016minha estante
li a palavra "perturbador" e também já fui correr anotar ler um dia esse livro. tão bom quando uma leitura mexe demais com a gente, mesmo que seja de forma assustadora.

Mel 07/10/2016minha estante
Sim gente.... mas não criem muitas expectativas no livro, o menos dele é mais, a linguagem é bem simples e a leitura rapidinha... mas me senti incomodada lendo, e principalmente no final -que comecei a tremer de desespero mesmo- fiquei de boca aberta e não consigo esquecer até agora.

Gustavo.Nazario 09/10/2016minha estante
Quero

MAGALHÃES 06/02/2020minha estante
Terminei ontem e até hoje penso naquele livro naquele final.

Vanessa França 01/09/2016

é mais ou menos
Bunker Diário de uma Agonia
De Kevin Brooks
Lançado em 2015
Editora V& R

*****RESENHA AGOSTO *****

Bunker O diário de uma gonia, é o diário de Linus de 16 anos,

escrito em um bunker subterrâneo onde ele foi preso junto com

cinco estranhos. Nenhum deles sabe por que eles estão lá ou

quem os colocou, mas em pouco tempo cada pessoa vai perceber

que eles estão presos e não apenas com estranhos, mas com seus

próprios medos também. Na verdade, eles estão presos com os

medos de cada um.

Seis quartos, seis pessoas sequestradas e trancadas sem saída e

sem contato com seu sequestrador (a quem as vítimas assumir ser

um homem). Seis vidas, seis personalidades que podem ou não se

dar bem, podem ou não conseguir coabitar o espaço restrito.

Linus, como o primeiro a ser sequestrado, verifica que há

câmeras observando cada movimento, câmeras e microfones que

permitem que seu raptor mantenha vigilância constante sobre

cada quarto do bunker, até mesmo, como as seis vítimas

percebem, o banheiro. Não há janelas ou portas e a única

entrada para o bunker é através de um elevador que não vai

subir se alguém estiver nele.

Depois de Linus chega, Jenny, uma menina de nove anos de idade

que, após o ajuste para a sua nova realidade, sugere que eles

peçam um pouco de comida enviando um bilhete no elevador. Desta

forma, eles são capazes de evitar a fome, mas todos os seus

outros pedidos de comunicação são ignorados. Em breve, outros

chegam, cada um drogado e despejado no elevador - um viciado

áspero, "duro como pedra", um consultor de gestão no final de

seus 30 anos, uma mulher mimada, que é um agente imobiliário,

e, eventualmente, um idoso, que se descreve facilmente como

"não só preto e gay ... mas também caolho"

Linus continua sendo o único narrador embora isso não dá ao

leitor nenhuma razão para duvidar da veracidade de suas

"histórias" do diário. Ele não retém seus pensamentos: "Eu sou

inteligente", ele explica, "Ele não é grande coisa. Eu não

estou gabando ou qualquer coisa. É apenas o que eu sou. Estamos

todos algo. Eu sou inteligente (como Russell). Fred é forte.

Anja é linda. ... Gordura da ave. Todos temos as nossas

qualidades, e nenhum deles é melhor ou pior do que os outros.

Eles são apenas diferentes. "Linus é finalmente um "adolescente

decente, que se esforça para manter as coisas juntas. Mas o que

é a decência contra a violência, a fome ou medo? Como é grande

a vontade de sobreviver?

Os seis não sabem quanto tempo passa, e Linus percebe que o

relógio único no bunker está sendo atrasado e depois adiantado. As luzes se acendem em um certo ponto e desligar em outro, o que dá a impressão de dia e de noite, mas não há nenhuma maneira de saber se esses ritmos imitam o mundo natural ou não.
Há um "zumbido baixo e profundo nas paredes", os pisos são

eletrificados, e se qualquer uma das vítimas tentar danificar

as câmeras ou microfones, eles são gaseados através dos

minúsculos dutos de ar.

"Nada se move. O tempo é lento ", até que um deles faz uma

tentativa de fuga em vão e todos eles são punidos por isso.

O Bunker é uma leitura fácil para um livro que é claustrofóbico e paranóico.

Minha classificação geral

site: http://geeknapenteadeira.blogspot.com.br/2016/09/bunker-diario-de-uma-agonia-de-kevin.html

Rittes 18/04/2016

Agonia pouca é bobagem
Não sei se entendi bem, mas me parece que este livro é preferencialmente dirigido à jovens leitores. Se assim for, é de uma crueldade impressionante. Brooks não faz qualquer concessão e nem prefere caminhos fáceis... ainda bem! O livro é para poucos, mas absolutamente cativante e envolvente, apesar do horror da situação. O fato de o final ter acompanhado todo o resto só mostra a coerência do autor, embora possa chocar em demasia as mentes mais impressionáveis. Excelente.
Julia Leandro 06/09/2016minha estante
undefined

Bia 17/02/2020minha estante
Coerência, exatamente isso

Ma 03/03/2016

???
O Livro pelas resenhas seria tudo de bom... Mas não chegou nem perto de ser um livro "assustador e manipulador" Parece que o sequestrador é uma criança...
Infelizmente não entendi qual foi do rapto!!
Nao recomendo a leitura!!!

