Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Chris Estevam 15/07/2017

Comovente mas repetitivo
O livro é muito comovente e rico em detalhes, mas vários trechos e descrições se repetem demasiadamente, tornando a leitura cansativa.

Malu595 23/04/2017

Leiam!!
Super indico pra quem gosta de história, guerras e assuntos do gênero, o livro retrata detalhadamente todas as situações vividas por essas 3 mulheres. Apesar de ter me tirado drasticamente da minha zona de conforto e ter sido uma leitura bastante complexa e um tanto desconfortável, é uma narrativa única e merece muito reconhecimento. Fiquei chocada em diversos capítulos, porém, adquiri muito conhecimento e noção do que realmente foi o nazismo.

Jéssica 08/03/2017

Nunca vi um livro tão completo, a ideia de reunir as histórias de 3 famílias em um livro nos mostrou particularidades de cada cultura, vivência, alegrias e tristezas, que provavelmente não irei encontrar em mais nenhum livro sobre essa temática tão triste.
É realmente uma pena o que milhares de judeus passaram por uma ideologia tão absurda que Hitler e seus seguidores impuseram.
A Wendy fez um belíssimo trabalho, uma pesquisa tão bem elaborada, contando com tantos detalhes sobre as vidas de Rachel, Priska e Anka. O dia-a-dia de antes, como foi durante e o pós holocausto. Fiquei realmente impressionada com esse livro. Mesmo sabendo um pouco sobre como foi o holocausto, depois dessa imersão de detalhes pude ver o quanto um ser humano, (se é que Hitler podia ser chamado assim) até onde pode ir com um ideal. Período de guerras já é muitíssimo difícil, com uma guerra declarada diretamente a uma parcela da população, que está inserida em tantas nacionalidades, e mesmo assim, passar por tudo o que passou.
Esse é um excelente livro para que não nos esquecemos de algo tão ruim, para não repetirmos.

Guilherme 21/02/2017

Inesquecível.
Um daqueles livros que ensina coisas que não serão esquecidas e que enriquecem a alma de quem lê.

Patty 07/02/2017

Emocionante
Hana, Mark e Eva foram chamados de bebês milagres e esse é o melhor jeito de defini-los, pois ninguém esperaria que suas mães: Priska, Rachel e Anka, conseguissem levar a gravidez até o fim e muito menos que essas crianças sobreviveriam para contar a história.
Três mulheres judias que sofreram os horrores dos campos de concentração e trabalhos escravos durante o Holocausto.
Cada uma de uma nacionalidade diferente, com vidas distintas, que tiveram em comum a mesma experiência traumática e uma gigantesca força de vontade de viver e salvar seus bebês.
Um livro lindo e emocionante, que nos leva a crer que de fato, um pouco de sorte as vezes ajuda, porque a final, tudo conspirava para que o pior acontecesse com essas mães e seus filhos.
Uma leitura obrigatória não só pra quem gosta do tema como para aqueles que precisam aprender sobre a crueldade do antissemitismo, para que algo assim jamais torne a ocorrer.

Camila 31/01/2017

Livro Impecável e imperdível
O livro “Os bebês de Auschwitz”, como todos os livros sobre o holocausto, é muito triste. E por ser uma história real, ele é ainda mais triste e tocante. Na verdade, são três histórias reais. Como dito na sinopse, trata-se da história de três mulheres judias que passaram a gestação e deram à luz a seus bebês em pleno campo de concentração.
Quem está acostumado a ler livros sobre a 2ª Guerra Mundial e os horrores do nazismo, sabe o quanto as narrativas são tensas e comoventes. Nesse livro, isso não é diferente, e há ainda uma carga maior de drama, pois não são fatos fictícios e envolvem mulheres numa condição que naturalmente já é mais sensível.
O trabalho de pesquisa histórica é impecável, sendo um dos pontos fortes do livro. A contextualização do momento histórico e a pesquisa biográfica das três mães sobre as quais é o livro é muito detalhada e bem feita. Isso dá ao livro uma força maior, em que tudo é contado sem pressa e nenhum detalhe é omitido.
Outra coisa também muito detalhada é o dia-a-dia nos campos e o sofrimento dos judeus. Eu gosto muito de livro que se prende em dar a ideia mais real possível, sem pressa, sem banalizar com coisas do tipo “isso se repetia diariamente”. O sofrimento dos judeus foi enorme e de nenhuma forma ele pode ser diminuído.
As três protagonistas dão um exemplo de força, coragem e resistência acima do normal. Qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias sucumbiria, mas Priska, Rachel e Hanka lutaram até o fim para manter seus bebês vivos dentro de si. Elas estiveram face a face com um dos piores nazistas que já existiu, o terrível Dr. Mengele, um médico com pretensões de cientista, que fazia dos judeus suas cobaias, realizando os mais escabrosos experimentos e que tinha uma predileção por grávidas e bebês. Elas passaram fome e sede. Foram forçadas a trabalhar até a completa exaustão, sendo escravizadas ao longo dos anos. Sofreram todo tipo de violência física e emocional. E sobreviveram. E viveram. E tiveram seus bebês. E contaram suas histórias.
A história de cada sobrevivente do holocausto deve ser contada e relembrada. Não deve nunca cair no esquecimento para que esse horror nunca mais se repita.
Para quem gosta de livros sobre a 2ª Guerra Mundial, sobre o nazismo, sobre o holocausto e a perseguição aos judeus, esse com certeza é um livro que não pode deixar de ser lido.
Eu queria poder dar parabéns pessoalmente a essa autora pelo lindo trabalho realizado. Pesquisa e escrita impecáveis, além da grande sensibilidade ao tratar do tema.

Jérb 10/12/2016

1944, um destino incerto esperava por Priska (Eslovaca), Anka (Checa) e Rachel (Polaca), as três judias que carregavam algo em comum e tiveram de abandonar seus maridos, familiares e amigos – enfrentavam sozinhas por um destino que não podiam adivinhar e nem saber ao que as aguardava quando Hitler começou a expandir o domínio da Alemanha Nazi pela Europa. Auschwitz foi o destino de milhares de outras pessoas.

A cada página, eu sentia o meu estomago embrulhar e um nó se instalar em cada parte da minha garganta. Senti o medo do avanço de Reich. Senti-me em cada canto do livro. A esperança pelo fim da guerra. O horror que muitos outros tiveram – ao serem deportados. As três ao serem capturadas e enviadas ao campo de concentração. A nova rotina com trabalho escravo, a desnutrição e a ausência condição de higiene, saúde e moradia. A perda da família. A morte de seus maridos. Aprisionada aos campos de concentração. A incerteza por trás daqueles arrames farpados. A sensação da câmara de gás cada vez mais próxima e o sofrimento das três no comboio.

De forma ríspida, Holden conta a história cronologicamente de três mulheres viúvas, grávidas e que deram a luz em circunstancia inimaginável e deplorável – com alguns intervalos entre si. Indesmentível ao horror da guerra e apesar de grotesco, os Bebês de Auschwitz é uma leitura que traz consigo também uma estória de persistência, coragem e amor.

site: https://fonenacabeceira.wordpress.com, https://www.instagram.com/rubiojer/

Linconnc 14/11/2016

Triste e emocionante.
Livro que te deixa estarrecido e te faz confrontar uma realidade que você jamais imaginaria ver, ler ou sentir. Com absoluta certeza foi o livro que mais me marcou se tratando dessa temática. Certamente o dia em que eu passar pelos portões do Mauthausen Memorial o choro e as lembranças sobre esses relatos serão inevitáveis.

Michelle.Danielle 02/11/2016

Os bebes de Auschiwitz
ESTARRECEDOR - é o mínimo do minimo que posso falar sobre este livro.Qualquer pessoa que goste de ler sobre a segunda guerra mundial deve ler este livro, aliás, todos deveriam ler este livro. Sobre este assunto eu ja li e assisti muita coisa. Ja vi muito filme sobre o nazismo e apesar de muitos serem excelentes, a riqueza de detalhes aue este livro traz é impressionante. Nao se pode imaginar que o ser humano é capaz de tanta crueldade. Eu nunca li nada tão cruel e com tantos detalhes.
O livro conta a historia de 3 mulheres extremamente jovens, conta 3 historias de amor. O livro conta a historia de 3 familias e seus respectivos pais, que não sabem o que fazer para proteger seus filhos. É por fim a história de superação a partir do nascimento de 3 bebês.
O livro conta como 3 mulheres sobreviveram ao horror do holocausto e em um dos maiores campos de concentração ( Auschwitz) tiveram seus filhos.
Uma das partes que mais me chocou foi a passagem em que estao no trem sendo transpostados de forma cruel e desumana, passando dias em pe e sem comida..."E assim, aquela terrivel prisão sobrenrodas seguia, aos solavancos, levando sua miseravel carga humana a um destino inumano".
Mas foi ali onde em uma cidade encontraram pessoas dispostas a ajudar. Algumas pessoas arriscaram suas vidas ajudando os prisioneiros.
Mas, é triste saber que pessoas que aqueles prisioneiros tinham como amigos, lhes roubaram e saquearam deacaradamente assim que foram presos.
Nisso tudo, é impressionante como o que acompanhou estas mulheres foram palavras de coragem vindo de um filme tao conhecido por nós. As tres mulheres, embora nao se conhecessem tinham como inspiração a heroina no filme "E o vento levou". .... uma delas repetia para si mesmo as palavras do filme "amanha eu penso nisso", para tentar sobreviver, e sobreviveu.
Enfim, o livro é muito bom e conta o horror vivido por essas mulheres, e a esperança do reencontro com a familia. Este livro conta como familias foram separadas bruscamente para nunca mais se verem. Para mim umas das melhores frases esta no iniciodo livro:"As vezes, o simples fato de viver já é um ato de coragen"

Debora 29/09/2016

Livro que conta a história real de três mulheres durante o período do Holocausto e sobre o milagre do nascimento dos seus filhos nesse período. A única coisa estranha foi que qdo fui ler o livro eu tive a impressão que as três conviviam, tinham se conhecido durante os campos de concentração o que não ocorre. Mas mesmo assim vale a pena ler para que saibamos o que aconteceu no holocausto e para que não se repita.

Wellington 18/09/2016

Comovente
No início a leitura é monótona, porém, com o evoluir dos acontecimentos , o livro vai ficando cada vez mais realista e comovente.

Matheus 13/08/2016

Emocionante até o fim
O livro fala da história paralela de três mães de três bebês que nasceram no fim do holocausto, em condições deploráveis e chances mínimas de sobrevivência. Foi o meu primeiro livro sobre a caçada aos judeus na segunda gerra e pretendo agora ler outros. Nos faz pensar e manter essa lembrança viva, para que nunca mais volte a acontecer. Traz emoção em várias partes do livro. Vale a leitura!