Isabelly B. 06/02/2016

Bunker: Diário da Agonia (de um leitor)
Seis pessoas são sequestradas e presas em um bunker completamente preparado para elas. Câmeras e microfones vigiam cada passo de cada um. E vemos tudo isso pela visão do protagonista Linus, o primeiro a chegar naquela caixa claustrofóbica.
No inicio ficamos como os personagens: PERDIDOS. É agoniante ver ideias e mais ideias sendo colocadas em práticas para fugir do confinamento e pior ainda ler o que eles recebem ao tentar executa-las.
É interessante ver como a ordem se instaura e o quão fácil é quebrada. O sequestrador quer se divertir (talvez), então sempre que pode, acaba por "colocar lenha na fogueira".
O desenvolvimento te prende do começo ao fim, mas quando tu chega naquelas últimas palavras depara com o vazio e um pouco de revolta.
Eu recomendo o livro, mas não posso deixar de dizer que o final é, no minimo, frustante. A curiosidade fica no ar, assim como a tristeza. No fim você termina como os personagens e se pergunta o motivo daquilo tudo.
Louie 25/10/2019minha estante
Acho que o final da sua resenha devia ser marcado como spoiler.

Wellington 02/02/2016

Nunca mais vou ler nada com AGONIA no titulo :/
Terminei o livro ontem a noite, e fiquei parado tentando entender, me senti muito mal, Muito. Demorei pra dormir.
li em PDF, sorte que não comprei, se não eu queimaria ele. O livro não é ruim mais o final é assustador. Ai fica a duvida se eu gostei ou não, uma coisa eu sei, mais vou mais ler livros neste estilo
A historia é interessante, começa bem legal. Tem momentos que o Protagonista me encheu o saco, e pulei algumas partes das reclamações e lembranças dele.
Aconteceram coisas surpreendentes no decorrer do livro, mais nada INCRÍVEL e muito menos agoniante "Para mim" . então...
Veio as Ultimas 15 paginas e tudo mudou.
O final foi inesperado e perturbador. sem sombra de duvidas me fez pensar, e concluir que não vou ler outros livros nesse estilo.
Se você quer algo agoniante "volto a dizer, ultimas paginas apenas".
OBS: tem momentos que o protagonista, é chhaaaaaatoo. pelo menos pra mim.
OBS 2: Faltou algumas explicações e isso é frustante.

Karini.Couto 13/12/2015

"Segunda-Feira, 30 de janeiro
10h
Isso é o que eu sei. Estou numa construção retangular de teto baixo, toda de concreto e pintada com cal.. Há seis quartos pequenos ao longo do corredor principal, três de cada lado.. Não há janelas. Nenhuma porta. O elevador é o único jeito de entrar ou sair."

Bunker é uma história perturbadora sobre o ser humano quando é testado em todos os seus limites!

Seis pessoas aleatórias, sem qualquer vínculo ou ligação são capturadas uma a uma e são postas em um Bunker. O primeiro a ser capturado é nosso narrador. Um jovem de apenas 16 anos que vivia nas ruas, com um passado triste que tenta esconder de todos, até de si mesmo! Logo ele se vê cercado por mais 5 pessoas completamente diferentes umas das outras e percebe que isso não pode acabar bem, apesar de todos os seus esforços para que todos vivam em harmonia e possam sair dali de alguma forma.. As coisas vão fugir ao controle e logo Linus perceberá que não se trata de uma simples estada em um local cheio de estranhos ou um reality show bizarro, mas de uma morte lenta e dolorosa e com muitas reflexões. Reflexões que ele jamais se imaginou fazendo!

Todos os dias ou noites, afinal o tempo é algo difícil de se controlar quando está preso em um Bunker, são dolorosamente lentos e todos sabem que estão sendo observados por um espectador oculto por câmeras e sensores. Esse "homem" só pode ser sádico e louco, pois consegue apenas observar os seis participantes de seu "jogo" cruel definharem pouco a pouco.

Mesmo tentando a todo custo reunir o máximo de informações possíveis sobre o que cada um sabe sobre o "homem que observa" e como foram parar ali, logo Linus (nosso narrador) percebe que não se tem quase nenhuma informação ou nenhuma, na verdade!

"Havia uma garotinha dentro.
Assim que a vi, meu coração congelou e meu cérebro parou de funcionar. Eu não conseguia me mexer, não conseguia pensar, não conseguia falar, não conseguia fazer nada. Era coisa demais para assimilar."

O grupo se organiza mesmo que contra a vontade de alguns para que possam "passar os dias" até que consigam se libertar.. Porém os dias se misturam, as horas parecem ora correr e outras andar lentamente.. E após tentativas frustradas de escapar são levados ao desespero sem comida, com frio ou calor, sem água..

O final é trágico e assustador! Será um teste? O que será que os levou até aquele lugar para viverem seus piores medos? Todos sobrevivem aos seus pesadelos? Morrem? Escapam? Como?

Me vi completamente imersa no mundo escrito por Kevin Brooks e desesperada para entender o que estava acontecendo e as motivações que levaram o "observador" a fazer esse "jogo sádico", mas quando cheguei ao fim simplesmente me vi consumida com perguntas e desesperada!

Bunker não é uma história para qualquer leitor, é necessário ter "estômago" para chegar ao final e coragem para "sobreviver" ao terror praticado!
Uma história que li faz uns meses, mas que até hoje me perturba!